Mostrar mensagens com a etiqueta férias. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta férias. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Férias e... instantâneos! #3#


VOUZELA é uma pequena e encantadora vila portuguesa - com cerca de 1300 habitantes - que se situa na Beira Alta, distrito de Viseu. Inserida numa região de grande beleza natural, na fértil zona de Lafões, apresenta  um interessante  património arquitetónico onde se destacam algumas Igrejas, bem como várias Casas Senhoriais e Solares construídos com o típico granito da região.

A bela  Capela de São Frei Gil, datada do sé. XVII
 
Bonito Solar e respetivo Brazão
 
Igreja da Misericórdia, do séc. XVIII

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

A praia vai fechar!?...


A meio da manhã, alguns já vêm de regresso. Outros vão. Outros, ainda, preparam-se para ir. Para a praia, pois claro!
E lá vão caminhando, calmamente, felizes e contentes!! Sozinhos, aos pares, ou em pequenos grupos... crianças, jovens, adultos, é gente de todas as idades que, de sacola na mão, sombrinha ao ombro, comungam do mesmo desejo: gozar as tão almejadas férias.
As conversas de circunstância sucedem-se... e  parecem fazer bem ao ser e ao estar! Percebe-se pelos rostos iluminados por rasgados sorrisos.
Aqui sentada frente ao mar, observo... e penso prós meus botões: "Meu Deus caiu aqui uma  multidão! De onde vem toda esta gente?..."
Cada um carrega consigo a sua história de vida... Todos diferentes, todos iguais! Afinal, o que todos procuram é  este clima, estas praias, este sol, este mar,  porque sabem, porque já conhecem  ou alguém lhes disse que a costa algarvia sempre foi, e sempre será, uma boa anfitriã, exímia no apelo ao lazer, aos bons mergulhos, ao bem estar e à tranquilidade.

E a verdade é que toda esta bonomia contribuiu para que o mês de Agosto passasse quase sem que déssemos  por isso. Num ápice! Estamos na recta final. Lá diz, e muito bem, a sabedoria popular: "o que é bom acaba depressa"! E não é que acaba mesmo!!...

Apesar disso, o tempo continua convidativo, ainda que um pouquinho mais fresco como que a prenunciar a chegada do Outono. Pelo que as sabidas gaivotas, sobrevoando a costa, parecem querer deixar um aviso:
"Atenção!.. Aproveitem bem os últimos cartuchos porque... A PRAIA VAI FECHAR!"

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

País... em férias!


Não há dúvidas! O País está de férias! Sempre assim foi em Agosto. Provavelmente, sempre assim será! Uma grande parte do mesmo rumou a Sul! Eu também...
 
No uso do meu merecido descanso, acabo de me sentar numa esplanada, frente a este delicioso mar cristalino e terapêutico, com potencialidades - acredito - para debelar o stress e, até mesmo, os estados depressivos mais profundos de qualquer ser pensante.
Não posso deixar de esboçar um sorriso perante a conversa/discussão que se passa aqui mesmo ao lado, numa outra mesa, entre uma família que, ao que tudo indica, também goza as suas férias. Não há consenso entre o pai e as duas filhas - cujas idades deverão oscilar entre os 12 e os 14 anos, presumo - no que se refere ao pai/avô, que não está presente.
É a certeza das filhas contra a certeza do pai:
- Paizinho, não temos dúvidas... o avô sabe nadar! Como é possível nunca teres visto o teu pai a nadar!?
- As minhas filhas não estão bem da cabeça... passaram-se de vez!! Tenho a certeza absoluta, de que o vosso avô/ meu pai não sabe nadar. Ele até gosta pouco de praia...

E entre uma  persistente teimosia de ambas as partes - sabe, não sabe -, com muitos sorrisos e boa disposição pelo meio, nada melhor do que uma breve chamadinha - via telemóvel - do pai para o  avô, a fim de resolver a divertida contenda:
- Olá pai, tudo bem? Estamos aqui com uma dúvida, que só o  pai pode esclarecer. Diga-nos lá... o pai sabe ou não sabe nadar?? Não sabe, pois não?!
- Como é isto possível!? Claro que sei nadar!!...

