Mostrar mensagens com a etiqueta receita de culinária. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta receita de culinária. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Iguarias doces


E porque o Natal é tempo de partilha, deixo convosco as iguarias doces que hoje confeccionei  para,  em redor da mesa cá de casa, celebrarmos a FESTA DA NATIVIDADE.
Bem sei que o que conta mesmo é a união familiar baseada no amor, na alegria e na felicidade. Afinal é este o verdadeiro espírito de Natal baseado na mensagem de Jesus, a  do AMOR!
Contudo, as iguarias,  não sendo a parte mais significativa da festa,  têm alguma relevância em contexto familiar. Um estômago confortado torna a pessoa mais feliz....

Foi uma longa e prazerosa tarde de trabalho!!  

Tarte de amêndoa
Toucinho do céu

Deixo a minha receita do toucinho do céu, que é "divinal" e não muito complicada de fazer:
Ingredientes:

  • 300 gramas de amêndoa moída sem pele;
  • 600 gramas de açúcar;
  • 18 gemas e 2 ovos inteiros;
  • 1 limão;
  • 2 decilitros de água;
  • icing sugar para polvilhar
Preparação:

Misture a amêndoa com 100 gramas do açúcar e junte as gemas, a raspa e o sumo do limão. 
Leve o restante açúcar com a água ao lume e deixe ferver até fazer ponto de pérola.
Retire do lume e deixe amornar.
Incorpore, depois, o preparado de amêndoa na calda de açúcar, misture bem e leve de novo ao lume a engrossar um pouco (deixe fazer ponto de estrada).
Deite numa forma forrada com papel vegetal, bem untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Leve ao lume e deixe cozer, entre 15 e 20 minutos, sensivelmente.
Deixe arrefecer, desenforme com cuidado e retire o papel vegetal.
Polvilhe com bastante açúcar em pó e desenhe losangos ou quadrados com uma espátula ou uma faca.

Bom Apetite! 




quinta-feira, 4 de julho de 2013

Muito agradável ao paladar...

 
Muito, muito calor! Dedicar-me à confeção de um gelado  faria mais sentido. Mas não. Apetites de bolo. De nome "Bolo maravilhoso". E tão maravilhoso que é!... Uma receita de há muitos anos que há muito não fazia.
Hoje, assim do nada, lembrei-me dele, de quanto é bom... o mais difícil foi encontrar a receita naquela panóplia de livros de culinária.
Só que  com persistência tudo se consegue... e a receita lá apareceu.
O bolo tomou forma. Corporizou-se!... 
 

Alguém é servido?...
 
Aqui fica a receita para quem quiser experimentar. Para além de que, sempre que o queira confecionar, me é mais fácil   encontrá-la aqui do que naquele emaranhado de livros com as receitas que vou recolhendo por aí...
 
BOLO MARAVILHOSO
 
Ingredientes:
 
  •  6 ovos;
  • 4 chávenas (de chá) de açúcar;
  • 4 chávenas (de chá) de farinha;
  • 1 colher (de sopa) e fermento em pó;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de água morna (usei a lata do leite condensado);
  • raspa de limão;
  • 6 colheres de sopa (mal cheias) de manteiga.
Preparação:
 
Mistura-se as gemas com o açúcar, bate-se bem até ficar um creme esbranquiçado. Depois, vai-se juntando um dos restantes ingredientes de cada vez, batendo bem.
Por fim, juntam-se as claras em castelo.
Vai ao forno em forma de buraco ao meio, untada com manteiga e polvilhada com farinha.
 
Decorei o bolo, depois de desenformado , com nozes e pinhões (eram os frutos secos que tinha em casa) passados por uma calda de açúcar muito fraquinha.
 
Muito saboroso!

BOM APETITE!
 
 

 
 
 
 
 

domingo, 10 de março de 2013

Fim de semana... doce!?

