Mostrar mensagens com a etiqueta Saúde. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Saúde. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Está decidido!...

Cafeína melhora a memória, conclui estudo
 
De há muitos anos a esta parte , tenho por hábito  beber diariamente um café, somente um... a meio da manhã. A partir daí só cá entra, um ou outro descafeinado, ou seja, café sem cafeína.
 
A  partir de amanhã  este meu hábito vai mudar! Decididamente!...Vou manter o café da manhã e acrescentar outro após o almoço.
É que a cafeína, além de ajudar a manter-nos alerta,  pode ter outros benefícios, nomeadamente ao nível da memória e da longevidade. A conclusão é de um  estudo norte-americano, coordenado por Michael Yassa e desenvolvido por investigadores da Universidade Johns Hopkins, recentemente publicados na revista científica Nature Neuroscience e constituem a primeira análise detalhada dos efeitos da cafeína na retenção da memória.

"Sempre soubemos que a cafeína melhorava a cognição, mas os efeitos particulares que possui ao nível do fortalecimento das memórias e da resistência ao esquecimento nunca tinha sido examinada em pormenor em humanos", explica Yassa, acrescentando que "esta é a primeira vez que é relatado um papel específico da cafeína na redução do esquecimento por mais de 24 horas".
 
Boas razões para se aumentar o consumo da cafeína!! Sem cair no exagero, claro está!!

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

A vida é um desafio...

Há dias que se se avizinham difíceis, sem que nada o faça prever. De vez em quando, as coisas menos boas, os prenúncios... acontecem/ surgem assim do nada.
A manhã de hoje - já para não falar da tarde - foi longa e pesada, até que o telemóvel tocou e,  do outro lado, uma voz ainda trémula, mas feliz, balbuciou :"ESTÁ TUDO BEM"!
E as lágrimas correram-me, correram-nos, porque também se chora de comoção e de alegria... não é!?

Na verdade, este primeiro dia 10 do ano de 2014 (mês de Janeiro),  pôs a nossa família à prova em termos de saúde. Felizmente, tudo acabou em bem.
A minha fé inabalável sempre me tem ajudado! E estou certa de que irá continuar a ajudar-me! DEUS É GRANDE!



sábado, 9 de março de 2013

Adeus gripe...

Mais um sábado de Março que  lá vai e que vivi de forma muito tranquila, como convém, dado que acabo de "mandar à vida" a maior gripe que alguma vez  me conseguiu agarrar...Foi-se, finalmente, e com ela a febre, mas não sem antes deixar umas desagradáveis dores musculares  nas minhas pernocas, sequela que nunca me houvera atormentado em gripes anteriores e que, na noite passada, me perturbou imenso, tanto... que só consegui adormecer quando já passavam alguns minutos das 5 da manhã. Mas isso já não interessa nada... já passou, e este meu sábado desenrolou-se de forma agradável, felizmente. 
Pela manhã, fiz uma pequena caminhada com o intuito de desentorpecer as pernas e espalhar as dores, algures por aí - é que estive desde sábado da semana anterior ao  sábado de hoje aqui enfiada em casa, eu que tanto gosto de dar as minhas voltinhas.... espairecer, sair, passear!!!... - Tão farta estava que  este meu passeio matinal até me soube a pouco.
Entretanto regressei para o almoço cá em casa, em família, onde não faltaram os pimpolhos do meu coração... que não se cansaram de me mimar e de me alegrar. Conversámos, brincámos, rimos, sorrimos... e fomos felizes! Tão felizes que... já não há, por aqui, mais espaço para gripes nem para as as suas sequelas...


 
Como complemento de sobremesa do almoço, a avó sentou-se na sala com os netos encostados ao seu regaço e descascou as nozes que eles haviam de saborear. Estes momentos tornaram-se quase um ritual cá em casa... a sala sem o pote das nozes não teria decerto o mesmo sabor para o Vi.  E o  rebento mais novo já vai pelo mesmo caminho!...
 
