segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

À moda do Alentejo...

Para o que me havia de dar hoje!? Fotografar o prato principal do almoço cá de casa.
Este é um dos pratos simples que fazem parte da cozinha alentejana.  De confeção rápida, saboroso - tem como ingredientes principais as ervilhas e os ovos - ,  rico em nutrientes e...colorido - os olhos também comem, não é? Económico, acessível a todas as bolsas incluindo as que, por desgoverno de quem nos governa, continuam a emagrecer assustadoramente - e são muitas, infelizmente!! 
Esta saudável  iguaria, confecionada  em azeite  e enriquecida com umas rodelas de chouriço, a gosto, é servida sobre sopa de pão alentejano.
Um prato leve... que conforta o estômago não o sobrecarregando, tal como convém em vésperas de noite/dia que se prevê de excessos no que se refere à gastronomia...
Acabadinho de fazer. São servidos?...

Ervilhas guisadas com ovos




domingo, 29 de dezembro de 2013

Último Domingo de 2013

Chega ao fim o último Domingo do ano que está quase, quase a " apagar-se". Um dia de sol, mas muito frio, a fazer jus ao Inverno. A chuva "passeou-se" por aqui, mas rapidamente deu o fora. Gosto assim, sem chuva, com sol... de dias radiosos, para poder sair à rua e apreciar a luminosidade e o brilho que essa maravilhosa estrela graciosamente concede a tudo e a todos...  Bem sei que a chuva nos é necessária e... que também tem os seus encantos, mas  os dias solarengos correm-me melhor.  Até consigo esquecer - será magia? - esse tal frio  que também não me é nada simpático... 

Assim sendo, deambulei um pouco pela marginal, junto ao rio, e observei, quase extasiada, as aves (ora gaivotas, ora patos) que em bando sobrevoavam o rio, tornando-o ainda mais deslumbrante. 
E porque Domingo é dia de Missa, lá estive naquela que foi, para mim, a última do ano de 2013. Ali, na Igreja, durante a Eucaristia, encontrei, como sempre acontece, a  paz e a tranquilidade que me ajudam a tornar os dias mais suaves e luminosos.

E assim - cada um de nós à sua maneira - nos vamos despedindo do velho ano e preparando para receber de  braços abertos o  ANO de 2014 que espero e desejo seja um ANO MUITO RADIOSO para todos nós!! 

Igreja de Santiago "vestida" de Natal!



sábado, 28 de dezembro de 2013

Pensamento...

Que a minha vontade de ir embora se transforme na calma e na paz que mereço. Que a tensão que me corrói por dentro seja um dia recompensada.
Porque metade de mim é o que penso. A outra metade um vulcão.
                                                                                (Oswaldo Montenegro)

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

No dia 31...

vou olhar para o céu e lembrar de tudo o que vivi neste ano: as lágrimas, os sorrisos, as mágoas, as histórias, os amigos que fiz e os que perdi, os momentos bons e os ruins.

E não vou me arrepender de nada.
Pois foram todos esses momentos, que fizeram com que este ano valesse a pena.
                                                                               (Caio F. Abreu)














segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Iguarias doces


E porque o Natal é tempo de partilha, deixo convosco as iguarias doces que hoje confeccionei  para,  em redor da mesa cá de casa, celebrarmos a FESTA DA NATIVIDADE.
Bem sei que o que conta mesmo é a união familiar baseada no amor, na alegria e na felicidade. Afinal é este o verdadeiro espírito de Natal baseado na mensagem de Jesus, a  do AMOR!
Contudo, as iguarias,  não sendo a parte mais significativa da festa,  têm alguma relevância em contexto familiar. Um estômago confortado torna a pessoa mais feliz....

Foi uma longa e prazerosa tarde de trabalho!!  

Tarte de amêndoa
Toucinho do céu

Deixo a minha receita do toucinho do céu, que é "divinal" e não muito complicada de fazer:
Ingredientes:

  • 300 gramas de amêndoa moída sem pele;
  • 600 gramas de açúcar;
  • 18 gemas e 2 ovos inteiros;
  • 1 limão;
  • 2 decilitros de água;
  • icing sugar para polvilhar
Preparação:

Misture a amêndoa com 100 gramas do açúcar e junte as gemas, a raspa e o sumo do limão. 
Leve o restante açúcar com a água ao lume e deixe ferver até fazer ponto de pérola.
Retire do lume e deixe amornar.
Incorpore, depois, o preparado de amêndoa na calda de açúcar, misture bem e leve de novo ao lume a engrossar um pouco (deixe fazer ponto de estrada).
Deite numa forma forrada com papel vegetal, bem untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Leve ao lume e deixe cozer, entre 15 e 20 minutos, sensivelmente.
Deixe arrefecer, desenforme com cuidado e retire o papel vegetal.
Polvilhe com bastante açúcar em pó e desenhe losangos ou quadrados com uma espátula ou uma faca.

