Mostrar mensagens com a etiqueta avós. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta avós. Mostrar todas as mensagens

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Obrigada, meus queridos!


Apetece-me, para além de partilhar esta fotografia,  escrever algo sobre estes meninos - meus netos -, mas que dizer que não tenha já repetido milhares de vezes? Não quero cair no ridículo dos lugares comuns assentes na beleza, educação, tranquilidade, amor...
Assim, vou só dizer  que lhes agradeço muito por existirem e que são eles os grandes responsáveis por me fazerem ver a vida com uns óculos mais dourados e vivê-la duma forma mais intensa e alegre.
Obrigada, meus queridos!!!

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Pequenos/grandes diálogos...

- Amor, sabes que a avó gosta muito de ti?
- Sei, avó!... A avó já me disse IMENSAS vezes! ...

Foi esta maravilhosa resposta que obtive do meu neto Vicente à pergunta que lhe fiz. Exactamente a que eu mais desejava ouvir.
Por vezes, a importância dos diálogos com crianças não está na quantidade de palavras proferidas mas no peso que  podem ter no  harmonioso desenvolvimento dessas mesmas crianças.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Amor incondicional...


este que sinto pelos meus netos. 
Incondicional, indefinível, indecifrável, desinteressado, complacente, bonito, amigo, gostoso...
Que me faz amar mais a vida a cada dia que passa.
Netos que os meus olhos  vêem  mais lindos momento após momento!
Um amor que me leva a pedir a Deus que prolongue o meu tempo neste lugar. 
Que me faz querer vê-los crescidos... com o desejo de que se mantenham crianças durante muito tempo (quase ridículo... crescer rápido, mas manter-se criança ...será isto possível?)
Que faz de mim uma avó babada e orgulhosa!
Que me faz escrever - e partilhar - estas quase "lamechices" sem qualquer receio...

O amor - neste caso, o amor que se dá e se recebe dos netos - é inquestionavelmente maravilhoso!...
É assim o amor!! Nos suas mais diversas formas ou... cores!

domingo, 7 de setembro de 2014

Origens...


Pode parecer Santorini, na Grécia, mas não é! Estamos em Benagil, pequena  e pitoresca aldeia do barlavento algarvio. Um lugar algo recôndito e belo que se espraia pelo magnífico oceano a perder de vista.
Impunha-se uma visita a este cantinho  que, de certa forma, marcou a minha infância e adolescência.
Recordo, com alguma nostalgia, as férias aqui passadas, em casa da avó materna. Os encontros com os amigos na praia, as conversas, as brincadeiras... a alegria e felicidade sentidas e... o que nos custava a despedida na hora do regresso a casa porque as aulas iam recomeçar.
Passados tantos anos - mais de trinta - Benagil sofreu modificações, cresceu, como não podia deixar de acontecer. Contudo, a aldeia mantém a sua traça original, não obstante as casas modernas que se foram construindo nas imediações... 
Poder-se-á dizer que Benagil mudou um pouco as suas roupagens. Porventura os cheiros e os sabores! Mas as cores - o azul cristalino do mar,  as cromáticas falésias e a areia dourada, o branco e o azul do casario e o verde da exuberante vegetação - essas continuam ali.
Um lugar idílico e romântico capaz de derreter o coração mais duro! Pois... porque para além do que já se disse aqui, é em Benagil que existem  grutas que integram a lista das mais belas da Europa - entre elas está a GRUTA DO AMOR - cujas fotos se encontram AQUI.



sexta-feira, 6 de junho de 2014

Happy birthday my dear!