Que bom que é vê-los crescer harmoniosamente e sentir que posso dar o meu contributo!!



sábado, 16 de fevereiro de 2013

No dentista #2#


E a partir daquele dia  - o da inesperada gengivite - as minhas visitas ao dentista passaram a ser regulares. A fim de me livrar da gengivite, desvitalizar e branquear um dentinho, que estava a passar de branco para modo amarelo, tive de lá voltar várias vezes.  Claro que aquelas visitas, para além do mais, serviram também para que  me decidisse pela colocação dos dois implantes que eu  achava - e o dentista também - absoluta e comodamente necessários na minha boca.
 Aconteceu ontem... Os tão desejados implantes já cá "moram" e digo-vos... não me custou literalmente NADA!! Não tive sequer um único esgar de dor ao colocá-los! Não valia a pena aquele nervoso miudinho  que na noite anterior me fez acordar às 3 da manhã para só voltar a adormecer lá para as 6, depois de ter quase terminado a leitura do meu livro de cabeceira, que só a muito custo  funcionou como sedativo.
Estou muito satisfeita! Para mim foi mais uma batalha ganha. Vá lá saber-se porquê, estava com tanto MEDO!...
Mérito do Dr. Ricardo! Só ele, com a sua calma, a sua paciência, o seu savoir-faire... e o seu profissionalismo, conseguiu que eu realizasse este meu desejo, que, de tão velho, já começava a criar barbas... ;))

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Abracemo-nos...

 
E não é que os abraços são mesmo muito importantes!? Pois...  O investigador Jürgen Sandkühler do Center for Brain Research da Medical University of Viena concluiu, através dum estudo, que dar um simples abraço a alguém das nossas relações reduz o stress, ajuda a combater o medo e  a ansiedade, diminui os valores da tensão arterial e traz benefícios para a memória.
Pois... e a grande responsável por tudo isto é a hormona do amor segregada pelo abraço, a  oxitocina.
 
Perante estas conclusões, e dado que todos queremos ter uma boa saúde, o que temos ou devemos fazer... é abraçarmo-nos cada vez mais ! :)
..
E se quiser saber um pouco mais sobre a oxitocina clique  Aqui.

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Tempo para balanço!

No final de mais um ano, apraz-me refletir um pouco sobre o que de bom - ou menos bom -   me aconteceu ao longo do ano que ora termina. Terá sido um ano morno em termos de acontecimentos, dado que, de imediato, nada me ocorre referir. Ou será que estou a ficar com a cabeça oca?? :))

Com um pequeno esforço de memória  relembro o nascimento do meu neto António Maria, um acontecimento muito importante,  que obviamente me deixou muito feliz. Logo a seguir, recordo a celebração do seu batismo. Também me foi muito grato participar na festa que assinalou o 3.º aniversário do Vicente. Extremamente importantes para mim - quiçá para eles também - foram os muitos e sempre únicos momentos de interação que com eles consegui estabelecer. 

Muito agradáveis e divertidas  foram também as demais festas familiares, as boas  almoçaradas e  tertúlias com amigos, algumas idas a concertos, a minha participação como voluntária em causas sociais e a viagem que fiz à Catalunha, que me encheu as medidas e sobre a qual, na altura deixei   o meu testemunho AQUI . Simpáticas foram ainda as férias de Verão passadas em família, no Algarve, região para onde fujo sempre que posso, não só porque gosto, mas porque ali  estão as minhas raízes. Direi que estes foram os acontecimentos mais emblemáticos deste ano de 2012. Os restantes, porque de somenos importância, guardo-os na penumbra da minha memória. 
 
Pode ter sido,  como atrás referi, somente um ano morno - nós queremos sempre mais -, mas prefiro-os assim mornos a outros bem mais difíceis a que já tive de resistir!... Por isso, só me resta erguer as mãos ao Céu, agradecer a Deus todas as bençãos que me concedeu,   pedir-Lhe que continue a proteger-me no ano de 2013  e   permita - incluo aqui a família e os amigos - que continuemos a viver com saúde, paz e amor. Será isto pedir de mais? Quero apenas o essencial!!...

Como não podia deixar de ser... formulo votos de um ano de 2013 recheado de bons ingredientes para todos os que, como vós, têm  paciência para ler os meus habituais desabafos!!

Porque o relógio não volta para trás para nos devolver o tempo perdido, esforcemo-nos no sentido de viver intensamente cada dia do Novo Ano de 2013!! Eu vou tentar!!...

