quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O mito do pastel de nata...

Confesso, mais uma vez, que o bolo de pastelaria que mais agrada às minhas papilas gustativas é o pastel de nata.
Ora bem, hoje, na minha habitual ronda diária pelo facebook, dou com um post, do meu amigo L, sobre o pastel de nata, título: "O mito do pastel de nata".
Meu Deus, que mito? - pensei. E toca a indagar: "será o pastel de nata o bolo de pastelaria com menos calorias?"
Sempre me constou que sim, mas sem certezas, dado que nunca havia pesquisado sobre o assunto. Fi-lo hoje. E a resposta aqui está:

"De acordo com a Tabela de Composição dos Alimentos do INSA, o pastel de nata tem um valor calórico de 298 kcal/100 g, o que faz deste um dos bolos com menor densidade energética, quando comparado, por exemplo, com o queque (407 kcal/100 g) ou o bolo de arroz (404 kcal/100 g).

No entanto, o bolo de pastelaria com menos calorias é a tarte de maçã, que fornece cerca de 196 kcal/100 g.

Em todo o caso, é preciso compreender que qualquer destas alternativas é uma bomba calórica, se tivermos em consideração que um almoço equilibrado com sopa, prato e fruta pode ficar pelas 400 a 500 kcal."
 
Texto: Miguel Ângelo Rego (nutricionista)

A responsabilidade editorial desta informação é da revista



OK, mas quanto pesa um pastel de nata, aproximadamente? - interrogo-me...
Mais uma busca pela net e eis a resposta :

- 1 pastel de nata pesa aproximadamente 77 gramas, logo tem 229 kcal..
E já agora, os outros:
- 1 queque pesa aproximadamente 68 gramas, logo tem 276 Kcal.
- 1 bolo de arroz pesa 68 gramas, logo tem 274 Kcal.
- 1 palmier 110gramas, logo 488 Kcal.

Por conseguinte, de entre os quatro bolos aqui mencionados, o pastel de nata é o menos calórico.

QUE BOM :-))*          



Sem comentários:

Enviar um comentário