Mostrar mensagens com a etiqueta Alcácer do Sal. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Alcácer do Sal. Mostrar todas as mensagens

sábado, 30 de novembro de 2013

Despedida...

 Tão belo e solarengo quanto frio - aqui em Alcácer - este ultimo dia do  mês que hoje se despede, Novembro. Como que a preparar-nos para os vindouros  frios do inverno.
Aquele magnífico sol a brilhar num horizonte azulado e sem fim impeliu-nos para um passeio pelo sudoeste alentejano. Que também é fabuloso!
Paisagens inebriantes... de contrastes, entre o azul do mar, o branco do casario e as paisagens campesinas nas mais variadas cores.



Detivemo-nos - durante a tarde - em Porto Covo. Uma luminosa vila  ali juntinho ao mar, muito arranjada, onde ainda se consegue encontrar algumas casas térreas recuperadas, de branco pintadas com as janelas adornadas pelas características barras azuis em contraste com as portas vermelhas, de postigo, a fazer lembrar as antigas (era assim a da minha avó, mas de madeira). 

                                                                     Para ouvir e... ver as imagens:
Porto Covo imortalizado na voz de  Rui Veloso (uma das suas interpretações de que mais gosto)











segunda-feira, 8 de julho de 2013

Em boa hora captei esta imagem...

 
De vez em quando, gosto de ir ao baú das minhas fotos que, de certa forma, fazem parte das memórias do meu passado. Encontrei esta  de  Alcácer do Sal, essa bonita cidade que, há muitos anos atrás, simpaticamente me recebeu e acolheu, onde ainda continuo e de onde dificilmente sairei dado que ali criei raízes.
Mas isto, agora, não interessa nada!... O que mais  interessa é que... em boa hora captei esta imagem. Atualmente não é possível fazer foto idêntica... Porquê?? Quem reside em Alcácer, decerto saberá o que vou escrever a seguir... Estas árvores centenárias (??) já não existem. Foram  derrubadas a  favor - penso eu - das obras de "requalificação" da cidade.
Obviamente que não estou contra as obras, mas não entendo e tenho muita pena que aquelas árvores tenham sido abatidas!! O espaço ficou mais pobre a todos os níveis. Embelezamento, saúde... e o calor que agora se faz sentir naquela zona baixa da cidade seria certamente amenizado pelas mesmas, se ainda ali existissem com vida, claro está!!! 
 
Talvez haja uma explicação plausível -  que eu desconheço -, mas lá que fiquei descontente, ai fiquei, fiquei... MUITO!  
 

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Quando o sol se esconde...

                                           NA PRIMAVERA                                                                        
O pôr do sol em Alcácer é muito conhecido,  e muito apreciado por inúmeras pessoas. Eu sou obviamente uma dessas pessoas! Este  é só mais um dos muitos que circulam pelas redes sociais. Foi captado hoje, por telemóvel. Um pôr de sol primaveril - num fim de tarde um pouco nublado -, que acho bonito, ainda que não tão bonito como os de outono/inverno, os quais, quanto a mim, não têm igual! São os mais bonitos de que tenho memória!
 
NO OUTONO/INVERNO 
Foto captada pela minha objetiva no dia 16 de Janeiro p.p. Uma maravilhosa profusão de dourados que se reflete no Rio Sado!
 



quarta-feira, 17 de abril de 2013

Isto, é...

ALCÁCER DO SAL


Torre do Relógio
 
Perspetiva do Rio Sado a partir da Torre do Relógio
 
 
Outra perspetiva de Alcácer
 
Igreja de Santiago
 
Castelo
 
Outra perspetiva do Castelo
 
Igreja e Convento de Santo António
 
Nas imediações do Castelo
 
Pelourinho
 
Igreja Matriz (Santa Maria do Castelo)
 
Outra perspetiva da Igreja Matriz
 
 
 
 
 Estação Arqueológica
 
Santuário do Senhor dos Mártires
 
Nas imediações do Castelo
 
Também perto do castelo
 
Também na zona envolvente ao Castelo




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Alcácer foi notícia...

