sábado, 29 de junho de 2013

BRRRRRRR...


Estou à beira de um ataque de nervos! Não suporto pessoas teimosas, orgulhosas, mimadas...
Sinto-me acometida de uma vontade imensa de libertação que outras vontades -  não sei bem em nome de quê ou de quem - me impedem de o fazer.

Vivo uma luta diária. Bem sei que a luta faz parte do dia a dia de cada um de nós, mas... sinto o pesadelo a aumentar. Quase a sucumbir, mesmo!.....

O amanhã, ou o "logo", bem que podiam ser diferentes, para melhor! Mas eu, mulher positiva, começo a desacreditar nas minhas capacidades de dar a volta a certas questões. Sinto o pessimismo a instalar-se!...

Subsiste uma pequena réstia de esperança, à qual me vou agarrar com as forças que ainda me restam. Afinal somos nós os donos da nossa vida - essa enorme dádiva de Deus - e temos o dever de a abraçar e de... lhe sorrir! Para que ela nos sorria também!!
Esse vazio que você sente…
 
"Não me deem fórmulas certas, por que eu não espero
acertar sempre. Não me mostrem o que esperam de mim, por que vou seguir
meu coração. Não me façam ser quem não sou. Não me convidem a ser igual,
por que sinceramente sou diferente. Não sei amar pela metade. Não sei
viver de mentira. Não sei voar de pés no chão. Sou sempre eu mesma, mas
com certeza não serei a mesma pra sempre."
 




quarta-feira, 26 de junho de 2013

Marrocos, ainda...

A beleza e o exotismo de Marrocos não estão só nas cidades imperiais. Encontrei-os espalhados por todos os cantos desta antiga nação carregada de história, onde berberes, cartagineses, fenícios, romanos, vândalos e bizantinos deixaram marcas indeléveis, fazendo de Marrocos uma verdadeira encruzilhada geográfica, histórica, cultural e civilizacional.

Percorrer o país - fizemo-lo de norte a sul - é mergulhar em experiências diversificadas e inesquecíveis.  Luxuriantes paisagens - que parecem intocadas e nos fazem imaginar o mundo antes da humanidade. O deserto e os seus belos oásis, as elevadas montanhas que nos dão a ilusão de pinturas num degradé de tons terra - ocres e castanhos, com os verdes por perto -, praias com águas  calmas que mantêm uma temperatura amena ao longo de todo o ano... extasiam os nossos olhares!!

No deserto, água retirada do subsolo, para a sobrevivência das espécies animais
 


O contraste das cores numa soberba paisagem!



O burro como meio de transporte para quem se dedica à agricultura


IFRANE, zona privilegiada de Marrocos, a fazer lembrar a Europa


 
MAZAGÃO (antiga possessão portuguesa, onde ainda se encontram vestígios da nossa cultura)
Vista da cidade


Monumento onde se encontra a típica cisterna portuguesa


Cisterna portuguesa


A fortaleza com as suas muralhas, também de origem portuguesa


Vista da fortaleza para o mar


Vista da fortaleza para a parte mais antiga da cidade de Mazagão


Entrada para a fortaleza
 
ARZILA, uma outra cidade onde também encontrámos  muitos vestígios da passagem dos portugueses por ali. Passagem e permanência...
Muralhas portuguesas
 

Outra perspetiva das muralhas
 

 Entrada para a fortificação da cidade



O que se come por aqui
 
Um pãozinho típico (que não apreciei...)



A típica tajine - frango tostadinho e temperado com um saboroso molho


Os cuscuz, prato originário do Magreb (que não fez as minhas delícias)


Salada fria (saborosa)


Fotos e alguma informação - AQUI - sobre as cidades imperiais marroquinas

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Pensamento intemporal...


Se já eramos (uma coletividade pacífica de revoltados), continuamos a sê-lo hoje e, muito provavelmente,  sê-lo-emos, amanhã, também!

Será que se confirma o provérbio: "quem nasce torto tarde ou nunca se endireita"?

Penso que não! Somos um país de "gente"  inteligente, de bom senso, paciente, que sabe muito bem o que quer e que não deixará de mostrar, em tempo oportuno, que afinal não lhe falta, assim tanto, o seu romantismo cívico de agressão.

Acredito no meu País!









sexta-feira, 21 de junho de 2013

Chegou, embora estremunhado...

Um tudo ou nada estremunhado, ele chegou. O VERÃO!!
Recebamo-lo de braços abertos... O Verão é o "agora". Vivamos o "agora". Vivamos o Verão!!
Com entusiasmo, com alegria, com amor... não importa, vivamos e... celebremos!
 
Um feliz Verão para todos os que me visitam e se dão ao trabalho de ler os meus desabafos! 
Foto captada hoje - 21/06/2013 - em Armação de Pera
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
VERÃO
 
Se te comparo a um dia de verão
És por certo mais belo e mais ameno
O vento espalha as folhas pelo chão
 E o tempo do verão é bem pequeno.