O feliz ano novo 2013. Calendário 2013 pequeno Modelo Cartões De Visitas













 

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

No dentista! #1#

 
Não, não sou eu... mas poderia ser, dado que uma ligeira, inesperada e inoportuna dor de dentes me levou, hoje mesmo, a uma visita ao médico dentista. Nada de grave, afinal o dente até está saudável. Uma pequena mas desconfortável gengivite, que será debelada, na perspetiva do doutor, com a tomada de um antibiótico! Do mal o menos... ia com alguns receios, detesto aquela cadeira!
A maratona começou hoje, na próxima semana terei de  lá voltar, de preferência já curada, para uma avaliação mais cuidada das necessidades da boca a nível dos dentes.
 
Vai ser mesmo um tratamento à séria. Não morro de amores, mas lá terá de ser. Será que consigo?? Ver para crer :))

 

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Pilates...

Tem graça! Um dia destes recebi o convite de duas amigas para me inscrever em Pilates. Pensei, repensei, hesitei e... acabei por aceitar. Gosto de ir ao ginásio, de vez em quando... também gosto e já fiz natação, mas Pilates nunca! Hoje, navegando na Net,    encontro este site "no sítio da mulher" com toda esta informação sobre este tipo de exercício, que muito me agradou  e me fez criar expetativas e desejar que as aulas comecem rapidamente. Presumo que vai ser muito bom!! Principalmente para a saúde!
 
Depois conto!!! 

 

O Que é o Pilates?

O “método Pilates”, como é conhecido, é uma combinação de exercícios físicos com o objetivo de melhorar a flexibilidade, força e fraquezas corporais, sem ter necessariamente de criar massa muscular. Consiste numa série de movimentos controlados em diversos equipamentos de exercício (o Reformador – The Reformer; o Corretor da Coluna – The Spine Corretor; O Barril – The Ladder Barrel; e a Cadeira Wunda – The Wunda Chair) ou então no chão (no Tapete – The Pilates Mat). As sessões são supervisionadas por instrutores qualificados.

Guia Sobre o Método de Pilates


O Pilates é um exercício de resistência, não aeróbico, mas o ritmo cardíaco irá aumentar numa pessoa que se encontre debilitada. No entanto, este tipo de exercício está mais próximo do levantamento de peso do que da corrida, bicicleta ou outras atividades aeróbicas. Por esse motivo, o Pilates é considerado um exercício de resistência.
Dois elementos chave do Pilates são a força muscular e o alinhamento da coluna. A principal musculatura define-se junto da coluna, abdómen, bacia, ancas, sendo os músculos que suportam essas estruturas.
Alguns dos principais músculos são o eretor da coluna (localizado ao longo da coluna), os oblíquos interno e externos (lateralmente no abdómen), o abdominal transverso (é o músculo que puxa o umbigo para dentro), os retos abdominais (visível na barriga quando se tem os abdominais bem definidos – são 6) e os flexores das ancas (ligam a bacia e coxa).
Numa sessão de Pilates, quer seja nos equipamentos ou no chão, o instrutor irá focar, continuamente, que se concentre nos músculos principais, bem como no controlo da respiração, contração muscular e na qualidade (não quantidade) dos movimentos. Estes são também elementos chave do Pilates, e o instrutor dar-lhes-á atenção em todas as sessões.
O objetivo é coordenar o corpo, mente e espírito, a que Joseph Pilates deu o nome de “contrologia”, tendo inclusive publicado um livro em que explica os diversos exercícios e objetivos originais do Pilates.

Podómetro...



Arranjei mais uma motivação para o exercício físico, ou seja, para as caminhadas.
Adquiri um PODÓMETRO que serve, nada mais nada menos, para nos dar o número de quilómetros que fazemos nas caminhadas, o número de passos, o tempo e - a parte que mais gosto - o número de calorias que se queima nos percursos. Cento e trinta e seis (136)foram as  que hoje "derreti" logo pela manhã, na habitual saída para o café. Já para não falar das caminhadas de 1hora e meia, que temos feito - somos 3 amigas - ao longo da semana e em que se consegue perder cerca de 400 Kcal em cada uma delas.
Graças ao motivador aparelhómetro,  a semana que ora finda foi uma ótima  semana de exercício físico, que todos sabemos o quanto é benéfico para a saúde!
 