Afinal, eu merecia um fim de semana doce, certo?..
Resolvi a questão: pus-me à cozinha e... o resultado está aí.
Ontem ao lanche:
- Bolo de natas (muito, muito....) e chá de limão bem quentinho,  a fechar com umas amêndoas de chocolate a lembrar a proximidade da Páscoa, numa boa companhia... hmmmmm!!!




 Hoje, Domingo, chá de frutos silvestres, scones com manteiga, doce de tomate e/ou geleia.





Os scones têm muito bom aspecto, não têm? São absolutamente maravilhosos e  tão fáceis de fazer!

Partilho a receita:

Ingredientes:
  • 9 colheres (sopa) bem cheias de farinha com fermento;
  • 2 colheres (sopa) mal cheias de manteiga;
  • 2 colheres (sopa) mal cheias de açúcar;
  • 2 gemas;
  • meia chávena (chá) de leite gordo

Preparação:

Passa-se a farinha pelo passador.
Juntam-se todos os ingredientes, derretendo antes a manteiga.
Misturam-se bem com os dedos todos os ingredientes, mas sem amassar.
A massa não deve ficar muito mole, se for esse o caso junta-se um pouco mais de farinha.
Polvilha-se uma superfície com farinha e espalma-se a massa, de modo a ficar sensivelmente com um dedo de altura.
Cortam-se rodelas com um copo que vão a cozer em tabuleiro untado com manteiga, em forno quente. Demoram 15 a 20 minutos a cozer.

Servem-se a gosto, com compota, manteiga, queijo...

BOM APETITE!!











domingo, 27 de janeiro de 2013

Apetites... de Inverno!

 
Como diria um amigo meu - sabendo ele que não aprecio o inverno -, há que saber tirar partido das coisas boas de cada  uma das estações do ano. OK! Foi o que hoje fiz... e soube-me muito bem esta tarde no conforto da minha casa fazendo coisas de que gosto! As fatias douradas constituem um apetite antigo que, cá em casa, surge habitualmente nos fins de semana mais frios.  E esta cinzenta e chuvosa tarde de domingo mostrou-se muito apelativa. Então, deitei mãos à obra e confecionei as ditas, que depois gulosamente deglutimos - como lanche ajantarado - acompanhadas/ regadas com uma bebida -  Chá/ leite - bem quentinha.
 
Este é um doce tradicional de natal na mesa dos portugueses - na minha mesa não, sou uma exceção -  conhecido habitualmente, consoante as regiões do país, como rabanadas ( região norte) e  fatias douradas ou fatias paridas (região sul ). 
Não será demais lembrar que o nome fatias paridas se deve ao facto de em tempos passados, nos meios rurais, as mesmas serem dadas às mulheres que acabavam de dar à luz, porque se acreditava que este alimento, por ser rico em ovo, açúcar, leite e pão, alimentava bem a mãe e fazia subir o leite materno para alimentar o bebé.
 
Partilho a receita deste saboroso doce que - esqueçamos as calorias -, é muito fácil e rápido de fazer e muito reconfortante para o estômago, nestes meses frios!
 
Ingredientes:
 
1 pão duro (de preferência pão de forma, de padaria)
ovos q.b.
leite q.b.
2 colheres de sopa de  açúcar
1 pau de canela
1 casca de limão
óleo (para as fritar)
 
açúcar e canela em pó q.b. (para as polvilhar)
 
Preparação:
 
Corta-se o pão em fatias com cerca de 1,5 cm de espessura.
Ferve-se o leite com  as 2 colheres de açúcar, o pau de canela e a casca de limão.
Batem-se os ovos. Passam-se as fatias de pão primeiro pelo leite e depois pelos ovos. Fritam-se em óleo quente e escorrem-se em papel absorvente.
Servem-se polvilhadas com açúcar e canela.
 
Entusiasmem-se e... BOM APETITE!
 
 


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Voltei às rotinas...

