sábado, 28 de fevereiro de 2015

Sobre a Garça Boieira...


Cruzei-me com esta ave no meu caminho, fotografei-a e, dado que nem o seu nome sabia, pesquisei na Net e partilho convosco a informação que considero essencial.

É uma ave de tamanho médio - 50 cm de altura, aproximadamente - , de corpo compacto e esguio e de plumagem branca. O seu bico e pernas são amarelo acinzentadas, tornando-se laranja rosado na época de reprodução. Neste período, a coroa, o peito e o manto adquirem, igualmente, um tom alaranjado.

A garça boieira Bubulcus Ibis existe em todos os continentes, excepto nos círculos polares. Vulgarmente conhecida por Carraceiro é fácil encontrá-la em Portugal, em bandos, no meio do gado que pasta, ou atrás das máquinas agrícolas que lavram a terra.

Alimenta-se de insectos, répteis, peixes, moluscos, girinos e pequenos mamíferos. E desempenha um importante papel junto dos criadores de gado, dado que limpa de carraças o lombo das ovelhas,vacas e cavalos, evitando a propagação de doenças nas manadas. Daí ser popularmente conhecido por CARRACEIRO.
                                        

Sem comentários:

Enviar um comentário