O meu neto Vicente celebrou ontem - 5 de Junho - o seu quinto aniversário. Os pais presentearam-no com uma festinha onde estiveram presentes todos os coleguinhas da sua turma e mais um ou outro amiguinho de família. O seu rosto esbanjou alegria e felicidade durante todo o tempo...
Eu também lá estive. Um pouco nos bastidores - aquele era um convívio de meninos - senti-me grata por poder observar  a  alegria,  a vivacidade, a cumplicidade, a amizade, enfim... o salutar convívio que, num ápice, ali se estabeleceu entre eles.
Na verdade, as crianças - mais do que os adultos - são hábeis em estabelecer relações entre si e ainda bem que assim é! O que nós queremos mesmo é que os nossos meninos sejam felizes. 
Em pleno séc. XXI não devia haver lugar para o sofrimento das crianças. Sabemos que não é assim... infelizmente! 
Que os homens abram os seus corações - incluindo os governantes - e  se unam na defesa dos DIREITOS DAS CRIANÇAS. Porque...

TODAS TÊM O DIREITO DE SER FELIZES!

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Peço a DEUS...



Peço a Deus e ao Tempo que me dêem tempo (o possível...) para acompanhar  estas três maravilhosas crianças - os meus netos - no seu crescimento enquanto pessoas. 
Amo-os de forma incondicional!!

sábado, 17 de maio de 2014

Olá Sebastião!

Bem vindo a esta/tua família que já te ama muito ... , desde o momento em que foste gerado!...
Entretanto, vai dormindo soninhos tranquilos e... um dia destes, ao acordares, vais constatar que vale a pena VIVER e... ser FELIZ! Nós estaremos por cá para te ajudar a encontrar o CAMINHO...

quinta-feira, 1 de maio de 2014

A família vai aumentar...


Entrou o mês de Maio. De que gosto imenso! Um mês que normalmente marca a Primavera em todo o seu esplendor. O mês das flores e dos amores. O mês das noivas... e dos casamentos! O mês da minha filha  e  o do seu terceiro filho. 
Significa, então,  que,  vou ser abençoada - pela terceira vez - com o nascimento de mais um neto. Está mesmo, mesmo a chegar. E como desejo a sua chegada ...
Entretanto, várias questões me vão passando pela cabeça... Como será o bebé? Grande, pequeno, moreno, louro, parecido com os manos, diferente??
As esperas -  e esta particularmente - deixam-me um pouquinho ansiosa. 
Todavia, vou aguardar os dias que faltam para tão importante e feliz acontecimento, com a calma e serenidade possíveis, esperando e desejando que tudo corra pelo melhor. E vai correr. Só pode! Deus vai ajudar. 
Vou estar atenta à recepção dos dois manos ao novo bebé. A ver pelas suas reacções, pelos seus  rasgados sorrisos quando falam do "Tião", pelos beijos e carícias à "barriga da mãe", parecem-me preparados para o receber. 
Penso, no entanto, que os primeiros tempos não serão muito fáceis para ambos.
Não deve ser muito agradável para duas crianças - de 4 e 2 anos - sentir que grande parte da atenção lhes está a ser retirada e canalizada para o bebé. Ai não deve ser não!...
Contudo, há que saber dar a volta à situação. Havemos de os fazer sentir que ser mais velhinho tem as suas compensações... 
O simples facto de, contrariamente ao mano bebé, poderem saborear um simples  gelado deve fazê-los pensar que afinal vale a pena ser mais crescido... E como esta, outras pequenas coisas irão decerto colmatar alguma falta de atenção que possam sentir da parte dos pais, que, tenho a certeza, as saberão gerir com perícia e muito amor.  

Desejamos muito que todos os meninos em geral e os nossos, em particular, cresçam harmoniosamente. Que o seu caminho seja a FELICIDADE!



     

segunda-feira, 10 de março de 2014

A pensar em ti...


