Mostrar mensagens com a etiqueta Solidariedade. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Solidariedade. Mostrar todas as mensagens

sábado, 15 de dezembro de 2012

Live Freedom...

 No serão de 12/12/12 assisti, acompanhada de alguns amigos, ao concerto de solidariedade Live Freedom - a favor da Amnistia Internacional - que teve lugar no Teatro Tivoli BBVA. Os artistas convidados foram: David Fonseca, Ermelinda e Áurea. Cada um no seu estilo, estiveram todos muito, muito bem. Cinco estrelas! Foi, sem dúvida, um concerto memorável. Adorei!!
Fazendo jus ao seu especial e inteligente sentido de humor Ricardo Araújo Pereira também contribuiu para o sucesso do espetáculo em parceria com Pedro Ribeiro, Vanda Miranda e Vasco Palmeirim.
Este concerto, para além de assinalar o Dia Internacional dos Direitos Humanos - 10 de dezembro - serviu também para promover a habitual Maratona de Cartas global. Pretende-se que durante uma semana, ativistas de todo o mundo façam um envio massivo de cartas a pressionar aqueles que efetivamente têm poder para resolver as violações dos direitos humanos.
Era bom que participássemos todos nesta oportunidade única de fazer mais pelos direitos que são de todos nós.


Em caso de dúvidas, podemos sempre contactar a AI pelo e-mail aiportugal@amnistia-internacional.pt ou pelo telefone 21 386 16 52.

 
 
 
 
 

sábado, 3 de novembro de 2012

Coração ENORME..





Não podia deixar de responder ao apelo. Estive hoje, como voluntária, no peditório da Liga Portuguesa contra o cancro, no período da manhã. E os resultados não podiam mesmo ter sido melhores. Os portugueses são seres humanos com um coração ENORME. O número de pessoas que não contribuíu não ultrapassará em muito os dedos duma mão, o que, tendo em conta os momentos difíceis que atravessamos, confirma a generosidade deste povo.
As verbas angariadas no peditório nacional - que decorre nos dias 1, 2, 3 e 4 do corrente mês de   Novembro - são uma fonte de financiamento muito importante para a ajuda na luta contra o cancro.
Que nunca nos falte  capacidade para sermos solidários! Ao sermos solidários com os outros, estamos também a sê-lo connosco próprios, dado que todos somos potenciais candidatos a esta terrível doença!!
 

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Avarias cá em casa...

Sou uma sortuda! Não fossem os meus amigos - mais uma vez - e estaria "embrulhada" nas avarias que à última da hora surgiram aqui no apartamento. Coisas simples na perspetiva dos entendidos - uns pingos de água a saírem do tubo do lava louça e do autoclismo - mas que eu, como mulher, não era capaz de resolver. Há coisas para as quais  os homens têm mais apetência, assim como há outras para as quais as mulheres estão mais viradas. Não se trata de força, mas de jeito...
Eis se não quando, lamentando o sucedido a um amigo aqui residente, recebo de imediato o seu apoio  e a sua disponibilidade para ajudar a resolver o problema.
E resolveu-o, assim como a avaria subsequente que, já na penumbra do fim do dia,  demos conta . Estávamos sem corrente elétrica, pois... que uma avaria nunca vem só... ufa!!!
A minha gratidão aos meus amigos M. e I. pela ajuda prestada.
 
Sem amigos a minha vida seria diferente!!  

domingo, 27 de maio de 2012

No Banco Alimentar...


Acedi ao pedido!... Desta forma, a minha vida vai continuando a fazer sentido!
Das 11 às 13 horas, em equipa com uma amiga, estive no Hiper do Lidl, na Campanha de Recolha de Alimentos, que decorreu nestes dois dias, 26 e 27 de Maio.
Foi a 1.ª vez que participei, como voluntária, nesta atividade e apraz-me fazer mais um elogio aos  portugueses que, de coração grande e generoso, mostram que a  solidariedade deste povo é ainda maior do que a crise que  atravessa.
Poucas foram as pessoas que, interpeladas  neste  2.º dia de campanha, não deram o seu contributo.
E os que não o fizeram, de semblante carregado e olhar triste  (pobreza envergonhada), lá iam dizendo, deixando-nos o coração apertadinho : "bem que eu gostava..." ; "eu, também  preciso..."; " pois...não posso".
Também por ali passaram os que sempre carregaram o fardo da pobreza. Ao serem abordados, respondiam com um sentimento de revolta e somente com o monossílabo: NÃO!
Os outros, a quem os proventos ainda vão sendo suficientes, felizmente em número razoável, balbuciavam: "contribuí ontem e hoje faço-o outra vez com muito gosto"  ou "vim aqui de propósito porque sei que esta campanha acaba hoje e ainda não contribuí"...

Todos sabemos que, tendo em conta a conjuntura atual, cada vez há mais pessoas perto do limiar da pobreza, nomeadamente idosos e famílias com dois ou três filhos. A solidariedade é um valor fundamental para a diminuição ou, se possível,  erradicação da pobreza neste nosso bonito país à beira mar plantado. Devemos, todos juntos, enfrentar este problema e, desta maneira, contribuir para uma  maior justiça social e maior inclusão.

Compete também aos governos acabarem, de uma vez por todas, com a corrupção e a má administração dos dinheiros públicos e esforçarem-se no sentido de um maior investimento na criação de infraestruturas de apoio à pobreza através da criação de empregos, habitação condigna, maior facilidade de acesso à educação e saúde e...

Recordemos o que, neste âmbito, nos diz a Declaração Universal dos Direitos do Homem: "Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente que lhe assegure e à sua família, a saúde e o bem estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário e ao alojamento, à assistência médica e ainda aos serviços sociais necessários".

SEJAMOS SOLIDÁRIOS!! Juntos, podemos fazer a diferença!