No Correio da Manhã. Por motivos menos bons. Obras na zona ribeirinha - coração da cidade - que se vão prolongando no tempo - iniciaram-se há 1 ano - e que estão a deixar os comerciantes à beira de um ataque de nervos, tal como se pode confirmar AQUI.


O Presidente da Câmara Municipal, Pedro Paredes, reconhece que há atrasos nas obras, mas garante que as mesmas vão ficar concluídas até ao verão.

Vamos aguardar para ver!! Oxalá que sim! Alcácer e os Alcacerenses merecem. Tal como merecem  os forasteiros que gostam de visitar esta bonita cidade alentejana!!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

PORTUGAL É LINDO!


                     PORTUGAL - ALCÁCER DO SAL

Partilho porque acho que vão gostar de ver este vídeo que - ao som da maravilhosa voz de Jorge Palma na sua não menos maravilhosa interpretação de "Estrela do Mar" -  nos dá a conhecer um pouco do muito que a bela cidade de Alcácer do Sal tem para mostrar.
DELICIEM-SE!! Eu... deliciei-me!


sábado, 15 de dezembro de 2012

1ª Mostra de Doçaria Tradicional de Natal...

Que bom! De 14 a 16 de Dezembro, em paralelo com a 16.ª edição da Feira do Livro, vai decorrer  em Alcácer do Sal a 1.ª Mostra de Doçaria Tradicional  de Natal. Pena que  a participação na mesma não seja alargada a doceiros de todo o Alentejo e se restrinja só aos de Alcácer. 
Estive na Mostra de doçaria Conventual das Alcáçovas no passado fim de semana e pareceu-me um sucesso. Penso que Alcácer teria condições para fazer uma mostra similar, ainda que virada para os doces tradicionais de Natal. Com uma boa divulgação, seria, com certeza, um sucesso e traria à cidade mais gente de fora. 
Alcácer e os seus habitantes precisam, a meu ver, de iniciativas abrangentes que valorizem o concelho. De qualquer forma, parabéns à  Câmara Municipal pela iniciativa!! 
Para ver mais clique AQUI
 


 
 
 
 
 
 
 

domingo, 20 de maio de 2012

O regresso!


                                                  

VIsta panorâmica de ALCÁCER DO SAL

A praia, o mar azul, as gaivotas... ficaram! EU...

Regressei ao que agora considero o meu porto de abrigo, à cidade alentejana que há muitos anos simpaticamente  me acolheu. Iniciava, então, a minha atividade profissional. Nessa época, no auge dos meus vinte anos, o que senti quando aqui cheguei -  vontade de regressar ao " ponto de partida"-  é semelhante ao que hoje sinto quando daqui me afasto por algum tempo. Aquele que outrora foi apenas um "ponto de chegada", rapidamente passou e continua a ser o meu "ponto de partida"!

Menina e moça, alegre, divertida, dinâmica,  muito comunicativa e independente, aqui cheguei, deixando para trás o meu ninho familiar, pronta para iniciar novos e diferentes voos...Empurrão daqui, empurrão dali, fui crescendo como mulher e como profissional! Aqui criei um círculo de amigos, aqui me apaixonei, aqui casei, aqui nasceram os meus filhos... enfim... uma panóplia de acontecimentos na minha vida ao longo destes trinta e muitos anos!...

Para o bem ou... para o mal, por aqui vou continuando nesta cidade de província, a sempre bela ALCÁCER DO SAL! Até quando, só Deus saberá!...

Uma cidade com história, muito bonita, com o rio Sado a seus pés, que do alto do seu sobranceiro castelo nos permite apreciar e fotografar paisagens maravilhosas que convosco partilho (algumas...) e que espero vos aguce o apetite para uma visita mais detalhada. Vale muito a pena!






                                                     




Vista aérea da Cidade


Ponte pedonal, ao pôr do sol


A velha mas imponente PONTE
                                            

As esguias cegonhas nos seus ninhos, em Alcácer do Sal!











Vista do Rio no Centro/ baixa da Cidade