Mostrar mensagens com a etiqueta Natal. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Natal. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Iguarias doces


E porque o Natal é tempo de partilha, deixo convosco as iguarias doces que hoje confeccionei  para,  em redor da mesa cá de casa, celebrarmos a FESTA DA NATIVIDADE.
Bem sei que o que conta mesmo é a união familiar baseada no amor, na alegria e na felicidade. Afinal é este o verdadeiro espírito de Natal baseado na mensagem de Jesus, a  do AMOR!
Contudo, as iguarias,  não sendo a parte mais significativa da festa,  têm alguma relevância em contexto familiar. Um estômago confortado torna a pessoa mais feliz....

Foi uma longa e prazerosa tarde de trabalho!!  

Tarte de amêndoa
Toucinho do céu

Deixo a minha receita do toucinho do céu, que é "divinal" e não muito complicada de fazer:
Ingredientes:

  • 300 gramas de amêndoa moída sem pele;
  • 600 gramas de açúcar;
  • 18 gemas e 2 ovos inteiros;
  • 1 limão;
  • 2 decilitros de água;
  • icing sugar para polvilhar
Preparação:

Misture a amêndoa com 100 gramas do açúcar e junte as gemas, a raspa e o sumo do limão. 
Leve o restante açúcar com a água ao lume e deixe ferver até fazer ponto de pérola.
Retire do lume e deixe amornar.
Incorpore, depois, o preparado de amêndoa na calda de açúcar, misture bem e leve de novo ao lume a engrossar um pouco (deixe fazer ponto de estrada).
Deite numa forma forrada com papel vegetal, bem untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Leve ao lume e deixe cozer, entre 15 e 20 minutos, sensivelmente.
Deixe arrefecer, desenforme com cuidado e retire o papel vegetal.
Polvilhe com bastante açúcar em pó e desenhe losangos ou quadrados com uma espátula ou uma faca.

Bom Apetite! 




domingo, 22 de dezembro de 2013

Algumas curiosidades sobre o Natal...

  • As cores tradicionais do Natal são o verde, vermelho e dourado.O verde representa a vida e o renascimento. O vermelho simboliza o sangue de Cristo e o dourado representa a luz, a riqueza e a realeza.
  • De acordo com o Guiness Book, a árvore de Natal natural mais alta do mundo tinha mais de 67 metros e foi colocada, em 1950,  no Northgate Shopping Center em Seattle, Washington.
  • Portugal teve uma das maiores árvores de Natal da Europa com 76 metros, que foi oferecida pelo BCP e  pela Zon.
  • A província canadiana na Nova Escócia é líder na exportação de árvores de Natal.
  • São vendidas, anualmente, cerca de 100 milhões de árvores naturais em todo o mundo.
  • As primeiras árvores de natal artificiais foram feitas em Londres, em 1886, usando fitas de ráfia verde. Os alemães inspiraram-se e usaram penas de ganso tingidas para fazer as suas. Só mais tarde é que uma empresa de escovas sanitárias usou a tecnologia para imitar os ramos de pinheiro e iniciou a produção das verdadeiras árvores de Natal artificiais. 
  • Desde 1991 que que as vendas de árvores de natal artificiais ultrapassaram as de árvores naturais.
  • Inicialmente as árvores de natal eram decoradas com maçãs, nozes e tâmaras.
  • Só a partir de 1882 é que surgiram as primeiras iluminações de Natal, apenas três anos depois de Thomas Edison ter feito a primeira demonstração da luz elétrica (1879). A ideia foi do seu assistente Edward Johnson, que decorou uma árvore em Nova Iorque, com 80 pequenas lâmpadas, mas ainda demorou algum tempo até que estas iluminações ficassem acessíveis ao público em geral.
  • As primeiras ilustrações do Pai Natal mostravam-no como uma figura severa, imponente, que segurava uma vara. Era visto mais como um símbolo de disciplina e punição e não como a simpática e afável figura que hoje faz as delícias das crianças. 
  • Na Polónia, aranhas e teias de aranha são comuns e bem-vindas nas árvores de Natal. Segundo uma lenda, uma aranha teceu uma manta para o Menino Jesus, pelo que este animal é encarado como símbolo de bondade e prosperidade quando aparece no Natal. .
  • De acordo com o estudo Cetelem Natal 2013, cerca de 100% dos portuguses pretende oferecer um smartphone a si próprio este natal.
  • Pensa-se que "White Cristmas", escrita por Irving Berlin, seja o single mais vendido de sempre, com maos de 100 milhões de cópias em todo o mundo.
  • A música "Jingle Bells", escrita em 1857, foi a primeira a ser cantada no espaço. Foi em 1965 quando os astronautas Wally Schirra e Tom Stafford a entoaram a bordo da nave Gemini 6.



quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O NATAL está à porta...

