terça-feira, 11 de junho de 2013

"Papa reconhece que há corrupção e loby gay no Vaticano"

Papa reconhece corrupção e 'lobby gay' no Vaticano
 
O Papa reconheceu a dificuldade da reforma da cúria romana ao referir-se a uma "corrente de corrupção" e à existência de um lóbi gay durante um encontro com religiosos latino-americanos.

A reforma da cúria, o Governo da Igreja católica, defendida por "quase todos os cardeais" nas reuniões preparatórias do último conclave, é um projeto "difícil", reconheceu o Papa numa reunião, a 06 de junho, com responsáveis da Confederação latino-americana e das Caraíbas dos religiosos e religiosas (CLAR).

Segundo uma síntese do que foi discutido nesse encontro de quase uma hora, revelada esta terça-feira pelo 'site' católico progressista Reflexão e Libertação, o papa acrescentou: "Na cúria, há pessoas santas, verdadeiramente, mas também há uma corrente de corrupção".

"Fala-se de lóbi gay e é verdade, ele existe", reconheceu ainda.

"Não posso fazer eu a reforma", continuou o chefe da Igreja Católica, que se confessou "desorganizado".

Esse será o trabalho da comissão de oito cardeais que o Papa nomeou e que deverá reunir-se pela primeira vez oficialmente em Roma no mês de outubro, acrescentou
                                                                                                           (in Jornal de Notícias)

Trabalho difícil para o Pontificado! Acredito no Papa Francisco. Vai ser o papa das reformas no Governo da Igreja Católica (Cúria Romana).Tenho fé!!
                                                                                                            

segunda-feira, 10 de junho de 2013

"Dentro do Segredo"


 
Acabo de ler "Dentro do Segredo" de José Luís Peixoto. De entre as obras do autor, esta é a primeira que leio. Como andava há algum tempo   para o fazer, criei, no entretanto, altas expetativas que,  por tão altas,  me saíram um tudo ou nada goradas. Não obstante, gostei do que li. E confirmei tudo o que  passava - e passa - na minha cabeça acerca do país, a Coreia do Norte. Uma sociedade muito fechada, ao que se sabe a mais fechada do mundo... Um pais coberto por absoluto isolamento.
 
Peixoto participou na mais longa viagem que o governo norte-coreano autorizou nos últimos anos e teve o privilégio de assistir às exuberantes comemorações do centenário do nascimento de Kim-Il-sung, em Pyongyang, a maior cidade e capital da Coreia do Norte. Passou ainda por todos os pontos  simbólicos do país e do regime, e  também por alguns lugares e cidades que não recebiam visitantes estrangeiros há mais de sessenta anos.
 
Gostei da forma simples e fluida como Peixoto descreve as inúmeras e variadíssimas situações que vivenciou "dentro da ditadura mais repressiva do mundo!", "dentro do segredo."  Vou voltar a ler Peixoto.
RECOMENDO!

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Afinal os pesadelos são importantes...




 
Porque achei interessante, porque me interesso pelo significado dos sonhos - neste caso,  pesadelos - e porque ultimamente tenho sido perseguida pelos mesmos, mais pesadelos do que sonhos, eis o significado de alguns, que retirei de www. euviali.com

 
Nossos sentimentos são a fonte da maioria dos sonhos e pesadelos, biologicamente o que ocorre no nosso cérebro durante o sono é um aliado importante que nos traz equilíbrio mental.
Sonhos negativos , e até mesmo assustadores, são uma rotina normal e cientistas dizem que são importantes para regular as emoções diárias que nos ajudam a  livrar dos medos que sentimos durante o dia.
 
Vejam abaixo os dez pesadelos mais comuns e seus significados:
01. Doença grave ou morte
Um dos pesadelos mais comuns entre as pessoas pode significar que você passou por uma grande perda recente ou até que isto reflita o seu medo de situações desconhecidas, ou de aceitar uma realidade.
 
02. Assalto ou lesão
Pode estar relacionado com dificuldades financeiras, que estão ocorrendo ou poderão ocorrer. Ou então o seu medo por sofrer algum tipo de violência verbal ou física.
 
