terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Abracemo-nos...

 
E não é que os abraços são mesmo muito importantes!? Pois...  O investigador Jürgen Sandkühler do Center for Brain Research da Medical University of Viena concluiu, através dum estudo, que dar um simples abraço a alguém das nossas relações reduz o stress, ajuda a combater o medo e  a ansiedade, diminui os valores da tensão arterial e traz benefícios para a memória.
Pois... e a grande responsável por tudo isto é a hormona do amor segregada pelo abraço, a  oxitocina.
 
Perante estas conclusões, e dado que todos queremos ter uma boa saúde, o que temos ou devemos fazer... é abraçarmo-nos cada vez mais ! :)
..
E se quiser saber um pouco mais sobre a oxitocina clique  Aqui.

Os meus ouvidos agradecem! #11#



Alicia Keys - Girl On Fire (Inferno Version) ft.Nicki Minaj

Há muito não partilhava uma música agradável aos nossos ouvidos. Ouçam, vejam as imagens e... divirtam -se!

domingo, 27 de janeiro de 2013

Apetites... de Inverno!

 
Como diria um amigo meu - sabendo ele que não aprecio o inverno -, há que saber tirar partido das coisas boas de cada  uma das estações do ano. OK! Foi o que hoje fiz... e soube-me muito bem esta tarde no conforto da minha casa fazendo coisas de que gosto! As fatias douradas constituem um apetite antigo que, cá em casa, surge habitualmente nos fins de semana mais frios.  E esta cinzenta e chuvosa tarde de domingo mostrou-se muito apelativa. Então, deitei mãos à obra e confecionei as ditas, que depois gulosamente deglutimos - como lanche ajantarado - acompanhadas/ regadas com uma bebida -  Chá/ leite - bem quentinha.
 
Este é um doce tradicional de natal na mesa dos portugueses - na minha mesa não, sou uma exceção -  conhecido habitualmente, consoante as regiões do país, como rabanadas ( região norte) e  fatias douradas ou fatias paridas (região sul ). 
Não será demais lembrar que o nome fatias paridas se deve ao facto de em tempos passados, nos meios rurais, as mesmas serem dadas às mulheres que acabavam de dar à luz, porque se acreditava que este alimento, por ser rico em ovo, açúcar, leite e pão, alimentava bem a mãe e fazia subir o leite materno para alimentar o bebé.
 
Partilho a receita deste saboroso doce que - esqueçamos as calorias -, é muito fácil e rápido de fazer e muito reconfortante para o estômago, nestes meses frios!
 
Ingredientes:
 
1 pão duro (de preferência pão de forma, de padaria)
ovos q.b.
leite q.b.
2 colheres de sopa de  açúcar
1 pau de canela
1 casca de limão
óleo (para as fritar)
 
açúcar e canela em pó q.b. (para as polvilhar)
 
Preparação:
 
Corta-se o pão em fatias com cerca de 1,5 cm de espessura.
Ferve-se o leite com  as 2 colheres de açúcar, o pau de canela e a casca de limão.
Batem-se os ovos. Passam-se as fatias de pão primeiro pelo leite e depois pelos ovos. Fritam-se em óleo quente e escorrem-se em papel absorvente.
Servem-se polvilhadas com açúcar e canela.
 
Entusiasmem-se e... BOM APETITE!
 
 


sábado, 26 de janeiro de 2013

Fácil... difícil!!




Acabadinha de chegar, e de novo em frente ao computador, esbarro  neste   profundo e  quase verdadeiro - quanto a mim - pensamento de Fernando Pessoa, que  partilho convosco. Se o pensamento fosse meu, que não é, substituiria a palavra "difícil" por "menos fácil".
 
Ainda que, também eu, sinta muita dificuldade em interpretar alguns silêncios! Há outros que nem por isso...

domingo, 20 de janeiro de 2013

I´m going...

Espreito de mansinho pela janela do meu quarto e dou conta de que a chuva miudinha continua a cair... O dia está cinzento, mas não há indícios de nova tempestade e... ainda bem.