Nesta  quadra mágica, deixemos que o espírito de Natal entre em nossas casas e nos nossos corações!

Desejo a todos os meus familiares e amigos  um SANTO e FELIZ NATAL! 
Tentemos esquecer o que nos aflige - os tempos não vão fáceis -  e esforcemo-nos por esbanjar sorrisos, alegria, amor... e calor humano.

Que o  espírito natalício se instale definitivamente no coração de todos os homens, de modo a que em união,  contribuam para um MUNDO que se deseja MELHOR...!
      
 











terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Espirito de Natal...

Foi uma calorosa tarde de Dezembro ainda que o frio se fizesse sentir lá fora!...
O grupo musical  a todos encantou e deliciou com a sua bela actuação.
Foi com prazer e alguma emoção - obrigada pelo convite, Sr. Director - que constatei e comunguei daqueles momentos de partilha de alegria e felicidade, claramente denunciados  pelas expressões faciais  dos utentes do Centro de Apoio Social de Porches.

Pelo que me foi dado saber, este não terá sido um momento pontual de animação proporcionada pelo grupo. Momentos idênticos têm acontecido e continuarão a acontecer em alguns Centros de Apoio espalhados por outros Concelhos do Barlavento Algarvio.

Desejo muito que o grupo se mantenha coeso por longo tempo, sempre com o espírito de animar e tornar mais risonhos os dias destas pessoas a quem a idade avançada e/ou a doença tornaram mais vulneráveis.

     O meu modesto muito-obrigado e um sentido
    BEM HAJA ao GRUPO MUSICAL SOS







quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

E o Natal passou...

Mais um Natal vivido com muita intensidade! No calor da família, unida no amor, aliado a todos os outros ingredientes que lhe são próprios - gastronomia, presentes, alegria de miúdos e graúdos, risos e sorrisos, beijinhos, um são convívio à volta da lareira,  sem esquecer o trabalho um nadinha mais árduo das anfitriãs -, nada faltou e... foi muito agradável e compensador. 
 
Na retrospetiva do pós festa, que se faz habitualmente nos dias imediatos - faço-a neste preciso momento - concluo que, apesar daqueles lugares à mesa  que não foram e jamais serão preenchidos, dadas as dolorosas e precoces partidas de ente queridos, o Natal vale sempre a pena. Digo-o porque, este ano, quase me assustei, senti alguma - para não dizer muita - dificuldade em entrar no espírito da quadra. Cheguei a equacionar a hipótese de não conseguir envolver-me  naquela magia... enganei-me redondamente! Se bem  que um pouco mais tarde do que em anos anteriores, ela chegou... e quase fez de mim uma criança no meio das crianças que connosco partilharam a festa, passando, como é óbvio, pelos netos do meu coração. E ainda bem! As crianças merecem! E nós também!
 
Passou! Rápido de mais! Foram dois agradáveis dias vividos no meio de afetos! Vou guardá-los na minha mente e no meu coração e acreditar que sempre assim será nos Natais que, porventura, Deus tenha ainda  reservados para mim!
 
 
 
 FESTAS FELIZES PARA TODOS OS QUE ME LÊEM!                                                                          

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

E o Pai Natal chegou...

Após ter sofrido com a espera do Pai Natal, o meu neto Vi ficou boquiaberto, mudo, deliciado, nervoso...quando o viu entrar portas adentro,  com um grande saco às costas, trôpego, curvado  e muito cansado. Depois de toda aquela excitação, e ainda antes de abrir os presentes,  manifestou pena do querido Pai Natal  e achou que foi a quinta que carregava, que, por ser tão grande e pesada, o deixou naquele lastimável estado.
Dizia-me, hoje, aqui em casa:
- Avó, a quinta que o Pai Natal me trouxe é que o deixou assim  cansado, porque ela é muito, muito grandeeeeeeee.
- Mas gostas  da tua quinta?
- Gosto muito, avó, mas tive muita pena do Pai Natal!... Coitadinho!!... 
Maravilhosa e santa  inocência! :)

Parabéns à tia Margarida, que tão bem desempenhou o papel de PAPAI NOEL!
    

sábado, 22 de dezembro de 2012

Porque é Natal...

 

Deixe que a magia entre no seu  coração e... viva o NATAL em toda a sua plenitude!

