Mostrar mensagens com a etiqueta Amizade. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Amizade. Mostrar todas as mensagens

sábado, 5 de julho de 2014

Obrigada!


Encontrámo-nos! Conversámos. Muito. Diz-se extenuada (quase).
O trabalho não se esgota, mas esgota-a. Reconhece, contudo, que estes excessos trazem consigo aspectos positivos. A ocupação e o cansaço físico não lhe deixam tempo para pensamentos turbulentos. Nem angústias e/ou depressões.
Somente pequenos e esporádicos momentos de melancolia - nas breves pausas para o merecido descanso - batem à porta do seu coração. Com teimosia. A que ela, teimosamente, faz ouvidos moucos.
A vida nem sempre é fácil - repete com alguma frequência. Mas temos de prosseguir a nossa caminhada com garra e determinação. E pensar mais em nós. Pensar que, de todas,  somos a pessoa mais importante.
E a conversa foi tomando rumo manhã adentro...

Uma boa reflexão, que me tocou fundo. Afinal somos amigas. E é bom sentirmo-nos em sintonia com os nossos amigos!
Estes singelos encontros fazem-nos crescer enquanto pessoas!

Obrigada , M.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Seja Feliz!



Ainda que não me sinta muito virada para este tipo de comemorações coletivas, desejo a todas as mulheres um DIA Muito Feliz, assim como desejo que o sejam em todos os outros dias das suas vidas. Sintam-se especiais neste 8 de Março de 2013 mas... celebrem a vida todos os dias!!

Em nome da minha amizade, aqui  vos deixo este colorido ramo de frésias!!

sábado, 22 de dezembro de 2012

Porque é Natal...

 

Deixe que a magia entre no seu  coração e... viva o NATAL em toda a sua plenitude!

MERRY CRISTMAS FOR ALL MY FRIENDS!





segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Out...

Vou ficar ausente durante uns dias, quatro ou cinco! Mudar de ares - costuma dizer-se -  faz bem à mente e não só... Era suposto ter-me ausentado ontem, não o fiz por me sentir ainda um pouco debilitada. É que uma gripe associada a uma amigdalite não é flor que se cheire, ai não é não!!... BRRRR...
Rumo a Sul esperando encontrar uma temperatura mais amena que convide a uns passeiozitos por aqui e por ali...com os tais amigos da infância, numa de convívio natalício. Vai ser bom, e vou decerto regressar renovada e cheia de entusiasmo para viver, em pleno, com a minha família, a FESTA de NATAl, onde os meus netos serão, para além de Jesus, as figuras principais.
Prometi a mim mesma que nada de computador nestes dias... só descanso, conversa, passeio e alguma leitura - terminar Mentiras e Traições, para dar algum descanso à mesinha de cabeceira :)
 
Poderão encontrar-me por aqui.... acompanhada pelo meu livro, ou em tertúlia com amigos!! Até lá...
 
 
 
 
 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A pensar no Natal...