03. Acidente de carro
Pode significar o medo de perder o controle sobre sua vida e de não poder dar seguimento aos seus planos.
 
04. Afogamento
Você pode estar experimentando uma situação estressante onde se sente sem o apoio de amigos, pessoas com depressão podem ter este sonho com frequência.
 
05. Estar caindo
Pode significar que você irá enfrentar perigos ou sobre a dificuldade de manter o momento atual de nossas vidas.
 
06. Queda de dentes
Pode ser dificuldade fazer algo ou até mesmo falta de confiança. Especialistas dizem que este sonho é mais comum na juventude.
 
07. Caminhar em ruas desconhecidas…
Pode ser o medo da incapacidade de decidir a direção que nossa vida deve tomar
 
08. Perdido ou Preso
Pode significar que você tomou alguma decisão errada em sua vida ou que está tentando encontrar uma solução para um problema e não está conseguindo…
 
09. Ficar nu em público
Sensação de que alguém está vulnerável ou exposto a algo ou alguém que revelou segredos que não deveriam ter
 
10. Ser caçado ou perseguido
Pode significar que você se sente ameaçado ou que algo o está atormentando.
Será que os sonhos também podem ter motivos sobrenaturais?

O meu mais recente destino...

Um convite inesperado levou-me até Marrocos. Em boa hora! Uma viagem de dez dias que me agradou  sobremaneira. É-me sempre grato conhecer  outras culturas, outras gentes que permitem, através da observação e dos inerentes contactos,  vivenciar novas experiências.
Marrocos revelou-se um país exótico e misterioso, que, pela diversidade de emoções que  propõe, rapidamente nos seduz.   

Foi uma longa e aprazível caminhada! Percorremos o país de norte a sul. Diria que integrei um grupo de "nómadas" durante 10 dias. Pernoitámos em muitas e diferentes cidades. Percorremos muitíssimos quilómetros pelo interior do País, onde não faltou a habitual incursão pelo deserto - dunas de Merzouga. Impensável não nos rendermos  à beleza daquelas paisagens  envoltas num peculiar exotismo.
Visitámos Tetouan, Erfoud, Quarzazate Mazagão... só para referir algumas das cidades mais pequenas deste país.
Fez, Marrakech, Casablanca e Rabat - as quatro cidades imperiais de Marrocos - também fizeram parte do nosso itinerário.
Visitá-las é mergulhar num mundo fascinante para os sentidos. Não mais vou esquecer as tradicionais e movimentadas  Medinas, um verdadeiro labirinto de ruas estreitas, onde os aromas únicos das especiarias se fundem com as múltiplas e inebriantes cores que quase extasiam os olhares de quem por ali passa.  Não esquecerei, também, aqueles  sorrisos das mulheres árabes, ainda que dissimulados pelos seus véus,  em contraste com os gritos quase desconcertantes dos mercadores no seu já habitual regateio.
Nos souks das inúmeras e labirínticas ruelas, podemos encontrar variadíssimos produtos, desde os agrícolas a artigos em pele, porcelanas e todo o tipo de marroquinaria. Não raro é, também, encontrar artesãos produzindo as suas originais peças, que despertam a admiração de quem as observa.
Mas não só... na verdade, a Medina é quase uma cidade dentro de outra cidade, com imponentes Mesquitas e seus minaretes , numerosas madrassas (escolas islâmicas destinadas ao ensino cultural e religioso), riads (casas apalaçadas)  e magníficos palácios, para além de outros edifícios históricos.
O que aqui deixo registado mais não é do que uma pequenina mostra do muito que se pode  conhecer deste País  e deste povo que - nas suas diferenças - se rege pela autenticidade e singularidade.  

FEZ - Capital espiritual do País 










MARRAKECH








 CASABLANCA - Capital económica do País





 RABAT - Capital do Reino de Marrocos


















quarta-feira, 5 de junho de 2013

Tempo de festejar...


