Hoje mesmo, ou seja, ontem, dado que a meia-noite já lá vai, fui surpreendida por um telefonema de um bonito e simpático jovem que me anunciava - quase em jeito de pedido - a sua visita. Nada me fazia prever este contacto telefónico, tão pouco o nosso reencontro cá em casa, nem as emoções que, de imediato, senti e continuo a sentir ao ponto de me apetecer muito escrever sobre o assunto e não encontrar as palavras adequadas para o fazer.
Fiquei feliz e orgulhosa dele! Vinha em trabalho a Lisboa. E conversámos... conversámos imenso, aproveitando ao máximo o tempo reduzido de que dispunhamos. O seu sentido de responsabilidade, aqueles olhos maravilhosos, azuis, a sua simpatia e o seu sorriso contagiante deixaram-me derretida.
O meu sobrinho continua a crescer, não obstante a partida prematura do pai. Quero e preciso acreditar que por algum motivo, que desconheço, Deus permitiu que partisse. Onde quer que esteja, tenho a certeza de que terá sempre os olhos postos no filho amado e de que o ajudará na sua caminhada pela vida.
Nós - os que cá ficaram - vamos estar atentos e dar-lhe todo o apoio no sentido de que o seu caminho seja a FELICIDADE!
Há dias assim... em que a SAUDADE aperta, forte, o nosso coração! Descansa em paz, MANO!
Mostrar mensagens com a etiqueta emoções. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta emoções. Mostrar todas as mensagens
sexta-feira, 27 de junho de 2014
quarta-feira, 25 de julho de 2012
Homenagem...
Só umas breves palavras para assinalar uma data muito importante na vida da colega e amiga Teresa Costa.
Foi uma noite muito agradável e emotiva, onde se respirou o calor humano e se sentiu uma enorme cumplicidade entre todos os que se juntaram no Restaurante "A Escola" - que outrora foi mesmo uma escola onde a Teresa lecionou - para a homenagear no seu final de carreira.
Muito recetiva, sensível como é, sempre foi e continuará a ser, e apanhada de surpresa, a Teresa não conseguiu escamotear as emoções, espelhando nos seus olhos muita alegria e felicidade.
Após um suculento repasto, num pequeno discurso improvisado, mas muito sentido, a nossa homenageada agradeceu a presença e o carinho dos colegas, amigos e familiares e fez uma retrospetiva da sua já longa carreira, que agora cessa para dar lugar a uma não menos importante e bonita fase da sua vida - a da aposentação.
Discurso este antecedido pelo do seu colega Eduardo Costa, com quem trabalhou em parceria e que muito bem a conhece, dado que é também seu marido.
Conhecendo-a eu como a conheço, reitero as elogiosas palavras que o Eduardo usou e que tão bem a caracterizam.
Na verdade, estamos perante uma mulher com um enorme coração, muito amiga do seu amigo, muitíssimo trabalhadora, exigente quanto baste (o que para alguns não é, de todo, agradável), muito empenhada, extremamente solidária e abnegada...
São estas, algumas das suas muitas qualidades que fazem desta mulher um grande ser humano.
Recordo com alguma nostalgia os anos em que trabalhámos juntas. Trabalhámos muito!! E... voltámos a estudar - depois de ultrapassada a meta dos 45 anos - para aprender a "melhor ensinar".
Uma carreira bonita, nem por isso fácil, mas muito reconfortante!!
As maratonas ganham-se... ou perdem-se!
Esta, tu já ganhaste Teresa! MUITOS PARABÉNS!
Outras virão! Força e garra não te faltam para as ganhares também.
FELICIDADES e... OBRIGADA porque ousaste, um dia, ser minha amiga!!
Vitória
segunda-feira, 2 de julho de 2012
Emoções...
Regressei feliz e com a sensação do dever cumprido. O meu neto António Maria tornou-se filho de Deus ao receber o primeiro sacramento, o Batismo. Encontra-se agora no ponto de partida da sua vida como cristão.
Comportou-se muito bem, o Mimi. Esteve muito recetivo... Não chorou durante a cerimónia! Nem mesmo quando o pároco derramou a água sobre a sua cabeça. A água que, no batismo, tal como a vela acesa, o óleo e a veste branca, tem a sua simbologia.
Muito resumidamente, registo para que não me esqueça de que, no sacramento do batismo, a água significa pureza e fonte de vida. O óleo simboliza a força do Espírito Santo na vida do batizando.
A vela acesa representa o sinal da presença do Espírito Santo na vida do novo cristão e a luz da fé em Cristo. E a veste branca simboliza a pureza do corpo e da alma de quem está recebendo o batismo.