Assim, passo à execução do que, já há dias, havia planeado: uma escapadela. Vou, então, ausentar-me... mas não demoro, normalmente não consigo ficar fora muito tempo porque uma boa parte do meu coração fica aqui presa e eu dou muita importância aos afetos.

Tudo seria diferente - prevejo - se eu não fosse uma pessoa de coração mole!!! Mesmo assim, a bem da minha sanidade mental, alguma coisa terá de mudar na minha vida...
 
 

sábado, 19 de janeiro de 2013

Mau tempo...

Depois de uma noite um tanto mal dormida - por causa do temporal -, acordei e dei um pulo da cama quando passavam alguns minutos das nove. Fui à janela para observar o que se passava no lado adjacente ao conforto do meu quarto. Num dia muito cinzento, um vento estrondoso açoitava ferozmente  a natureza e quase levava tudo pelos ares. Aliadas ao vendaval  pareciam estar as nuvens negras que em movimentos bruscos  deixavam cair cá para baixo uma chuva grossa e desritmada, de tal forma que a minha rua mais parecia um lago meio lamacento por onde flutuavam - como barcos à deriva - as folhas e os ramos caídos das árvores que a ladeiam. Senti alguma melancolia e...  medo, fiquei com uma vontade imensa de voltar ao vale dos lençóis... mas segurei-me, não remediava nada, não tinha sono!!! Resisti... acreditei que não era, de todo, a natureza em rutura com os homens...  e voltei às minhas rotinas do dia a dia.
Entretanto, aguardo, tranquila, a melhoria do tempo - que parece  vai fazer-se sentir a partir de amanhã - para me escapar daqui para fora por alguns dias. Vou aproveitá-los  para tratar de assuntos pendentes e para recarregar as "minhas baterias"... que este tempo invernoso, como já aqui referi muitas vezes,  nada tem a ver comigo!! Todos iguais, todos diferentes... há quem se relacione muito bem com o inverno, não é, de todo, o que se passa comigo, que sou sempre muito mais feliz, alegre e bem disposta em qualquer uma das restantes estações do ano!:)














sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Faria anos hoje...


Se ainda estivesse entre nós, faria anos hoje. Porém, quis Deus  privar-me da presença física daquele que foi o meu único irmão, permitindo a sua prematura partida para o Reino dos Céus. Já lá vão 11 anos, embora me pareça que foi ontem... Partiu deixando no meu coração e no de todos os que o amaram, e continuam a amar, um vazio imenso, que jamais será preenchido!

Todavia, chorar a sua morte após todos estes anos, deixou de fazer sentido para mim, porque quero acreditar que não morreu, foi apenas viver para outro lado. Partiu fisicamente, as saudades são imensas, mas o seu coração ficou guardado dentro do meu coração e no de todos os que o amam. Continuo a senti-lo perto de mim, continuo a sentir que podemos sempre conversar - conversamos muito - e sei que, esteja onde estiver, irá continuar a apoiar-me incondicionalmente, como sempre fez. Preciso muito dele e ele sabe, já sabia quando partiu!...
 
Descansa em paz, mano! Partiremos todos... um dia. Só Deus sabe  quando. Acredito no nosso reencontro. Até lá!!
Saudade tem rosto, nome e sobrenome.
Saudade tem cheiro, tem gosto.
Saudade é a vontade que não passa.
É a ausência que incomoda.
Saudade é a prova de que
tudo valeu a pena.
Lu Oliveira

 






 

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

"O amor é outra coisa"


Não é, de todo, a minha escritora de eleição, mas gostei de ler este livro que recebi como presente de natal "O amor é outra coisa" , última obra de Margarida Rebelo Pinto, a autora portuguesa mais lida no nosso país.
De leitura fácil,  e porque aborda um tema universal e muito aliciante - o amor/ relações amorosas -  consegue prender  do início ao fim, especialmente se a leitora é uma romântica, como já deixei perceber que sou.