Ás vezes brilha o Sol em demasia
Outras vezes desmaia com frieza;
O que é belo declina num só dia,
Na terna mutação da natureza.

Mas em ti o verão será eterno,
E a beleza que tens não perderás;
Nem chegarás da morte ao triste inverno:

Nestas linhas com o tempo crescerás.
E enquanto nesta terra houver um ser,
Meus versos vivos te farão viver.
 

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Esperemos sentados...

 
Provavelmente, porque o exercício físico faz bem à saúde, quiçá em nome da crise  avassaladora que assola o país e o mundo, os turistas fazem-se aos passeios, não ao volante dos seus automóveis, mas antes a pedalar, agarradinhos ao guiador das suas bycicles.
Decerto não sentem tanto quanto nós, portugueses, o tempo desagradável e inoportuno que se faz sentir por este Algarve à beira mar plantado. Está frio, pois... frio! Muito vento. Céu nublado. Sol encoberto...
Como se não bastasse o longo e agreste Inverno que se fez sentir este ano, o qual teimosamente não cumpriu o calendário e entrou pela Primavera adentro, somos agora surpreendidos por um envergonhado Verão que teima em não se desinibir e mostrar a sua cara bonita!!
Bem que o S. Pedro, com a ajuda de S. António e de S. João, podiam dar um jeitinho... :)


Toldos montados. Tudo preparado. A época balnear já se iniciou. Mas a praia está quase deserta. Por onde andam os banhistas?...
Pois... passeando a pé, de carro ou de bike ou... recolhidos no conforto dos hotéis, ou em suas casas, tal como eu neste momento. Embora preferíssemos aproveitar a praia, não é??

 
O céu, assim nublado, fica muito bonito, a areia branca e fina e o mar translúcido convidam a um mergulho, mas não há quem se atreva, pois então... as condições climatéricas não o permitem!!
 
Entretanto, como bons e pacientes portugueses que somos, vamos esperando sentados... ou não!! :) Que o bom tempo chegue, claro está!!!

terça-feira, 11 de junho de 2013

"Papa reconhece que há corrupção e loby gay no Vaticano"

Papa reconhece corrupção e 'lobby gay' no Vaticano
 
O Papa reconheceu a dificuldade da reforma da cúria romana ao referir-se a uma "corrente de corrupção" e à existência de um lóbi gay durante um encontro com religiosos latino-americanos.

A reforma da cúria, o Governo da Igreja católica, defendida por "quase todos os cardeais" nas reuniões preparatórias do último conclave, é um projeto "difícil", reconheceu o Papa numa reunião, a 06 de junho, com responsáveis da Confederação latino-americana e das Caraíbas dos religiosos e religiosas (CLAR).

Segundo uma síntese do que foi discutido nesse encontro de quase uma hora, revelada esta terça-feira pelo 'site' católico progressista Reflexão e Libertação, o papa acrescentou: "Na cúria, há pessoas santas, verdadeiramente, mas também há uma corrente de corrupção".

"Fala-se de lóbi gay e é verdade, ele existe", reconheceu ainda.

"Não posso fazer eu a reforma", continuou o chefe da Igreja Católica, que se confessou "desorganizado".

Esse será o trabalho da comissão de oito cardeais que o Papa nomeou e que deverá reunir-se pela primeira vez oficialmente em Roma no mês de outubro, acrescentou
                                                                                                           (in Jornal de Notícias)

Trabalho difícil para o Pontificado! Acredito no Papa Francisco. Vai ser o papa das reformas no Governo da Igreja Católica (Cúria Romana).Tenho fé!!
                                                                                                            

segunda-feira, 10 de junho de 2013

"Dentro do Segredo"


 
Acabo de ler "Dentro do Segredo" de José Luís Peixoto. De entre as obras do autor, esta é a primeira que leio. Como andava há algum tempo   para o fazer, criei, no entretanto, altas expetativas que,  por tão altas,  me saíram um tudo ou nada goradas. Não obstante, gostei do que li. E confirmei tudo o que  passava - e passa - na minha cabeça acerca do país, a Coreia do Norte. Uma sociedade muito fechada, ao que se sabe a mais fechada do mundo... Um pais coberto por absoluto isolamento.
 
Peixoto participou na mais longa viagem que o governo norte-coreano autorizou nos últimos anos e teve o privilégio de assistir às exuberantes comemorações do centenário do nascimento de Kim-Il-sung, em Pyongyang, a maior cidade e capital da Coreia do Norte. Passou ainda por todos os pontos  simbólicos do país e do regime, e  também por alguns lugares e cidades que não recebiam visitantes estrangeiros há mais de sessenta anos.
 
Gostei da forma simples e fluida como Peixoto descreve as inúmeras e variadíssimas situações que vivenciou "dentro da ditadura mais repressiva do mundo!", "dentro do segredo."  Vou voltar a ler Peixoto.
RECOMENDO!

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Afinal os pesadelos são importantes...