Hoje - 5.º dia do mês de junho - foi  Dia de Celebração. O Vi esteve de PARABÉNS!  Completou o seu 4.º ano de vida!
Festejámos em família. Foi muito bom acompanhá-lo e viver com ele a sua  contagiante alegria  e felicidade.
MUITOS PARABÉNS, VI! Que a alegria, o entusiasmo, a doçura e a felicidade que hoje partilhaste conosco perdurem para sempre na tua vida. ADORO-TE picolino!!!
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 4 de junho de 2013

Ele há coisas...

Hilariante, no mínimo!... Aconteceu na manhã do passado sábado.
Estava eu sentada à mesa de uma esplanada de café à conversa com três amigas, quando vejo  a X. a empurrar um carrinho de bebé rumo à esplanada onde nos encontrávamos. Chegada a uma mesa que distava da nossa aí uns 3 ou 4 metros, a minha comadre X. cumprimentou-me, "olá, tudo bem?", sentou-se, e o carrinho com o bebé ficou ali pertinho dela, virado para mim. Olhei, e pensei pros meus botões: Quem será a mãe daquele bebé tão engraçado? Não o conheço... Traz um chapéu de palha tão giro! Só que não lhe consigo  ver bem os olhitos!... 
Às tantas, uma das minhas amigas, interpela-me:
- Já viste que o teu neto está ali com a X.?
 E eu:
- O meu neto? Não estás bem da cabeça, pois não? Aquele bebé não é o meu neto, será neto de outra pessoa, mas meu não é, com toda a certeza!!
- Aquele é o teu neto, não me digas que já não o conheces?...
Voltei a olhar e a fixar o bebé, mas continuei duvidosa, desconhecia aquele chapéu de palha,   e achei que  tinha o rosto mais rechonchudo e os lábios mais carnudos do que o meu bebé.
Para mostrar à minha amiga que quem estava enganada era ela e não eu, perguntei à minha comadre:
- X., esse bebé é o nosso neto?
- Claro que é Vitória! Não me diga que já não conhece o seu neto? :)
Fiquei para morrer! Levantei-me, aproximei-me, o meu neto sorriu e levantou os bracitos para que eu lhe desse colinho.
Como é isto possível? O meu neto conhece-me melhor a mim do que eu a ele!?  E até as minhas amigas o conhecem melhor do que eu, a avó babadíssima?... Bem sei que eu estava de óculos escuros - que não é desculpa, -  que não conhecia o chapéu que ele trazia -  também não é desculpa, - que o mesmo lhe deixava os olhitos algo escondidos - que continua a não ser desculpa...
Eu tinha, tenho a obrigação de conhecer bem os meus netos em qualquer circunstância! Que diabo, eu não estou maluca! Ou será que tive uma branca???
Inexplicável, no mínimo...:)
 
Desculpa, Mimi!...


sábado, 1 de junho de 2013

Porque Elas São o Melhor do Mundo...

 
O Dia Mundial da Criança...
 
É um dia em que cabem
todos os dias do ano 
e as coisas mais bonitas
que não podem causar dano:
os sonhos e os brinquedos,
as festas, as guloseimas,
a sombra de alguns medos,
a casmurrice das teimas
e, também, com fartura,
o afeto e o carinho
com que se faz a ternura,
para mostrar ao mundo
que a guerra é uma loucura
e que o gosto de ser menino
é o nosso eterno destino.
(José Jorge Letria)
 
Que este seja UM DIA MUITO FELIZ para todas as crianças do mundo, independentemente da sua raça, cor, sexo e origem social, onde estão, obviamente, incluídos os dois meninos que, mais de perto, tocam o meu coração: O Vicente e o António.
 
Todos as crianças têm direitos que passam pelo afeto, amor e compreensão; alimentação adequada; cuidados médicos; educação gratuita e proteção contra todas as formas de exploração.
(direitos expressos na "Declaração dos Direitos da Criança", a partir do ano de 1959).
 
Cabe-nos a nós, adultos, zelar pelo bem estar e felicidade das nossas crianças!