Fiz  hoje um esboço da lista   dos presentes e de quem vou contemplar nesta quadra natalícia. Não foi  tarefa fácil, dada a preocupação de ajustar cada presente ao perfil da pessoa a quem se destina, aliada ao facto de "não poder esticar-me muito" em termos de gastos...Os tempos vão difíceis! Foi decidido, cá em casa, que os adultos não irão ficar esquecidos, mas... a cada um deles caberá apenas uma prenda simbólica, para a qual estipulámos um valor - low cost.  O Natal é das crianças, logo, serão elas a merecer a nossa maior atenção. Mais importante do que o consumismo exacerbado que reveste esta quadra natalícia, será entrarmos todos no verdadeiro espírito da mesma e vivê-la em pleno, com paz e muito amor... Afinal estamos a festejar o nascimento de Jesus Cristo e esta é a Festa da Família! 
Tenho a certeza de que gostaria mais desta quadra sem o seu lado consumista!! Mas gosto do Natal! É um tempo mágico! Ainda que só me deixe envolver por essa magia depois de me sentir tocada por aquele clique especial e... único! Há algumas condições - algo difíceis de definir dada a sua subjectividade - que têm de estar reunidas, para que  me sinta envolvida pela mesma. Normalmente só acontece uns dias antes da festa: quando  saio à rua para as últimas compras e sinto aquele frio característico do tempo invernoso, que nos arrefece o corpo, assim como  o calor humano que, nesta época especial, cada um de nós irradia e nos aquece o coração e... a alma; quando o Pai Natal se passeia pelas ruas, divertindo e esbanjando alegria e carinho pelas crianças que encontra; quando, de sorriso nos lábios, já com os últimos sacos de compras nas mãos,  ao som das melodiosas músicas alusivas à quadra, distribuímos os nossos desejos de "Feliz Natal" a quem se cruza connosco, sejam eles amigos, conhecidos,  vizinhos ...... 
Depois... gosto muito da noite da Consoada! De sentir a união familiar que, nesta altura, - pode parecer estranho - tem, para mim, um sabor diferente! Amo estar à conversa  junto à lareira quentinha e  crepitante... Gosto de sair de casa para ir à Missa do Galo! Gosto de contemplar e partilhar a alegria do meu neto ao ver o Pai Natal entrar com um saco pela sala adentro  e não reconhecer que afinal o Pai Natal é "o avô ou a mamã, disfarçados" :) . Foi assim com o Vi nos seus primeiros dois anos de vida, vamos ver como será este ano em que a família já conta com mais um rebento, o bebé Mimi!
E vou gostar de  explicar ao meu neto mais velhinho o verdadeiro sentido do Natal através da vertente lúdica e mágica do mesmo!
Para que tudo resulte na perfeição e para melhor poder receber todos os que amo, começo neste preciso momento a pensar na decoração cá de casa!! 
Deixo estes desabafos... :) e algumas dicas de decorações alusivas à quadra que nos podem servir de  motivação e inspiração para outras tão simples e bonitas quanto estas!
Mesa de Natal, Modelos e Dicas de Decoração Para o Natal, Natalinos dicas decoracao natal
Mesa de Natal, Modelos e Dicas de Decoração Para o Natal, Natalinos mesas de natal
Foto: Natal...Na CozinhaFoto: Natal ...Na Cozinha
Foto: Natal...Na Cozinha
Foto: Natal...Na Cozinha


quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Um dia azul! #3

Mais um dia azul! Que o mesmo é dizer que foi um dia de convívio entre amigas. Foi bom, é sempre bom ! Duas amigas e antigas colegas de trabalho com quem não privava de perto - olhos nos olhos - há já algum tempo. Muita conversa, que, mais uma vez, não se esgotou, ainda que a mesma se tivesse estendido das 11 ás 18 horas, com um suculento, divertido e muito prolongado almoço pelo meio. Regressei ao porto de abrigo às 6 horas. É obra....
Mas estes encontros são reconfortantes e dulcificam os nossos corações!! Pelo menos no que a mim  diz respeito!...

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

PEGADAS NA AREIA...



Hoje estou virada para a interioridade! Vê-se, não se vê?...Gosto deste texto desde o 1º minuto, desde que os meus olhos se "cruzaram" com ele! Foi amor à primeira vista!! E com este som musical ainda fica mais bonito e nos toca mais fundo!!

Dedico-o a todos os meus amigos!


Um dia azul! #2

Mais um dia azul - assim o define a minha amiga M. - que, quanto a mim, foi mais rosa do que azul, visto que a maior parte do mesmo foi passado entre mulheres e as suas peculiares conversas, e onde os nossos homens não meteram o bedelho. Não que eles não gostassem de o fazer, mas tão só porque "não cabem" nestes programas - decisão que mereceu o consenso de todos os elementos...
Azul terá sido somente a parte da manhã. Explico: estava eu ainda no vale dos lençóis, quando toca o meu telemóvel para um convite que não pude rejeitar. Três amigos, ou melhor, duas amigas e um amigo que passavam de Lisboa para o Algarve, fizeram-me saltar da cama - fi-lo com um sorriso de orelha a orelha -  para, no fresquinho da manhã, tomarmos o pequeno almoço numa  esplanada à beira do Sado e aí matarmos saudades e  cavaquearmos um pouco. Foi para mim um prazer imenso esta sua visita, ainda que rápida! Prezo muito os meus amigos!
O resto do dia, terá então sido  rosa, dado que me juntei a um grupo de amigas para um pré- combinado primeiro almoço da rentrée.  Um almoço em tempo alargado onde desenferrujámos as   línguas - seis boas tagarelas - contando as peripécias das férias, assunto muito vasto que, obviamente, não esgotámos, pelo que decidimos que os mesmos terão  continuidade ao longo do ano. Todos sabemos que os temas de conversa entre mulheres são inesgotáveis... casa, filhos, netos, política, assuntos  do coração, o social, futilidades... nada nos escapa!!! Mas...como seres sociais e mulheres sociáveis que somos, vivemos estes encontros com intensidade, para além de que temos consciência de que os mesmos contribuem para o nosso bem estar.

