terça-feira, 30 de outubro de 2012

Bela e aterradora...

Imagem mostra o furacão Sandy na costa leste dos Estados Unidos. (Foto: NOAA / AP Photo)
 
Uma bela mas aterradora imagem do Furacão Sundy! De "terno" só mesmo o nome (Sundy). De resto, parece tratar-se da maior tempestade da história dos Estados Unidos de que há memória. Como qualquer furacão, veio para destruir e devastou vários Estados deixando a população em estado de emergência.
Fiquei chocada com as imagens que vi, com o que  ouvi e li! Por onde passou, deixou marcas indeléveis... ruas transformadas em rios, milhares de pessoas sem eletricidade, fogos e ventos elevadíssimos a devastar tudo o que apanhava pela frente... a perda de vidas humanas...
As imagens mostraram uma Nova Yorque parada, contrariamente ao que dela se diz e eu já tive oportunidade de confirmar: "a cidade que nunca dorme". Time Square, em Manhattan, a praça de maior bulício do mundo inteiro, estava - estará neste momento - quase deserta.
 
Estas catástrofes naturais deixam-me a pensar na nossa insignificância perante as mesmas! Todos sabemos que há uma explicação científica para estes factos, mas já dizia  a minha avó: "(...) filha, a NATUREZA por vezes zanga-se com os homens..." Estou em crer que sim!!... Daí, talvez, o meu enorme respeito por ela e por tudo o que a ela diz respeito!!!
 
 
  



sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Ingénua observação...

Sinto sempre uma ternura especial pela ingenuidade de qualquer criança!! Mais ainda quando essa criança é um dos meus netos. Foi o que hoje senti, uma ternura imensa perante o ar ingénuo do meu neto V. quando chegámos os dois, vindos da sua escolinha, para o já habitual almoço cá em casa.
Meto a chave à fechadura, a porta abre-se e, perante o cheiro intenso dos marmelos que havia assado para a sobremesa, o meu neto olha para mim muito convicto do que a seguir haveria de me dizer:
- Avó... brrrrr... a casa hoje está nojenta... brrrrr....
Meio incrédula, pergunto-lhe:
 - O que estás tu a dizer, V.?
-  A casa da avó está nojenta... Cheira muito mal, não cheira à avó?
- Ó Vicente este é o cheiro dos marmelos que a avó esteve a assar para o nosso almoço!
- Avó... não gosto deste cheiro! É nojento...

E para o bom do V., o cheiro que andava no ar só deixou de ser nojento -  ou não - quando se deliciou com os marmelos assados da avó!
- Humm... é muito bom, avó!
 
Estou encantada com as aprendizagens e as associações de idéias que o V. vai fazendo consoante o seu crescimento!! Esta sua ingénua observação de hoje foi, para mim, absolutamente deliciosa e... hilariante :-))
 

                                                                       

  

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Na idade dos porquês...


Verdadeira manhã de Outono, a de hoje. Pareceria de Inverno, se estivesse frio, que não está. A temperatura está morna, não obstante a chuva intensa e a trovoada.
Fui à escolinha buscar o meu neto V. que nos seus três aninhos entrou definitavente na idade dos porquês, de querer saber tudo... E hoje, pela primeira vez, apercebeu-se daquele barulho  que o assustou muito assim como aos seus amigos.
- Avó que "balulho" era aquele, pum... pum...pum, que assustou os meus amigos?
- São trovões, meu amor!
- E o que são "tovões" avó?
Fiquei atrapalhada. Como explicar a uma criança que acaba de entrar na escolinha, o que são trovões!?  O tema não é fácil... mas o mais difícil foi ter de descer à sua faixa etária.
Perante alguma hesitação da minha parte, avançou:
- A avó também não sabe?
Sem mais delongas, lá respondi à questão, tentando dissipar o seu  medo  através da  ligação dos trovões aos elementos que ele já conhece - às nuvens, à chuva e ao céu.
Ficou satisfeito com a resposta e eu ainda mais satisfeita por senti-lo assim... satisfeito. Ufa... que deu cá uma trabalheira!!!
- Avó, vou dizer aos meus amigos para não terem medo dos" tovões", e que eles vêm do céu e das nuvens... O Vicente agora já não tem medo...
 
É uma alegria acompanhar o processo de crescimento do meu neto! E como eles crescem rápido, Deus meu!...

 


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Para mais tarde recordar...

Alguns lugares por onde já passei e que, pela sua beleza, me marcaram profundamente. Aqui e ali, a mão do homem deu uma ajudinha....

