quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Parabéns, MÃE!

Há 85 anos a minha saudosa avó, Maria da Luz, dava ao mundo uma filha que, mais tarde, já mulher feita, viria a ser MINHA MÃE. Duas grandes mulheres a quem devo muito daquilo que hoje sou.

Recordo a minha avó materna como uma pessoa muito presente na minha infância. Muito calma, meiga, amiga, confidente, sempre disponível para os netos e...entre outros atributos, destaco o de muito boa cozinheira - ainda guardo no meu palato o "gostinho" do arroz de tomate por ela confecionado. Que tenha dado por isso, até hoje nunca ninguém foi capaz de fazer outro tão saboroso quanto o dela. E os tais "jantarinhos" cozinhados na panela de barro em fogão de lenha!?... hum, divinais!! E o pão caseiro que ela própria amassava e cozia também no forno de lenha!?... Depois as tibornas - pão caseiro acabado de sair do forno barrado com azeite e alho - maravilhosas, que saudades!! Agora percebo quem fez de mim o bom garfo que  hoje sou... Obrigada por tudo avó!

Uma mulher como esta só podia dar ao mundo outra grande mulher que tive a sorte de ter como mãe! Uma mulher muito trabalhadora e sofrida, que, não obstante as vicissitudes da vida, nunca desistiu de investir na formação moral e académica dos seus dois filhos. Um grande exemplo de força e dignidade. Uma mãe que soube dosear a nossa liberdade de modo a que criássemos asas para voar.

Uma verdadeira "Mãe - Coragem"! Sem dúvida, uma mulher muito à frente do seu tempo! Um exemplo que eu quero continuar a seguir!

Para mim, Mãe, és e sempre serás:"... aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores". (Cora Coralina)

Muitos parabéns, Mãe! Continuas maravilhosa nos teus 85 anos! Peço a Deus que continue a proteger-te e permita que permaneças no meio de nós por mais uns bons aninhos com muita saúde, alegria - gosto muito de te ver sorrir - e com toda essa jovialidade que te é tão característica!

OBRIGADA MÃE!

                                                        Com dois dos netos e os bisnetos
                                
Com a filha,  netos e bisnetos

1 comentário: