quarta-feira, 30 de maio de 2012

"Decisão Final"


O Malato voltou!
Apresenta agora na RTP1 "Decisão Final", concurso de cultura geral com uma vertente de entretenimento, em que só quem ganha não cai num alçapão...
O programa teve o seu início no dia 28, Segunda feira, mas só hoje o vi pela primeira vez e não sei se, por não estar ainda muito entrosada, gostei mais do formato e da dinâmica do "Quem quer Ser Milionário?- Alta Pressão", também por ele apresentado.

Gosto do José Carlos Malato! Alentejano convicto, simpático, bem disposto, brincalhão, espontâneo, bom comunicador... fazem dele, a meu ver, um bom anfitrião neste tipo de programas. 

Espero que este seja mais um concurso de sucesso, que teste um pouco da cultura geral dos concorrentes e divirta o público que o vê! Eu vou estar por aqui a assistir!...

terça-feira, 29 de maio de 2012

"Um fogo eterno"

Da autoria das irmãs Bárbara e Stephanie Keating, "Um fogo eterno", 2.º volume de uma Trilogia (Langani), é um livro envolvente e apaixonante, extraordinariamente bem escrito, de leitura fácil, que nos prende do princípio ao fim.
Muito resumidamente,  o romance desenrola-se no Quénia e tem como principais personagens três meninas de meios sociais muito diferentes que, durante a sua infância, se tornam amigas de sangue.
Sara Makay (irlandesa), Hanna van der Beer (africânder) e Camila (britânica), juram que nada nem ninguém quebrará o laço que as une. Porém, os seus sonhos são postos à prova perante as muitas adversidades da vida. E naquela fazenda Langani, várias peripécias acontecem, desde o casamento de Hanna, passando por uma luta constante  para preservar a sua memória naquela fazenda de familia, alvo de ataques violentos que ameaçam a sua vida, a de sua filha e marido, à morte de seu irmão Piet, noivo de Sarah, assassinado não se sabe por quem. Este perturbante segredo  paira sobre elas e tem que ser desvendado...

"Irmãs de Sangue", "Um Fogo Eterno", e "Luz Efémera" (que vou hoje começar a ler) são livros cuja leitura assenta que nem uma luva em quem, como eu, carrega há muito uma imensa vontade e curiosidade de conhecer a exótica África do sol quente, da ressequida terra vermelha, das características fragrâncias, dos inconfundíveis sons da natureza, das místicas tribos, das suas manadas de animais selvagens na savana árida, dos safaris...
Em suma, uma apaixonante saga que me fez sentir numa extraordinária viagem por essa África que, segundo alguns relatos, deixa saudades e vontade de lá voltar a quem a visita pela primeira vez ou... a quem lá viveu!

"Ler "Um fogo eterno" é como estar sentado numa varanda com um gin tónico na mão a contemplar o pôr do sol em África"  (The Times)

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Dirty Dancing - Time of my Life (Final Dance) - High Quality HD




Para recordar e descontrair, no início desta nova semana!
Os olhos gostam de ver! Os ouvidos gostam de ouvir! E oxalá nos apeteça bater o pézinho... :-))
E, porque não, deixarmo-nos contagiar por esta alegria, sensualidade, leveza, jovialidade,  entusiasmo, criatividade, beleza, envolvência... e felicidade ??

domingo, 27 de maio de 2012

No Banco Alimentar...