Bom Apetite! 




domingo, 22 de dezembro de 2013

Algumas curiosidades sobre o Natal...

  • As cores tradicionais do Natal são o verde, vermelho e dourado.O verde representa a vida e o renascimento. O vermelho simboliza o sangue de Cristo e o dourado representa a luz, a riqueza e a realeza.
  • De acordo com o Guiness Book, a árvore de Natal natural mais alta do mundo tinha mais de 67 metros e foi colocada, em 1950,  no Northgate Shopping Center em Seattle, Washington.
  • Portugal teve uma das maiores árvores de Natal da Europa com 76 metros, que foi oferecida pelo BCP e  pela Zon.
  • A província canadiana na Nova Escócia é líder na exportação de árvores de Natal.
  • São vendidas, anualmente, cerca de 100 milhões de árvores naturais em todo o mundo.
  • As primeiras árvores de natal artificiais foram feitas em Londres, em 1886, usando fitas de ráfia verde. Os alemães inspiraram-se e usaram penas de ganso tingidas para fazer as suas. Só mais tarde é que uma empresa de escovas sanitárias usou a tecnologia para imitar os ramos de pinheiro e iniciou a produção das verdadeiras árvores de Natal artificiais. 
  • Desde 1991 que que as vendas de árvores de natal artificiais ultrapassaram as de árvores naturais.
  • Inicialmente as árvores de natal eram decoradas com maçãs, nozes e tâmaras.
  • Só a partir de 1882 é que surgiram as primeiras iluminações de Natal, apenas três anos depois de Thomas Edison ter feito a primeira demonstração da luz elétrica (1879). A ideia foi do seu assistente Edward Johnson, que decorou uma árvore em Nova Iorque, com 80 pequenas lâmpadas, mas ainda demorou algum tempo até que estas iluminações ficassem acessíveis ao público em geral.
  • As primeiras ilustrações do Pai Natal mostravam-no como uma figura severa, imponente, que segurava uma vara. Era visto mais como um símbolo de disciplina e punição e não como a simpática e afável figura que hoje faz as delícias das crianças. 
  • Na Polónia, aranhas e teias de aranha são comuns e bem-vindas nas árvores de Natal. Segundo uma lenda, uma aranha teceu uma manta para o Menino Jesus, pelo que este animal é encarado como símbolo de bondade e prosperidade quando aparece no Natal. .
  • De acordo com o estudo Cetelem Natal 2013, cerca de 100% dos portuguses pretende oferecer um smartphone a si próprio este natal.
  • Pensa-se que "White Cristmas", escrita por Irving Berlin, seja o single mais vendido de sempre, com maos de 100 milhões de cópias em todo o mundo.
  • A música "Jingle Bells", escrita em 1857, foi a primeira a ser cantada no espaço. Foi em 1965 quando os astronautas Wally Schirra e Tom Stafford a entoaram a bordo da nave Gemini 6.



sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Dia de festa...


Não há festa sem bolo!...

Os festejos de Natal  começam sempre mais cedo cá em casa! Hoje mesmo - 20 de Dezembro - foi dia de parabenizar o meu filho  João    pelo seu aniversário natalício. 
E é claro que o fizemos com muita ternura e alegria! Todavia, o destaque vai para os sobrinhos/afilhados do aniversariante. É que, apesar da sua pequena idade, não se lhes notou cansaço na distribuição de afectos pelo tio/padrinho e, obviamente, por todos os convivas presentes. Estiveram deliciosos!... Por pouco, roubavam o protagonismo ao aniversariante :)

E...para assinalar mais um ano no calendário da vida do tio,  juntaram a sua melodiosa voz à voz dos adultos e, em uníssono, cantaram todos:
Parabéns a você
Nesta data querida
Muitas felicidades
Muitos anos de vida. 













quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O NATAL está à porta...

Nesta  quadra mágica, deixemos que o espírito de Natal entre em nossas casas e nos nossos corações!

Desejo a todos os meus familiares e amigos  um SANTO e FELIZ NATAL! 
Tentemos esquecer o que nos aflige - os tempos não vão fáceis -  e esforcemo-nos por esbanjar sorrisos, alegria, amor... e calor humano.

Que o  espírito natalício se instale definitivamente no coração de todos os homens, de modo a que em união,  contribuam para um MUNDO que se deseja MELHOR...!
      
 











terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Espirito de Natal...

Foi uma calorosa tarde de Dezembro ainda que o frio se fizesse sentir lá fora!...
O grupo musical  a todos encantou e deliciou com a sua bela actuação.
Foi com prazer e alguma emoção - obrigada pelo convite, Sr. Director - que constatei e comunguei daqueles momentos de partilha de alegria e felicidade, claramente denunciados  pelas expressões faciais  dos utentes do Centro de Apoio Social de Porches.