E...encontrar, no regresso a casa, o meu neto V. à minha porta para uma visita à avó foi a cereja no topo do bolo. Depois de muitos beijinhos, abracinhos, miminhos e de alguma conversinha... adormeceu serenamente e dormiu durante todo o tempo que a avó precisou  para escrever estes desabafos. Muito disciplinado este meu neto! :-)

Que mais posso querer nesta altura da minha vida?? Continuar a ser otimista e acreditar que sou uma avó feliz... e uma mulher bafejada pela sorte! :-)

Os meninos e o Manel...



- Olá  meu querido!
- Olá avozinha (de sorriso nos lábios)!
- Conta... gostaste da escolinha?
- Xim (sim). É muitoooo grande e há lá muitosss meninos e o Manel.
- E também gostaste da professora?
- Sim, avó.
- Ela é bonita?
- Um bocadinho...
- E é simpática?
- Xiiimmm!!
- E como se chama a tua professora?
- Não me lembro... ah... é... é... Rosária.
- E o que fizeste neste teu primeiro dia na escola?
- Fiz um grandeeee carro que parecia um trator (outro sorriso)!
- Brincaste com os meninos?
- Xim, com os meninos e com o Manel!!

 E foi assim o primeiro dia do meu neto na escolinha. Para começar, nada mau... Estou menos ansiosa!!!




quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Avarias cá em casa...

Sou uma sortuda! Não fossem os meus amigos - mais uma vez - e estaria "embrulhada" nas avarias que à última da hora surgiram aqui no apartamento. Coisas simples na perspetiva dos entendidos - uns pingos de água a saírem do tubo do lava louça e do autoclismo - mas que eu, como mulher, não era capaz de resolver. Há coisas para as quais  os homens têm mais apetência, assim como há outras para as quais as mulheres estão mais viradas. Não se trata de força, mas de jeito...
Eis se não quando, lamentando o sucedido a um amigo aqui residente, recebo de imediato o seu apoio  e a sua disponibilidade para ajudar a resolver o problema.
E resolveu-o, assim como a avaria subsequente que, já na penumbra do fim do dia,  demos conta . Estávamos sem corrente elétrica, pois... que uma avaria nunca vem só... ufa!!!
A minha gratidão aos meus amigos M. e I. pela ajuda prestada.
 
Sem amigos a minha vida seria diferente!!  

Fé e... afectos



 
 
O andor de N. Sr.ª da Encarnação de Porches, devidamente enfeitado, saiu à rua na procissão da festa/romaria do primeiro domingo do mês de Setembro, como sempre acontece todos os anos por esta altura.
Marquei presença, física e espiritual  e, assim como a maioria dos fiéis, percorri -  orando e cantando à N. Senhora - as ruas engalanadas com bonitas e coloridas colchas penduradas nas janelas, como manda a tradição.
Terminada a procissão, e depois de um bonito sermão alusivo à Virgem Mãe, a festa continuou pela noite dentro - a festa pagã, claro está! - Aí, senti a alegria do reencontro com velhos amigos com quem não privava há muitos anos. Foi uma divertida noite de confraternização!
 
