Mostrar mensagens com a etiqueta festa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta festa. Mostrar todas as mensagens

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Tempo de festa...

CARNAVAL! Festa pagã que não aprecio. Nunca apreciei. Nem mesmo enquanto criança ou jovem. Não acho piada às brincadeiras que lhe estão associadas. Detesto - sempre detestei - as tais bombinhas de mau cheiro, já para não falar dos ovos e da farinha que, num passado recente, as pessoas atiravam umas às outras - felizmente hoje já não é tão usual.  Para quê? Para brincarem ou para se agredirem?? Até as bisnagas de água - mais inofensivas - acho também um disparate e, de certa forma, um acto de cobardia, na medida em que disparam água para molhar o outro e depois fogem e/ou escondem-se...
Quando muito posso apreciar uma boa fantasia carnavalesca, resultante de uma fértil imaginação, e com algum significado. Contudo,  ainda que me considere uma pessoa sociável, alegre, bem disposta e de sorriso fácil, não consigo, nunca consegui imaginar-me fantasiada. Se alguma vez, me tivesse passado pela cabeça enveredar por uma carreira ligada ao teatro, não seria, com toda a certeza, uma boa actriz!! Sempre igual a mim mesma, durante todo o ano, nada de sair da "minha carapaça". Timidez ou falta de jeito?? - Talvez um pouco de cada...
Sabe-se Deus os sacrifícios que fiz para, nalguns Carnavais da minha vida,  usar um ou outro adereço na cabeça  - o último, se bem me recordo, terá sido umas penas de aves - ou na lapela, a fim de acompanhar os meus alunos em pequenos desfiles pelas ruas da cidade. E eles sabiam, brincavam comigo e provocavam-me, os marotos... Recordo ainda as cobras de plástico que os mesmos, de vez em quando, à socapa,  deixavam no tampo da cadeira onde eu havia de me sentar, só para  ouvirem o meu sibilante grito... e se divertirem, claro!! Detesto tudo o que tenha a ver com  rastejantes, mas daqueles momentos - confesso - sinto alguma nostalgia!!
Perante todo este parlapié, já fiz perceber que não sendo eu uma pessoa virada para as brincadeiras de carnaval, respeito quem gosta de o fazer desde que se esforcem no sentido da não colisão com a liberdade dos outros..  É, provavelmente, uma boa maneira de descansar, das pessoas saírem para a rua, de se divertirem um pouco e aliviar o já habitual e "pernicioso" stress de que toda ou quase toda a gente padece.

E, claro, que como avó babada que sou e porque adoro crianças, achei o máximo ver os meus netos fantasiados e felizes - um de Robin dos Bosques, o outro de elefantezinho - a caminho da escolinha  onde, num saudável e alegre convívio, desenvolveram actividades   que, decerto, os ajudará no seu processo de socialização e, consequentemente, no seu crescimento enquanto pessoas!!
 
E como deve ter sido agradável para as crianças observarem e explorarem os diversos "disfarces" dos coleguinhas e amigos! Na verdade, correspondem a belas imagens de cor, felicidade e fantasia...


 

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

E o Natal passou...

Mais um Natal vivido com muita intensidade! No calor da família, unida no amor, aliado a todos os outros ingredientes que lhe são próprios - gastronomia, presentes, alegria de miúdos e graúdos, risos e sorrisos, beijinhos, um são convívio à volta da lareira,  sem esquecer o trabalho um nadinha mais árduo das anfitriãs -, nada faltou e... foi muito agradável e compensador. 
 
Na retrospetiva do pós festa, que se faz habitualmente nos dias imediatos - faço-a neste preciso momento - concluo que, apesar daqueles lugares à mesa  que não foram e jamais serão preenchidos, dadas as dolorosas e precoces partidas de ente queridos, o Natal vale sempre a pena. Digo-o porque, este ano, quase me assustei, senti alguma - para não dizer muita - dificuldade em entrar no espírito da quadra. Cheguei a equacionar a hipótese de não conseguir envolver-me  naquela magia... enganei-me redondamente! Se bem  que um pouco mais tarde do que em anos anteriores, ela chegou... e quase fez de mim uma criança no meio das crianças que connosco partilharam a festa, passando, como é óbvio, pelos netos do meu coração. E ainda bem! As crianças merecem! E nós também!
 
Passou! Rápido de mais! Foram dois agradáveis dias vividos no meio de afetos! Vou guardá-los na minha mente e no meu coração e acreditar que sempre assim será nos Natais que, porventura, Deus tenha ainda  reservados para mim!
 
 
 
 FESTAS FELIZES PARA TODOS OS QUE ME LÊEM!                                                                          

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A pensar no Natal...