E eis que, numa gargalhada estridente e feliz, como que a anunciar VITÓRIA, as filhas, ufanas, se fazem ouvir quase em simultâneo:
- Estás a ver pai, o avô nada à cão, mas... sabe nadar, yô!!!

Este episódio familiar teria passado despercebido não fosse o ar descontraído como se desenrolou e a boa disposição  que contagiou quem se encontrava naquela esplanada.
Na verdade, este sol, esta luminosidade , este mar azul, enfim... todo este enquadramento é propício à libertação do stress acumulado ao longo do ano...  e à recuperação das energias positivas para enfrentar os problemas  do dia a dia. Que não sendo poucos... agravam-se com a continuada e infindável instabilidade política e económica deste país que continua a viver aos solavancos!

O nosso "Primeiro" esteve de férias, a Sul, na praia de Manta Rota. Oxalá os bons ares da Manta tenham refrescado  as suas ideias de modo a que consiga enxergar, de uma vez por todas,  que os buracos deste pobre pais,  mais roto do que a Manta onde passa férias - que de Rota só tem o nome - não se tapam espoliando repetidamente os funcionários públicos, pensionistas e aposentados.
Enxergue, também, Dr. Passos que... é IMPERIOSO e URGENTE mudar o RUMO deste PAÍS!!



domingo, 13 de janeiro de 2013

Paraísos portugueses...

Gosto de ler e de partilhar as boas notícias  que ajudam o nosso país a ser conhecido e apreciado além fronteiras.
 
O jornal britânico "The Guardian", sugere e recomenda, entre 20 destinos de sonho, que se faça férias na  ilha de Santa Maria nos Açores, nomeadamente na praia Formosa, uma das praias de areia branca daquela ilha, por onde se pode circular com algum à vontade dado que normalmente a afluência não é muito grande.
Outro destino sugerido pelo referido jornal é a praia da Zambujeira, na Costa Vicentina.
 
Um outro destaque no que se refere a paraísos portugueses vai para a zona da Comporta, na península de Setúbal, relativamente perto de Lisboa - uma hora de carro - e uma boa solução para quem procura uma praia tropical e não pode ou não quer sair da Europa.
Praia da Comporta
 
Praia da Zambujeira

 
Praia Formosa - Açores
 

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Recomendo...


Sentada na esplanada onde habitualmente tomei o meu café matinal - o de hoje foi o último - ao longo destas longas férias de verão, acabo de ler, com alguma emoção, uma deliciosa e empolgante história - de amor, sacrifício, traição e coragem - narrada no livro Luz Efémera, o último da trilogia Langani, escrito em parceria pelas irmãs Quenianas Bárbara e Stephanie Keating, cuja leitura recomendo.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Férias... e McDonalds!




Férias sem uma ida ao McDonald´s não são férias. Ainda mais quando há uma criança por perto!
Assim, o jantar de ontem foi num centro comercial e teve como ementa os célebres hamburguers.
Saboreei um big mac, grande como o da foto, - como big glutona que sou não podia fazer por menos - acompanhado das habituais batatas fritas e regado com uma imperial fresquinha. Como sobremesa, para a desgraça ser maior, um sundae de caramelo polvilhado com muita amêndoa...
Gosto dos  hamburguers da McDonald´s, mas não me desvelo por eles. No que toca ao sundae de caramelo, adoroooooo! Ainda bem que o descobri não há tanto tempo assim...
Foi um jantar divertido, porque diferente, assim meio lambuzados, brincando uns com os outros, nada mau para um final de umas bem dispostas férias...