Acedi ao pedido!... Desta forma, a minha vida vai continuando a fazer sentido!
Das 11 às 13 horas, em equipa com uma amiga, estive no Hiper do Lidl, na Campanha de Recolha de Alimentos, que decorreu nestes dois dias, 26 e 27 de Maio.
Foi a 1.ª vez que participei, como voluntária, nesta atividade e apraz-me fazer mais um elogio aos  portugueses que, de coração grande e generoso, mostram que a  solidariedade deste povo é ainda maior do que a crise que  atravessa.
Poucas foram as pessoas que, interpeladas  neste  2.º dia de campanha, não deram o seu contributo.
E os que não o fizeram, de semblante carregado e olhar triste  (pobreza envergonhada), lá iam dizendo, deixando-nos o coração apertadinho : "bem que eu gostava..." ; "eu, também  preciso..."; " pois...não posso".
Também por ali passaram os que sempre carregaram o fardo da pobreza. Ao serem abordados, respondiam com um sentimento de revolta e somente com o monossílabo: NÃO!
Os outros, a quem os proventos ainda vão sendo suficientes, felizmente em número razoável, balbuciavam: "contribuí ontem e hoje faço-o outra vez com muito gosto"  ou "vim aqui de propósito porque sei que esta campanha acaba hoje e ainda não contribuí"...

Todos sabemos que, tendo em conta a conjuntura atual, cada vez há mais pessoas perto do limiar da pobreza, nomeadamente idosos e famílias com dois ou três filhos. A solidariedade é um valor fundamental para a diminuição ou, se possível,  erradicação da pobreza neste nosso bonito país à beira mar plantado. Devemos, todos juntos, enfrentar este problema e, desta maneira, contribuir para uma  maior justiça social e maior inclusão.

Compete também aos governos acabarem, de uma vez por todas, com a corrupção e a má administração dos dinheiros públicos e esforçarem-se no sentido de um maior investimento na criação de infraestruturas de apoio à pobreza através da criação de empregos, habitação condigna, maior facilidade de acesso à educação e saúde e...

Recordemos o que, neste âmbito, nos diz a Declaração Universal dos Direitos do Homem: "Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente que lhe assegure e à sua família, a saúde e o bem estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário e ao alojamento, à assistência médica e ainda aos serviços sociais necessários".

SEJAMOS SOLIDÁRIOS!! Juntos, podemos fazer a diferença!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

O "pecado" mora aqui!


É fácil deduzir, a observar pelo que tenho escrito neste blog, que gosto de falar de "comidas" e obviamente de comer. :)
Esta sanduíche quente que hoje me foi servida ao almoço no "Kira- Kaffe", nesta acolhedora cidade, é uma verdadeira delícia! Não, não é para fazer publicidade ao kira, nada disso, é porque é mesmo, mesmo muito saborosa.
Não consegui ainda descobrir os ingredientes que se escondem naquele apetitoso pão quentinho para além do atum, do tomate, do queijo, dos oregãos (que as minhas papilas gustativas agradecem) e ainda um molho fenomenal que não percebi por que é tão bom!
Não há dúvidas de que ingeri uma verdadeira bomba calórica. E... não era eu que há uns dias atrás prometia a mim mesma, neste mesmo blog, iniciar uma dieta?
Era, digo bem...  comecei, e tenho tido algum cuidado com o que como, embora devesse ter mais, reconheço.
"Derreti" apenas um kuilo mas mais uma vez prometo a mim mesma que, a partir de amanhã, vou voltar a "entrar na ordem".
O que aconteceu hoje foi apenas um pequeno devaneio alimentar que me deu muito prazer! :)



O "pecado" mora aqui, no Kira kaffe!




















quarta-feira, 23 de maio de 2012

Avó moderna?

                                                  Os netos são a nossa continuação...
                                                               
Agradeço a Deus por me ter abençoado com dois netos maravilhosos.
São eles, não esquecendo os meus filhos, que fazem a minha vida valer mais a pena!
Amo-os muito. Tanto quanto sou capaz de amar!
Acredito que as crianças crescem mais harmoniosamente e são tão mais felizes quanto mais se sentem amadas e mimadas. Por isso, mimo imenso os meus netos, agora, ainda bebés e, se eles me permitirem, mimá-los-ei sempre, até que se esgotem as minhas capacidades...
Dir-me-ão que as crianças, de vez em quando, devem ser contrariadas, que não se deve deixar fazer tudo o que lhes apetece. OK! Concordo! Mas... a minha recente experiência como avó - que começou há pouco mais  de dois anos -  diz-me que com alguma perspicácia consegue-se dar a volta a esta questão, basta, tão só, que se respeite e se siga, tanto quanto possível, as regras e a disciplina impostas em casa pelos pais. E não me parece que seja assim tão difícil...
Reconheço que a minha já razoável experiência de vida e a disponibilidade de tempo fizeram de mim uma pessoa muito mais serena, criativa e paciente com os meus netos, bastante mais do que fui na educação  dos meus filhos.

