quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Mudanças!?...

Não, não fiz o balanço daquele que foi o Ano de 2019! Continuo, tal como no ano transato, a tentar que os dias fluam normalmente e a que nada falte a quem me propus ajudar.
É que por mais que não se queira, por mais que se pense em mudanças, não é assim tão fácil mudar... E aquelas promessas  que  na euforia da Passagem de Ano fazemos a nós próprios e aos outros, todas ou quase todas acabam por cair em saco roto. Não devo generalizar - bem sei - , há sempre quem as consiga cumprir. E a esses/as, aos que conseguem, eu tiro o meu chapéu! 
Ok! Perante esta minha dificuldade, espero  que a vida e  Deus sejam generosos comigo e me permitam um agradável percurso pelo Ano de 2020.
Que a Saúde não me traia, a mim e aos meus, e que sejam muitos os momentos de Alegria e Felicidade.  
Que tenhamos bons motivos para sonhar e sorrir...e que alguns desses sonhos se tornem realidade.
Tentemos acreditar que o melhor ainda está para vir! Porque não??

Já  agora, que não me faltem nunca a  capacidade e a vontade de observar o fluir e a beleza de cada dia! 
Bom Ano, Familiares e Amigos! 

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Novo Ano, Vida Nova...

Entrámos no terceiro dia do Novo Ano, 2019. Novo no calendário,  velho nos  hábitos de alguns de nós, hábitos que, de tão marcados e, não obstante a vontade da mudança, continuam os mesmos do ano velho. Difícil trocar as rotinas..., certo?
O tempo, esse também continua rotineiro, com o frio a fazer- se sentir, o sol escondido e muita humidade no ar... ou não estivéssemos em pleno Inverno...
Vamos, perante a impotência de transformar o tempo que faz e ainda antes da chegada da Primavera,  tentar não esquecer os desejos formulados por todos e para todos na passagem do Velho para o Novo Ano usando de todo o esforço e inteligência  para a sua concretização.  Ah pois, se não o fizermos, corremos o risco de não se sair das habituais e velhas rotinas que afinal não queremos repetir. Não esperemos que sejam elas a operar  mudanças.  Nós é que as temos de mudar! Bora lá...
Lembremo-nos que somos nós os principais responsáveis pela construção  da nossa própria felicidade!
Vamos a isso!?

domingo, 18 de novembro de 2018

Novembro...

O meu mês - Novembro - chegou de mansinho e vai-se aproximando do fim tão silenciosamente quão silencioso entrou... Contudo, está prestes a chegar um dos  dias que, decerto, não deixarei passar despercebido : aquele em que nasci para a vida. E já lá vão alguns bons anos... em que muito fiz e muito mais poderia ter feito!
Ainda que a insatisfação faça  parte da condição humana,  não me considero uma insatisfeita dado que a par do que não fiz, muitas coisas boas aconteceram.
Agradeço a Deus e à Vida:
- pelos meus filhos e netos, os grandes pilares que me mantêm erguida e me dão força para ultrapassar as vicissitudes que entram porta adentro;
- pela saúde e alegria, que não perdi, ainda que um pouco beliscadas pelas agruras inerentes à  passagem dos anos;
- pela minha "grande" capacidade  (modéstia à parte) de resolver as situações;
- pela profissão - se é que isto é possível - que tanto me ajudou a crescer enquanto ser humano;
- p'los alunos que me calharam em sorte e de quem guardo gratas recordações e ainda hoje - agora - me fazem lágrimas ao canto do olho;
- p'lo meu irmão, que tenho a certeza, lá no reino dos céus, continua a orgulhar-se da reciprocidade do nosso amor;
- naturalmente, pela minha mãe que, no alto dos seus noventa e um anos, continua a proteger-me;
- por último, pelos meus amigos e restantes familiares que estão sempre lá nos bons e maus momentos.
E assim, de bem com a vida, me preparo para, no seio familiar, festejar mais um ano do calendário da minha existência!
Já agora e, se possível, que este seja o MAIS ESPECIAL dos MEUS DIAS ESPECIAIS do ano em curso!