E porque em final de férias - parto amanhã - queimei os últimos cartuchos com duas outras velhas amigas que não via desde a última visita que generosamente me fizeram nesta minha casa de férias, no verão de 2010.
Foi um maravilhoso reencontro! Conversámos que nos desunhámos - ainda que tenhamos deixado pendentes muitos temas de conversa -  rimos, sorrimos, almoçámos em amena cavaqueira relembrando e revivendo os bons e velhos tempos que passámos juntas enquanto adolescentes e estudantes... e passeámos por Faro e pela bonita e simpática vila de S. Brás de Alportel, que só agora tive a oportunidade de conhecer.  Foi muito, muitoooo bom mesmo !!
 
Não tenho dúvidas de que as amizades construídas durante a juventude são as mais sinceras e verdadeiras. Nestas, a competição não tem lugar contrariamente ao que acontece, salvo as devidas exceções, com as que se constroem na idade adulta, especialmente entre  mulheres. Bicho mulher é muito competitivo, cada uma quer ser ou estar melhor do que a outra!! :(
 
Um grande obrigada às minhas amigas L. e I. pela maneira simpática e calorosa como  me receberam! Obrigada por terem ousado um dia, há muitos anos atrás, ser minhas amigas e por continuarem a ter-me no rol das suas amizades. Ainda que os nossos contactos sejam apenas esporádicos e fugazes, são muito intensos e com muita qualidade o que, obviamente, me faz feliz!
 
E assim, com a alma cheia e o espírito rejuvenescido, termino estas minhas saborosas férias e regresso ao meu principal porto de abrigo, do qual já tenho saudades :)) E dos meus pimpolhos - netos - também!! :))
                                                   Vista panorâmica de S. Brás de Alportel
 
 
  
 
 
 
 

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Parabéns, MÃE!

Há 85 anos a minha saudosa avó, Maria da Luz, dava ao mundo uma filha que, mais tarde, já mulher feita, viria a ser MINHA MÃE. Duas grandes mulheres a quem devo muito daquilo que hoje sou.

Recordo a minha avó materna como uma pessoa muito presente na minha infância. Muito calma, meiga, amiga, confidente, sempre disponível para os netos e...entre outros atributos, destaco o de muito boa cozinheira - ainda guardo no meu palato o "gostinho" do arroz de tomate por ela confecionado. Que tenha dado por isso, até hoje nunca ninguém foi capaz de fazer outro tão saboroso quanto o dela. E os tais "jantarinhos" cozinhados na panela de barro em fogão de lenha!?... hum, divinais!! E o pão caseiro que ela própria amassava e cozia também no forno de lenha!?... Depois as tibornas - pão caseiro acabado de sair do forno barrado com azeite e alho - maravilhosas, que saudades!! Agora percebo quem fez de mim o bom garfo que  hoje sou... Obrigada por tudo avó!

Uma mulher como esta só podia dar ao mundo outra grande mulher que tive a sorte de ter como mãe! Uma mulher muito trabalhadora e sofrida, que, não obstante as vicissitudes da vida, nunca desistiu de investir na formação moral e académica dos seus dois filhos. Um grande exemplo de força e dignidade. Uma mãe que soube dosear a nossa liberdade de modo a que criássemos asas para voar.

Uma verdadeira "Mãe - Coragem"! Sem dúvida, uma mulher muito à frente do seu tempo! Um exemplo que eu quero continuar a seguir!

Para mim, Mãe, és e sempre serás:"... aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores". (Cora Coralina)

Muitos parabéns, Mãe! Continuas maravilhosa nos teus 85 anos! Peço a Deus que continue a proteger-te e permita que permaneças no meio de nós por mais uns bons aninhos com muita saúde, alegria - gosto muito de te ver sorrir - e com toda essa jovialidade que te é tão característica!

OBRIGADA MÃE!

                                                        Com dois dos netos e os bisnetos
                                
Com a filha,  netos e bisnetos

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Parto amanhã...



Quase, quase ...de partida para um passeio até Barcelona, com amigos!
Tenho de fazer a mala, mas então... a preguiça!! Bom mesmo era ter de levar... nada! Detesto fazer malas, mas adoro passear!
Por isso, com ou sem mala... aí vou eu... de preferência com mala!!!