Vamos ver se consigo ser uma "avó moderna"... pedagogicamente falando!


Partilho a descrição de uma criança, sobre os avós, que acho  deliciosa:
 
 



segunda-feira, 21 de maio de 2012

Numa parafarmácia...


No regresso de que falei no post  anterior, parei, durante a viagem, junto de um Hipermercado para comprar um shampoo que o meu filho me havia pedido.

OK! Paro o carro, entro no Hiper, depois na parafarmácia do mesmo, dirijo-me à menina do atendimento, explico o que pretendo e,  verdade seja dita, fui muito bem atendida.
Já com o shampoo na mão, dirijo-me ao balcão para pagar e, de repente, a dita menina surpreende-me com esta pergunta:
-  Comeu peixinho assado ao almoço?
- Não, não comi...! Fiz uma refeição rápida. Por acaso, comi uma nutritiva sopa de legumes e uma deliciosa tosta de frango...
- Como me cheira a peixe assado... pensei que...

Não ripostei ... Tentei sorrir! Despedi-me, saí... entrei no carro e segui viagem a remoer o assunto!
Ora bem, a minha roupa lavada cheirava a peixe assado mesmo  não tendo estado  em contacto com  peixe, nem assado, nem cozido, nem cru!! Nem mais ou menos... O cheiro vinha, com certeza, de outro sítio, talvez de algum restaurante ali por perto!!

A minha questão, ainda que eu cheirasse a peixe assado, que juro... não cheirava, é:
-  Isto é lá observação que se faça a uma cliente desconhecida? Nem a uma conhecida e amiga! :-)

Acontece-me cada uma... Fiquei um bocadinho mal...  eu  considero-me, sou... uma mulher opiniosa :))




domingo, 20 de maio de 2012

O regresso!


                                                  

VIsta panorâmica de ALCÁCER DO SAL

A praia, o mar azul, as gaivotas... ficaram! EU...

Regressei ao que agora considero o meu porto de abrigo, à cidade alentejana que há muitos anos simpaticamente  me acolheu. Iniciava, então, a minha atividade profissional. Nessa época, no auge dos meus vinte anos, o que senti quando aqui cheguei -  vontade de regressar ao " ponto de partida"-  é semelhante ao que hoje sinto quando daqui me afasto por algum tempo. Aquele que outrora foi apenas um "ponto de chegada", rapidamente passou e continua a ser o meu "ponto de partida"!

Menina e moça, alegre, divertida, dinâmica,  muito comunicativa e independente, aqui cheguei, deixando para trás o meu ninho familiar, pronta para iniciar novos e diferentes voos...Empurrão daqui, empurrão dali, fui crescendo como mulher e como profissional! Aqui criei um círculo de amigos, aqui me apaixonei, aqui casei, aqui nasceram os meus filhos... enfim... uma panóplia de acontecimentos na minha vida ao longo destes trinta e muitos anos!...

Para o bem ou... para o mal, por aqui vou continuando nesta cidade de província, a sempre bela ALCÁCER DO SAL! Até quando, só Deus saberá!...

Uma cidade com história, muito bonita, com o rio Sado a seus pés, que do alto do seu sobranceiro castelo nos permite apreciar e fotografar paisagens maravilhosas que convosco partilho (algumas...) e que espero vos aguce o apetite para uma visita mais detalhada. Vale muito a pena!






