sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Recolha de alimentos...

Banco Alimentar Contra a Fome recolhe alimentos este fim-de-semana


O Banco Alimentar Contra a Fome vai recolher alimentos ao longo deste fim-de-semana em 1 668 estabelecimentos comerciais de todo o País. A campanha conta com a colaboração de mais de 38 500 voluntários, devidamente identificados. Para participar é apenas preciso aceitar um saco do Banco Alimentar e colocar nele bens alimentares como leite, conservas, azeite, açúcar, farinha e massas.

Eu vou participar! E como voluntária vou estar na recolha de alimentos, mais uma vez,  à porta do LIDL no Domingo, dia 2 de Dezembro, das 11 às 13 horas.
Conto com a colaboração de todos os que por lá passarem! OBRIGADA!









 

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Um dia especial...


E pronto. O que lá vai, lá vai! Passou um dia após o meu aniversário! Agora só para o ano, se Deus  permitir que eu continue por cá! Quero acreditar que isso vai acontecer. Deus é generoso e sabe que ainda tenho muito para fazer, quanto mais não seja, ajudar a deseducar os meus pimpolhos :)).
Concluo, após breve avaliação, que o dia 27 de Novembro foi, para mim, um dia algo diferente dos outros. Fugi um pouco às rotinas diárias, digamos que me evadi. Rumei à capital, onde passei este meu DIA ESPECIAL acompanhada por duas pessoas especiais, a fazer coisas de que gosto, ainda que não muito especiais: passeei pela ruas da cidade  e deu para perceber que a dimensão da crise económica impede que as pessoas comprem, ainda que, desta vez, por se tratar de um dia singular, eu tenha abusado  nos gastos -  uma vez não são vezes e... também mereço, não é?? - almocei calorosamente com os meus filhos, atendi as muitas chamadas dos amigos e familiares, ri, sorri, cavaqueei... e fui feliz!  Alimenta-nos o ego sentirmo-nos, de vez em quando, o centro das atenções!! Não foi um programa especial, mas dentro da sua simplicidade, agradou-me imenso!
O tradicional jantar de aniversário em familia - onde estaremos todos dada a disponibilidade dos vários  elementos da mesma - será cá em casa na próxima sexta feira. E aí sim, vou ter um bolo de aniversário com velas que serão sopradas pelos meus netos. O Vi está ansioso por esse momento.
Perguntava-me hoje ao almoço, após ter-me entregue mais um presentinho:
- Avó, onde está o bolo para se cantar os parabéns??
 
 
Vai ser mais ou menos assim, mas terá, obviamente, mais umas velinhas :))
 
 
 
 
 
 

 
 
 
  

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Quase, quase a raiar...

São quase 24 horas do dia 26 de Novembro de 2012... o dia 27 está quase, quase a raiar... É  dia de  aniversário, o meu!... Estou a viver este final de mais um ano da minha vida de forma algo emocionada. Preferia que não fosse desta forma, em vez disso gostava de me apetecer gritar aos sete ventos "ei....aí, amanhã faço anos, estou super feliz e contente, vou fazer uma grande festa!!!

