Mostrar mensagens com a etiqueta Família. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Família. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

A vida é um desafio...

Há dias que se se avizinham difíceis, sem que nada o faça prever. De vez em quando, as coisas menos boas, os prenúncios... acontecem/ surgem assim do nada.
A manhã de hoje - já para não falar da tarde - foi longa e pesada, até que o telemóvel tocou e,  do outro lado, uma voz ainda trémula, mas feliz, balbuciou :"ESTÁ TUDO BEM"!
E as lágrimas correram-me, correram-nos, porque também se chora de comoção e de alegria... não é!?

Na verdade, este primeiro dia 10 do ano de 2014 (mês de Janeiro),  pôs a nossa família à prova em termos de saúde. Felizmente, tudo acabou em bem.
A minha fé inabalável sempre me tem ajudado! E estou certa de que irá continuar a ajudar-me! DEUS É GRANDE!



sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Dia de festa...


Não há festa sem bolo!...

Os festejos de Natal  começam sempre mais cedo cá em casa! Hoje mesmo - 20 de Dezembro - foi dia de parabenizar o meu filho  João    pelo seu aniversário natalício. 
E é claro que o fizemos com muita ternura e alegria! Todavia, o destaque vai para os sobrinhos/afilhados do aniversariante. É que, apesar da sua pequena idade, não se lhes notou cansaço na distribuição de afectos pelo tio/padrinho e, obviamente, por todos os convivas presentes. Estiveram deliciosos!... Por pouco, roubavam o protagonismo ao aniversariante :)

E...para assinalar mais um ano no calendário da vida do tio,  juntaram a sua melodiosa voz à voz dos adultos e, em uníssono, cantaram todos:
Parabéns a você
Nesta data querida
Muitas felicidades
Muitos anos de vida. 













quarta-feira, 5 de junho de 2013

Tempo de festejar...


Hoje - 5.º dia do mês de junho - foi  Dia de Celebração. O Vi esteve de PARABÉNS!  Completou o seu 4.º ano de vida!
Festejámos em família. Foi muito bom acompanhá-lo e viver com ele a sua  contagiante alegria  e felicidade.
MUITOS PARABÉNS, VI! Que a alegria, o entusiasmo, a doçura e a felicidade que hoje partilhaste conosco perdurem para sempre na tua vida. ADORO-TE picolino!!!
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

segunda-feira, 1 de abril de 2013

E agora o que lhes faço?

Estas foram algumas das amêndoas que restaram! Se não se estragassem, ficariam para a Páscoa do próximo ano. Assim sendo, terei de as despachar - comer, quero eu dizer - porque "mais vale fazer mal que estragar". É mais ou menos isto o  que diz o provérbio, não é ?? Todavia, este foi sempre, mas sempre, o meu lema... Motivo pelo qual passei de trinca espinhas a uma mulher bem nutrida... :))
O Domingo de Páscoa foi alegremente celebrado cá em casa, em família. A família nuclear. A que me dá ânimo e forças para continuar nesta curta e por vezes íngreme caminhada da vida.
O dia, lá fora, esteve péssimo. Choveu a cântaros... entornava. Mas das portas para dentro foi o idílio! Foi muito bom ver, sentir e comungar da felicidade  da família reunida, particularmente a dos membros mais novos da mesma! Perceber que posso dar o meu contributo para que cresçam harmoniosamente, deixa-me com vontade de pedir a Jesus ressuscitado que continue a ajudar-me  a ajudar! 


quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Sobre a passagem de ano...

Este ano, pela primeira vez - desde que me conheço como gente - abdiquei da  passagem de ano com amigos. Fi-lo a favor dos meus netos  e da minha filha. Os pimpolhos ficaram cá em casa  para darem aos pais a oportunidade de uma "fuga" a dois, sempre benéfica para os casais.
Uma responsabilidade acrescida para mim - bem sei - mas compensada pela força do amor! Deliciei-me a observar os seus comportamentos, não obstante a diferença de idades entre eles. 
O mais velho, o Vi, sempre meigo, calminho e bem disposto, não aguentou a pedalada que a noite exigia... e adormeceu, como habitualmente, por volta das 20 horas. O Mia, de apenas 9 meses,  "decidiu" que tinha de dar as boas vindas ao Novo Ano, em cujo 1º dia  completava os seus 10 meses de vida.
Ao colo da avó, do avô, da bisavó babada, gatinhando por tudo o que era sítio nesta sala, manteve-se acordado e sempre bem disposto e simpático, de sorriso rasgado, observando tudo e todos. Sono? - Nada... Lágrimas? - Nem uma.
Despediu-se do ano velho e entrou no novo ano acordadíssimo. Não muito convicto, mas um pouco mais apagado, lá se deixou vencer pelo sono quando já passavam alguns minutos da 1.ª hora do  1.º dia de 2013, após a ingestão de um belo prato de papa. Ora bem... dia de festa é dia de excessos... :))
 



Os meninos dos meus olhos fizeram desta noite uma noite única e diferente. Vou guardá-la para sempre num cantinho do meu coração!!

