Fiz hoje um esboço da lista dos presentes e de quem vou contemplar nesta quadra natalícia. Não foi tarefa fácil, dada a preocupação de ajustar cada presente ao perfil da pessoa a quem se destina, aliada ao facto de "não poder esticar-me muito" em termos de gastos...Os tempos vão difíceis! Foi decidido, cá em casa, que os adultos não irão ficar esquecidos, mas... a cada um deles caberá apenas uma prenda simbólica, para a qual estipulámos um valor - low cost. O Natal é das crianças, logo, serão elas a merecer a nossa maior atenção. Mais importante do que o consumismo exacerbado que reveste esta quadra natalícia, será entrarmos todos no verdadeiro espírito da mesma e vivê-la em pleno, com paz e muito amor... Afinal estamos a festejar o nascimento de Jesus Cristo e esta é a Festa da Família!
Tenho a certeza de que gostaria mais desta quadra sem o seu lado consumista!! Mas gosto do Natal! É um tempo mágico! Ainda que só me deixe envolver por essa magia depois de me sentir tocada por aquele clique especial e... único! Há algumas condições - algo difíceis de definir dada a sua subjectividade - que têm de estar reunidas, para que me sinta envolvida pela mesma. Normalmente só acontece uns dias antes da festa: quando saio à rua para as últimas compras e sinto aquele frio característico do tempo invernoso, que nos arrefece o corpo, assim como o calor humano que, nesta época especial, cada um de nós irradia e nos aquece o coração e... a alma; quando o Pai Natal se passeia pelas ruas, divertindo e esbanjando alegria e carinho pelas crianças que encontra; quando, de sorriso nos lábios, já com os últimos sacos de compras nas mãos, ao som das melodiosas músicas alusivas à quadra, distribuímos os nossos desejos de "Feliz Natal" a quem se cruza connosco, sejam eles amigos, conhecidos, vizinhos ......
Depois... gosto muito da noite da Consoada! De sentir a união familiar que, nesta altura, - pode parecer estranho - tem, para mim, um sabor diferente! Amo estar à conversa junto à lareira quentinha e crepitante... Gosto de sair de casa para ir à Missa do Galo! Gosto de contemplar e partilhar a alegria do meu neto ao ver o Pai Natal entrar com um saco pela sala adentro e não reconhecer que afinal o Pai Natal é "o avô ou a mamã, disfarçados" :) . Foi assim com o Vi nos seus primeiros dois anos de vida, vamos ver como será este ano em que a família já conta com mais um rebento, o bebé Mimi!
E vou gostar de explicar ao meu neto mais velhinho o verdadeiro sentido do Natal através da vertente lúdica e mágica do mesmo!
Para que tudo resulte na perfeição e para melhor poder receber todos os que amo, começo neste preciso momento a pensar na decoração cá de casa!!
Deixo estes desabafos... :) e algumas dicas de decorações alusivas à quadra que nos podem servir de motivação e inspiração para outras tão simples e bonitas quanto estas!
Sem comentários:
Enviar um comentário