Voltei às habituais e indispensáveis rotinas diárias. Sempre assim acontece no pós-férias. E até sabe bem, dado que o tempo que estamos fora nos deixa algumas lembranças do que fazíamos antes de encerrarmos as portas para o tão merecido descanso... e ainda bem que assim é! Nada pior do que nos sentirmos desencantadas com os afazeres do dia a dia!
Assim, ontem, depois da saída matinal para o habitual café com amigas, e depois do rotineiro almoço em família, continuei na cozinha para confecionar um prato de bacalhau que o meu palato bastante agradece - um bacalhau com bechamel e camarão, com cunho pessoal - que os meus filhos apreciam e agora também o meu neto Vi.
Nos entretantos, e porque preciso de perder algum peso, - já percebi que não vou lá sem a ajuda de um nutricionista - ainda confecionei umas gelatinas para enganar o apetite no intervalo das refeições e assim ingerir menos calorias.
Ingerir menos calorias?Não é tarefa fácil... Eu explico porquê: o tal bacalhau, que ontem confecionei, só foi deglutido hoje ao almoço. O que sobrou - uma boa quantidade - fez as minhas delícias na refeição seguinte, ao jantar, quando era suposto satisfazer a minha "gula" somente com uma sopa e uma peça de fruta.
Não tenho melhoras!! A dieta está só mesmo na cabeça!!!
Para vos aguçar o apetite, deixo a minha receita deste prato que fez as delícias do meu neto ao almoço, pelo que balbuciou:
Para vos aguçar o apetite, deixo a minha receita deste prato que fez as delícias do meu neto ao almoço, pelo que balbuciou:
- Avó, hum... é muito bom!!
Bacalhau com bechamel, natas e camarão
Ingredientes:
- 2 boas postas de bacalhau demolhado
- 1 pacote de batatas fritas palha
- 1 pacote de molho bechamel de compra
- 1 pacote de natas
- 10 camarões de tamanho médio
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- 2 cenouras de tamanho médio
- pimenta q.b.
- 1 folha de louro
- 2dl de azeite
- queijo ou pão ralado
Preparação:
Coza o bacalhau. Reserve a água.
Coza o camarão durante cerca de 5 minutos e reserve também a água.
Limpe o bacalhau das espinhas e da pele e lasque-o.
Descasque o camarão e reserve-o.
Faça um refogado com o azeite, os alhos, o louro e as cebolas cortadas em meias luas finas. Quando a cebola estiver translúcida, junte as cenouras raladas e deixe ferver um pouco. Junte depois o bacalhau lascado, mexa e deixe ferver mais um pouquinho. Junte então os camarões partidinhos aos bocados e as batatas fritas e envolva tudo, juntando um pouco de cada uma das águas onde cozeu o bacalhau e os camarões, alternadas, até que ás batatas amoleçam.
À parte, misture o molho bechamel com as natas, pimenta a gosto e, se for necessário, algum sal.
Junte este molho ao preparado de bacalhau, envolva bem e deixe mais um pouco ao lume.
Deite num tabuleiro de ir ao forno, alise e polvilhe com queijo ou pão ralado (conforme o gosto) e leve ao forno a gratinar.
Acompanhe com uma boa salada verde. E...
BOM APETITE!
BOM APETITE!
Sem comentários:
Enviar um comentário