 
  
 
 
 
 
 
 

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

E o Natal passou...

Mais um Natal vivido com muita intensidade! No calor da família, unida no amor, aliado a todos os outros ingredientes que lhe são próprios - gastronomia, presentes, alegria de miúdos e graúdos, risos e sorrisos, beijinhos, um são convívio à volta da lareira,  sem esquecer o trabalho um nadinha mais árduo das anfitriãs -, nada faltou e... foi muito agradável e compensador. 
 
Na retrospetiva do pós festa, que se faz habitualmente nos dias imediatos - faço-a neste preciso momento - concluo que, apesar daqueles lugares à mesa  que não foram e jamais serão preenchidos, dadas as dolorosas e precoces partidas de ente queridos, o Natal vale sempre a pena. Digo-o porque, este ano, quase me assustei, senti alguma - para não dizer muita - dificuldade em entrar no espírito da quadra. Cheguei a equacionar a hipótese de não conseguir envolver-me  naquela magia... enganei-me redondamente! Se bem  que um pouco mais tarde do que em anos anteriores, ela chegou... e quase fez de mim uma criança no meio das crianças que connosco partilharam a festa, passando, como é óbvio, pelos netos do meu coração. E ainda bem! As crianças merecem! E nós também!
 
Passou! Rápido de mais! Foram dois agradáveis dias vividos no meio de afetos! Vou guardá-los na minha mente e no meu coração e acreditar que sempre assim será nos Natais que, porventura, Deus tenha ainda  reservados para mim!
 
 
 
 FESTAS FELIZES PARA TODOS OS QUE ME LÊEM!                                                                          

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Out...

Vou ficar ausente durante uns dias, quatro ou cinco! Mudar de ares - costuma dizer-se -  faz bem à mente e não só... Era suposto ter-me ausentado ontem, não o fiz por me sentir ainda um pouco debilitada. É que uma gripe associada a uma amigdalite não é flor que se cheire, ai não é não!!... BRRRR...
Rumo a Sul esperando encontrar uma temperatura mais amena que convide a uns passeiozitos por aqui e por ali...com os tais amigos da infância, numa de convívio natalício. Vai ser bom, e vou decerto regressar renovada e cheia de entusiasmo para viver, em pleno, com a minha família, a FESTA de NATAl, onde os meus netos serão, para além de Jesus, as figuras principais.
Prometi a mim mesma que nada de computador nestes dias... só descanso, conversa, passeio e alguma leitura - terminar Mentiras e Traições, para dar algum descanso à mesinha de cabeceira :)
 
Poderão encontrar-me por aqui.... acompanhada pelo meu livro, ou em tertúlia com amigos!! Até lá...
 
 
 
 
 

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Um dia especial...


E pronto. O que lá vai, lá vai! Passou um dia após o meu aniversário! Agora só para o ano, se Deus  permitir que eu continue por cá! Quero acreditar que isso vai acontecer. Deus é generoso e sabe que ainda tenho muito para fazer, quanto mais não seja, ajudar a deseducar os meus pimpolhos :)).
Concluo, após breve avaliação, que o dia 27 de Novembro foi, para mim, um dia algo diferente dos outros. Fugi um pouco às rotinas diárias, digamos que me evadi. Rumei à capital, onde passei este meu DIA ESPECIAL acompanhada por duas pessoas especiais, a fazer coisas de que gosto, ainda que não muito especiais: passeei pela ruas da cidade  e deu para perceber que a dimensão da crise económica impede que as pessoas comprem, ainda que, desta vez, por se tratar de um dia singular, eu tenha abusado  nos gastos -  uma vez não são vezes e... também mereço, não é?? - almocei calorosamente com os meus filhos, atendi as muitas chamadas dos amigos e familiares, ri, sorri, cavaqueei... e fui feliz!  Alimenta-nos o ego sentirmo-nos, de vez em quando, o centro das atenções!! Não foi um programa especial, mas dentro da sua simplicidade, agradou-me imenso!
O tradicional jantar de aniversário em familia - onde estaremos todos dada a disponibilidade dos vários  elementos da mesma - será cá em casa na próxima sexta feira. E aí sim, vou ter um bolo de aniversário com velas que serão sopradas pelos meus netos. O Vi está ansioso por esse momento.
Perguntava-me hoje ao almoço, após ter-me entregue mais um presentinho:
- Avó, onde está o bolo para se cantar os parabéns??
 