Os segundos, os minutos, as horas, os dias, as semanas...  passam numa correria tão desenfreada, que só hoje arranjei um tempinho para aqui deixar umas palavrinhas ao meu neto Mimi, que completou o seu segundo aniversário natalício na época de Carnaval. Daí aparecerem mascarados na foto, ele e o mano.
Foi com enorme alegria e felicidade que, em família, partilhámos este dia tão especial. Portou-se de acordo com o seu disfarce carnavalesco, um príncipe à maneira! Continua um bebé calminho, doce, terno, simpático e com um coração do tamanho do mundo. Tal como o mano!
Tenho com eles uma relação muito forte e encantadora. Amá-los assim, de uma forma quase indizível, é maravilhoso. Como maravilhoso é sentir que este amor é retribuído.  
Sinto-me uma mulher abençoada e feliz com estes dois netos, os que Deus me deu até agora.
Todavia,  os PARABÉNS que aqui ficam registados são "propriedade" do MIMI, o aniversariante. 
Tudo o mais que  lhes possa dar e desejar - e que será obviamente o melhor de mim  -  é para ser distribuído equitativamente por estes dois fantásticos bonecos.

domingo, 26 de janeiro de 2014

SÓ PODE...

SER AVÓ

Ser avó é sentir felicidade
                  É conhecer um amor doce, profundo,
         É viver de carinho e ansiedade.
             É resumir nos netos o seu mundo!

       Ser avó é voltar a ser criança,
         E fazer tudo pelo neto amado...
        É povoar a vida de esperança,
            É reviver todinho o seu passado.

              Ser mãe, é dar o coração, eu creio,
                    Mas ser avó... que sonho abençoado...
              É viver de ilusão, num doce enleio,
                    E viver no neto o amor ao filho amado!
                                                                                                       (autor desconhecido)

Encontrei algures, por aí, e achei delicioso. Muito simples, mas incrivelmente  verdadeiro e profundo!...
Por vezes, entregue aos meus pensamentos e às agruras do dia a dia - o ano de 2014 não me está a decorrer como seria de desejar - pergunto-me como consegui viver tantos anos sem aqueles dois seres maravilhosos, que, felizmente, são os meus netos. E como me sentiria tão mais triste se -  como eloquentemente diz o poema -  eles não estivessem aí para me povoarem a vida de esperança.
Como mulher de fé, sinto-me triplamente abençoada, dado que Deus quis premiar a família com mais um mano - que vem a caminho -  para o Vicente e para António.  
Bem sei que a conjuntura atual não é favorável, que não é fácil criar três crianças, mas com esforço e muito amor tudo se consegue. E Deus vai ajudar!! Só pode...

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Neste Natal...

 vou oferecer livros às minhas crianças!!

A motivação cabe aos professores, aos pais e...aos avós!
Criança que lê, será um adulto que pensa!

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Isto é amor...


Diria que os filhos são um bocado de nós, um bocado?... Não, são sim uma grande parte!!
Os netos, por sua vez, são o melhor  e o mais doce presente que, dos filhos,  podemos receber.  É o que verdadeiramente sinto!
Como em quase todos os dias da semana, também hoje, passei pela escolinha a buscar o mais velhinho (4 anos de idade) para o almoço cá em casa.
Depois de um caloroso abraço e  daquele terno sorriso que quase me deixou a derreter, iniciámos o nosso habitual diálogo. Pois... que o Vi não é menino de ficar calado durante muito tempo... Um bom tagarela tal qual a sua avó!...

Eu - Então, como correu hoje a escolinha?
Ele - Muito bem, avó! Sabes, fiz assim um gigante muito grande... deste tamanho (em bicos de pés, braços levantados e bem esticados tentou que eu percebesse bem a dimensão da sua obra...)
Eu - Queres mostrar à avó o gigante que desenhaste?
Ele - Avó... (esboçando um sorriso)... eu não desenhei um gigante, eu construí um gigante  com muitas  peças. Depois... não o queria desmanchar, mas... as peças caíram...
Eu - Ok Vi, não há problema! Constróis outro, quando te apetecer...  Podemos agora falar da tua nova professora. O que te parece?  (ainda não tive o prazer de conhecer a educadora do Vi porque, por falhas do sistema, só agora - meados de Novembro -  foi aqui colocada).
Ele - Sim, avó. É gira! Gosto da minha professora!
Eu - Diz-me mais coisas sobre ela...
Ele - Avó, não sei... é... é...assim magra como a avó! (o meu neto acha que sou magra,  que bom....)
Eu - Queres que a avó te ajude? A avó pergunta e tu respondes, pode ser?
Ele - Sim, avó...
(...)
O diálogo continuou com mais perguntas, cujas respostas denotam o quanto o Vi está bem integrado na vida escolar. O seu sorriso rasgado e a sua pronta resposta à última pergunta que lhe fiz, suportam a minha teoria.
Eu - Gostas da tua escolinha?
Ele - GOSTO MUITOOOOOOOOOOOO!! ( que sorriso feliz!)