Abençoado podómetro :-)))
 


É mesmo porque gosto...





Não, não é publicidade. É mesmo porque gosto, porque acho que resulta!
 
Depois de ter experimentado vários produtos do mercado - à venda em cabeleireiros e hipermercados - cheguei à conclusão de que estes fazem a diferença, no que respeita ao meu tipo de cabelo. Há dois meses que os uso e o meu cabelo não está tão oleoso, melhorou também no que se refere à queda e está sem dúvida com mais volume e com melhor aspeto.

Vendem-se em hipermercados... foi aí que os comprei, e estou francamente satisfeita com os resultados. Para além de que foram estes os mais em conta, de entre os muitos que já usei!!
Em suma, ajudou-me a resolver o problema da oleosidade, da queda e da falta de volume.

RECOMENDO!!

terça-feira, 3 de julho de 2012

Perplexa!

Perplexa, no mínimo... Como é isto  possível? Inacreditável! Cento e cinquenta enfermeiros contratados para os centros de saúde de Lisboa e Vale do Tejo a quatro euros à hora? Meus deuses... numa profissão/ vocação que exige tanta responsabilidade e dedicação a quem a exerce!?
Isto, quando uma empregada da limpeza, com todo o respeito que tenho por estas profissionais, ganham entre 6 e 7 euros por hora? É desmotivador para os enfermeiros, desclassifica-os... não se compactua com a sua profissão, e... é vergonhoso.
O país, os governantes estão de costas viradas para os cidadãos, em especial para os funcionários públicos. Até quando? Quando é que o país sai deste desgoverno e encontra o rumo certo?
Os portugueses estão muito cansados de sacrifícios, desesperados, quase a chegar à exaustão!!!!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Dormir sozinho ou acompanhado?


Gostei do que li! Mais uma vez, um estudo americano, da University of Pittsburgh nos EUA, publicado no Wall Street  Journal, concluiu que os casais que dormem na mesma cama podem ter menos problemas de saúde. Esta pesquisa, orientada por uma professora de Psiquiatria, revela que as pessoas que dormem acompanhadas fazem-no com um maior sentimento de segurança, o que pode contribuir para uma diminuição do stress, das inflamações e para o aumento da oxitocina, nome que é dado à hormona do amor, a qual ajuda acalmar a ansiedade e a regular o ciclo do sono.

Por isso, meus amigos, a bem da nossa saúde, conservemos os nossos companheiros ou - caso estejam sozinhas/os  -   mexam os cordelinhos em busca de companhia :)

Mas há sempre a EXCEÇÂO que confirma a regra, digo eu!! Conheço e sei de algumas senhoras que, embora dormindo sozinhas há mais de 20 anos, têm uma SAÚDE de FERRO. Por isso, nada de alarmismos!!!

terça-feira, 12 de junho de 2012

Em busca de...


Uma sombrinha na praia, uma toalha estendida, um par de sapatos de senhora, um saco tipicamante feminino, assim sós..., pressupõem, à partida, uma usuária que... não está lá no momento em que a máquina dispara.
Não está porque... está a fotografar?...nada no mar azul e cálido?...passeia pela extensa praia?...está na cavaqueira com um/a velho/a amigo/a?...
Ou... porque simplesmente não está?!...

Eu sei... que é alguém que fisicamente está lá! E também sei que, não estando muito bem psicológicamente, se esforça no sentido de preservar a sua sanidade mental... é que, por muito que não se queira, a vida é, por vezes, má madrasta!
Mas também sei que os seus olhos, em breve, voltarão a BRILHAR e ... a SORRIR!

Muito oportuna a sentida e romântica mensagem do poeta:

Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudade, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!
Circunda-te de rosas, ama, bebe e cala.
O mais é nada.
                                    (Fernando Pessoa)

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Dieta

Registo para que não me esqueça! Prometo a mim mesma que, depois de tantas tentativas infrutíferas, vou fazer dieta, ou seja, vou ter mais cuidado com aquilo que como, não só no que se refere à qualidade como à quantidade.
A teoria todas temos, pô-la em prática é que é mais difícil, muito difícil mesmo! Mas hoje consegui segurar-me... e não custou tanto assim, não saí de casa em todo o dia, estou só, logo não abusei!... E amanhã vou continuar, ai vou ... vou!
Esta foi uma decisão conjunta tomada durante este fim de semana, por mim e pela minha filha. Ora bem, como mãe, devo dar o exemplo. Ela também já começou! Vamos ver como está a força de vontade de cada uma de nós no que respeita a DIETAS!! Depois conto...