Fiz  hoje um esboço da lista   dos presentes e de quem vou contemplar nesta quadra natalícia. Não foi  tarefa fácil, dada a preocupação de ajustar cada presente ao perfil da pessoa a quem se destina, aliada ao facto de "não poder esticar-me muito" em termos de gastos...Os tempos vão difíceis! Foi decidido, cá em casa, que os adultos não irão ficar esquecidos, mas... a cada um deles caberá apenas uma prenda simbólica, para a qual estipulámos um valor - low cost.  O Natal é das crianças, logo, serão elas a merecer a nossa maior atenção. Mais importante do que o consumismo exacerbado que reveste esta quadra natalícia, será entrarmos todos no verdadeiro espírito da mesma e vivê-la em pleno, com paz e muito amor... Afinal estamos a festejar o nascimento de Jesus Cristo e esta é a Festa da Família! 
Tenho a certeza de que gostaria mais desta quadra sem o seu lado consumista!! Mas gosto do Natal! É um tempo mágico! Ainda que só me deixe envolver por essa magia depois de me sentir tocada por aquele clique especial e... único! Há algumas condições - algo difíceis de definir dada a sua subjectividade - que têm de estar reunidas, para que  me sinta envolvida pela mesma. Normalmente só acontece uns dias antes da festa: quando  saio à rua para as últimas compras e sinto aquele frio característico do tempo invernoso, que nos arrefece o corpo, assim como  o calor humano que, nesta época especial, cada um de nós irradia e nos aquece o coração e... a alma; quando o Pai Natal se passeia pelas ruas, divertindo e esbanjando alegria e carinho pelas crianças que encontra; quando, de sorriso nos lábios, já com os últimos sacos de compras nas mãos,  ao som das melodiosas músicas alusivas à quadra, distribuímos os nossos desejos de "Feliz Natal" a quem se cruza connosco, sejam eles amigos, conhecidos,  vizinhos ...... 
Depois... gosto muito da noite da Consoada! De sentir a união familiar que, nesta altura, - pode parecer estranho - tem, para mim, um sabor diferente! Amo estar à conversa  junto à lareira quentinha e  crepitante... Gosto de sair de casa para ir à Missa do Galo! Gosto de contemplar e partilhar a alegria do meu neto ao ver o Pai Natal entrar com um saco pela sala adentro  e não reconhecer que afinal o Pai Natal é "o avô ou a mamã, disfarçados" :) . Foi assim com o Vi nos seus primeiros dois anos de vida, vamos ver como será este ano em que a família já conta com mais um rebento, o bebé Mimi!
E vou gostar de  explicar ao meu neto mais velhinho o verdadeiro sentido do Natal através da vertente lúdica e mágica do mesmo!
Para que tudo resulte na perfeição e para melhor poder receber todos os que amo, começo neste preciso momento a pensar na decoração cá de casa!! 
Deixo estes desabafos... :) e algumas dicas de decorações alusivas à quadra que nos podem servir de  motivação e inspiração para outras tão simples e bonitas quanto estas!
Mesa de Natal, Modelos e Dicas de Decoração Para o Natal, Natalinos dicas decoracao natal
Mesa de Natal, Modelos e Dicas de Decoração Para o Natal, Natalinos mesas de natal
Foto: Natal...Na CozinhaFoto: Natal ...Na Cozinha
Foto: Natal...Na Cozinha
Foto: Natal...Na Cozinha


quinta-feira, 21 de junho de 2012

EURO 2012



Por aqui já oiço os foguetes! É tempo de festejar a passagem às meias finais!

Dura batalha em Varsóvia! Jogo sofrido, vitória renhida, mas uma grande VITÓRIA! A terceira vitória consecutiva em quatro jogos. E... Portugal é neste momento uma das quatro melhores seleções do Mundo. ORGULHEMO-NOS!

PARABÉNS PORTUGAL!

VAMOS ACREDITAR NA VITÓRIA FINAL! VAMOS SER CAMPEÕES! TENHO FÉ!!

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Não há dieta que resista!

Não há volta a dar! Não há dieta que resista. Se, tal como eu, somos aquilo a que habitualmente se chama "bons garfos", está tudo perdido. Bem tento controlar a boca (ou o apetite?), mas não consigo e, se numa semana perco uns graminhas, a balança, na semana seguinte, confirma a recuperação ou um pouco mais do que os gramas perdidos na semana anterior. Isto é uma vida!...
Estes alentejanos são muito dados ao convívio... São as festas de aniversário, os almoços dos amigos, os arraiais, a corrida aos caracóis, às sardinhas assadas... e por aí.
Se ontem à tarde participei na festinha de aniversário que o Vi ofereceu aos seus amiguinhos, amanhã já vou ter um almoço com um grupo de amigos. Porque não resisti eu, se já tinha previsto uma saída para este dia?
Pois, a rica comadre foi convincente: "adia lá essa saída, vais no Domingo, chegas bem a tempo... o teu sobrinho trata do assunto que tens pendente e tu vens passar uma bela tarde connosco. Não acredito que não venhas, nós gostamos da tua companhia... E... já agora traz um docinho."
E a lengalenga convenceu-me mesmo! OK, decidiu por mim...
Mais do mesmo... convívio saudável à volta da boa mesa! :-)*
Ainda não sei se o doce que vou fazer, vai ser um dos que fiz para a festinha do Vi, cuja receita, por ser muito do agrado dos meus amigos, partilho convosco.

                                      Bavaroise de morangos

Ingredientes:

500 g de morangos
2 pacotes de natas (4 dl)
1 lata de leite condensado
6 folhas de gelatina branca
Morangos para decorar

Preparação:

Lave bem os morangos e retire-lhes o pé. Bata-os com a ajuda de uma varinha mágica. Reserve.
De seguida, corte as folhas de gelatina aos bocados e ponha-as de molho durante 3 ou 4 minutos.
Bata as natas com a batedeira até que engrossem (tipo chantilly). Junte-lhe depois o leite condensado e o preparado de morangos e envolva bem com a a ajuda da vara de arames.
Por fim, dissolva a gelatina num pouquinho de leite quente, junte ao preparado anterior e envolva bem.
Leve ao frigorífico durante umas horas ou de um dia para o outro.

Na altura de servir, decore a gosto, com morangos...
Fica ainda mais saboroso se acompanhar o doce com uma calda de morango, muito simples de fazer: basta bater alguns morangos com acúcar a gosto.

                                                                   BOM APETITE!