 
Porque achei interessante, porque me interesso pelo significado dos sonhos - neste caso,  pesadelos - e porque ultimamente tenho sido perseguida pelos mesmos, mais pesadelos do que sonhos, eis o significado de alguns, que retirei de www. euviali.com

 
Nossos sentimentos são a fonte da maioria dos sonhos e pesadelos, biologicamente o que ocorre no nosso cérebro durante o sono é um aliado importante que nos traz equilíbrio mental.
Sonhos negativos , e até mesmo assustadores, são uma rotina normal e cientistas dizem que são importantes para regular as emoções diárias que nos ajudam a  livrar dos medos que sentimos durante o dia.
 
Vejam abaixo os dez pesadelos mais comuns e seus significados:
01. Doença grave ou morte
Um dos pesadelos mais comuns entre as pessoas pode significar que você passou por uma grande perda recente ou até que isto reflita o seu medo de situações desconhecidas, ou de aceitar uma realidade.
 
02. Assalto ou lesão
Pode estar relacionado com dificuldades financeiras, que estão ocorrendo ou poderão ocorrer. Ou então o seu medo por sofrer algum tipo de violência verbal ou física.
 
03. Acidente de carro
Pode significar o medo de perder o controle sobre sua vida e de não poder dar seguimento aos seus planos.
 
04. Afogamento
Você pode estar experimentando uma situação estressante onde se sente sem o apoio de amigos, pessoas com depressão podem ter este sonho com frequência.
 
05. Estar caindo
Pode significar que você irá enfrentar perigos ou sobre a dificuldade de manter o momento atual de nossas vidas.
 
06. Queda de dentes
Pode ser dificuldade fazer algo ou até mesmo falta de confiança. Especialistas dizem que este sonho é mais comum na juventude.
 
07. Caminhar em ruas desconhecidas…
Pode ser o medo da incapacidade de decidir a direção que nossa vida deve tomar
 
08. Perdido ou Preso
Pode significar que você tomou alguma decisão errada em sua vida ou que está tentando encontrar uma solução para um problema e não está conseguindo…
 
09. Ficar nu em público
Sensação de que alguém está vulnerável ou exposto a algo ou alguém que revelou segredos que não deveriam ter
 
10. Ser caçado ou perseguido
Pode significar que você se sente ameaçado ou que algo o está atormentando.
Será que os sonhos também podem ter motivos sobrenaturais?

O meu mais recente destino...

Um convite inesperado levou-me até Marrocos. Em boa hora! Uma viagem de dez dias que me agradou  sobremaneira. É-me sempre grato conhecer  outras culturas, outras gentes que permitem, através da observação e dos inerentes contactos,  vivenciar novas experiências.
Marrocos revelou-se um país exótico e misterioso, que, pela diversidade de emoções que  propõe, rapidamente nos seduz.   

Foi uma longa e aprazível caminhada! Percorremos o país de norte a sul. Diria que integrei um grupo de "nómadas" durante 10 dias. Pernoitámos em muitas e diferentes cidades. Percorremos muitíssimos quilómetros pelo interior do País, onde não faltou a habitual incursão pelo deserto - dunas de Merzouga. Impensável não nos rendermos  à beleza daquelas paisagens  envoltas num peculiar exotismo.
Visitámos Tetouan, Erfoud, Quarzazate Mazagão... só para referir algumas das cidades mais pequenas deste país.
Fez, Marrakech, Casablanca e Rabat - as quatro cidades imperiais de Marrocos - também fizeram parte do nosso itinerário.
Visitá-las é mergulhar num mundo fascinante para os sentidos. Não mais vou esquecer as tradicionais e movimentadas  Medinas, um verdadeiro labirinto de ruas estreitas, onde os aromas únicos das especiarias se fundem com as múltiplas e inebriantes cores que quase extasiam os olhares de quem por ali passa.  Não esquecerei, também, aqueles  sorrisos das mulheres árabes, ainda que dissimulados pelos seus véus,  em contraste com os gritos quase desconcertantes dos mercadores no seu já habitual regateio.
Nos souks das inúmeras e labirínticas ruelas, podemos encontrar variadíssimos produtos, desde os agrícolas a artigos em pele, porcelanas e todo o tipo de marroquinaria. Não raro é, também, encontrar artesãos produzindo as suas originais peças, que despertam a admiração de quem as observa.
Mas não só... na verdade, a Medina é quase uma cidade dentro de outra cidade, com imponentes Mesquitas e seus minaretes , numerosas madrassas (escolas islâmicas destinadas ao ensino cultural e religioso), riads (casas apalaçadas)  e magníficos palácios, para além de outros edifícios históricos.
O que aqui deixo registado mais não é do que uma pequenina mostra do muito que se pode  conhecer deste País  e deste povo que - nas suas diferenças - se rege pela autenticidade e singularidade.  

FEZ - Capital espiritual do País 










MARRAKECH








 CASABLANCA - Capital económica do País





 RABAT - Capital do Reino de Marrocos