Mostrar mensagens com a etiqueta viagem. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta viagem. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 23 de julho de 2013

Ao encontro...

 

Fim de semana no Santuário de Fátima. De concentração e meditação. De agradecimento e reconhecimento. De oração, também. Ao encontro da paz e da tranquilidade. De reencontro comigo mesma...

A breve passagem pelo Jardim Oriental Buddha Éden - criado por Joe Berardo, após a destruição das estátuas de Buda, pelos talibans, no Afeganistão -, que se situa na Quinta dos Loridos, bem pertinho do Bombarral, foi a cereja no topo do bolo. É que não sendo, por si só, um lugar religioso, não deixa de fazer o apelo à paz e à tranquilidade. De que fui à procura...
Tempo foi também o que não nos faltou para a descontração. Para a observação. Para as fotos.  Para uma boa gargalhada. E até para a troca de impressões - entre amigas - sobre o megalómano projeto de Berardo que deu origem a esta monumental obra. 
Esta visita foi a surpresa  do fim de semana que as minhas amigas gentilmente prepararam para mim! E de que gostei imenso!... Não só pela surpresa em si, como pela beleza deste jardim de cariz oriental.
Para estas amigas, fica o meu caloroso obrigada pela sua companhia naquele que, para mim, foi -  penso que para elas também - um  especial e agradável fim de semana! Que ficará para sempre registado na minha memória e... no meu coração!!

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Marrocos, ainda...

A beleza e o exotismo de Marrocos não estão só nas cidades imperiais. Encontrei-os espalhados por todos os cantos desta antiga nação carregada de história, onde berberes, cartagineses, fenícios, romanos, vândalos e bizantinos deixaram marcas indeléveis, fazendo de Marrocos uma verdadeira encruzilhada geográfica, histórica, cultural e civilizacional.

Percorrer o país - fizemo-lo de norte a sul - é mergulhar em experiências diversificadas e inesquecíveis.  Luxuriantes paisagens - que parecem intocadas e nos fazem imaginar o mundo antes da humanidade. O deserto e os seus belos oásis, as elevadas montanhas que nos dão a ilusão de pinturas num degradé de tons terra - ocres e castanhos, com os verdes por perto -, praias com águas  calmas que mantêm uma temperatura amena ao longo de todo o ano... extasiam os nossos olhares!!

No deserto, água retirada do subsolo, para a sobrevivência das espécies animais
 


O contraste das cores numa soberba paisagem!



O burro como meio de transporte para quem se dedica à agricultura


IFRANE, zona privilegiada de Marrocos, a fazer lembrar a Europa


 
MAZAGÃO (antiga possessão portuguesa, onde ainda se encontram vestígios da nossa cultura)
Vista da cidade


Monumento onde se encontra a típica cisterna portuguesa


Cisterna portuguesa


A fortaleza com as suas muralhas, também de origem portuguesa


Vista da fortaleza para o mar


Vista da fortaleza para a parte mais antiga da cidade de Mazagão


Entrada para a fortaleza
 
ARZILA, uma outra cidade onde também encontrámos  muitos vestígios da passagem dos portugueses por ali. Passagem e permanência...
Muralhas portuguesas
 

Outra perspetiva das muralhas
 

 Entrada para a fortificação da cidade



O que se come por aqui
 
Um pãozinho típico (que não apreciei...)



A típica tajine - frango tostadinho e temperado com um saboroso molho


Os cuscuz, prato originário do Magreb (que não fez as minhas delícias)


Salada fria (saborosa)


Fotos e alguma informação - AQUI - sobre as cidades imperiais marroquinas

sexta-feira, 7 de junho de 2013

O meu mais recente destino...

Um convite inesperado levou-me até Marrocos. Em boa hora! Uma viagem de dez dias que me agradou  sobremaneira. É-me sempre grato conhecer  outras culturas, outras gentes que permitem, através da observação e dos inerentes contactos,  vivenciar novas experiências.
Marrocos revelou-se um país exótico e misterioso, que, pela diversidade de emoções que  propõe, rapidamente nos seduz.   

Foi uma longa e aprazível caminhada! Percorremos o país de norte a sul. Diria que integrei um grupo de "nómadas" durante 10 dias. Pernoitámos em muitas e diferentes cidades. Percorremos muitíssimos quilómetros pelo interior do País, onde não faltou a habitual incursão pelo deserto - dunas de Merzouga. Impensável não nos rendermos  à beleza daquelas paisagens  envoltas num peculiar exotismo.
Visitámos Tetouan, Erfoud, Quarzazate Mazagão... só para referir algumas das cidades mais pequenas deste país.
Fez, Marrakech, Casablanca e Rabat - as quatro cidades imperiais de Marrocos - também fizeram parte do nosso itinerário.
Visitá-las é mergulhar num mundo fascinante para os sentidos. Não mais vou esquecer as tradicionais e movimentadas  Medinas, um verdadeiro labirinto de ruas estreitas, onde os aromas únicos das especiarias se fundem com as múltiplas e inebriantes cores que quase extasiam os olhares de quem por ali passa.  Não esquecerei, também, aqueles  sorrisos das mulheres árabes, ainda que dissimulados pelos seus véus,  em contraste com os gritos quase desconcertantes dos mercadores no seu já habitual regateio.
Nos souks das inúmeras e labirínticas ruelas, podemos encontrar variadíssimos produtos, desde os agrícolas a artigos em pele, porcelanas e todo o tipo de marroquinaria. Não raro é, também, encontrar artesãos produzindo as suas originais peças, que despertam a admiração de quem as observa.
Mas não só... na verdade, a Medina é quase uma cidade dentro de outra cidade, com imponentes Mesquitas e seus minaretes , numerosas madrassas (escolas islâmicas destinadas ao ensino cultural e religioso), riads (casas apalaçadas)  e magníficos palácios, para além de outros edifícios históricos.
O que aqui deixo registado mais não é do que uma pequenina mostra do muito que se pode  conhecer deste País  e deste povo que - nas suas diferenças - se rege pela autenticidade e singularidade.  

FEZ - Capital espiritual do País 










MARRAKECH








 CASABLANCA - Capital económica do País





 RABAT - Capital do Reino de Marrocos