Entrámos no terceiro dia do Novo Ano, 2019. Novo no calendário, velho nos hábitos de alguns de nós, hábitos que, de tão marcados e, não obstante a vontade da mudança, continuam os mesmos do ano velho. Difícil trocar as rotinas..., certo?
O tempo, esse também continua rotineiro, com o frio a fazer- se sentir, o sol escondido e muita humidade no ar... ou não estivéssemos em pleno Inverno...
Vamos, perante a impotência de transformar o tempo que faz e ainda antes da chegada da Primavera, tentar não esquecer os desejos formulados por todos e para todos na passagem do Velho para o Novo Ano usando de todo o esforço e inteligência para a sua concretização. Ah pois, se não o fizermos, corremos o risco de não se sair das habituais e velhas rotinas que afinal não queremos repetir. Não esperemos que sejam elas a operar mudanças. Nós é que as temos de mudar! Bora lá...
Lembremo-nos que somos nós os principais responsáveis pela construção da nossa própria felicidade!
Vamos a isso!?
quinta-feira, 3 de janeiro de 2019
Novo Ano, Vida Nova...
domingo, 18 de novembro de 2018
Novembro...
O meu mês - Novembro - chegou de mansinho e vai-se aproximando do fim tão silenciosamente quão silencioso entrou... Contudo, está prestes a chegar um dos dias que, decerto, não deixarei passar despercebido : aquele em que nasci para a vida. E já lá vão alguns bons anos... em que muito fiz e muito mais poderia ter feito!
Ainda que a insatisfação faça parte da condição humana, não me considero uma insatisfeita dado que a par do que não fiz, muitas coisas boas aconteceram.
Agradeço a Deus e à Vida:
- pelos meus filhos e netos, os grandes pilares que me mantêm erguida e me dão força para ultrapassar as vicissitudes que entram porta adentro;
- pela saúde e alegria, que não perdi, ainda que um pouco beliscadas pelas agruras inerentes à passagem dos anos;
- pela minha "grande" capacidade (modéstia à parte) de resolver as situações;
- pela profissão - se é que isto é possível - que tanto me ajudou a crescer enquanto ser humano;
- p'los alunos que me calharam em sorte e de quem guardo gratas recordações e ainda hoje - agora - me fazem lágrimas ao canto do olho;
- p'lo meu irmão, que tenho a certeza, lá no reino dos céus, continua a orgulhar-se da reciprocidade do nosso amor;
- naturalmente, pela minha mãe que, no alto dos seus noventa e um anos, continua a proteger-me;
- por último, pelos meus amigos e restantes familiares que estão sempre lá nos bons e maus momentos.
E assim, de bem com a vida, me preparo para, no seio familiar, festejar mais um ano do calendário da minha existência!
Já agora e, se possível, que este seja o MAIS ESPECIAL dos MEUS DIAS ESPECIAIS do ano em curso!
quinta-feira, 11 de outubro de 2018
Tranquilo e... ao de leve
Tranquilo e, sensivelmente três semanas após a sua entrada no calendário, o Outono começava a dar o ar da sua graça. Céu nublado, brisa fresca, a natureza a mudar os tons, aromas, odores...
Uma brisa que, depois de um Verão extremamente quente, - a lembrar o calor dos países de clima tropical - se tornou muito agradável e refrescante para todos nós.
A sua estada, porém, não foi longa porque, inesperadamente, a natureza ao reentrar em mais um ciclo de mudança, agora que Novembro se prepara para chegar, abriu as suas portas e segredou-lhe ao ouvido que saísse e desse lugar ao inóspito frio. Tudo aconteceu num ápice e ele aí está pronto para, sem dó nem piedade, nos pôr a tiritar...
Não, não gosto do Inverno! Nunca gostei! De todo. Frio e chuva não combinam comigo.
Contudo, tendo em conta a necessidade do mesmo no ciclo da vida, que venha, mas já agora - não será pedir muito - que o faça de mansinho e assim se mantenha até que a Primavera regresse para alegrar os meus/nossos dias.
domingo, 19 de agosto de 2018
Prometes?...