Já em casa, naturalmente com a digestão já feita... debrucei-me sobre o assunto  e questionei-me relativamente ao valor nutricional do meu jantar. Pesquisei, fiquei um pouco apreensiva, mas nem por isso arrependida. Valeu pelos bons momentos, pelo convívio familiar, pela alegria do Vicente - que tão novinho já gosta de fast food - embora esta tenha sido a segunda ou terceira vez que consome  hamburguers, esperando eu que continue a fazê-lo só muito esporadicamente! 

A minha pesquisa serviu, no mínimo, para evitar, sempre que possível, este tipo de refeição. Se não vejamos:
- Big Mac - 504 Kcal
- Batata Frita pequena - 174 Kcal
- Molho para as batatas - 20kcal
- Imperial- 100 Kcal
- Sundae caramelo - 293 Kcal

O que perfaz um total de  1091 Kcal. Não devendo, tendo em conta o meu peso, exceder a ingestão das 2000 calorias   no conjunto de todas as refeições,  ultrapassei sobremaneira aquele número, o que deixa antever  que vou continuar a crescer prós lados :))*
Mas férias são férias... E no regresso a casa, tudo será diferente... assim espero!!!!!

 




































                                                                                                    

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Passeio pedonal...


Sou avessa a datas. Não sei precisar bem o dia em que aqui cheguei  para férias! Só não tenho dúvidas de que ainda foi em Julho. Os dias têm-se  desenrolado calmamente, não obstante a presença dos meus amados, "ruidosos" - só às vezes - e maravilhosos  netos.
Um dia normal de férias, para mim,  passa por sair da cama um pouco mais tarde do que é habitual - entre as 9h30m e as 10h - tomar o pequeno almoço e pegar na sacola para um mergulho no mar, não sem antes passar pela pastelaria para um café e - ai meu Deus a dieta - o tal pastel de nata que tem o dom de me fazer aguar... Depois, o regresso a casa, o almoço, uma pequena sesta, e na parte da tarde um mergulho na piscina. Dias estes, alternados com umas saídas para uns passeios, uns lanches e/ou jantares com a família, os amigos etc... etc...
Dias agradáveis, digo eu... porém, o único que fez a diferença  e quebrou a quase instalada rotina das férias, foi o de hoje. Enchi-me de coragem e dei o salto da cama quando ainda passavam poucos minutos das sete e, pé ante pé, para não acordar a minha gente que  dormia tranquilamente, devidamente calçada e confortavelmente vestida,  saí à rua para um longo passeio pedonal junto à costa de Armação de Pera.
Foi muito agradável e reconfortante fazer aqueles quase 6 Km pelas ruas de uma vila  que ainda dormia!  Muito bom respirar e sentir a brisa da manhã! Observar   o raiar do dia! Sentir o peito cheio de ar fresco!  Poder parar um pouco para admirar o belo horizonte quase sem fim! Inalar gostosamente o cheiro das algas e da maresia! Observar o mar translúcido  com as suas ondas a desenrolarem numa praia onde aqui e ali chegava um ou outro banhista madrugador...

Toda esta ambiência  permitiu que o meu pensamento fluísse livremente como se não houvesse ontem nem amanhã... Foi muito bom!... 
Após o percurso, um belo banho neste oceano a perder de vista foi ouro sobre azul!

A praia, pelas nove e picos da manhã, apresentava este aspeto:




sábado, 14 de julho de 2012

Está-se bem por aqui...


De férias! Está-se bem por estas paragens!
Para mudar de ambiente, de paisagem, de clima... enfim, para recarregar baterias.
A praia de Armação de Pêra é ótima, extensa, de areal branco e fino, um mar azul, um sol esplendoroso e, não apetecendo descer à praia - como hoje me aconteceu - podemos sempre optar pela piscina do empreendimento, que é fabulosa. Para tal, basta alugar aqui um apartamento. Ainda existe um disponível nos últimos dez dias de Agosto e em Setembro, que se aluga a quem estiver interessado.
Basta, para tal, ligar para o n.º 962918350 e efetuar a reserva.



Foto: Apartamento com acesso a piscina e a campo de ténis, perto da praia (5 min a pé). Com parqueamento.