 
Vai ser mais ou menos assim, mas terá, obviamente, mais umas velinhas :))
 
 
 
 
 
 

 
 
 
  

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A pensar no Natal...

Fiz  hoje um esboço da lista   dos presentes e de quem vou contemplar nesta quadra natalícia. Não foi  tarefa fácil, dada a preocupação de ajustar cada presente ao perfil da pessoa a quem se destina, aliada ao facto de "não poder esticar-me muito" em termos de gastos...Os tempos vão difíceis! Foi decidido, cá em casa, que os adultos não irão ficar esquecidos, mas... a cada um deles caberá apenas uma prenda simbólica, para a qual estipulámos um valor - low cost.  O Natal é das crianças, logo, serão elas a merecer a nossa maior atenção. Mais importante do que o consumismo exacerbado que reveste esta quadra natalícia, será entrarmos todos no verdadeiro espírito da mesma e vivê-la em pleno, com paz e muito amor... Afinal estamos a festejar o nascimento de Jesus Cristo e esta é a Festa da Família! 
Tenho a certeza de que gostaria mais desta quadra sem o seu lado consumista!! Mas gosto do Natal! É um tempo mágico! Ainda que só me deixe envolver por essa magia depois de me sentir tocada por aquele clique especial e... único! Há algumas condições - algo difíceis de definir dada a sua subjectividade - que têm de estar reunidas, para que  me sinta envolvida pela mesma. Normalmente só acontece uns dias antes da festa: quando  saio à rua para as últimas compras e sinto aquele frio característico do tempo invernoso, que nos arrefece o corpo, assim como  o calor humano que, nesta época especial, cada um de nós irradia e nos aquece o coração e... a alma; quando o Pai Natal se passeia pelas ruas, divertindo e esbanjando alegria e carinho pelas crianças que encontra; quando, de sorriso nos lábios, já com os últimos sacos de compras nas mãos,  ao som das melodiosas músicas alusivas à quadra, distribuímos os nossos desejos de "Feliz Natal" a quem se cruza connosco, sejam eles amigos, conhecidos,  vizinhos ...... 
Depois... gosto muito da noite da Consoada! De sentir a união familiar que, nesta altura, - pode parecer estranho - tem, para mim, um sabor diferente! Amo estar à conversa  junto à lareira quentinha e  crepitante... Gosto de sair de casa para ir à Missa do Galo! Gosto de contemplar e partilhar a alegria do meu neto ao ver o Pai Natal entrar com um saco pela sala adentro  e não reconhecer que afinal o Pai Natal é "o avô ou a mamã, disfarçados" :) . Foi assim com o Vi nos seus primeiros dois anos de vida, vamos ver como será este ano em que a família já conta com mais um rebento, o bebé Mimi!
E vou gostar de  explicar ao meu neto mais velhinho o verdadeiro sentido do Natal através da vertente lúdica e mágica do mesmo!
Para que tudo resulte na perfeição e para melhor poder receber todos os que amo, começo neste preciso momento a pensar na decoração cá de casa!! 
Deixo estes desabafos... :) e algumas dicas de decorações alusivas à quadra que nos podem servir de  motivação e inspiração para outras tão simples e bonitas quanto estas!
Mesa de Natal, Modelos e Dicas de Decoração Para o Natal, Natalinos dicas decoracao natal
Mesa de Natal, Modelos e Dicas de Decoração Para o Natal, Natalinos mesas de natal
Foto: Natal...Na CozinhaFoto: Natal ...Na Cozinha
Foto: Natal...Na Cozinha
Foto: Natal...Na Cozinha


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Avós... na escola!!

 
 
Foi um dia cansativo e muito excitante para o Vi!  Festa de S. Martinho na escolinha com a participação dos avós. Uma grande responsabilidade... dado que o entretenimento de toda aquela plateia - composta por todos os alunos da pré e do primeiro ciclo, respetivos professores e ... avós - estava exclusivamente a cargo das três turmas dos mais pequeninos, cujas idades vão dos três aos cinco anos.
Portaram-se muito bem! Portam-se sempre bem os meninos!! Boas vozes e boas coreografias!! Mérito deles e de quem com eles trabalha!!
 