Voltei às habituais e indispensáveis  rotinas diárias. Sempre assim acontece no pós-férias. E até sabe bem, dado que o tempo que estamos fora  nos deixa algumas lembranças do que fazíamos antes de encerrarmos as portas para o tão merecido descanso... e ainda bem que assim é! Nada pior do que nos sentirmos desencantadas com os afazeres do  dia a dia!
Assim, ontem, depois da saída matinal para o habitual café com amigas, e depois do  rotineiro almoço em família, continuei na cozinha para confecionar um prato de bacalhau que o meu palato bastante agradece - um bacalhau com bechamel e camarão, com cunho pessoal - que os meus filhos  apreciam e agora também o meu neto Vi.
 
Nos entretantos, e porque preciso de perder algum peso, - já percebi que não vou lá sem a ajuda de um nutricionista - ainda confecionei umas gelatinas para enganar o apetite no intervalo das refeições e assim ingerir menos calorias.
 
Ingerir menos calorias?Não é tarefa fácil... Eu explico porquê: o tal bacalhau, que ontem confecionei, só foi deglutido hoje ao almoço. O que sobrou - uma boa quantidade - fez as minhas delícias na refeição seguinte, ao jantar, quando era suposto satisfazer a minha "gula" somente com uma sopa e uma peça de fruta. 
 
Não tenho melhoras!! A dieta está só mesmo na cabeça!!!

Para vos aguçar o apetite, deixo a minha receita deste prato que fez as delícias do meu neto ao almoço, pelo que balbuciou:
- Avó, hum... é muito bom!!
 
Bacalhau  com bechamel, natas e camarão
 
Ingredientes:
- 2 boas postas de bacalhau demolhado
- 1 pacote de batatas fritas palha
- 1 pacote de molho bechamel de compra
- 1 pacote de natas
- 10 camarões de tamanho médio
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- 2 cenouras de tamanho médio
- pimenta q.b.
- 1 folha de louro
- 2dl de azeite
- queijo ou pão ralado
 
Preparação:
 
Coza o bacalhau. Reserve a água.
Coza o camarão durante cerca de 5 minutos e reserve também a água.
Limpe o bacalhau das espinhas e da pele e lasque-o.
Descasque o camarão e reserve-o.
Faça um refogado com o azeite, os alhos, o louro e as cebolas cortadas em meias luas finas. Quando a cebola estiver translúcida, junte as cenouras raladas e deixe ferver um pouco. Junte depois o bacalhau lascado, mexa e deixe ferver mais um pouquinho. Junte então os camarões partidinhos aos bocados e as batatas fritas e envolva tudo, juntando um pouco de cada uma das águas onde cozeu o bacalhau e os camarões, alternadas, até que ás batatas amoleçam.
À parte, misture o molho bechamel com as natas, pimenta a gosto e, se for necessário, algum sal.
Junte este molho ao preparado de bacalhau, envolva bem e deixe mais um pouco ao lume.
Deite num tabuleiro de ir ao forno, alise e polvilhe com queijo ou pão ralado (conforme o gosto) e leve ao forno a gratinar.
 
Acompanhe com uma boa salada verde. E...


BOM APETITE!
 
 
 

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Não há dieta que resista!

Não há volta a dar! Não há dieta que resista. Se, tal como eu, somos aquilo a que habitualmente se chama "bons garfos", está tudo perdido. Bem tento controlar a boca (ou o apetite?), mas não consigo e, se numa semana perco uns graminhas, a balança, na semana seguinte, confirma a recuperação ou um pouco mais do que os gramas perdidos na semana anterior. Isto é uma vida!...
Estes alentejanos são muito dados ao convívio... São as festas de aniversário, os almoços dos amigos, os arraiais, a corrida aos caracóis, às sardinhas assadas... e por aí.
Se ontem à tarde participei na festinha de aniversário que o Vi ofereceu aos seus amiguinhos, amanhã já vou ter um almoço com um grupo de amigos. Porque não resisti eu, se já tinha previsto uma saída para este dia?
Pois, a rica comadre foi convincente: "adia lá essa saída, vais no Domingo, chegas bem a tempo... o teu sobrinho trata do assunto que tens pendente e tu vens passar uma bela tarde connosco. Não acredito que não venhas, nós gostamos da tua companhia... E... já agora traz um docinho."
E a lengalenga convenceu-me mesmo! OK, decidiu por mim...
Mais do mesmo... convívio saudável à volta da boa mesa! :-)*
Ainda não sei se o doce que vou fazer, vai ser um dos que fiz para a festinha do Vi, cuja receita, por ser muito do agrado dos meus amigos, partilho convosco.