                                                     




Vista aérea da Cidade


Ponte pedonal, ao pôr do sol


A velha mas imponente PONTE
                                            

As esguias cegonhas nos seus ninhos, em Alcácer do Sal!











Vista do Rio no Centro/ baixa da Cidade









sexta-feira, 18 de maio de 2012

Diz-me a experiência de vida que...

Morre lentamente quem não viaja,
quem não lê,
quem não ouve música,
quem destrói o seu amor próprio, quem não se deixa ajudar.

Morre lentamente quem se transforma escravo do hábito,
repetindo todos os dias o mesmo trajeto,
quem não muda as marcas do supermercado,
não arrisca vestir uma cor nova,
não conversa com quem não conhece.

Morre lentamente quem evita uma paixão,
quem prefere o "preto no branco"
e "os pontos nos is" a um turbilhão de emoções indomáveis,
justamente as que resgatam brilho nos olhos,
sorrisos e soluços, coração aos tropeços, sentimentos.

Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz no trabalho,
quem não arrisca o certo pelo incerto atrás de um sonho,
quem não se permite, uma vez na vida,
fugir dos conselhos sensatos.

Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da má sorte ou da chuva incessante,
desistindo de um projeto antes de iniciá-lo,
não perguntando sobre um assunto que desconhece,
e não respondendo quando lhe indagam o que sente.

Evitemos a morte em doses suaves,
recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior do que o simples ato de respirar.

ESTEJAMOS VIVOS ENTÃO!!

(Pablo Neruda)

Gosto de Neruda e, particularmente, deste seu poema. Por isso, e para que não esqueça de que ainda tenho de concretizar alguns projetos, o partilho!
A vida flui, há que viver intensamente cada dia que passa como se fosse o último... porém, muitas vezes esquecemos!! Sei que nem sempre é fácil, os problemas batem-nos à porta e, quando não, somos nós a ir ao seu encontro.
Que tenhamos sempre a força suficiente para "virar a mesa" perante as adversidades!  É a nossa atitude perante as mesmas, que define a nossa vida! Que tenhamos a capacidade de mudar  sempre que necessário!!
Temos o direito de ser felizes!

NÃO QUERO, NÃO POSSO, NÃO VOU MORRER LENTAMENTE!...

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Gaivotas em terra...

                         


                                     GAIVOTAS EM TERRA, SINAL DE VENDAVAL?

SOBREVIVÊNCIA? Aguardando o alimento que o mar lhes há-de trazer e/ou na esperança de que os pescadores amigos repartam com elas um pouco  das suas pescarias?
Ou... haverá aqui algo que me está a escapar??




O CALOR APERTA
O fino, branco e vasto areal está já bastante povoado. De gaivotas e de pessoas, que coabitam pacífica e amigavelmente o mesmo espaço, sem que ninguém se incomode.
Bonita esta sã convivência entre as aves e as pessoas!

A paisagem só tem a ganhar... fica ainda mais bela!!!





                                                          Na praia de Armação de Pera

domingo, 13 de maio de 2012

Na Igreja...


Não, não sou o que pejorativamente muitos chamam de "beata", sou sim uma mulher de fé! Fé em Jesus Cristo ressuscitado. No mês de Maria, mais precisamente a 3 de Maio, dia em que Nossa Senhora fez  uma das suas aparições aos pastorinhos, na Cova da Iria, assisti à missa na Igreja de Porches, presidida pelo Reverendíssimo Bispo do Algarve, na qual ministrou o Santo Sacramento da Confirmação/ Crisma a um significativo número de jovens, que para tal se prepararam, como fez questão de referir o padre da paróquia, Sr. Padre Beato.
 
Senti-me muito confortável nesta celebração, tal como sempre me sinto de cada vez que entro nesta igreja. Pesará o facto - penso eu - de ter sido esta a igreja da paróquia onde me batizei, fiz a 1.ª Comunhão, a Profissão de Fé e o Crisma. Aqui viviam, nessa altura, os meus pais e ainda hoje ali vive a minha mãe.
Meu Deus... na pequena vila de Porches, então aldeia, fiz a primária, vivi enquanto estudante... Embora tenha saído para trabalhar depois do curso concluído,  esta foi a minha residência oficial até à data do casamento, que aconteceria muito mais tarde, aos 27 anos de idade.
 