A todos os que tornaram possível este bonito momento de confraternização fica o muito obrigado de uma avó que sabe bem o trabalho que dá organizar e preparar estas pequenas  atividades, mas que também sabe o quanto as mesmas são importantes para o desenvolvimento das crianças. 
Estes são também, e felizmente,  "pequenos-grandes" momentos que tornam gratificante a vida de um professor!!
 
No final, o repasto onde não faltou a colaboração "culinária" dos avós, a qual pode constituir um bom incentivo à tão preconizada participação  da família na vida da escola.   
 
 
E tudo acabou em bem... não obstante a tristeza do Vi que, na hora do regresso a casa,  não queria abandonar os amigos e a brincadeira...
- Avó, eu quero brincar mais um bocadinho com os meus amigos...
 
Criança sofre :-))
 

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Férias... e McDonalds!




Férias sem uma ida ao McDonald´s não são férias. Ainda mais quando há uma criança por perto!
Assim, o jantar de ontem foi num centro comercial e teve como ementa os célebres hamburguers.
Saboreei um big mac, grande como o da foto, - como big glutona que sou não podia fazer por menos - acompanhado das habituais batatas fritas e regado com uma imperial fresquinha. Como sobremesa, para a desgraça ser maior, um sundae de caramelo polvilhado com muita amêndoa...
Gosto dos  hamburguers da McDonald´s, mas não me desvelo por eles. No que toca ao sundae de caramelo, adoroooooo! Ainda bem que o descobri não há tanto tempo assim...
Foi um jantar divertido, porque diferente, assim meio lambuzados, brincando uns com os outros, nada mau para um final de umas bem dispostas férias...

Já em casa, naturalmente com a digestão já feita... debrucei-me sobre o assunto  e questionei-me relativamente ao valor nutricional do meu jantar. Pesquisei, fiquei um pouco apreensiva, mas nem por isso arrependida. Valeu pelos bons momentos, pelo convívio familiar, pela alegria do Vicente - que tão novinho já gosta de fast food - embora esta tenha sido a segunda ou terceira vez que consome  hamburguers, esperando eu que continue a fazê-lo só muito esporadicamente! 

A minha pesquisa serviu, no mínimo, para evitar, sempre que possível, este tipo de refeição. Se não vejamos:
- Big Mac - 504 Kcal
- Batata Frita pequena - 174 Kcal
- Molho para as batatas - 20kcal
- Imperial- 100 Kcal
- Sundae caramelo - 293 Kcal

O que perfaz um total de  1091 Kcal. Não devendo, tendo em conta o meu peso, exceder a ingestão das 2000 calorias   no conjunto de todas as refeições,  ultrapassei sobremaneira aquele número, o que deixa antever  que vou continuar a crescer prós lados :))*
Mas férias são férias... E no regresso a casa, tudo será diferente... assim espero!!!!!

 




































                                                                                                    

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Parabéns, MÃE!

Há 85 anos a minha saudosa avó, Maria da Luz, dava ao mundo uma filha que, mais tarde, já mulher feita, viria a ser MINHA MÃE. Duas grandes mulheres a quem devo muito daquilo que hoje sou.

Recordo a minha avó materna como uma pessoa muito presente na minha infância. Muito calma, meiga, amiga, confidente, sempre disponível para os netos e...entre outros atributos, destaco o de muito boa cozinheira - ainda guardo no meu palato o "gostinho" do arroz de tomate por ela confecionado. Que tenha dado por isso, até hoje nunca ninguém foi capaz de fazer outro tão saboroso quanto o dela. E os tais "jantarinhos" cozinhados na panela de barro em fogão de lenha!?... hum, divinais!! E o pão caseiro que ela própria amassava e cozia também no forno de lenha!?... Depois as tibornas - pão caseiro acabado de sair do forno barrado com azeite e alho - maravilhosas, que saudades!! Agora percebo quem fez de mim o bom garfo que  hoje sou... Obrigada por tudo avó!

Uma mulher como esta só podia dar ao mundo outra grande mulher que tive a sorte de ter como mãe! Uma mulher muito trabalhadora e sofrida, que, não obstante as vicissitudes da vida, nunca desistiu de investir na formação moral e académica dos seus dois filhos. Um grande exemplo de força e dignidade. Uma mãe que soube dosear a nossa liberdade de modo a que criássemos asas para voar.

Uma verdadeira "Mãe - Coragem"! Sem dúvida, uma mulher muito à frente do seu tempo! Um exemplo que eu quero continuar a seguir!

Para mim, Mãe, és e sempre serás:"... aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores". (Cora Coralina)

Muitos parabéns, Mãe! Continuas maravilhosa nos teus 85 anos! Peço a Deus que continue a proteger-te e permita que permaneças no meio de nós por mais uns bons aninhos com muita saúde, alegria - gosto muito de te ver sorrir - e com toda essa jovialidade que te é tão característica!