Esta conversa interativa,  avó-neto, pode parecer - e será, naturalmente, - um lugar comum. Na verdade, demonstra que estamos, tão somente,  perante o que, em termos de educação, é desejável para qualquer criança - um percurso saudável a nível de desenvolvimento como pessoa.

Mas... pergunto-me se esta não será  razão mais do que suficiente para que me sinta uma avó feliz e abençoada?! E não é que me sinto mesmo!?



sexta-feira, 26 de julho de 2013

Feliz Dia dos Avós!






Já não tenho avós a quem desejar um Feliz Dia! Já partiram. Decerto para um bom lugar. De todos - avó materna e avós paternos - guardo uma boa imagem e recordação. Ainda que a avó preferida fosse a  materna. Por nenhum motivo especial. Vivendo nós em casas distintas mas muito próximas, e sendo ela um ser humano maravilhoso e uma avó extraordinária, não se podia esperar outra coisa que não uma relação e interação maravilhosas entre ambas (avó e neta).
 
Obviamente que, muito daquilo que hoje sou, devo aos meus pais,  a esta avó com quem privei mais de perto e muito me ensinou e, naturalmente, aos meus avós paternos. Agradeço a Deus por ter tido a sorte e a felicidade de ser acompanhada por eles até me fazer mulher. Não me considerando uma  saudosista, recordo-os... com saudade!
 
Correndo atrás do tempo,  passei de neta a mãe e num ápice de mãe a avó. Não  sabia que este patamar - o de avó -  era assim tão maravilhoso!...Tendo sido neta de  AVÓS ESPECIAIS, que me passaram os valores essenciais e ajudaram na minha formação como mulher, tenho o dever moral de ser, também eu, uma boa avó. E... modéstia à parte, acho que sou mesmo! Esforço-me nesse sentido, pelo menos...! Daqui por uns aninhos os meus netos dirão de sua justiça.
 
Neste Dia dos Avós - que devia ser todos os dias - recebi deles o presente mais maravilhoso: a sua presença imbuída de amor, carinho, sorrisos e as traquinices próprias da idade.
Brincaram muito, riram, sorriram e foram felizes! E EU TAMBÉM!
 
Agora,  dormem um soninho tranquilo, aqui bem pertinho de mim, enquanto eu, sem sono, mas com o coração a transbordar de alegria e de amor por eles, dito estes sentidos desabafos para esta máquina que tenho à frente e que quase me "hipnotiza"  tanto quanto os  pimpolhos que me ajudam a fazer a vida valer mais a pena! :)

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Tempo de festejar...


Hoje - 5.º dia do mês de junho - foi  Dia de Celebração. O Vi esteve de PARABÉNS!  Completou o seu 4.º ano de vida!
Festejámos em família. Foi muito bom acompanhá-lo e viver com ele a sua  contagiante alegria  e felicidade.
MUITOS PARABÉNS, VI! Que a alegria, o entusiasmo, a doçura e a felicidade que hoje partilhaste conosco perdurem para sempre na tua vida. ADORO-TE picolino!!!
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 4 de junho de 2013

Ele há coisas...

