sexta-feira, 8 de junho de 2012

Não há dieta que resista!

Não há volta a dar! Não há dieta que resista. Se, tal como eu, somos aquilo a que habitualmente se chama "bons garfos", está tudo perdido. Bem tento controlar a boca (ou o apetite?), mas não consigo e, se numa semana perco uns graminhas, a balança, na semana seguinte, confirma a recuperação ou um pouco mais do que os gramas perdidos na semana anterior. Isto é uma vida!...
Estes alentejanos são muito dados ao convívio... São as festas de aniversário, os almoços dos amigos, os arraiais, a corrida aos caracóis, às sardinhas assadas... e por aí.
Se ontem à tarde participei na festinha de aniversário que o Vi ofereceu aos seus amiguinhos, amanhã já vou ter um almoço com um grupo de amigos. Porque não resisti eu, se já tinha previsto uma saída para este dia?
Pois, a rica comadre foi convincente: "adia lá essa saída, vais no Domingo, chegas bem a tempo... o teu sobrinho trata do assunto que tens pendente e tu vens passar uma bela tarde connosco. Não acredito que não venhas, nós gostamos da tua companhia... E... já agora traz um docinho."
E a lengalenga convenceu-me mesmo! OK, decidiu por mim...
Mais do mesmo... convívio saudável à volta da boa mesa! :-)*
Ainda não sei se o doce que vou fazer, vai ser um dos que fiz para a festinha do Vi, cuja receita, por ser muito do agrado dos meus amigos, partilho convosco.

                                      Bavaroise de morangos

Ingredientes:

500 g de morangos
2 pacotes de natas (4 dl)
1 lata de leite condensado
6 folhas de gelatina branca
Morangos para decorar

Preparação:

Lave bem os morangos e retire-lhes o pé. Bata-os com a ajuda de uma varinha mágica. Reserve.
De seguida, corte as folhas de gelatina aos bocados e ponha-as de molho durante 3 ou 4 minutos.
Bata as natas com a batedeira até que engrossem (tipo chantilly). Junte-lhe depois o leite condensado e o preparado de morangos e envolva bem com a a ajuda da vara de arames.
Por fim, dissolva a gelatina num pouquinho de leite quente, junte ao preparado anterior e envolva bem.
Leve ao frigorífico durante umas horas ou de um dia para o outro.

Na altura de servir, decore a gosto, com morangos...
Fica ainda mais saboroso se acompanhar o doce com uma calda de morango, muito simples de fazer: basta bater alguns morangos com acúcar a gosto.

                                                                   BOM APETITE!

                                                                      

Sem comentários:

Enviar um comentário