MERRY CRISTMAS FOR ALL MY FRIENDS!





segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Out...

Vou ficar ausente durante uns dias, quatro ou cinco! Mudar de ares - costuma dizer-se -  faz bem à mente e não só... Era suposto ter-me ausentado ontem, não o fiz por me sentir ainda um pouco debilitada. É que uma gripe associada a uma amigdalite não é flor que se cheire, ai não é não!!... BRRRR...
Rumo a Sul esperando encontrar uma temperatura mais amena que convide a uns passeiozitos por aqui e por ali...com os tais amigos da infância, numa de convívio natalício. Vai ser bom, e vou decerto regressar renovada e cheia de entusiasmo para viver, em pleno, com a minha família, a FESTA de NATAl, onde os meus netos serão, para além de Jesus, as figuras principais.
Prometi a mim mesma que nada de computador nestes dias... só descanso, conversa, passeio e alguma leitura - terminar Mentiras e Traições, para dar algum descanso à mesinha de cabeceira :)
 
Poderão encontrar-me por aqui.... acompanhada pelo meu livro, ou em tertúlia com amigos!! Até lá...
 
 
 
 
 

sábado, 15 de dezembro de 2012

Os meus ouvidos agradecem! #9



DESEJOS DE NATAL! MÚSICA: CELINE DION

E agora que a magia do Natal já se apoderou de mim, deixo-vos esta bonita  mensagem  na voz de Celine Dion.
Aproveito para desejar a todos os que me leem um Natal envolto em amor e recheado de coisas muitooo boas!!!

1ª Mostra de Doçaria Tradicional de Natal...

Que bom! De 14 a 16 de Dezembro, em paralelo com a 16.ª edição da Feira do Livro, vai decorrer  em Alcácer do Sal a 1.ª Mostra de Doçaria Tradicional  de Natal. Pena que  a participação na mesma não seja alargada a doceiros de todo o Alentejo e se restrinja só aos de Alcácer. 
Estive na Mostra de doçaria Conventual das Alcáçovas no passado fim de semana e pareceu-me um sucesso. Penso que Alcácer teria condições para fazer uma mostra similar, ainda que virada para os doces tradicionais de Natal. Com uma boa divulgação, seria, com certeza, um sucesso e traria à cidade mais gente de fora. 
Alcácer e os seus habitantes precisam, a meu ver, de iniciativas abrangentes que valorizem o concelho. De qualquer forma, parabéns à  Câmara Municipal pela iniciativa!! 
Para ver mais clique AQUI
 


 
 
 
 
 
 
 

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A "Árvore de Cristo"!


Diz a lenda que o pinheiro - ou o abeto, nalgumas regiões  -  foi escolhido para simbolizar a Árvore de Natal porque, dada a sua forma triangular, é a que  melhor representa  as três Pessoas da Santíssima Trindade. 
Conhecida em algumas regiões da Europa como a "Árvore de Cristo", esta tradição cristã  vulgarizou-se a partir do séc. XVI com o sentido que ainda hoje lhe damos - vida renovada/ nascimento de Jesus.  
As primeiras Árvores de Natal de que há notícia são as da Lituânia e surgem no ano de 1510. Porém, a aceitação das mesmas pelos  portugueses é bastante mais recente, quando comparada com outros países europeus. De facto, nos países católicos, como Portugal, a Árvore de Natal - de origem pagã - foi surgindo pouco a pouco ao lado dos já tradicionais presépios só a partir dos anos cinquenta, passando a ter um significado profundo e altamente simbólico. Tornou-se, então,  uma tradição familiar que, ano após ano,  vai passando de geração em geração, como forma de comemorarmos com luzes e cores a continuação da vida, personificada na figura de Jesus Cristo.

Gosto das Árvores de Natal e do seu simbolismo. Gosto das mais tradicionais  e  de algumas um pouco mais arrojadas! Gosto das suas cores e da sua  beleza, acrescida pelo  cunho pessoal de quem as decora.  Detenho-me a observá-las!!

Fica uma pequena partilha das muitas que  observei...

.





Estas ideias originais, mas mais arrojadas e giras, que apresento a seguir,  podem também ver-se aqui



parede arvore.jpg
























sábado, 8 de dezembro de 2012

Magia... por onde andas??

