quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O tempo tudo traz e tudo leva...

Uma casa esquecida. Velha e desabitada. Sem cor, sem brilho. Sem alma! Sem vida!...
Uma lanterna acesa pressupõe que a luz do dia vai dar lugar à noite... O céu alaranjado, indica o outono...
Que significado poderá ter uma casa que já perdeu a beleza, meio degradada, quase a ruir (perguntarão)?
Compreendo!  Porém, para quem a conhece tão bem quanto eu, e para quem, como eu, aqui vivenciou - na infância e adolescência - experiências memoráveis, esta velha moradia, tal como a vila onde está implantada, tem, para mim, um significado do tamanho do mundo.
Era, para aquela época, uma fabulosa casa de férias, que acolhia frequentemente os seus proprietários, gente bonita e interessante, com quem tive o prazer de privar. Um convívio saudável entre todos, especialmente entre os mais jovens, que se repetia ano após ano e fazia as delícias daquele saudável grupo de amigos nos longos e quentes dias de verão.
Só que o tempo está constantemente em mutação e, se tudo traz,  tudo leva.
As pessoas "vão"... as boas lembranças ficam. E estas, como muitas outras, perdurarão para sempre   num cantinho da máquina que comanda o meu pulsar.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Como eu gosto da sua voz...




 
Não, não conhecia Teófilo Sonnemberg, conhecido apenas por Berg. Admito... era, para mim, um ilustre desconhecido até que o ouvi, ontem à noite, no Factor X - Audição. 
Rendi-me à sua tão estrondosa quanto melodiosa voz... 
Encontrei-o no YouTube e carreguei com ele para este meu cantinho, onde vou guardando "coisas" que gosto. A gravação pode não estar perfeita, mas ao vivo foi um espetáculo!
 
Oiçam e deliciem-se, se gostarem como eu gostei, claro está!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Violência não é amor...

Numa ronda pela blogosfera, encontrei umas fotos que me impressionaram num post intitulado "Para ti, Manuel Maria", da autoria de "Arrumadinho".
Estas fotos - algumas identificadas pela APAV - retratam a violência doméstica e podem ser vistas  AQUI

Afinal... contrariando o que muitas vezes se quer fazer crer, a violência doméstica acontece em todos os estratos sociais e não só nos mais baixos...
Não podemos, não devemos silenciar tais atos. As vítimas têm de ser protegidas e... os agressores punidos.

Na verdade:
"AMOR VIOLENTO NÃO EXISTE"
"VIOLÊNCIA NÂO É AMOR"
"HOMEM DE VERDADE NÃO BATE EM MULHER"

É tempo de dizer "BASTA"!




quinta-feira, 24 de outubro de 2013

PENSAMENTO...

Mesmo em dia de chuva como o de hoje... 

 
"É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar. É melhor tentar, ainda  que em vão,  que sentar-se, fazendo nada até ao final.
 Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa  me esconder. Prefiro ser feliz  embora  louco, que em conformidade viver."

                                                                            Martin Luther King



Separados?



 
A Lux desta semana noticia que:

"A relação da apresentadora, de 40 anos, e Manuel Maria Carrilho, de 62, azedou, e a estrela da Sic chegou mesmo a dar entrada em tribunal com o pedido de regulação das responsabilidades parentais, como a Lux noticia nesta edição.

Na base da rutura estão desavenças do casal que obrigaram à intervenção das autoridades que foram chamadas à casa da família, no centro de Lisboa, no fim de semana passado.

Desde então, Bárbara Guimarães e os filhos, Dinis Maria, de 9 anos, e Carlota Maria, de 3, têm estado sob proteção de segurança privada, como a Lux pôde testemunhar no local.

Além da presença de um segurança à porta do edifício onde o casal morava, com indicações para impedir a entrada do antigo ministro da Cultura, há ainda outro elemento da equipa de proteção pessoal que se encarrega de transportar a apresentadora e os filhos até casa."


Mais uma surpresa! Mas a vida e o "amor/desamor" têm destas coisas!  

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

"OUTONAL"

 
Caem as folhas mortas sobre o lago;
Na penumbra outonal, não sei quem tece
As rendas do silêncio...olha, anoitece!
- Brumas longínquas do País de Vago...
 
Veludos a ondear...Mistério mago...
Encantamento...a hora que não esquece,
Que lança em mim a bênção dum afago...
 
Outono dos crepúsculos doirados,
De púrpuras, damascos e brocados!
 Vestes a terra inteira de esplendor!
 
Outono das tardinhas silenciosas,
Das magníficas noites voluptuosas
Em que eu soluço a delirar de amor... 
 
(Florbela Espanca)

domingo, 20 de outubro de 2013

"DIANA"

 
Conhecidas as críticas (negativas), impunha-se a visualização do  filme "Diana". Fi-lo hoje. 
Protagonizado por Naomi Watts e dirigido por Oliver Hirschbiegel, aborda o relacionamento amoroso da princesa com o médico paquistanês Hasnat Khan interpretado por Naveen Andrews.
Enfim... estamos perante uma mulher apaixonada que se vê envolvida nas teias do que poderia ter sido uma bonita e longa (no tempo) história de amor, mas que, devido à sua condição de ex-mulher de Charles ,  não consegue vingar. Um romance que, ao fim de dois anos, termina "dolorosamente".

A história - tal como na vida real - acaba com a morte de Diana ao lado de Dodi Al-Fayed, então seu namorado,  que, de acordo com o filme, mais não seria do que um envolvimento/consolo  da princesa a  fim de tentar esquecer o seu grande amor - Khan.

Gostei do desempenho dos atores, embora, quanto a mim, o da protagonista - Naomi Watts - se tenha sobreposto ao de Naveen Andrews.
Muito bem caracterizada, Naveen fica muito parecida com a princesa ainda que  não consiga deixar passar aquela aura tão especial que envolvia Lady Di. Provavelmente nenhuma atriz o conseguiria!
 
Entusiasmei-me... Gosto de histórias de amor, mas, tratando-se da Princesa do Povo, esperava uma abordagem diferente!...