Deixo alguns dos excertos que mais me tocaram:
"Quando somos mais novos, acreditamos que, ao longo da vida, iremos cruzar-nos com várias pessoas com quem vamos viver grandes histórias de amor. Confundimos atracção com paixão, paixão com tesão, prazer com apego, apego com amor. O amor é outra coisa e só o tempo nos ensina a descobri-lo, quando percebemos que a matéria de que é feito o verdadeiro amor é  trabalho, tempo, dedicação e construção. Às vezes temos sorte, outras vezes, azar; às vezes somos nós que damos pontapés na sorte e deixamos fugir aqueles que mais amávamos e nos faziam felizes. Mas quando, por qualquer razão, a vida nos obriga a parar e a fazer balanço, já é tarde..."

"A vida é para ser agarrada de corpo e alma, senão foge-nos para sempre. (...) Há dois caminhos na vida: a liberdade para aqueles que arriscam, ou a prisão para aqueles que se acomodam."
 
"Todos temos direito à felicidade. Apenas precisamos de encontrar o caminho certo que nos guie até aos nossos sonhos. E depois segui-lo, sem olhar para trás."

 

domingo, 13 de janeiro de 2013

Paraísos portugueses...

Gosto de ler e de partilhar as boas notícias  que ajudam o nosso país a ser conhecido e apreciado além fronteiras.
 
O jornal britânico "The Guardian", sugere e recomenda, entre 20 destinos de sonho, que se faça férias na  ilha de Santa Maria nos Açores, nomeadamente na praia Formosa, uma das praias de areia branca daquela ilha, por onde se pode circular com algum à vontade dado que normalmente a afluência não é muito grande.
Outro destino sugerido pelo referido jornal é a praia da Zambujeira, na Costa Vicentina.
 
Um outro destaque no que se refere a paraísos portugueses vai para a zona da Comporta, na península de Setúbal, relativamente perto de Lisboa - uma hora de carro - e uma boa solução para quem procura uma praia tropical e não pode ou não quer sair da Europa.
Praia da Comporta
 
Praia da Zambujeira

 
Praia Formosa - Açores
 

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

BLHÊK!!

Verdade, verdadinha! Isto de se ser avó é francamente delicioso! E como os netos crescem, Deus meu! O Vi tem crescido a olhos vistos a partir do momento em que entrou para a escolinha. Estou deveras encantada e surpresa!  Mérito da educadora - que felicito pela sua dedicação e empenho - e obviamente das crianças que absorvem os conhecimentos como se fossem esponjas!!!
Não vou aqui descrever as muitas aprendizagens que já fez, e das quais vou dando conta, mas  uma das suas gracinhas,  que achei piada tendo em conta os seus tenros e ingénuos três aninhos.
Cá em casa hoje, à hora do almoço, a minha quase sacramental pergunta:
- Então amor como correu a manhã  na escolinha? Correu tudo bem?
- Sim, avó...
- Conta o que fizeste?
- Brinquei...
- Brincaste com quem?
- Com os meus amigos...
(...)
- Muito bem! Mas conta lá à avó, ainda tens namorada?
- Sim, a avó sabe...
- Como se chama ela, que a avó não se lembra...
- Chama-se M., avó!
- Pois... gostas dela, com certeza já lhe deste algum beijinho!?
- Na boca? Não... Blhêk!!...

Começam cedo os pirralhos!. Mas a graça que têm! Irresistíveis!!! :))

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Chuva e mais chuva! Brrrr..

O dia está triste, para não dizer péssimo! Chuva, chuva e mais chuva! Brrrrrrrr..... que escuridão, que desconsolo!!! Continuo à espera que o inverno se vá... e dê lugar à primavera, para a receber de braços abertos!!... E viver cada dia, cada minuto, cada segundo como se fossem os últimos da minha vida. Começo já a fazer planos! Que saudades!!!
Não fossem os meus pimpolhos, que tanto me preenchem os tempos mortos e quase me fazem desmanchar a rir,  tudo seria diferente, para  pior, claro!! Vou agora receber o Vi - regressado da escolinha - e vai ser decerto  uma bela tarde passada a dois!
Vamos lanchar, brincar, mimar e... conversar, pois que esta de já ter uma namorada está a deixar-me  "preocupada"... e boquiaberta... ;))*
Ontem à hora do almoço, teve esse desabafo à mesa, acrescentando  que é bonita e se chama M.!! E mais não disse, provavelmente  porque não achou piada à minha sonora e talvez "inadequada" gargalhada. :))
Hoje já voltou a falar da namorada... mas  o tempo não foi suficiente para explorar o assunto!
Vou fazê-lo agora, que ele acaba de chegar!! Depois conto...