Não vou dizer que estou triste ou... infeliz, mas a lágrima espreita-me ao canto do olho, nem eu sei ou não quero saber ou pensar muito no porquê de...
Mas... aí vai um cheirinho. Para mim, este  "antes" constitui um tempo  de introspeção,  de pensar no que tem sido o meu percurso pela vida, no que construí - positivo/ negativo - e no que não fiz e deveria ter feito.
Pensar que o meu tempo já não será muito longo, pelo que será inteligente  agarrar o que me resta com todas as forças do meu ser. 
Pensar que tenho de "viver" os netos que Deus me deu, e que adoro, - O Vi e o Mimi - até à exaustão.
Idem, no que se refere aos meus filhos que foram a melhor obra de arte de toda a minha vida terrena.
Mostrar igualmente à minha mãe - e ter a capacidade de lhe dizer -  o quanto a amo e como continua a ser um dos meus pilares.
Agradecer e retribuir o amor e a dedicação de todos os familiares que me estimam. Agradecer aos meus amigos em geral - não os nomeio porque eles sabem  bem quem são -  a paciência que têm tido para me aturar nos maus e nos bons momentos.
E é nesta linha de pensamento, que  partilho  um poema de Pablo Neruda - já conhecia e acho maravilhoso - que recebi há poucos minutos de um desses amigos de há muitos anos.  Faço saber que a leitura do mesmo me fez retroceder no tempo e contribuiu de forma significativa para os meus estados de alma do momento. Para o Zé P. um grande obrigada!! 
 Muere lentamente
quien evita una pasión y su remolino
de emociones,
justamente estas que regresan el brillo
a los ojos y restauran los corazones
destrozados.
Muere lentamente
quien no gira el volante cuando esta infeliz
con su trabajo, o su amor,
quien no arriesga lo cierto ni lo incierto para ir
detrás de un sueño
quien no se permite, ni siquiera una vez en su vida,
huir de los consejos sensatos...
¡Vive hoy!
¡Arriesga hoy!
¡Hazlo hoy!
¡No te dejes morir lentamente!
¡NO TE IMPIDAS SER FELIZ!

Texto de Pablo Neruda. Parabéns hoje









    domingo, 25 de novembro de 2012

    Ai vou, vou...

    Revoltada, para não dizer zangada, é como me sinto hoje! Pode voltar a acontecer, lá isso pode! Só que não vou ficar em casa  a remoer. Vou tomar uma atitude, ai vou, vou...
     
    Apetecia-me peixe fresco ao almoço, porque gosto e porque pensei que o meu filho - que está cá de fim de semana - também iria gostar, dado  que durante a semana, a almoçar fora   todos os dias, alimenta-se mais de carne do que de peixe.
     
    E aí vou eu... a uma grande superfície à procura de pescada fresca. Eis que encontro o peixe fresco que preciso - pensei -  precisamente na banca onde compro habitualmente.  Observei, examinei... e nada me fez pensar que não estivesse em condições. Bem sei que não sou exímia nestas coisas de perceber se o peixe é fresco - ou não -, só se tiver mesmo muito mau aspeto, o que não era o caso. 
     
    Dirijo-me à senhora que está atrás da banca, faço o pedido, peço o favor de verificar se está em bom estado, até acrescento que é para o meu filho - que a dita também conhece -, ao que a senhora, depois de  pegar e observar  o peixe, me responde:
    - Pode levar à confiança, muito boa esta pescada, muito rijinha!!...
     
    Mete-a num saco plástico fechado, coloca o preço - à volta de 10 euros - e aí venho eu, muito ufana, cozinhar a pescadinha fresquinha.
     
    Amigos, que horror! Ao abrir o saco não gostei do cheiro da mesma, mas pensei " não sejas esquisita, isto é pescada, um peixe sensível, dá-lhe sal e daqui a bocadinho vais ver que está ótima".
     
    Foi o que fiz. E... continuei a não gostar do cheiro. "Volto atrás a reclamar, não volto...cozo-a, não a cozo??" - questionei-me.
     
    Para, mais uma vez, dar  o benefício da dúvida à pescada - e a quem ma vendeu -  resolvi cozinhá-la. Bem, não há palavras... mole, mole e o tal cheiro pestilento de peixe de muitos, muitos dias... Estava pura e simplesmente estragada! Passo seguinte: balde do lixo com ela!
     
    Ora bem, como é  possível, nos dias que correm, vender-se peixe - ou qualquer outro produto alimentar - que não está minimamente em condições de se consumir? Então a responsável pela banca não sabe o que está a vender!? Um verdadeiro atentado à saúde pública! E a ASAE por onde anda? Enfim... muito se poderia dizer!...
     
    Amanhã volto lá para reclamar... e, desta vez, ficará apenas - se forem educados comigo - por uma reclamação verbal. Se houver uma próxima - espero bem que não - tomarei outras medidas, começando por  reclamar, por escrito, no livro de reclamações... obviamente!
     
    Fica o desabafo... que, no mínimo, me ajudou a serenar os ânimos!!
     
    Por onde anda a ASAE??


    E a pescada fresca virou atum enlatado!
