                                      Bavaroise de morangos

Ingredientes:

500 g de morangos
2 pacotes de natas (4 dl)
1 lata de leite condensado
6 folhas de gelatina branca
Morangos para decorar

Preparação:

Lave bem os morangos e retire-lhes o pé. Bata-os com a ajuda de uma varinha mágica. Reserve.
De seguida, corte as folhas de gelatina aos bocados e ponha-as de molho durante 3 ou 4 minutos.
Bata as natas com a batedeira até que engrossem (tipo chantilly). Junte-lhe depois o leite condensado e o preparado de morangos e envolva bem com a a ajuda da vara de arames.
Por fim, dissolva a gelatina num pouquinho de leite quente, junte ao preparado anterior e envolva bem.
Leve ao frigorífico durante umas horas ou de um dia para o outro.

Na altura de servir, decore a gosto, com morangos...
Fica ainda mais saboroso se acompanhar o doce com uma calda de morango, muito simples de fazer: basta bater alguns morangos com acúcar a gosto.

                                                                   BOM APETITE!

                                                                      

sábado, 2 de junho de 2012

HUM...Caracóis!


Como eu gosto de caracóis!... Acompanhados de pão com manteiga e uma imperial bem fresquinha, são, para mim, uma das melhores alternativas para um bom petisco de esplanada, na companhia de amigos, numa solarenga tarde de Verão.
Mas há muito que questiono se será o caracol um bom alimento!? E agora sim, já tenho a resposta.

De acordo com estudos laboratoriais, os caracóis são moluscos ricos em proteínas e pobres em gorduras, o que faz deles um alimento bastante nutritivo. Contêm água e sais minerais, como magnésio, ferro, zinco e cobre que garantem a saúde do organismo. São também ricos em cálcio, pelo que constituem um bom alimento para quem sofre de raquitismo e para as mulheres que amamentam.
E porque pobres em calorias - cada 100 gramas equivale a cerca de 80 kcal. -  são também recomendados a quem sofre de obesidade.
Claro está que, para que o número de calorias não dispare, há que evitar o molho que acompanha os "animaizinhos" e ter em atenção a quantidade de pão - com ou sem manteiga - e a cerveja ou refrigerantes  que se ingere.

Adoro os caracóis  confecionados pela minha mãe. É uma receita muito portuguesa, simples e saborosa, que partilho:

                                                              CARACÓIS
Ingredientes:
  • 1kg de caracóis;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 3 dentes de alho cortados às rodelas;
  • 1 cebola cortada em gomos;
  • 2 folhas de louro;
  • 2 colheres de sopa de orégãos;
  • 1 caldo knorr;
  • sal q.b.;
  • piripiri a gosto

Preparação:

1- Lave muito bem os caracóis em bastante água fria, mudando  a água as vezes necessárias para que deitem toda a sujidade;
2-Leve-os ao lume brando, bem cobertos de água fria, com o azeite, os alhos, a cebola, as folhas de louro, os orégãos e o sal e deixe que tirem as hastes para fora;
3- Quando começarem a ferver, com uma escumadeira, retire de vez em quando, a espuma que vem ao de cima;
4-Deixe ferver cerca de meia hora para que cozam;
5- Quase no final da cozedura junte o caldo knorr e o piripiri;
6- Conserve-os no líquido da cozedura até ao momento de os servir, para que fiquem mais gostosos.