São muitas as recordações que guardo no meu apertado coração: dos amigos da infância - e eram muitos - que entretanto se dispersaram por localidades/ cidades diversas, cujos encontros esporádicos são ainda hoje muito agradáveis e reconfortantes; do meu único e querido irmão que tão cedo partiu desta vida deixando-nos um grande vazio e uma grande saudade. Acredito que, esteja ele onde estiver, estará a olhar e a proteger o filho que cá deixou, assim como a sua mãe, irmã e sobrinhos que tanto amava.
 
Enfim... sinto o coração e a alma tão apertadinhos que as palavras são parcas para descrever as emoções do momento e as de todo o dia de hoje.
 
Partilho um pouco do muito que o Sr. Bispo proferiu na sua muito simples e didática homilia. "Vale a pena, enquanto por cá andamos, expressarmos o nosso amor pelos outros, não só por palavras, mas também, e sobretudo, com gestos, com obras (...) ! Que os 10 mandamentos se podem resumir ou condensar em 2: "Amar a Deus sobre todas as coisas" e "Amarmo-nos uns aos outros como ele nos amou".
 
De facto, o Amor está na base dos 10 Mandamentos da Lei de Deus!
 
Como é grande a força do Amor!

Nossa Senhora da Encarnação, em Porches, no Algarve
 
Um belo monumento - Igreja de Porches - que merece ser visitado
 
Construída em 1882 com os fundos doados por Joaquim António Cabrita, deste povo
 
 
 
 
  


 

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Vento levante...

E o vento "levante" chegou, tal como se previa! Ainda que não tão abruptamente como o calor!
Anda tudo pelos ares, há que prevenir estragos. Os empregados nas esplanadas fecham sombrinhas, ainda assim não levantem voo, as senhoras passeiam-se com os cabelos no ar, as árvores do jardim abanam intensamente, as gaivotas esvoaçam como que estonteadas, enfim... este é o vento que emerge do mar agitado para também agitar a terra.

Afinal os pescadores tinham razão nas suas previsões: "amanhã temos levante, minha senhora, e pelo menos durante três dias vai permanecer por aí".
E vai, decerto, afetar as suas lides piscatórias, digo eu... que não percebo muito do assunto!...

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Pastéis de nata


Há lá melhor coisa do que tomar um café a meio da manhã acompanhado de um pastel de nata estaladiço, tendo como pano de fundo o vasto mar azul?
NÃO, não há, juro!...
São tão deliciosos e... tão grandes os da Pastelaria Fortaleza, em Armação de Pera!!
Polvilhadinhos com canela... hummm...

Não, decididamente não posso fazer disto um ritual. Dois dias seguidos é demais! Prometo que amanhã não haverá nada para ninguém... só por causa das calorias, claro!

Verdade, verdadinha, saborear um bom pastel de nata é algo que as minhas papilas gustativas adoram!!




Tranquila...

Sentada numa esplanada em frente à praia, observo o mar azul, levemente ondulado, que me transmite a calma e tranquilidade de que preciso.
A chuva já foi... quero crer...e o frio também. As nuvens vão desmaiando e o sol espreita-nos teimosamente enviando cá para baixo a sua luminosidade e um calorzinho apetecível.
Por aqui, já se regista alguma afluência à praia. Um casalinho apaixonado passeia de mãos dadas, algumas crianças correm e dão uns toques numa bola enquanto os pais, estendidos no vasto areal, "trabalham" para o bronze, esquecendo que o sol pode ser prejudicial à saúde.
Gaivotas de asas ao vento esvoaçam rasteiras no horizonte, enquanto outras, em bando, revelando alguma timidez, se mantêm à beira mar, anunciando, segundo os pescadores que ali preparam as suas redes para a pesca, a chegada do levante e com ele o peixe que gostosamente deglutirão.
Uma lancha com turistas navega ligeira pelo mar, provavelmente com destino às grutas da bela costa algarvia.
Perspetiva-se o início de mais uma época balnear!