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Tranquilo e... ao de leve

Tranquilo e,  sensivelmente três semanas após a sua entrada no calendário, o Outono começava a dar o ar da sua graça. Céu nublado, brisa fresca,  a natureza a  mudar os tons, aromas, odores...
Uma brisa que, depois de um Verão extremamente quente, - a lembrar o calor dos países de clima tropical - se tornou muito agradável e refrescante para todos nós.
A sua estada, porém,  não foi longa porque, inesperadamente, a natureza ao reentrar em mais um ciclo de mudança, agora que Novembro se prepara para chegar, abriu as suas portas e segredou-lhe ao ouvido que saísse e desse   lugar ao inóspito  frio. Tudo aconteceu num ápice e ele aí está pronto para, sem dó nem piedade, nos pôr a tiritar...
Não, não gosto do Inverno! Nunca gostei! De todo. Frio e chuva não combinam comigo.
Contudo, tendo em conta a necessidade do mesmo no ciclo da vida, que venha, mas já agora - não será pedir muito -  que o faça de mansinho e assim se mantenha até que a Primavera regresse para alegrar os meus/nossos dias.

domingo, 19 de agosto de 2018

Prometes?...

Descontrai... Observa o que se passa à tua volta , e deixa-te envolver no que, de belo, a natureza tem para te oferecer:  as suas cores, os aromas,  a luminosidade dos seus dias, o sereno entardecer, o mar imenso, o romantismo das noites, o céu estrelado,  o   sorriso alegre e contagiante  das crianças, o amor da família, a generosidade dos amigos... e  agradece a Deus pela VIDA. 

Bem sei, e tu também  sabes,  que as facilidades  não vêm  ao teu/nosso encontro de mão beijada. As dificuldades, essas  sim, estarão  sempre a rondar-te. Por isso, vai à luta, não desistas nunca! Com perseverança ou, se quiseres,  com alguma teimosia  ganharás a contenda...


Tenta respeitar  a tua essência e a dos outros também. Não fiques à mercê de  quem  tem  nada para  dar...  Não te deixes anular, nunca, embrulha e envia as mágoas para muito longe, e vive, vive todos os momentos da tua vida com intensidade  e, de uma vez por todas, abre as  portas à alegria, ao amor, ao bem estar e ... à  felicidade!
A partir deste momento... prometes?

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Tomara que cheguem...

Os meus pimpolhos, pois então!...
Será que já vêm a caminho? Podia telefonar, mas não o faço, para não me tornar inoportuna. Contudo, por aqui,  estão reunidas as condições  para os receber. 

De braços muito abertos, vou recebê-los e abraçá-los com muita força e com muitos e rasgados risos e sorrisos.

Imagino-os já - após o êxtase da chegada -  na redescoberta das férias no que, decerto, se refere  a espaços já conhecidos, aos mergulhos na piscina, aos banhos neste mar azul e translúcido, às brincadeiras na areia fina e dourada, aos agradáveis passeios pela praia com a avó - para poderem dar largas à sua alegria e diabruras -, aos jogos de futebol na praia, onde irão fazer novos amigos e... crescer de forma harmoniosa , como é nosso desejo!

Porque é tempo de férias!... Tempo de ser feliz! Que é, para além da Saúde, aquilo que mais lhes desejamos.
Hoje e Sempre!

sábado, 4 de agosto de 2018

Deixo-te rosas...

Passou mais um ano e a saudade continua a crescer.
Repito-me quando digo que gostaria de te ter por perto, que me fazes muita falta... mas é o que verdadeiramente sinto e tu sabe-lo.
Tantas saudades tuas, do teu carinho, das tuas palavras, dos teus conselhos, do teu apoio, dos teus telefonemas diários... Ainda que geograficamente distantes,  fomos - somos, seremos sempre, se isso é  possível - dois irmãos muito próximos.
A nossa mãe sobreviveu, a custo, à tua precoce e dolorosa partida e por cá continua, se bem que a acusar o peso dos seus respeitosos 90 anos. Contudo, ainda é  dona de uma luz e força interior grandiosas e contagiantes que, em muito, me ajudam a aceitar a tua ausência ... porém, a sua gasta fisionomia e o seu ar cansado, também me deixam preocupada e triste.

"Porque permite Deus que as mães partam um dia? Mãe deveria ser eternidade..."

Desculpa o desabafo, mano! Sei que me compreendes e que, onde quer que estejas, estás a zelar por nós, a quem, não obstante a tua grande vontade de viver, deixaste repentinamente.

Descansa em paz, meu querido! Até ao nosso reencontro...