     
     
     
     
                                           
    

    sexta-feira, 23 de novembro de 2012

    Eles Levam Tudo...

     
     
     É uma anedota algo mordaz, mas com piada e que, de certa forma, se enquadra na situação por que estamos a passar nos tempos que correm...  
    O nosso dia a dia também deve contemplar momentos de distração... que nos façam rir, ou, ao menos, sorrir...
     
    Um rapazinho de 8 anos queria 100 euros e, para os obter, rezou a Deus durante uma semana. Como nada acontecia, resolveu enviar uma carta ao Todo- Poderoso com o pedido. Os CTT, ao receberem a carta dirigida a "Deus - Portugal", decidiram enviá-la ao Primeiro Ministro, que ficou muito comovido com o pedido da criança. E resolveu mandar uma nota de 10 euros ao rapazito, porque achou que 100 euros era muito dinheiro para uma criança daquela idade...
    Após receber os 10 euros, o rapazinho imediatamente escreveu uma carta de agradecimento a Deus, onde dizia:
    "Querido Deus, muito obrigado por me ter enviado o dinheiro que lhe pedi. No entanto, reparei que me mandou através do Primeiro Ministro que, como sempre, ficou com 90% do que era meu! :))
     
     
    No que me diz respeito, não ficam somente com  90% do meu subsídio de Natal, mas sim com a sua totalidade. Não posso esquecer o subsídio de férias, que também lá ficou e...  as muitas outras medidas de austeridade a que nos têm submetido. O jeitão que aqueles eurozitos me/nos davam!! Estamos feitos com esta crise, com este Governo/ desgoverno, com o Primeiro Ministro, com o Ministro das Finanças, com a Tróika...
    Se nos descuidamos só mais um pouco... eles levam tudo! ELES LEVAM TUDO E NÃO NOS DEIXAM NADA!!!

    quinta-feira, 22 de novembro de 2012

    A pensar no Natal...

    Fiz  hoje um esboço da lista   dos presentes e de quem vou contemplar nesta quadra natalícia. Não foi  tarefa fácil, dada a preocupação de ajustar cada presente ao perfil da pessoa a quem se destina, aliada ao facto de "não poder esticar-me muito" em termos de gastos...Os tempos vão difíceis! Foi decidido, cá em casa, que os adultos não irão ficar esquecidos, mas... a cada um deles caberá apenas uma prenda simbólica, para a qual estipulámos um valor - low cost.  O Natal é das crianças, logo, serão elas a merecer a nossa maior atenção. Mais importante do que o consumismo exacerbado que reveste esta quadra natalícia, será entrarmos todos no verdadeiro espírito da mesma e vivê-la em pleno, com paz e muito amor... Afinal estamos a festejar o nascimento de Jesus Cristo e esta é a Festa da Família! 
    Tenho a certeza de que gostaria mais desta quadra sem o seu lado consumista!! Mas gosto do Natal! É um tempo mágico! Ainda que só me deixe envolver por essa magia depois de me sentir tocada por aquele clique especial e... único! Há algumas condições - algo difíceis de definir dada a sua subjectividade - que têm de estar reunidas, para que  me sinta envolvida pela mesma. Normalmente só acontece uns dias antes da festa: quando  saio à rua para as últimas compras e sinto aquele frio característico do tempo invernoso, que nos arrefece o corpo, assim como  o calor humano que, nesta época especial, cada um de nós irradia e nos aquece o coração e... a alma; quando o Pai Natal se passeia pelas ruas, divertindo e esbanjando alegria e carinho pelas crianças que encontra; quando, de sorriso nos lábios, já com os últimos sacos de compras nas mãos,  ao som das melodiosas músicas alusivas à quadra, distribuímos os nossos desejos de "Feliz Natal" a quem se cruza connosco, sejam eles amigos, conhecidos,  vizinhos ...... 
    Depois... gosto muito da noite da Consoada! De sentir a união familiar que, nesta altura, - pode parecer estranho - tem, para mim, um sabor diferente! Amo estar à conversa  junto à lareira quentinha e  crepitante... Gosto de sair de casa para ir à Missa do Galo! Gosto de contemplar e partilhar a alegria do meu neto ao ver o Pai Natal entrar com um saco pela sala adentro  e não reconhecer que afinal o Pai Natal é "o avô ou a mamã, disfarçados" :) . Foi assim com o Vi nos seus primeiros dois anos de vida, vamos ver como será este ano em que a família já conta com mais um rebento, o bebé Mimi!
    E vou gostar de  explicar ao meu neto mais velhinho o verdadeiro sentido do Natal através da vertente lúdica e mágica do mesmo!
    Para que tudo resulte na perfeição e para melhor poder receber todos os que amo, começo neste preciso momento a pensar na decoração cá de casa!! 
    Deixo estes desabafos... :) e algumas dicas de decorações alusivas à quadra que nos podem servir de  motivação e inspiração para outras tão simples e bonitas quanto estas!
    Mesa de Natal, Modelos e Dicas de Decoração Para o Natal, Natalinos dicas decoracao natal
    Mesa de Natal, Modelos e Dicas de Decoração Para o Natal, Natalinos mesas de natal
    Foto: Natal...Na CozinhaFoto: Natal ...Na Cozinha
    Foto: Natal...Na Cozinha
    Foto: Natal...Na Cozinha
    

