Mostrar mensagens com a etiqueta festas populares. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta festas populares. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Fé e... afectos



 
 
O andor de N. Sr.ª da Encarnação de Porches, devidamente enfeitado, saiu à rua na procissão da festa/romaria do primeiro domingo do mês de Setembro, como sempre acontece todos os anos por esta altura.
Marquei presença, física e espiritual  e, assim como a maioria dos fiéis, percorri -  orando e cantando à N. Senhora - as ruas engalanadas com bonitas e coloridas colchas penduradas nas janelas, como manda a tradição.
Terminada a procissão, e depois de um bonito sermão alusivo à Virgem Mãe, a festa continuou pela noite dentro - a festa pagã, claro está! - Aí, senti a alegria do reencontro com velhos amigos com quem não privava há muitos anos. Foi uma divertida noite de confraternização!
 
E porque em final de férias - parto amanhã - queimei os últimos cartuchos com duas outras velhas amigas que não via desde a última visita que generosamente me fizeram nesta minha casa de férias, no verão de 2010.
Foi um maravilhoso reencontro! Conversámos que nos desunhámos - ainda que tenhamos deixado pendentes muitos temas de conversa -  rimos, sorrimos, almoçámos em amena cavaqueira relembrando e revivendo os bons e velhos tempos que passámos juntas enquanto adolescentes e estudantes... e passeámos por Faro e pela bonita e simpática vila de S. Brás de Alportel, que só agora tive a oportunidade de conhecer.  Foi muito, muitoooo bom mesmo !!
 
Não tenho dúvidas de que as amizades construídas durante a juventude são as mais sinceras e verdadeiras. Nestas, a competição não tem lugar contrariamente ao que acontece, salvo as devidas exceções, com as que se constroem na idade adulta, especialmente entre  mulheres. Bicho mulher é muito competitivo, cada uma quer ser ou estar melhor do que a outra!! :(
 
Um grande obrigada às minhas amigas L. e I. pela maneira simpática e calorosa como  me receberam! Obrigada por terem ousado um dia, há muitos anos atrás, ser minhas amigas e por continuarem a ter-me no rol das suas amizades. Ainda que os nossos contactos sejam apenas esporádicos e fugazes, são muito intensos e com muita qualidade o que, obviamente, me faz feliz!
 
E assim, com a alma cheia e o espírito rejuvenescido, termino estas minhas saborosas férias e regresso ao meu principal porto de abrigo, do qual já tenho saudades :)) E dos meus pimpolhos - netos - também!! :))
                                                   Vista panorâmica de S. Brás de Alportel
 
 
  
 
 
 
 

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Fui ao concerto...

Saí a convite da minha filha, para a segunda e última visita à feira da "Pimel", pois, porque as suas portas vão encerrar esta noite, provavelmente pouco depois do concerto do EMANUEL.
Um divertido concerto, uma bem disposta assistência, mexendo e cantarolando ao som da música! E tanta gente que o Emanuel trouxe até ele e à feira! O enorme recinto estava muito completo. Tendo em conta que amanhã é dia útil, fiquei surpresa!
Após um café tomado em amena cavaqueira com uma amiga que ali encontrei casualmente, assissti a uma pequena parte do concerto. E gostei, a sua música, pimba na boca de muita gente, dispõe bem e é a ideal para animar as festas populares.
Depois, e porque outras obrigações se impunham, debandei feliz  ao som do tema "Felicidade", cantarolando, com o meu neto Vicente que - nos seus 3 aninhos de idade - também se divertiu bastante, andou no carrossel, de onde saiu feliz... comeu uma boa parte da fartura da mãe -  avó, hummm... é muito bom -   passeou pela feira, deu saltinhos, correu atrás de outros meninos... como que a desafiá-los para a brincadeira...
Então, com uma cara feliz como ele tão bem sabe fazer... rumou a casa com a mamã, ao encontro do papá que ficou com o mano bebé, recusando o convite para dormir a noite em casa dos avós. É que... desde que o Mia nasceu, o Vicente não aceita convites para dormir fora, nem mesmo com os avós. Comportamento normal nesta sua fase da vida, que os avós compreendem muito bem.
Um amor sem medida, aquele que sentimos pelos nossos netos...

domingo, 24 de junho de 2012

São João...


Tempo de festas populares! Dia de S. João, hoje, 24 de Junho! Feriado Municipal - por enquanto - em Alcácer do Sal e, se a memória não me falha, também no Porto, Braga, Vila Nova de Gaia, Tavira, Almada e em muitas outras cidades do país...
E é ver as ruas engalanadas com bandeirinhas, arcos e balões coloridos, os inesquecíveis manjericos, os cacterísticos alhos porros e os martelinhos de plástico colorido ( tradicionais no Porto e em Braga), quadras populares dedicadas aos santos, arraiais, sardinha assada, sangria... bailaricos... e o povo a sair à rua para se divertir... descontrair e esquecer por  momentos estes conturbados tempos de crise.

Claro que não fui exceção e também saí à rua. Visitei a  PIMEL 2012 - Feira do Turismo e das Atividades Económicas, em Alcácer - que tem como objetivo divulgar e promover as atividades da região nas suas diversas áreas, nomeadamente no que se refere à produção de mel e de pinhão, ainda que, pelo que observei, com uma fraca representação dos mesmos. Melhor representada  no que se refere à divulgação da doçaria regional, e à gastronomia, onde se pode encontrar um número bastante significativo de tasquinhas, uma considerável representação do artesanato, um vasto  programa de animação para atrair o maior número possível de visitantes, ainda que não tão atrativo como seria desejável, mas... tendo em conta  as  escassas verbas...

Enfim... a PIMEL  vai continuando, em cada ano que passa, a marcar  presença nesta bonita cidade à beira Sado plantada e, nós, como bons anfitriões que somos, recebemo-la simpaticamente aproveitando para dela retirar o melhor que tem para nos oferecer!!