Descontrai... Observa o que se passa à tua volta , e deixa-te envolver no que, de belo, a natureza tem para te oferecer: as suas cores, os aromas, a luminosidade dos seus dias, o sereno entardecer, o mar imenso, o romantismo das noites, o céu estrelado, o sorriso alegre e contagiante das crianças, o amor da família, a generosidade dos amigos... e agradece a Deus pela VIDA.
Bem sei, e tu também sabes, que as facilidades não vêm ao teu/nosso encontro de mão beijada. As dificuldades, essas sim, estarão sempre a rondar-te. Por isso, vai à luta, não desistas nunca! Com perseverança ou, se quiseres, com alguma teimosia ganharás a contenda...
Tenta respeitar a tua essência e a dos outros também. Não fiques à mercê de quem tem nada para dar... Não te deixes anular, nunca, embrulha e envia as mágoas para muito longe, e vive, vive todos os momentos da tua vida com intensidade e, de uma vez por todas, abre as portas à alegria, ao amor, ao bem estar e ... à felicidade!
A partir deste momento... prometes?
segunda-feira, 13 de agosto de 2018
Tomara que cheguem...
Os meus pimpolhos, pois então!...
Será que já vêm a caminho? Podia telefonar, mas não o faço, para não me tornar inoportuna. Contudo, por aqui, estão reunidas as condições para os receber.
De braços muito abertos, vou recebê-los e abraçá-los com muita força e com muitos e rasgados risos e sorrisos.
Imagino-os já - após o êxtase da chegada - na redescoberta das férias no que, decerto, se refere a espaços já conhecidos, aos mergulhos na piscina, aos banhos neste mar azul e translúcido, às brincadeiras na areia fina e dourada, aos agradáveis passeios pela praia com a avó - para poderem dar largas à sua alegria e diabruras -, aos jogos de futebol na praia, onde irão fazer novos amigos e... crescer de forma harmoniosa , como é nosso desejo!
Porque é tempo de férias!... Tempo de ser feliz! Que é, para além da Saúde, aquilo que mais lhes desejamos.
Hoje e Sempre!
sábado, 4 de agosto de 2018
Deixo-te rosas...
Passou mais um ano e a saudade continua a crescer.
Repito-me quando digo que gostaria de te ter por perto, que me fazes muita falta... mas é o que verdadeiramente sinto e tu sabe-lo.
Tantas saudades tuas, do teu carinho, das tuas palavras, dos teus conselhos, do teu apoio, dos teus telefonemas diários... Ainda que geograficamente distantes, fomos - somos, seremos sempre, se isso é possível - dois irmãos muito próximos.
A nossa mãe sobreviveu, a custo, à tua precoce e dolorosa partida e por cá continua, se bem que a acusar o peso dos seus respeitosos 90 anos. Contudo, ainda é dona de uma luz e força interior grandiosas e contagiantes que, em muito, me ajudam a aceitar a tua ausência ... porém, a sua gasta fisionomia e o seu ar cansado, também me deixam preocupada e triste.
"Porque permite Deus que as mães partam um dia? Mãe deveria ser eternidade..."
Desculpa o desabafo, mano! Sei que me compreendes e que, onde quer que estejas, estás a zelar por nós, a quem, não obstante a tua grande vontade de viver, deixaste repentinamente.
Descansa em paz, meu querido! Até ao nosso reencontro...
segunda-feira, 18 de junho de 2018
Aqui e agora...
Sentada, como habitualmente, em frente ao Sado, desfruto de uma bela manhã, calma e soalheira... pois, é que o calor, depois de um Inverno tardio e intenso, regressou em força. Assim, num ápice, o frio do dia anterior deu lugar ao calor abrasivo do dia seguinte... Agora há que pensar e preparar as férias... numa praia, paradisíaca, se possível. Para já e, enquanto se aguarda e se torce para que Portugal seja o vencedor do mundial de futebol, a decorrer na Rússia, sonhemos, que os sonhos são nossos, sempre possíveis e com o poder de comandar as nossas vidas.
Lá fora... ou cá dentro, com a vitória - ou sem ela -, mas com a família, amigos ou mesmo sozinhos,
BOAS FÉRIAS, para todos!