Futilidades #2

Aproveitando a descida de preços, as ditas promoções, para não falar em saldos - expressão quase caída em desuso - a minha vertente fútil veio uma vez mais ao de cima e fez-me embarcar numas bonitas "cubanitas" vermelhas. Eu gosto e... fazem um andar fabuloso!!
Já as tinha namorado a um preço um tanto ou quanto mais elevado, agora, mais baratinhas - como convém em tempos de austeridade - e, antes que seja tarde, elas aqui estão para fazer companhia às demais.
Faço jus a uma amiga, que se encontra doente e a quem desejo rápidas melhoras, que, de cada vez que fazemos compras juntas, me confronta com a pergunta:
- Como é que consegues comprar e não usar logo a seguir?
OK, amiga! Tal como tu sempre fazes,  vou já  hoje usar as minhas sandálias novas ! :))

Homenagem...


Só umas breves palavras para assinalar uma data muito importante na vida da colega e amiga Teresa Costa.
Foi uma noite muito agradável e emotiva, onde se respirou o calor humano e se sentiu uma enorme cumplicidade entre todos os que se  juntaram no Restaurante "A Escola" - que outrora foi mesmo uma escola onde a Teresa lecionou - para a homenagear no seu final de carreira.
Muito recetiva, sensível como é, sempre foi e continuará a ser, e apanhada de surpresa, a Teresa não conseguiu escamotear as emoções, espelhando nos seus olhos muita alegria e felicidade.
Após um suculento repasto, num pequeno discurso improvisado, mas muito sentido, a nossa homenageada agradeceu a presença e o carinho dos colegas, amigos e familiares e fez uma retrospetiva da sua já longa carreira, que agora cessa para dar lugar  a uma não menos importante e bonita fase da sua vida - a da aposentação.
Discurso este antecedido pelo do seu colega Eduardo Costa, com quem trabalhou em parceria e que  muito bem a conhece, dado que é também seu marido.
Conhecendo-a eu como a conheço, reitero as elogiosas palavras que o Eduardo usou e que tão bem a caracterizam.
Na verdade, estamos perante uma mulher com um enorme coração, muito amiga do seu amigo, muitíssimo trabalhadora, exigente quanto baste (o que para alguns não é, de todo, agradável), muito empenhada, extremamente solidária e abnegada...
São estas, algumas das suas muitas qualidades que fazem desta mulher um grande ser humano.

Recordo com alguma nostalgia os anos em que trabalhámos juntas. Trabalhámos muito!! E... voltámos a estudar - depois de ultrapassada a meta dos 45 anos - para aprender a "melhor ensinar".

Uma carreira bonita, nem por isso fácil, mas muito reconfortante!!

As maratonas ganham-se... ou perdem-se!
Esta, tu já ganhaste Teresa! MUITOS PARABÉNS!
Outras virão! Força e garra não te faltam para as ganhares também.

FELICIDADES e... OBRIGADA porque ousaste, um dia, ser minha amiga!!

                        Vitória



quarta-feira, 4 de julho de 2012

Um dia azul! #1

Acabo de chegar da capital. Foi um dia agradável, bem passado! Um "dia azul", assim definido por uma das duas amigas que hoje me acompanharam. Deambulámos pela baixa pombalina,  conversámos muito, sorrimos, rimos, entrámos em muitas lojas com o propósito de não comprar muito, porque os tempos são de contenção, mas não nos contivemos e acabámos por nos mimar  com alguns trapinhos... um ou outro perfumezinho e, porque a imagem é importante e a idade não se compadece, também uns cremezinhos para afastar as rugas atrevidas que nos espreitam, e atenuar as já existentes... Nós merecemos, não é??
 
Foi mais ou menos assim, com uma ou outra nuance, que passámos o dia de passeio e compras, apenas interrompido ao almoço para degustarmos um belo bife, no Nicola,  acompanhado, imaginem, de... batatas fritas. Não há dieta que resista a uma coisa destas :))

Mas valeu a pena! Estes momentos também são importantes, dão-nos fôlego para enfrentar as vicissitudes do dia a dia e continuarmos em frente... A nossa vida é única e há que vivê-la com intensidade!!
 





terça-feira, 12 de junho de 2012

Paisagem alentejana


Deixo por uns dias esta maravilhosa e calma paisagem alentejana onde, à volta de uma típica mesa recheada  de suculentos acepipes, passei um dia muito agradável em franco e ameno convívio com amigos que muito estimo!