Eu por aqui vou continuar mais uns dias... Solitária, mas tranquila!









                                                                        

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Dieta

Registo para que não me esqueça! Prometo a mim mesma que, depois de tantas tentativas infrutíferas, vou fazer dieta, ou seja, vou ter mais cuidado com aquilo que como, não só no que se refere à qualidade como à quantidade.
A teoria todas temos, pô-la em prática é que é mais difícil, muito difícil mesmo! Mas hoje consegui segurar-me... e não custou tanto assim, não saí de casa em todo o dia, estou só, logo não abusei!... E amanhã vou continuar, ai vou ... vou!
Esta foi uma decisão conjunta tomada durante este fim de semana, por mim e pela minha filha. Ora bem, como mãe, devo dar o exemplo. Ela também já começou! Vamos ver como está a força de vontade de cada uma de nós no que respeita a DIETAS!! Depois conto...

                    
         Aqui está mais uma boa dica para quem não quer engordar e à qual vou dar mais atenção!
                                         

domingo, 6 de maio de 2012

MÃE...



Capela de Nossa Senhora da Rocha, nas imediações de Armação de Pera

Estava a ficar saturada do mau tempo, da chuva, do frio, enfim... das rotinas a que este tempo nos conduz!
Rumei a Sul, até às origens! Muito bom mesmo!!
Esta zona da Senhora da Rocha é maravilhosa!

Decorre Domingo, 6 de Maio, DIA da MÃE, e por aqui respira-se bom tempo, como convém numa efeméride de tamanha dimensão.
Sinto-me uma sortuda! Como é bom o conforto familiar!... Senti-me hoje, simultaneamente filha mãe e avó. A todos dei (penso) e de todos recebi muito carinho!!!
A ti, MÃE, dedico esta bonita mensagem do poeta Augusto Branco:

Obrigado pelas conversas,
pela atenção,
pelos conselhos “infalíveis”,

pelo elogio que só vem de quem ama e,

principalmente,

por te importares comigo.
(Augusto Branco)

Sei que nem todas as mães tiveram um dia tão feliz quanto o meu, peço a Deus que lhes dê forças para que voltem a sorrir.
E a todas as mulheres em geral ( mães, filhas, avós...) dedico este poema de Carlos Drumond de Andrade:

PARA SEMPRE 
Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.
(Carlos Drummond de Andrade)

Na verdade, morrer acontece e muitas vezes só nos apercebemos que  amamos incondicionalmente as nossas mães no momento da derradeira separação!! MÃE NÃO MORRE NUNCA!


 

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Happy birthday, daughter!




Na verdade, o meu dia de hoje, 3 de Maio, foi um dos dias especiais da minha vida! Festejámos, na intimidade da família, mais um aniversário da minha filha. E foi muito, muito agradável!...
Sinto-me uma mulher abençoada e feliz por ser mãe de dois filhos maravilhosos e... avó de dois deliciosos netos, dois bebés apetitosos...

MUITOS PARABÉNS  minha querida! Desejo-te as maiores felicidades e que continues a  filha maravilhosa,a esposa dedicada, a irmã amiga, a SUPER MÃE , enfim... a grande MULHER que tão bem tens sabido ser.
AMO-TE MUITO!

Deixo uma nota especial a uma senhora que, para além da minha filha,  constitui também um dos grandes pilares da minha vida apesar dos seus  84  viçosos anos, a minha MÃE, a quem devo a minha existência  e muito daquilo que hoje sou.

                                                             
UM OBRIGADA MUITO SENTIDO ÀS DUAS GRANDES MULHERES DA MINHA VIDA!!