    segunda-feira, 19 de novembro de 2012

    Talvez...

    Talvez digas um dia o que queres,
    Talvez não queiras afinal dizê-lo,
    Talvez passes a mão no meu cabelo,
    Talvez eu pense em ti talvez me esperes.

    Talvez, sendo isto assim, fosse melhor
    Falhar-se o nosso encontro por um triz
    Talvez não me apagasses como eu quis,
    Talvez não nos soubéssemos de cor.

    Mas não sei bem, respostas não mas dês.
    Vivo só de murmúrios repetidos,
    De enganos de alma e fome dos sentidos,
    Talvez seja cruel, talvez, talvez.

    Se nada dás, porém nada te dou
    Neste vaivém que sempre nos sustenta,
    E se a própria saudade nos inventa,
    Não sei talvez quem és mas sei quem sou.
                               (Vasco Graça Moura)


    Transcrevi e partilho este belo poema de Vasco Graça Moura, que podemos ouvir, cantado, na arrebatadora voz de Carminho, no seu album Alma.



    quinta-feira, 15 de novembro de 2012

    No dentista! #1#

     
    Não, não sou eu... mas poderia ser, dado que uma ligeira, inesperada e inoportuna dor de dentes me levou, hoje mesmo, a uma visita ao médico dentista. Nada de grave, afinal o dente até está saudável. Uma pequena mas desconfortável gengivite, que será debelada, na perspetiva do doutor, com a tomada de um antibiótico! Do mal o menos... ia com alguns receios, detesto aquela cadeira!
    A maratona começou hoje, na próxima semana terei de  lá voltar, de preferência já curada, para uma avaliação mais cuidada das necessidades da boca a nível dos dentes.
     
    Vai ser mesmo um tratamento à séria. Não morro de amores, mas lá terá de ser. Será que consigo?? Ver para crer :))

     

    quarta-feira, 14 de novembro de 2012

    GOSTO...

    Gosto do S. Martinho! E destes três dias  de Verão de que nos fala a lenda. Este ano, aqui  onde me encontro, foram mesmo três, que hoje o tempo já anuncia o regresso do Outono. Gosto dos cheiros e sabores característicos desta época. Gosto da festa...
    Gosto de passear calmamente pela rua, observar o movimento e a fisionomia de quem vai e vem.. Gosto de observar a natureza, de pensar no quotidiano da vida e de fazer boas conjeturas para o futuro imediato. Gosto de um sorriso aberto de quem se cruza comigo no dia a dia e de o retribuir. Gosto de pessoas alegres e divertidas. Gosto de relações cordiais, simpáticas e duradouras.
    Gosto de me sentar numa boa esplanada e de ficar à conversa com amigos por horas a fio, o que, pelos afazeres do quotidiano, é quase sempre improvável.
    Gosto dos meus netos, de lhes dar e receber miminhos, de observar como se desenvolvem em cada  dia que passa. Gosto do seu sorriso maroto, por vezes tímido, mas sempre encantador e... inteligente. Gosto da sua alegria contagiante e de perceber que são meninos felizes.
    Gosto dos meus filhos - de quem muito me orgulho -, da minha mãe e da harmonia familiar. Nutro um enorme respeito pela instituição família. Gosto de  ajudar e de me sentir útil. 
    Gosto da tranquilidade ... e do bulício! Cada qual a seu tempo... Gosto da paisagem alentejana e do pôr do sol em ... Alcácer! Gosto do "meu" Algarve, das suas belas praias e daquela luminosidade que não consigo, por mais que procure, encontrar em mais lado nenhum. 
    Gosto do conforto da minha casa, de me sentar junto à lareira a ler um bom livro, de me deixar envolver pela magia da prosa e de me sentir transportada para outras paragens. Sou uma amante das viagens, sejam elas quais forem...
    Gosto de escrever estas banalidades que me entretêm o tempo e, de certa forma, definem um pouco do meu perfil como pessoa...
     