Pelo que me foi dado saber, este não terá sido um momento pontual de animação proporcionada pelo grupo. Momentos idênticos têm acontecido e continuarão a acontecer em alguns Centros de Apoio espalhados por outros Concelhos do Barlavento Algarvio.

Desejo muito que o grupo se mantenha coeso por longo tempo, sempre com o espírito de animar e tornar mais risonhos os dias destas pessoas a quem a idade avançada e/ou a doença tornaram mais vulneráveis.

     O meu modesto muito-obrigado e um sentido
    BEM HAJA ao GRUPO MUSICAL SOS







domingo, 8 de dezembro de 2013

Fases que vão e que vêm, no calendário da vida...



Lua Adversa
  
Tenho fases, como a lua,
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua...
Perdição da minha vida!
Perdição da vida minha!
Tenho fases de ser tua,
tenho outras de ser sozinha.

Fases que vão e que vêm,
no secreto calendário
que um astrólogo arbitrário
inventou para meu uso.

E roda a melancolia
seu interminável fuso!

Não me encontro com ninguém
(tenho fases, como a lua...).
No dia de alguém ser meu
não é dia de eu ser sua...
E, quando chega esse dia,
o outro desapareceu...


Cecília Meireles, in 'Vaga Música'

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

"VIVE, DEIXA VIVER E SÊ FELIZ!"


"A vida é curta demais para se acordar com arrependimentos.
Ama as pessoas que te tratam bem.
Esquece aquelas que não.
A vida coloca cada um no seu lugar.
Tudo vai e vem por uma razão.
Se tens uma segunda oportunidade, agarra-a.
Ninguém disse que a vida seria fácil.
Só prometeu que iria valer a pena.
VIVE, DEIXA VIVER E SÊ FELIZ!"

(De António Feio, que faria hoje 59 anos se ainda estivesse entre nós)

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Aos 95 anos...


Apagou-se mais uma ESTRELA! 
Um homem humilde e generoso que tentou fazer deste mundo um mundo melhor! 

PAZ À SUA ALMA!


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Há dias assim...


Se eu fosse uma mulher de pressentimentos, não teria saído à rua, hoje, por duas boas razões, que passo a descrever: 
Ficar em casa a convalescer de uma  gripe absurda, que apanhei por demasiada exposição solar, misturada com este frio "alentejano" -  ao qual não consigo habituar-me, por muito que me esforce -  e, em simultâneo, evitar o rebentamento do pneu traseiro do lado direito do meu carro. 
Mas... e como aconteceu? Boa pergunta!...
Circulava eu calmamente ao volante do mesmo pela marginal cá do burgo, quando me deparei, a alguns metros abaixo da  Câmara Municipal, com um cãozito que se propunha atravessar a estreita estrada/rua. Perante a inesperada aparição, desviei o carro ligeiramente para o lado direito e... truz! Um estrondo! Um susto!...
Ainda que em velocidade moderada, o pneu, ao roçar num dos minúsculos delineadores de guia - que pretendem demarcar a estrada dos respectivos passeios/bermas -,  rebentou e fez "PUM" , assustando quem estava por perto a trabalhar e  quem se encontrava no interior dos edifícios. 
Se já não gostava daqueles horríveis  delineadores, popularmente conhecidos como "patas de cavalo", agora passei à fase do "quase ódio", sentimento que abomino. Não tenho dúvidas de que são, ao mínimo descuido, um autêntico atentado/perigo para  quem conduz. Até mesmo para quem anda a pé.
A julgar pelo  que tenho ouvido de muitos populares que aqui residem e pelo apoio que senti hoje, aquando deste meu acidente, parece haver um consenso quase geral, a nível da população, de que os mesmos em  nada beneficiam a cidade e/ou os seus habitantes.

Espero que o Novo Executivo Camarário encontre, tão rápido quanto possível, a solução ideal para acabar de vez com  o incómodo e  desagrado que os ditos delineadores provocam nos automobilistas e transeuntes que no dia a dia precisam de passar por ali.
A rua e respectivas "patas de cavalo"
O pneu ficou assim...

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O sorriso é o sal da vida...

E o que eu me ri... ou não fosse algarvia!!!
 
Pergunta o miúdo à mãe:
- Ó mãe o qué um insete?
- E cá nã sê, preguntá mana...!
- Ó mana, o qué um insete?
- Pôs nã sê...preguntó pai...!
- Ó pai, o qué um insete?
- Ó mê granda burre... um insete sã oite...

visite o site de entretenimento:
www.humorsemlimites.com
-


Neste Natal...

 vou oferecer livros às minhas crianças!!

A motivação cabe aos professores, aos pais e...aos avós!
Criança que lê, será um adulto que pensa!