 
E como o rapazinho gosta do computador!!
 


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Porquê as crianças, Senhor?

Retirei e partilho esta parte do poema  Balada de Neve de Augusto Gil, porque aborda as crianças  - que eu adoro - e que infelizmente fazem parte dum mundo de onde  a violência infantil ainda não foi erradicada...
Sinto o coração apertado quando penso que há meninos maltratados, negligenciados, abandonados, com fome... Temos o dever  de ajudar, até mesmo de denunciar a quem de direito, casos de crianças em sofrimento, situações que  são, atualmente,   muitas vezes camufladas pela pobreza envergonhada, fruto da crise económica por que estamos a passar.
As crianças têm o direito de ser felizes.
Porquê as crianças, Senhor? Porque lhes dais tanta dor? Porque padecem assim?

(...)
Fico olhando esses sinais
da pobre gente que avança,
e noto, por entre os mais,
os traços miniaturais
duns pezitos de criança…


E descalcinhos, doridos…
a neve deixa inda vê-los,
primeiro, bem definidos,
depois, em sulcos compridos,
porque não podia erguê-los!…


Que quem já é pecador
sofra tormentos, enfim!
Mas as crianças, Senhor,
porque lhes dais tanta dor?!…
Porque padecem assim?!…


E uma infinita tristeza,
uma funda turbação
entra em mim, fica em mim presa.
Cai neve na Natureza
e cai no meu coração.

Augusto Gil

sábado, 5 de janeiro de 2013

Incompreensível...



"Não fique deprimido ao recordar a lista de amigos do Presidente que devem fortunas ao BPN, as quais você vai ter de pagar por eles." (Miguel Sousa Tavares in Expresso)

Infelizmente todos sabemos que é uma realidade do conhecimento comum. Não fico deprimida porque não sou muito dada a depressões... Mas revoltada estou e... muito! Porque não se faz justiça, porque é que estes "senhores" são intocáveis? Incompreensível, no mínimo...
A situação está complicada... o povo português bem vai mostrando o seu descontentamento, mas parece que de pouco ou nada serve... Que fazer, então?? Esperar para ver? A paciência vai-se esgotando!! Ter esperança de que o ano de 2013 seja decisivo e que, a partir daí, a situação melhore?? Já não há esperança que valha...

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Sobre a passagem de ano...

Este ano, pela primeira vez - desde que me conheço como gente - abdiquei da  passagem de ano com amigos. Fi-lo a favor dos meus netos  e da minha filha. Os pimpolhos ficaram cá em casa  para darem aos pais a oportunidade de uma "fuga" a dois, sempre benéfica para os casais.
Uma responsabilidade acrescida para mim - bem sei - mas compensada pela força do amor! Deliciei-me a observar os seus comportamentos, não obstante a diferença de idades entre eles. 
O mais velho, o Vi, sempre meigo, calminho e bem disposto, não aguentou a pedalada que a noite exigia... e adormeceu, como habitualmente, por volta das 20 horas. O Mia, de apenas 9 meses,  "decidiu" que tinha de dar as boas vindas ao Novo Ano, em cujo 1º dia  completava os seus 10 meses de vida.
Ao colo da avó, do avô, da bisavó babada, gatinhando por tudo o que era sítio nesta sala, manteve-se acordado e sempre bem disposto e simpático, de sorriso rasgado, observando tudo e todos. Sono? - Nada... Lágrimas? - Nem uma.
Despediu-se do ano velho e entrou no novo ano acordadíssimo. Não muito convicto, mas um pouco mais apagado, lá se deixou vencer pelo sono quando já passavam alguns minutos da 1.ª hora do  1.º dia de 2013, após a ingestão de um belo prato de papa. Ora bem... dia de festa é dia de excessos... :))
 



Os meninos dos meus olhos fizeram desta noite uma noite única e diferente. Vou guardá-la para sempre num cantinho do meu coração!!