Agora... a caminho do Sul, para uma curta estada...



domingo, 20 de maio de 2012

O regresso!


                                                  

VIsta panorâmica de ALCÁCER DO SAL

A praia, o mar azul, as gaivotas... ficaram! EU...

Regressei ao que agora considero o meu porto de abrigo, à cidade alentejana que há muitos anos simpaticamente  me acolheu. Iniciava, então, a minha atividade profissional. Nessa época, no auge dos meus vinte anos, o que senti quando aqui cheguei -  vontade de regressar ao " ponto de partida"-  é semelhante ao que hoje sinto quando daqui me afasto por algum tempo. Aquele que outrora foi apenas um "ponto de chegada", rapidamente passou e continua a ser o meu "ponto de partida"!

Menina e moça, alegre, divertida, dinâmica,  muito comunicativa e independente, aqui cheguei, deixando para trás o meu ninho familiar, pronta para iniciar novos e diferentes voos...Empurrão daqui, empurrão dali, fui crescendo como mulher e como profissional! Aqui criei um círculo de amigos, aqui me apaixonei, aqui casei, aqui nasceram os meus filhos... enfim... uma panóplia de acontecimentos na minha vida ao longo destes trinta e muitos anos!...

Para o bem ou... para o mal, por aqui vou continuando nesta cidade de província, a sempre bela ALCÁCER DO SAL! Até quando, só Deus saberá!...

Uma cidade com história, muito bonita, com o rio Sado a seus pés, que do alto do seu sobranceiro castelo nos permite apreciar e fotografar paisagens maravilhosas que convosco partilho (algumas...) e que espero vos aguce o apetite para uma visita mais detalhada. Vale muito a pena!






                                                     




Vista aérea da Cidade


Ponte pedonal, ao pôr do sol


A velha mas imponente PONTE
                                            

As esguias cegonhas nos seus ninhos, em Alcácer do Sal!











Vista do Rio no Centro/ baixa da Cidade









quinta-feira, 26 de abril de 2012

Sobre a amizade



Concordo plenamente com esta muito simples e breve definição de Amizade!! Ainda que esta imagem nos possa parecer muito ingénua e infantil...
Fico triste quando constato que, neste  nosso tempo, grande parte das amizades não são verdadeiras. Fico triste e perplexa quando  pessoas que se dizem amigas  se agridem umas às outras. E isto acontece, de facto! Especialmente entre mulheres...

As minhas vivências como ser social dizem-me que o egoísmo, a competição, o ciúme,  a necessidade de afirmação...são as principais razões que  originam divergências que, não raras vezes, conduzem ao afastamento entre os/as que se consideram amigos/as.

A amizade é uma relação que pressupõe o convívio entre pessoas com pontos de vista muitas vezes divergentes! O que é saudável... no mínimo, assim como os breves  e pontuais desentendimentos entre os amigos. Nada que um simples diálogo não possa resolver! Torna-se, porém, muito complicado quando as pessoas não aceitam o ponto de vista do seu par por considerarem que o seu é que é o verdadeiro. Muito complicado quando, por serem donos de personalidades muito fortes, entram facilmente em choque e  não são capazes ou, simplesmente,  recusam-se a parar para pensar.
Fico preocupada  e apreensiva com estas situações!! E questiono-me: será isto amizade? Tenho dúvidas... Talvez, nalguns casos, valha a pena um afastamento, nem que seja temporário, entre quem, em nome da amizade, assim se comporta.

A amizade pressupõe a união das pessoas, gerando alegria e bem estar.
Um amigo tem de ser sincero, atento, afetuoso... e tem de se preocupar com o bem estar do outro.
Um amigo que se preze sente-se feliz com a felicidade do seu amigo, sente alegria e bem estar por contribuir para essa felicidade.

Amizade é apoiar, é compreender, é defender, é aceitar, é perdoar, é respeitar, é... simplesmente AMAR!

PRESERVEMOS A AMIZADE!

Porque... "Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só!"
                                                                     (Amir klink)