domingo, 13 de maio de 2012

Na Igreja...


Não, não sou o que pejorativamente muitos chamam de "beata", sou sim uma mulher de fé! Fé em Jesus Cristo ressuscitado. No mês de Maria, mais precisamente a 3 de Maio, dia em que Nossa Senhora fez  uma das suas aparições aos pastorinhos, na Cova da Iria, assisti à missa na Igreja de Porches, presidida pelo Reverendíssimo Bispo do Algarve, na qual ministrou o Santo Sacramento da Confirmação/ Crisma a um significativo número de jovens, que para tal se prepararam, como fez questão de referir o padre da paróquia, Sr. Padre Beato.
 
Senti-me muito confortável nesta celebração, tal como sempre me sinto de cada vez que entro nesta igreja. Pesará o facto - penso eu - de ter sido esta a igreja da paróquia onde me batizei, fiz a 1.ª Comunhão, a Profissão de Fé e o Crisma. Aqui viviam, nessa altura, os meus pais e ainda hoje ali vive a minha mãe.
Meu Deus... na pequena vila de Porches, então aldeia, fiz a primária, vivi enquanto estudante... Embora tenha saído para trabalhar depois do curso concluído,  esta foi a minha residência oficial até à data do casamento, que aconteceria muito mais tarde, aos 27 anos de idade.
 
São muitas as recordações que guardo no meu apertado coração: dos amigos da infância - e eram muitos - que entretanto se dispersaram por localidades/ cidades diversas, cujos encontros esporádicos são ainda hoje muito agradáveis e reconfortantes; do meu único e querido irmão que tão cedo partiu desta vida deixando-nos um grande vazio e uma grande saudade. Acredito que, esteja ele onde estiver, estará a olhar e a proteger o filho que cá deixou, assim como a sua mãe, irmã e sobrinhos que tanto amava.
 
Enfim... sinto o coração e a alma tão apertadinhos que as palavras são parcas para descrever as emoções do momento e as de todo o dia de hoje.
 
Partilho um pouco do muito que o Sr. Bispo proferiu na sua muito simples e didática homilia. "Vale a pena, enquanto por cá andamos, expressarmos o nosso amor pelos outros, não só por palavras, mas também, e sobretudo, com gestos, com obras (...) ! Que os 10 mandamentos se podem resumir ou condensar em 2: "Amar a Deus sobre todas as coisas" e "Amarmo-nos uns aos outros como ele nos amou".
 
De facto, o Amor está na base dos 10 Mandamentos da Lei de Deus!
 
Como é grande a força do Amor!

Nossa Senhora da Encarnação, em Porches, no Algarve
 
Um belo monumento - Igreja de Porches - que merece ser visitado
 
Construída em 1882 com os fundos doados por Joaquim António Cabrita, deste povo
 
 
 
 
  


 

Sem comentários:

Enviar um comentário