Questiono-me se já se respira - ou não - Natal cá em casa! Que este ano a coisa não tem estado fácil. Comecei  nos finais de novembro e no primeiro de dezembro a salpicar o lar familiar com as cores características da época natalícia, mas nada de me entusiasmar, nada de entrar no espírito da quadra festiva. Para mim, mais não tem sido do que tempo de outono, invernoso e desagradável, que detesto. Porém, dezembro nunca contou no meu calendário como o mês em que se inicia o Inverno,  por corresponder a um tempo especial, em que me sinto absorvida  pela   preparação do natal , pelo que as intempéries passam sem que eu dê por elas. Mas este ano, a coisa vai torta...e não estou a gostar nada desta minha apatia numa altura  em que costumo ser brindada por uma magia muito especial. Mas é mesmo o que sinto... não consigo engrenar, estou preocupada!! Será a crise?? Saudades de bons tempos que já lá vão? Pensar no que se deveria ter feito e não se fez? Saudades dos entes queridos que partiram precocemente? Talvez.. inconscientemente - ou não - um pouco de tudo isto!!
Porque estive hoje todo o dia em casa, porque a inércia me deprime e porque teimo em entrar no espírito da quadra, dei os últimos retoques nos arranjos natalícios - dos quais vos deixo uma pequena amostra  - ao som de algumas músicas alusivas que, em tempo oportuno, partilharei convosco.

























quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A pensar no Natal...

Fiz  hoje um esboço da lista   dos presentes e de quem vou contemplar nesta quadra natalícia. Não foi  tarefa fácil, dada a preocupação de ajustar cada presente ao perfil da pessoa a quem se destina, aliada ao facto de "não poder esticar-me muito" em termos de gastos...Os tempos vão difíceis! Foi decidido, cá em casa, que os adultos não irão ficar esquecidos, mas... a cada um deles caberá apenas uma prenda simbólica, para a qual estipulámos um valor - low cost.  O Natal é das crianças, logo, serão elas a merecer a nossa maior atenção. Mais importante do que o consumismo exacerbado que reveste esta quadra natalícia, será entrarmos todos no verdadeiro espírito da mesma e vivê-la em pleno, com paz e muito amor... Afinal estamos a festejar o nascimento de Jesus Cristo e esta é a Festa da Família! 
Tenho a certeza de que gostaria mais desta quadra sem o seu lado consumista!! Mas gosto do Natal! É um tempo mágico! Ainda que só me deixe envolver por essa magia depois de me sentir tocada por aquele clique especial e... único! Há algumas condições - algo difíceis de definir dada a sua subjectividade - que têm de estar reunidas, para que  me sinta envolvida pela mesma. Normalmente só acontece uns dias antes da festa: quando  saio à rua para as últimas compras e sinto aquele frio característico do tempo invernoso, que nos arrefece o corpo, assim como  o calor humano que, nesta época especial, cada um de nós irradia e nos aquece o coração e... a alma; quando o Pai Natal se passeia pelas ruas, divertindo e esbanjando alegria e carinho pelas crianças que encontra; quando, de sorriso nos lábios, já com os últimos sacos de compras nas mãos,  ao som das melodiosas músicas alusivas à quadra, distribuímos os nossos desejos de "Feliz Natal" a quem se cruza connosco, sejam eles amigos, conhecidos,  vizinhos ...... 
Depois... gosto muito da noite da Consoada! De sentir a união familiar que, nesta altura, - pode parecer estranho - tem, para mim, um sabor diferente! Amo estar à conversa  junto à lareira quentinha e  crepitante... Gosto de sair de casa para ir à Missa do Galo! Gosto de contemplar e partilhar a alegria do meu neto ao ver o Pai Natal entrar com um saco pela sala adentro  e não reconhecer que afinal o Pai Natal é "o avô ou a mamã, disfarçados" :) . Foi assim com o Vi nos seus primeiros dois anos de vida, vamos ver como será este ano em que a família já conta com mais um rebento, o bebé Mimi!
E vou gostar de  explicar ao meu neto mais velhinho o verdadeiro sentido do Natal através da vertente lúdica e mágica do mesmo!
Para que tudo resulte na perfeição e para melhor poder receber todos os que amo, começo neste preciso momento a pensar na decoração cá de casa!! 
Deixo estes desabafos... :) e algumas dicas de decorações alusivas à quadra que nos podem servir de  motivação e inspiração para outras tão simples e bonitas quanto estas!
Mesa de Natal, Modelos e Dicas de Decoração Para o Natal, Natalinos dicas decoracao natal
Mesa de Natal, Modelos e Dicas de Decoração Para o Natal, Natalinos mesas de natal
Foto: Natal...Na CozinhaFoto: Natal ...Na Cozinha
Foto: Natal...Na Cozinha
Foto: Natal...Na Cozinha