O Mimi foi batizado pelo Sr. Padre Beato, pároco da Igreja de Porches, no Algarve, o que muito me alegrou e... emocionou. Nutro um carinho especial por aquelas paragens, que, como já algumas vezes referenciei neste meu blog, correspondem às minhas origens.
Um obrigado à minha filha e ao meu genro por me terem "presenteado" com o batismo do seu segundo filho nesta Igreja que tão simpaticamente me acolheu nos meus tempos de menina e moça... tempos ali vividos que recordo sempre com carinho e... saudade.
Um obrigado especial ao pároco da minha aldeia/vila por tão gentilmente ter administrado, na data escolhida pelos pais, o santo sacramento do batismo ao bebé António Maria.
MUITOS PARABÉNS AO MIMI E AOS SEUS PAPÁS!
A cerimónia
A igreja
Espaço onde foi servido o almoço
Em Armação de Pera
Menino Jesus
Vem me guardar
Eu sou pequenino
Ensina-me a rezar
(António)
sexta-feira, 29 de junho de 2012
Parabéns...
De partida! Para não demorar muito...Vamos só, e mais uma vez, ao Algarve para que a partir de amanhã, dia 30, o A.M. passe a fazer parte da família de Cristo. Vai ser batizado, precisamente no mesmo dia em que, há 33 anos atrás, o seu papá, o António, nascia para o mundo! Bonita coincidência! Mais uma dia que ficará para sempre registado nas nossas memórias! Dois importantes acontecimentos numa única data! Muita emoção!!
PARABÉNS AOS ANTÓNIOS, AO FILHO E AO SEU PAI!!
Era assim o A.M. quando nasceu, há 3 meses atrás. Em que estaria a pensar? :))
domingo, 13 de maio de 2012
Na Igreja...
Não, não sou o que pejorativamente muitos chamam de "beata", sou sim uma mulher de fé! Fé em Jesus Cristo ressuscitado. No mês de Maria, mais precisamente a 3 de Maio, dia em que Nossa Senhora fez uma das suas aparições aos pastorinhos, na Cova da Iria, assisti à missa na Igreja de Porches, presidida pelo Reverendíssimo Bispo do Algarve, na qual ministrou o Santo Sacramento da Confirmação/ Crisma a um significativo número de jovens, que para tal se prepararam, como fez questão de referir o padre da paróquia, Sr. Padre Beato.
Senti-me muito confortável nesta celebração, tal como sempre me sinto de cada vez que entro nesta igreja. Pesará o facto - penso eu - de ter sido esta a igreja da paróquia onde me batizei, fiz a 1.ª Comunhão, a Profissão de Fé e o Crisma. Aqui viviam, nessa altura, os meus pais e ainda hoje ali vive a minha mãe.
Meu Deus... na pequena vila de Porches, então aldeia, fiz a primária, vivi enquanto estudante... Embora tenha saído para trabalhar depois do curso concluído, esta foi a minha residência oficial até à data do casamento, que aconteceria muito mais tarde, aos 27 anos de idade.
São muitas as recordações que guardo no meu apertado coração: dos amigos da infância - e eram muitos - que entretanto se dispersaram por localidades/ cidades diversas, cujos encontros esporádicos são ainda hoje muito agradáveis e reconfortantes; do meu único e querido irmão que tão cedo partiu desta vida deixando-nos um grande vazio e uma grande saudade. Acredito que, esteja ele onde estiver, estará a olhar e a proteger o filho que cá deixou, assim como a sua mãe, irmã e sobrinhos que tanto amava.
Enfim... sinto o coração e a alma tão apertadinhos que as palavras são parcas para descrever as emoções do momento e as de todo o dia de hoje.
Partilho um pouco do muito que o Sr. Bispo proferiu na sua muito simples e didática homilia. "Vale a pena, enquanto por cá andamos, expressarmos o nosso amor pelos outros, não só por palavras, mas também, e sobretudo, com gestos, com obras (...) ! Que os 10 mandamentos se podem resumir ou condensar em 2: "Amar a Deus sobre todas as coisas" e "Amarmo-nos uns aos outros como ele nos amou".
De facto, o Amor está na base dos 10 Mandamentos da Lei de Deus!
Como é grande a força do Amor!
Nossa Senhora da Encarnação, em Porches, no Algarve
Um belo monumento - Igreja de Porches - que merece ser visitado
Construída em 1882 com os fundos doados por Joaquim António Cabrita, deste povo
Subscrever:
Mensagens (Atom)