                                                   Algar Seco - Carvoeiro - Algarve

                                                           Uma gruta - Benagil - Algarve

                                                       Senhora da Rocha - Algarve

Praia da Batata - Lagos
 
Praia do Amado - Portimão
 
Carvoeiro - Algarve
 
Alcácer do Sal
 
Monsaraz - Alentejo
 
Capadócia - Turquia
 
Capadócia - Turquia
 
Oásis no deserto - Tunísia
 
Tossa de Mar - Catalunha
 
A Pequena sereia - Dinamarca
 
Fiorde - Noruega
 
Antiga igreja - Noruega
 
Riviera Maia - México
 
Na Suécia
 
Central Park - Nova Iorque
 
 
 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Uma vasta obra...

Manuel António Pina, em 2005
Manuel António Pina
Manuel António Pina, escritor e jornalista, morreu na passada sexta feira à tarde, no Porto, aos 68 anos de idade. Deixa-nos uma vasta obra que inclui poesia, crónica, ensaio, literatura infantil e peças de teatro, obra que lhe fez merecer em 2011 o Prémio Camões, o prémio mais importante da Língua Portuguesa.
Estreou-se na poesia em 1974 com o livro "Ainda não é o Fim nem o Princípio do Mundo Calma é Apenas Um Pouco Tarde". Um ano antes, em 1973, havia publicado o seu primeiro livro para crianças "O País das Pessoas de Pernas para o Ar". E muito mais obras publicou ao longo de uma vida que infelizmente não foi muito longa!
Um grande ser humano  muito  conhecido  pelo seu espírito solidário, sentido de humor e algum   inconformismo... o escritor que não tinha medo do fim...

Deixo este pequeno registo - retirado da sua obra -  que me tocou particularmente, porque, por incrível que pareça, este inteligente jogo de palavras transportou-me  para a situação que estamos a viver atualmente no nosso país!... 

Virar o mundo de dentro para fora/ e ver se o mundo assim melhora/ e se nem assim o mundo melhorar/ voltá-lo a virar, a virar, a virar.

Ou:

Pensar de pernas para o ar
é uma grande maneira de pensar
com toda a gente a pensar como toda a gente
ninguém pensava de forma diferente.
Que bom é pensar em outras coisas
e olhar para as coisas noutra posição
as coisas sérias que cómicas que são
com o céu para baixo e para cima o chão.
de o Inventão, Afrontamento, 1987

O POETA PARTIU MAS A OBRA FICOU!!



domingo, 21 de outubro de 2012

Elegância!


Desfile de moda do estilista Miguel Vieira para um encerramento em beleza da Moda Lisboa Primavera Verão 2013.
Tecidos lisos, listrados, estampados florais e geométricos em tons frescos - rosa, verde, laranja, branco...
Bonitos cortes! Muita elegância! Gostei imenso!!

















































































































































































 

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Imagem de marca!?...

angelamerkel

Será esta a imagem de marca da Senhora Merkel? A ver por esta imagem, tudo leva a crer que sim. Todos iguais e todos diferentes... os casacos, claro!! Se a Matemática não me falha... são 18 e provavelmente ainda faltarão muitos... de outras cores... bem entendido! Será esta senhora tão conservadora na política quanto é na sua maneira de  vestir?... Já para não falar na maneira como "sempre" posiciona as suas mãos!! :)


Outono... convite à reflexão!





 
Este tempo de Outono, em que os dias, tal como o de hoje, começam a ficar mais cinzentos e tristes, o sol se esconde atrás das nuvens, a chuva cai com leveza e o frio nos espreita de mansinho,  traz-me sempre muita calma e tranquilidade, mas também uma certa monotonia e... nostalgia, que me convidam à reflexão. 
Navegando pela net , detive-me em Shakespeare e, porque em consonância com alguns dos que terão sido os seus desabafos, aqui  partilho estes  que  poderiam ser  meus, se eu tivesse, tal como ele, o dom de transmitir poeticamente o que me vai na alma.


Depois de algum tempo, você aprende a diferença
A subtil diferença entre dar uma mão e acorrentar uma alma,
E você aprende que amar não é apoiar-se
E que companhia nem sempre significa segurança.
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido,
O mundo não para para que você o conserte.
Aprende que o tempo é algo que não pode voltar para trás,
Portanto, plante seu jardim e decore sua alma,
Ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que a vida realmente tem valor,
E que você tem valor diante da vida.
E você finalmente aprende que nossas dúvidas são traidoras
E nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar,
Se não fosse o medo de tentar...
                           William Shakespeare

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Os meus ouvidos agradecem... #6




Mais uma conhecida e bonita voz numa romântica interpretação, que os meus ouvidos agradecem... "Stevie Wonder - I Just Called To Say I Love You"

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Afetos!!

