Mostrar mensagens com a etiqueta Direitos das Crianças. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Direitos das Crianças. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Happy birthday my dear!



O meu neto Vicente celebrou ontem - 5 de Junho - o seu quinto aniversário. Os pais presentearam-no com uma festinha onde estiveram presentes todos os coleguinhas da sua turma e mais um ou outro amiguinho de família. O seu rosto esbanjou alegria e felicidade durante todo o tempo...
Eu também lá estive. Um pouco nos bastidores - aquele era um convívio de meninos - senti-me grata por poder observar  a  alegria,  a vivacidade, a cumplicidade, a amizade, enfim... o salutar convívio que, num ápice, ali se estabeleceu entre eles.
Na verdade, as crianças - mais do que os adultos - são hábeis em estabelecer relações entre si e ainda bem que assim é! O que nós queremos mesmo é que os nossos meninos sejam felizes. 
Em pleno séc. XXI não devia haver lugar para o sofrimento das crianças. Sabemos que não é assim... infelizmente! 
Que os homens abram os seus corações - incluindo os governantes - e  se unam na defesa dos DIREITOS DAS CRIANÇAS. Porque...

TODAS TÊM O DIREITO DE SER FELIZES!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Porquê as crianças, Senhor?

Retirei e partilho esta parte do poema  Balada de Neve de Augusto Gil, porque aborda as crianças  - que eu adoro - e que infelizmente fazem parte dum mundo de onde  a violência infantil ainda não foi erradicada...
Sinto o coração apertado quando penso que há meninos maltratados, negligenciados, abandonados, com fome... Temos o dever  de ajudar, até mesmo de denunciar a quem de direito, casos de crianças em sofrimento, situações que  são, atualmente,   muitas vezes camufladas pela pobreza envergonhada, fruto da crise económica por que estamos a passar.
As crianças têm o direito de ser felizes.
Porquê as crianças, Senhor? Porque lhes dais tanta dor? Porque padecem assim?

(...)
Fico olhando esses sinais
da pobre gente que avança,
e noto, por entre os mais,
os traços miniaturais
duns pezitos de criança…


E descalcinhos, doridos…
a neve deixa inda vê-los,
primeiro, bem definidos,
depois, em sulcos compridos,
porque não podia erguê-los!…


Que quem já é pecador
sofra tormentos, enfim!
Mas as crianças, Senhor,
porque lhes dais tanta dor?!…
Porque padecem assim?!…


E uma infinita tristeza,
uma funda turbação
entra em mim, fica em mim presa.
Cai neve na Natureza
e cai no meu coração.

Augusto Gil

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Dia da Criança

 UM FELIZ DIA

            DA

     CRIANÇA 

para todos os meninos em geral e, em especial, para os meninos

Mimi   e   VICENTE 




Eis o Mimi a ser observado pelo pediatra, na consulta de rotina, neste dia 1 de Junho, precisamente quando completa os três mesinhos de vida.                              
Está crescido... e tudo bem com ele, felizmente!
Portou-se lindamente na consulta, a que eu assisti, é um amor de bebé! Muito calminho. Adoro-o!

O Vicente, depois de ter festejado o Dia Mundial da Criança na escolinha, veio fazer-nos a  quase habitual visita diária. Chegou feliz, de cara e camisola pintadas... Por ser um dia especial, e não só... teve direito a muitos miminhos e a um geladão, do qual não deu conta! A  gulosa cá de casa teve de dar uma ajudinha :)

Passaram a tarde com os avós, que adoraram tê-los por perto. São uma agradável companhia!

                                             SÃO OS BEBÉS DO MEU/ NOSSO CORAÇÃO!

Aproveito a ocasião para lembrar que foi em 1950, com a criação deste Dia Mundial da Criança, que os estados membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da sua raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:
- afeto;
- alimentação adequada;
- cuidados médicos;
- educação gratuita;
- proteção contra todas as formas de exploração;
- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.
Digamos que foi este o ponto de partida para que, nove anos mais tarde, fosse criada a tão importante Declaração dos Direitos da Criança. Que o coração de cada homem a carregue sempre consigo.
TODAS AS CRIANÇAS TÊM O DIREITO DE SER FELIZES!