    Enfim... sou uma romântica sagitariana que gosta das coisa simples da vida! Gosto, porque gosto! Porque é bom gostar!!
     
     

    domingo, 11 de novembro de 2012

    Lenda de São Martinho





    No telejornal de hoje, numa reportagem de rua verifiquei que parte das pessoas não conhece bem a Lenda de São Martinho. Porque sempre a achei interessante - tantas vezes a contei aos meus alunos - deixo-a aqui para consulta, ainda assim a memória algum dia me falhe e, já agora, para a trabalhar com os meus netos quando for oportuno!
    Interessantes são também os inúmeros provérbios alusivos a este soldado Martinho que, hoje São Martinho, dos quais farei uma recolha um dia destes... 

     

     
     
    
     
     
                                             Lenda de São Martinho















     

     
    Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França.

     Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo.

    Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam.

    De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.

    Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.

    Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão!
    Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.

    É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho.

    sexta-feira, 9 de novembro de 2012

    Avós... na escola!!

     
     
    Foi um dia cansativo e muito excitante para o Vi!  Festa de S. Martinho na escolinha com a participação dos avós. Uma grande responsabilidade... dado que o entretenimento de toda aquela plateia - composta por todos os alunos da pré e do primeiro ciclo, respetivos professores e ... avós - estava exclusivamente a cargo das três turmas dos mais pequeninos, cujas idades vão dos três aos cinco anos.
    Portaram-se muito bem! Portam-se sempre bem os meninos!! Boas vozes e boas coreografias!! Mérito deles e de quem com eles trabalha!!
     
    A todos os que tornaram possível este bonito momento de confraternização fica o muito obrigado de uma avó que sabe bem o trabalho que dá organizar e preparar estas pequenas  atividades, mas que também sabe o quanto as mesmas são importantes para o desenvolvimento das crianças. 
    Estes são também, e felizmente,  "pequenos-grandes" momentos que tornam gratificante a vida de um professor!!
     
    No final, o repasto onde não faltou a colaboração "culinária" dos avós, a qual pode constituir um bom incentivo à tão preconizada participação  da família na vida da escola.   
     
     
    E tudo acabou em bem... não obstante a tristeza do Vi que, na hora do regresso a casa,  não queria abandonar os amigos e a brincadeira...
    - Avó, eu quero brincar mais um bocadinho com os meus amigos...
     
    Criança sofre :-))
     

    quarta-feira, 7 de novembro de 2012

    Obama, reeleito!



















    Obama foi reeleito,... ganhou!
    E agradeceu:  "Obrigado por terem acreditado em mim". Eu também gosto e acredito nele, tal como os americanos!
    Estou em crer que a América ganhou com a sua reeleição e o mundo também, nomeadamente a Europa!Tenho fé numa América a envidar esforços no sentido de ajudar a Europa a sair da crise económica por que está a passar!!
    Nem tudo pode correr mal... haja esperança!!

    domingo, 4 de novembro de 2012

    sábado, 3 de novembro de 2012

    Coração ENORME..





