Mostrar mensagens com a etiqueta algarve. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta algarve. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Portugal é lindo!

Fotos  captadas ao longo da semana que passou... 
 
PARA A POSTERIDADE!
Um dia cheio de luz e de cor!

Baixa-mar

Um dia mais cinzento mas, nem por isso, menos belo!!


Enquadramento da Igreja de Armação de Pera

A famosa chaminé centenária, na vila de Porches
 

Vista de Albufeira, ao fim da tarde
 
As habituais gaivotas, de asas ao vento!
 
O "grito" da gaivota! No terraço em frente à minha casa!
 
 "Uma janela virada p`ró mar!?"
 
 
 
 
 
 

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Espetáculo de rara beleza....



 
Estou simplesmente encantada com estes luminosos e solarengos dias com que o mês de fevereiro nos abriu as suas portas. Uma esplendorosa antecipação de uma Primavera que prevejo - mesmo não sendo meteorologista nem coisa que se pareça - igualmente esplendorosa.
Não me considero uma saudosista, imagino só... como estará lindo, nesta altura, o "meu" Algarve com as suas exuberantes amendoeiras cobertas de flores brancas e rosadas. Da última vez em que lá estive -  janeiro - já se anunciava o seu florescimento, algumas, mais precoces, já estavam mesmo floridas.
OK, não sou saudosista, mas nesta altura sinto alguma nostalgia da bonita paisagem que as amendoeiras floridas nos proporcionam, naquela zona do país, como prenúncio da Primavera, as mesmas flores que há muitos séculos atrás, ainda o Al-Gharb (Algarve) pertencia aos árabes, encantaram - diz a lenda - uma  princesa nórdica de rara beleza, de seu nome Gilda, por quem o jovem rei mouro que reinava Chelb (futura cidade de Silves) se apaixonou e com quem se casou. Porém, a felicidade da princesa foi fugaz... tendo a mesma adoecido sem que o califa percebesse porquê. Diz a lenda, - pode ser lida na íntegra,  aqui - que era  nostalgia da neve do seu país distante. Então, o rei, aconselhado por determinado poeta nórdico, mandou plantar amendoeiras por todo o  Algarve, para que, quando florissem, dessem à bela princesa a ilusão da neve do seu país.
E foi assim que, na Primavera seguinte, perante o espetáculo colorido das flores em enormes extensões, a princesa recuperou e foi feliz com o seu amado ao longo de muitos, muitos... anos!!
 
Esta lenda está para o Algarve, como a "lenda do arroz" está para Alcácer do Sal e como tantas outras por esse país fora...

E porque não uma escapadela até ao Algarve no fim de semana do Carnaval aproveitando para apreciar tamanha beleza!?  
 
 
 
 

domingo, 14 de outubro de 2012

Escapadela...

Haverá alguém que não goste de uma escapadela de vez em quando??
Na impossibilidade de me escapar para outro lado, repito... vou repetindo a sempre agradável costa algarvia... até que a vontade me doa, ou não fosse o Algarve a região que me viu nascer!!
Aqui, o Outono tarda em chegar e os persistentes turistas vão aparecendo e vão ficando. Bem vindos... o Algarve agradece!!
Nota-se alguma afluência à praia e que bem que se está!! Mais parece Junho... Praia ampla, areia branca, mar calmo, translúcido e luminoso, gaivotas de asas ao vento embelezam a paisagem natural que eu romanticamente observo sentada numa esplanada, para o meu habitual café da manhã.
Nas ruas, não se vê muita gente, só a suficiente para as animar e não as encontrarmos como normalmente acontece nos meses frios e chuvosos de Inverno, completamente desertas, frias e tristes, sem aquele calor humano que, por ora, ainda se faz sentir.
Calma e tranquilidade sempre apetecíveis, especialmente para quem vive no bulício das grandes cidades, e não só... Está bom para a praia, para passear ao ar livre, para fazer as primeiras compras pensando já no novo look de inverno, para partir à aventura e descobrir fantásticos lugares escondidos nesta maravilhosa costa, até para apreciar o bonito pôr do sol algarvio, enfim... uma panóplia de ofertas que se pode disfrutar num merecido fim de semana de Outono.
A bem da nossa mente, neste conturbado momento que atravessamos!!...

                                                Pequeno registo fotográfico






EM  ARMAÇÂO DE PÊRA!