                    
         Aqui está mais uma boa dica para quem não quer engordar e à qual vou dar mais atenção!
                                         

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Adoro favas!


Vicia faba
                                                          Fava e sua flor (Vicia Faba)

                      Fava: Alimento muito importante na alimentação, desde a Idade da Pedra

Pertenço ao leque de pessoas que gostam muito de favas! Mas tenho a perceção de que as mesmas fazem parte de um grupo de alimentos que se adora, ou se detesta. Não é raro ouvir, quando, em círculos de amigos, se fala desta leguminosa : " favas!?... ADORO" ou "desde criança que ODEIO"!
Ora bem... na minha infância, sem menosprezo pela cozinha algarvia, também não era apreciadora de favas confecionadas à moda do Algarve -  as que melhor conhecia e comia habitualmente - quiçá mais saudável  do que a alentejana. Mas estas favas à alentejana, que só conheci mais tarde, são, na minha perspetiva, DIVINAIS!
Assim... tal  como em anos anteriores,  no  ano que ora decorre, neste mês de Abril, tenho deglutido e saboreado, com bastante frequência, as célebres favas com chouriço, à alentejana! Ou seja... com toucinho frito, chouriço preto e um bom molho de cheiros (coentros, folha de alho e hortelã),  que lhes dá um sabor inexplicável! São UM VERDADEIRO PITÉU, acompanhadas com uma bem temperada salada de alface!
Pior mesmo, as calorias deste prato! Pois, é que o "bom" alentejano não dispensa o toucinho, de preferência de porco do montado, e a sopa de pão caseiro demolhada naquele saborosíssimo molho da fava.
De facto, não são as favas que engordam ou são prejudiciais à saúde, mas antes a gordura  com que são confecionadas.

Senão, vejamos um pouco do muito que os nutricionistas dizem sobre as favas:
  • A fava apresenta um baixo valor calórico, cerca de 61 calorias por 100 gramas.
  • É muito rica em nutrientes essenciais à saúde.
  • É uma excelente fonte de proteínas vegetais de alto valor biológico e de fibras alimentares.
  • O seu alto teor em fibras é fundamental ao bom funcionamento do aparelho digestivo, para além de desempenhar um papel importante na regulação do apetite e da saciedade.
Ora bem... sabendo que as favas têm um papel preponderante na nossa dieta, se não quer engordar ou se preocupa com a sua saúde, pode, especialmente na época da Primavera,  confecioná-las com azeite, que é mais saudável,  reduzir na quantidade de  chouriço e... cortar na sopa de pão! Não ficam tão "gordas" e também são saborosas!
Pelo que aqui descrevo,  dá para perceber que ando preocupada com os meus quilinhos a mais, adquiridos à custa dos suculentos pratos de favas  e de outos manjares característicos deste Alentejo de bons sabores gastronómicos. Por isso, partilho um prato, cuja base é a fava, também muito saboroso, mas... muito menos calórico.

                                                             CREME de FAVAS


                                                              
                                                          

Ingredientes:
  • 300g de batatas
  • 1dl de azeite
  • 2 dentes de alho  
  • 1 cebola
  • 1 molhinho de coentros
  • 500g de favas
  • sal q.b.
  • fatias de presunto a gosto
  • fatias de pão frito                             
Preparação:

Numa panela leve ao lume o azeite com os dentes de alho picados e, quando estiverem quentes, junte-lhes a cebola e os coentros também picados e mexa não deixando alourar.
Junte de seguida as favas, as batatas descascadas e cortadas aos cubos e 1litro de água. Tempere com sal e deixe cozer.
Quando estiver tudo cozido, passe com a varinha mágica, até ficar um creme aveludado e retifique de sal.
Sirva a sopa com pão frito ou torrado e fatias de presunto.

                                                                     BOM APETITE!