Hilariante, no mínimo!... Aconteceu na manhã do passado sábado.
Estava eu sentada à mesa de uma esplanada de café à conversa com três amigas, quando vejo  a X. a empurrar um carrinho de bebé rumo à esplanada onde nos encontrávamos. Chegada a uma mesa que distava da nossa aí uns 3 ou 4 metros, a minha comadre X. cumprimentou-me, "olá, tudo bem?", sentou-se, e o carrinho com o bebé ficou ali pertinho dela, virado para mim. Olhei, e pensei pros meus botões: Quem será a mãe daquele bebé tão engraçado? Não o conheço... Traz um chapéu de palha tão giro! Só que não lhe consigo  ver bem os olhitos!... 
Às tantas, uma das minhas amigas, interpela-me:
- Já viste que o teu neto está ali com a X.?
 E eu:
- O meu neto? Não estás bem da cabeça, pois não? Aquele bebé não é o meu neto, será neto de outra pessoa, mas meu não é, com toda a certeza!!
- Aquele é o teu neto, não me digas que já não o conheces?...
Voltei a olhar e a fixar o bebé, mas continuei duvidosa, desconhecia aquele chapéu de palha,   e achei que  tinha o rosto mais rechonchudo e os lábios mais carnudos do que o meu bebé.
Para mostrar à minha amiga que quem estava enganada era ela e não eu, perguntei à minha comadre:
- X., esse bebé é o nosso neto?
- Claro que é Vitória! Não me diga que já não conhece o seu neto? :)
Fiquei para morrer! Levantei-me, aproximei-me, o meu neto sorriu e levantou os bracitos para que eu lhe desse colinho.
Como é isto possível? O meu neto conhece-me melhor a mim do que eu a ele!?  E até as minhas amigas o conhecem melhor do que eu, a avó babadíssima?... Bem sei que eu estava de óculos escuros - que não é desculpa, -  que não conhecia o chapéu que ele trazia -  também não é desculpa, - que o mesmo lhe deixava os olhitos algo escondidos - que continua a não ser desculpa...
Eu tinha, tenho a obrigação de conhecer bem os meus netos em qualquer circunstância! Que diabo, eu não estou maluca! Ou será que tive uma branca???
Inexplicável, no mínimo...:)
 
Desculpa, Mimi!...


segunda-feira, 6 de maio de 2013

Temos artista...


Foto: ... bonita, gira, deixa-me andar de bicicleta :)
 
Porque a acho maravilhosa -  a obra de arte do meu neto Vicente - rapinei-a. Quem se sentir lesado que  se acuse! :) Fi-lo para que me sirva de "memória futura". Pois, porque a vou deixar muito bem guardada neste meu cantinho, por onde passo todos - ou quase todos - os dias. Entretanto fico à espera de uma outra obra - já por ele prometida - para a avó. 
A que executou para a mãe mostra-nos a bonita ligação que eu sei que existe entre ambos. Sobre a mesma disse  e escreveu: A minha mãe é bonita, gira e deixa-me andar de bicicleta.
Uma alusão curta e  simples  que decerto terá um grande significado para um menino de três anos. E para mim!

Que dirá ele da avó?? Estou ansiosa!! ....

 
 



sábado, 13 de abril de 2013

Dois dos meus grandes amores...

 
O amor que transborda de uma mãe  para o seu filho é absolutamente delicioso, algo que não é facilmente  definível por palavras. Só mesmo quem o sente... é  único, irresistível e... impenetrável! E este, o da minha filha para com os meus netos, faz-me sentir particularmente feliz!
 

Estive fora uma semana. Acabadinha de chegar, consegui que a minha objetiva captasse este doce  sorriso. Venho pior, cada vez mais apaixonada por estes seres que, sem  que se apercebam,  ajudam a dourar os meus dias que, a bem da verdade, nem sempre se apresentam fáceis.
 
Tenho consciência de que as relações mais fortes e intensas são, em primeiro lugar, as que se estabelecem com os filhos. De que o maior amor do mundo - um amor sem igual - é o amor de mãe. Mas, atrevo-me a dizer - porque é o que sinto -  que logo a seguir vem o amor pelos netos!!
 