    Não podia deixar de responder ao apelo. Estive hoje, como voluntária, no peditório da Liga Portuguesa contra o cancro, no período da manhã. E os resultados não podiam mesmo ter sido melhores. Os portugueses são seres humanos com um coração ENORME. O número de pessoas que não contribuíu não ultrapassará em muito os dedos duma mão, o que, tendo em conta os momentos difíceis que atravessamos, confirma a generosidade deste povo.
    As verbas angariadas no peditório nacional - que decorre nos dias 1, 2, 3 e 4 do corrente mês de   Novembro - são uma fonte de financiamento muito importante para a ajuda na luta contra o cancro.
    Que nunca nos falte  capacidade para sermos solidários! Ao sermos solidários com os outros, estamos também a sê-lo connosco próprios, dado que todos somos potenciais candidatos a esta terrível doença!!
     

    quinta-feira, 1 de novembro de 2012

    O mito do pastel de nata...

    Confesso, mais uma vez, que o bolo de pastelaria que mais agrada às minhas papilas gustativas é o pastel de nata.
    Ora bem, hoje, na minha habitual ronda diária pelo facebook, dou com um post, do meu amigo L, sobre o pastel de nata, título: "O mito do pastel de nata".
    Meu Deus, que mito? - pensei. E toca a indagar: "será o pastel de nata o bolo de pastelaria com menos calorias?"
    Sempre me constou que sim, mas sem certezas, dado que nunca havia pesquisado sobre o assunto. Fi-lo hoje. E a resposta aqui está:

    "De acordo com a Tabela de Composição dos Alimentos do INSA, o pastel de nata tem um valor calórico de 298 kcal/100 g, o que faz deste um dos bolos com menor densidade energética, quando comparado, por exemplo, com o queque (407 kcal/100 g) ou o bolo de arroz (404 kcal/100 g).

    No entanto, o bolo de pastelaria com menos calorias é a tarte de maçã, que fornece cerca de 196 kcal/100 g.

    Em todo o caso, é preciso compreender que qualquer destas alternativas é uma bomba calórica, se tivermos em consideração que um almoço equilibrado com sopa, prato e fruta pode ficar pelas 400 a 500 kcal."
     
    Texto: Miguel Ângelo Rego (nutricionista)

    A responsabilidade editorial desta informação é da revista



    OK, mas quanto pesa um pastel de nata, aproximadamente? - interrogo-me...
    Mais uma busca pela net e eis a resposta :

    - 1 pastel de nata pesa aproximadamente 77 gramas, logo tem 229 kcal..
    E já agora, os outros:
    - 1 queque pesa aproximadamente 68 gramas, logo tem 276 Kcal.
    - 1 bolo de arroz pesa 68 gramas, logo tem 274 Kcal.
    - 1 palmier 110gramas, logo 488 Kcal.

    Por conseguinte, de entre os quatro bolos aqui mencionados, o pastel de nata é o menos calórico.

    QUE BOM :-))*          



    Um dia azul! #3

    Mais um dia azul! Que o mesmo é dizer que foi um dia de convívio entre amigas. Foi bom, é sempre bom ! Duas amigas e antigas colegas de trabalho com quem não privava de perto - olhos nos olhos - há já algum tempo. Muita conversa, que, mais uma vez, não se esgotou, ainda que a mesma se tivesse estendido das 11 ás 18 horas, com um suculento, divertido e muito prolongado almoço pelo meio. Regressei ao porto de abrigo às 6 horas. É obra....
    Mas estes encontros são reconfortantes e dulcificam os nossos corações!! Pelo menos no que a mim  diz respeito!...

    Gosto de me mimar!

     


    Tendo em conta que o dia do meu aniversário se aproxima a passos largos, deixo aqui umas "dicas" que correspondem a coisinhas de que gosto, algumas das quais, só algumas mesmo - a crise interpõe-se - virão cá para casa, porque... eu também gosto de me mimar!! Faço-o esporadicamente e não falho em datas especiais como a que aí vem, para assinalar mais um ano da minha passagem pela vida.                               
    
    
    
    Há algum tempo que ando com este brinquedo na cabeça. Será desta??

    Só um destes, a escolher...

    Gosto desta nova gama de cosméticos!

    Para a hidratação do corpo...

    Para disfarçar as imperfeições... da idade :))

    Para momentos especiais...