OBRIGADA MÃE!

                                                        Com dois dos netos e os bisnetos
                                
Com a filha,  netos e bisnetos

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Somos felizes assim!

Preparo-me para receber os meus netos que já me anunciaram que vêm passar o fim de semana cá abaixo!
Nunca mais chega a hora de os abraçar. Estou cheiinha de saudades. Quinze dias sem a sua presença física é demais para mim...
Já fiz um bolo, comprei gelados, os sumos a gosto do Vicente,  decidi o que vou oferecer-lhes de jantar... e tenho uns presentinhos que lhes trouxe do passeio pela Catalunha. Prevejo os olhos brilhantes de curiosidade do Vicente e o ar ternurento do Mia.  
Estrago-os com mimos?  Nem por isso! Quem não gosta de ser mimado, de vez em quando? Com bom senso consegue-se o equilíbrio.
Somos felizes assim! É tão bom sentirmo-nos amados!! 
E é assim que a minha vida vai fluindo. Doutra forma não faria sentido!



Não são lindos, os pimpolhos? :)*

sexta-feira, 20 de julho de 2012

E a vida sem amor faz algum sentido?

Não me canso de olhar, embevecida, para esta foto dos meus netos.
Acho uma ternurinha! Dir-me-ão: - nem outra coisa se esperava de uma avó tão babada!!!
OK! Só que este meu gosto pela foto não se prende com o facto dos meus netos serem dois bebés muito, ou pouco, fotogénicos -  que, aos meus olhos, são muitíssimo - mas por poder testemunhar que estes dois irmãos já se amam muito e estão a crescer envoltos no amor, condição essencial para que se desenvolvam harmoniosamente.
E esta constatação faz-me muito feliz como avó!!   Sou uma sentimentalona, eu sei!... Mas amo-os muito, tanto, que são eles, neste meu tempo, um dos grandes pilares da minha vida.


E a vida sem amor faz algum sentido??

domingo, 6 de maio de 2012

MÃE...



Capela de Nossa Senhora da Rocha, nas imediações de Armação de Pera

Estava a ficar saturada do mau tempo, da chuva, do frio, enfim... das rotinas a que este tempo nos conduz!
Rumei a Sul, até às origens! Muito bom mesmo!!
Esta zona da Senhora da Rocha é maravilhosa!

Decorre Domingo, 6 de Maio, DIA da MÃE, e por aqui respira-se bom tempo, como convém numa efeméride de tamanha dimensão.
Sinto-me uma sortuda! Como é bom o conforto familiar!... Senti-me hoje, simultaneamente filha mãe e avó. A todos dei (penso) e de todos recebi muito carinho!!!
A ti, MÃE, dedico esta bonita mensagem do poeta Augusto Branco:

Obrigado pelas conversas,
pela atenção,
pelos conselhos “infalíveis”,

pelo elogio que só vem de quem ama e,

principalmente,

por te importares comigo.
(Augusto Branco)

Sei que nem todas as mães tiveram um dia tão feliz quanto o meu, peço a Deus que lhes dê forças para que voltem a sorrir.
E a todas as mulheres em geral ( mães, filhas, avós...) dedico este poema de Carlos Drumond de Andrade:

PARA SEMPRE 
Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.
(Carlos Drummond de Andrade)

Na verdade, morrer acontece e muitas vezes só nos apercebemos que  amamos incondicionalmente as nossas mães no momento da derradeira separação!! MÃE NÃO MORRE NUNCA!


 

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Happy birthday, daughter!




Na verdade, o meu dia de hoje, 3 de Maio, foi um dos dias especiais da minha vida! Festejámos, na intimidade da família, mais um aniversário da minha filha. E foi muito, muito agradável!...
Sinto-me uma mulher abençoada e feliz por ser mãe de dois filhos maravilhosos e... avó de dois deliciosos netos, dois bebés apetitosos...

MUITOS PARABÉNS  minha querida! Desejo-te as maiores felicidades e que continues a  filha maravilhosa,a esposa dedicada, a irmã amiga, a SUPER MÃE , enfim... a grande MULHER que tão bem tens sabido ser.
AMO-TE MUITO!

Deixo uma nota especial a uma senhora que, para além da minha filha,  constitui também um dos grandes pilares da minha vida apesar dos seus  84  viçosos anos, a minha MÃE, a quem devo a minha existência  e muito daquilo que hoje sou.

                                                             
UM OBRIGADA MUITO SENTIDO ÀS DUAS GRANDES MULHERES DA MINHA VIDA!!