Sou uma mãe orgulhosa dos seus filhos e, ao momento, uma avó completamente babada. O sorriso dócil e  o olhar expressivo destes  olhos que também sabem sorrir  deixam-me completamente derretida! E substituem qualquer "tranquilizante" de que necessite...
 
E mais não digo... porque estou a ficar um pouco melosa demais para meu gosto!!! Deve ter a ver, também, com o solarengo e luminoso dia  que se fez sentir hoje. Quase mágica... esta Primavera que tardou a acordar!!
 
E não é que "as caminhadas" já não constituem problema para o petiz! Está desembaraçadíssimo!...
 



sexta-feira, 29 de março de 2013

Será para mim... um dia memorável!

 
O meu neto Mimi completou o seu primeiro ano de vida no primeiro dia do mês que ora decorre, Março. Muitas tentativas fez para conseguir encontrar o equilíbrio e a segurança que lhe permitissem caminhar sem ajuda. Ontem ainda não o fazia... 2, 3 passinhos eram mais que suficientes para perder o equilíbrio e... era vê-lo de novo "de rabo" no chão.
Hoje decididamente começou a andar! Fê-lo após o almoço e... cá em casa, para grande alegria minha. Não podia ter escolhido melhor dia para o fazer, Sexta Feira Santa, dia do calendário litúrgico com grande significado para os cristãos.
Estou feliz e orgulhosa! Esta será mais uma data a guardar no baú das minhas recordações!
PARABÉNS meu amor! Que Jesus te proteja e ajude em todas as caminhadas da tua vida!

sábado, 9 de março de 2013

Adeus gripe...

Mais um sábado de Março que  lá vai e que vivi de forma muito tranquila, como convém, dado que acabo de "mandar à vida" a maior gripe que alguma vez  me conseguiu agarrar...Foi-se, finalmente, e com ela a febre, mas não sem antes deixar umas desagradáveis dores musculares  nas minhas pernocas, sequela que nunca me houvera atormentado em gripes anteriores e que, na noite passada, me perturbou imenso, tanto... que só consegui adormecer quando já passavam alguns minutos das 5 da manhã. Mas isso já não interessa nada... já passou, e este meu sábado desenrolou-se de forma agradável, felizmente. 
Pela manhã, fiz uma pequena caminhada com o intuito de desentorpecer as pernas e espalhar as dores, algures por aí - é que estive desde sábado da semana anterior ao  sábado de hoje aqui enfiada em casa, eu que tanto gosto de dar as minhas voltinhas.... espairecer, sair, passear!!!... - Tão farta estava que  este meu passeio matinal até me soube a pouco.
Entretanto regressei para o almoço cá em casa, em família, onde não faltaram os pimpolhos do meu coração... que não se cansaram de me mimar e de me alegrar. Conversámos, brincámos, rimos, sorrimos... e fomos felizes! Tão felizes que... já não há, por aqui, mais espaço para gripes nem para as as suas sequelas...


 
Como complemento de sobremesa do almoço, a avó sentou-se na sala com os netos encostados ao seu regaço e descascou as nozes que eles haviam de saborear. Estes momentos tornaram-se quase um ritual cá em casa... a sala sem o pote das nozes não teria decerto o mesmo sabor para o Vi.  E o  rebento mais novo já vai pelo mesmo caminho!...
 
Que bom que é vê-los crescer harmoniosamente e sentir que posso dar o meu contributo!!



sábado, 2 de março de 2013

Happy Bhirthday my dear grandson!

E já um ano  passou desde que abriste os olhos para o mundo! Que grande alegria nos deste! Uma alegria que sinto a crescer em  cada dia que passa! És um bebé maravilhoso, de uma simpatia contagiante, tão afetuoso que já deixas antever um  coração do tamanho do mundo. Guardo, no que de mais profundo há em mim, o teu enternecedor sorriso - acho mesmo que nunca o esquecerei - porque esta empatia que há entre nós é simplesmente encantadora! Só eu e Deus sabemos o quanto significas para mim! Obrigada A. M.  e...
MUITOS, MUITOS PARABÉNS!!