        Sirva-os quentes com um pouco de caldo e...

                                                             BOM APETITE!

Já agora uma nota: somos o 2º pais maior consumidor de caracóis, pertencendo o 1º lugar à França, onde os bichinhos se denominam escargots.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Adoro favas!


Vicia faba
                                                          Fava e sua flor (Vicia Faba)

                      Fava: Alimento muito importante na alimentação, desde a Idade da Pedra

Pertenço ao leque de pessoas que gostam muito de favas! Mas tenho a perceção de que as mesmas fazem parte de um grupo de alimentos que se adora, ou se detesta. Não é raro ouvir, quando, em círculos de amigos, se fala desta leguminosa : " favas!?... ADORO" ou "desde criança que ODEIO"!
Ora bem... na minha infância, sem menosprezo pela cozinha algarvia, também não era apreciadora de favas confecionadas à moda do Algarve -  as que melhor conhecia e comia habitualmente - quiçá mais saudável  do que a alentejana. Mas estas favas à alentejana, que só conheci mais tarde, são, na minha perspetiva, DIVINAIS!
Assim... tal  como em anos anteriores,  no  ano que ora decorre, neste mês de Abril, tenho deglutido e saboreado, com bastante frequência, as célebres favas com chouriço, à alentejana! Ou seja... com toucinho frito, chouriço preto e um bom molho de cheiros (coentros, folha de alho e hortelã),  que lhes dá um sabor inexplicável! São UM VERDADEIRO PITÉU, acompanhadas com uma bem temperada salada de alface!
Pior mesmo, as calorias deste prato! Pois, é que o "bom" alentejano não dispensa o toucinho, de preferência de porco do montado, e a sopa de pão caseiro demolhada naquele saborosíssimo molho da fava.
De facto, não são as favas que engordam ou são prejudiciais à saúde, mas antes a gordura  com que são confecionadas.

Senão, vejamos um pouco do muito que os nutricionistas dizem sobre as favas:
  • A fava apresenta um baixo valor calórico, cerca de 61 calorias por 100 gramas.
  • É muito rica em nutrientes essenciais à saúde.
  • É uma excelente fonte de proteínas vegetais de alto valor biológico e de fibras alimentares.
  • O seu alto teor em fibras é fundamental ao bom funcionamento do aparelho digestivo, para além de desempenhar um papel importante na regulação do apetite e da saciedade.
Ora bem... sabendo que as favas têm um papel preponderante na nossa dieta, se não quer engordar ou se preocupa com a sua saúde, pode, especialmente na época da Primavera,  confecioná-las com azeite, que é mais saudável,  reduzir na quantidade de  chouriço e... cortar na sopa de pão! Não ficam tão "gordas" e também são saborosas!
Pelo que aqui descrevo,  dá para perceber que ando preocupada com os meus quilinhos a mais, adquiridos à custa dos suculentos pratos de favas  e de outos manjares característicos deste Alentejo de bons sabores gastronómicos. Por isso, partilho um prato, cuja base é a fava, também muito saboroso, mas... muito menos calórico.

                                                             CREME de FAVAS


                                                              
                                                          

Ingredientes:
  • 300g de batatas
  • 1dl de azeite
  • 2 dentes de alho  
  • 1 cebola
  • 1 molhinho de coentros
  • 500g de favas
  • sal q.b.
  • fatias de presunto a gosto
  • fatias de pão frito                             
Preparação:

Numa panela leve ao lume o azeite com os dentes de alho picados e, quando estiverem quentes, junte-lhes a cebola e os coentros também picados e mexa não deixando alourar.
Junte de seguida as favas, as batatas descascadas e cortadas aos cubos e 1litro de água. Tempere com sal e deixe cozer.
Quando estiver tudo cozido, passe com a varinha mágica, até ficar um creme aveludado e retifique de sal.
Sirva a sopa com pão frito ou torrado e fatias de presunto.

                                                                     BOM APETITE!