Quero escrever... mas as palavras não me ocorrem. Se há alturas em que não sinto dificuldades em me exprimir,  outras há - como neste preciso momento - em que não me é fácil definir os meus estados de alma. Serão, eventualmente, esses estados de alma que me apertam a garganta e impedem que as palavras fluam...
Tal como referi no post anterior, estive uns dias fora para recarregar baterias junto de amigos de infância e privar com a mulher que na terra, acredito, mais gostará de mim - a minha mãe. Foi muito bom, mas impunha-se o meu regresso, que aconteceu hoje.
À minha espera, tinha a outra mulher da minha vida - por quem nutro igualmente um amor imenso - que gentilmente, como boa filha,  me proporcionou um apetitoso jantar, em sua casa, no seio da família. Ao toque da campainha respondeu de imediato o meu neto V. que correu ligeiro até à porta, me recebeu de braços abertos e, de imediato, com um lindo e imenso sorriso, me perguntou:
- A avó já não vai embora, pois não?
Ainda não percebe, porque de tenra idade, o quanto aquela pergunta,  assim como toda a atenção que exigiu de mim nos momentos seguintes, me fizeram feliz. Ao colo da mãe encontrava-se o meu neto M, o mais novo, que nos seus 7 meses, também me recebeu com aquele já habitual sorriso rasgado que ternamente guardo no meu coração.  
Até há 3 anos atrás não me imaginava como avó, agora já não consigo imaginar-me sem os meus netos! São verdadeiramente deliciosos!  Gosto de "gritar ao mundo" o quanto os adoro :)) 
 
 


domingo, 14 de outubro de 2012

Escapadela...

Haverá alguém que não goste de uma escapadela de vez em quando??
Na impossibilidade de me escapar para outro lado, repito... vou repetindo a sempre agradável costa algarvia... até que a vontade me doa, ou não fosse o Algarve a região que me viu nascer!!
Aqui, o Outono tarda em chegar e os persistentes turistas vão aparecendo e vão ficando. Bem vindos... o Algarve agradece!!
Nota-se alguma afluência à praia e que bem que se está!! Mais parece Junho... Praia ampla, areia branca, mar calmo, translúcido e luminoso, gaivotas de asas ao vento embelezam a paisagem natural que eu romanticamente observo sentada numa esplanada, para o meu habitual café da manhã.
Nas ruas, não se vê muita gente, só a suficiente para as animar e não as encontrarmos como normalmente acontece nos meses frios e chuvosos de Inverno, completamente desertas, frias e tristes, sem aquele calor humano que, por ora, ainda se faz sentir.
Calma e tranquilidade sempre apetecíveis, especialmente para quem vive no bulício das grandes cidades, e não só... Está bom para a praia, para passear ao ar livre, para fazer as primeiras compras pensando já no novo look de inverno, para partir à aventura e descobrir fantásticos lugares escondidos nesta maravilhosa costa, até para apreciar o bonito pôr do sol algarvio, enfim... uma panóplia de ofertas que se pode disfrutar num merecido fim de semana de Outono.
A bem da nossa mente, neste conturbado momento que atravessamos!!...

                                                Pequeno registo fotográfico






EM  ARMAÇÂO DE PÊRA! 












segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Talvez um dia...

Sete  ilhas que ainda não visitei, mas que gostaria de visitar...Um dia... se a crise e o meu tempo deixarem :-))
 


Koh Phi Phi - Tailândia


          
Ilhas Galápagos - Equador    
                                                                                                                                                                                                                           

                                                              Ilha de Páscoa - Chile  
                                                                                                                                                                                                                              
                                                                         Anguilla - Caribe
           
Maui - Havai
 

                                                             Santorini - Grécia



Bali - Indonésia

 
 
 
 
 
 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  
                                                                                                                                                  
 

"Os dez países mais belos"

 
Foto: Mais uma bela foto de Alcácer!!

Portugal faz parte de uma lista de países que vale a pena conhecer, por ser um dos dez mais belos do mundo. Quem o refere é o Correio da Manhã, na sua última edição da revista  Domingo. Os critérios de seleção obedeceram à beleza da paisagem natural, à riqueza do património cultural e à qualidade da arquitetura.
Nunca tive dúvidas em relação à beleza do meu país... mas é sempre agradável ler notícias que lhe dão uma boa imagem ... aqui e além fronteiras!!
Ainda que só lhe tenha sido atribuído um muito merecido sexto lugar :)))
 
1º Itália
2º Espanha
3º França
4º Austrália
5º Grécia
6º Portugal
7º EUA
8º Brasil
9º África do Sul
10º Alemanha

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

IMI

Governo anuncia que há casas cujo valor patrimonial vai atingir os 2000 por cento de aumento. No atual contexto económico?? Não é credível!... Ensandeceram!!! Só pode...

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Austeridade :-(

Ontem, numa volta pela blogosfera encontrei, entre vários posts, um que me mereceu especial atenção por não poder estar mais de acordo com o seu conteúdo. Refiro-me ao blog "fio de prumo" de Helena Sacadura Cabral, que conclui o seu muito oportuno  post  sobre as novas medidas de austeridade - cuja leitura recomendo - com a não menos oportuna frase, que me encaixa que nem uma luva : "Chega, não quero ser nacionalizada!"
Pode ler  AQUI

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Apreensiva e... cética!

De acordo com notícias veiculadas pela Sic :
 
"O Governo volta a estar debaixo do fogo da oposição e dos parceiros sociais que o acusam de esconder as novas medidas de austeridade. Em causa estão as alternativas às mexidas na Taxa Social Única, que Passos Coelho entregou a Bruxelas, sem antes as apresentar ao país. A revelação foi feita por Durão Barroso, que avançou que essas medidas até já foram aprovadas pela Comissão Europeia."
 
Mas Passos Coelho... e o Governo não aprendem com os erros? E voltam  a cometê-los, outra vez... num tão curto espaço de tempo?? Então a oposição e os parceiros sociais não tinham de tomar conhecimento das novas medidas de austeridade antes de serem submetidas à aprovação de Bruxelas? Afinal vivemos, ou não, em democracia??
 
Não me movo no quadrante político português, mas vou estando mais ou menos atenta, como a maioria dos portugueses, ao desenvolvimento da situação e, se até há pouco ganhei alguma esperança de que iríamos levar o barco a bom porto, agora estou novamente a ficar apreensiva e... cética.
 
Sinceramente preocupada com o que se está a passar com o meu pobre País!!...

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A traição!




 Há já alguns dias que ando a "remoer" esta temática. Tinha de escrever uns desabafos sobre "traição".
Todos sabemos que a traição é "um prato" que está na ordem do dia... No momento do casamento, os nubentes, imbuídos de paixão, juram fidelidade eterna aos parceiros/as.
Então porque motivo essas juras - bem sei que não se deve generalizar - caem por terra com tanta facilidade e rapidez??
 
- Será que os parceiros traem pelo simples prazer de trair na certeza de que não serão descobertos, logo não há problema...?
- Será por insegurança? E que o facto de se sentirem lisonjeados,  atraentes, desejados - fora de  portas -  lhes aumenta ou devolve a auto estima e auto confiança perdidas?
- Será para fugirem ao tédio do casamento e se sentirem vivos e compensados... como que para colmatar a frustração de não se sentirem felizes?
- Ou será porque os parceiros perante a dificuldade de se aceitarem  nas suas diferenças, se fecham no seu casulo  deixando morrer o diálogo, recusando-se a manter viva a chama da relação?

Muito mau quando  não percebem que  o relacionamento se está a desgastar e ambos - ou um deles - se acomodam nas rotinas e convivência diária ignorando que  o casamento é uma relação que precisa de ser alimentada, caso contrário fica ameaçada e acaba por morrer.
 
Em suma, é minha convicção que a traição só acontece  porque alguma coisa está errada na relação, embora nada  justifique que se traia.  Tão pouco os instintos do ser humano, que podem e devem ser controlados. Quantas vezes não damos connosco a controlar/ reprimir determinados "apetites"?
 
Traição dói... Muito difícil e angustiante para o parceiro que se sente traído! Muito difícil também readquirir a confiança perdida. Mas não impossível reconstruir a relação, que terá de ser  pautada em novos moldes de funcionamento e ter como base um diálogo franco e atitudes transparentes.
 
Penso, porém, que perante tentativas de reconciliação goradas,  o melhor mesmo é interiorizar  que vale a pena aceitar o fim da relação, olhar em frente, deixar o passado no devido lugar e tentar ser feliz de novo. 
Não será, porventura, fácil, mas acredito que será o melhor para os parceiros e até para os filhos, se os houver!