segunda-feira, 10 de junho de 2013

"Dentro do Segredo"


 
Acabo de ler "Dentro do Segredo" de José Luís Peixoto. De entre as obras do autor, esta é a primeira que leio. Como andava há algum tempo   para o fazer, criei, no entretanto, altas expetativas que,  por tão altas,  me saíram um tudo ou nada goradas. Não obstante, gostei do que li. E confirmei tudo o que  passava - e passa - na minha cabeça acerca do país, a Coreia do Norte. Uma sociedade muito fechada, ao que se sabe a mais fechada do mundo... Um pais coberto por absoluto isolamento.
 
Peixoto participou na mais longa viagem que o governo norte-coreano autorizou nos últimos anos e teve o privilégio de assistir às exuberantes comemorações do centenário do nascimento de Kim-Il-sung, em Pyongyang, a maior cidade e capital da Coreia do Norte. Passou ainda por todos os pontos  simbólicos do país e do regime, e  também por alguns lugares e cidades que não recebiam visitantes estrangeiros há mais de sessenta anos.
 
Gostei da forma simples e fluida como Peixoto descreve as inúmeras e variadíssimas situações que vivenciou "dentro da ditadura mais repressiva do mundo!", "dentro do segredo."  Vou voltar a ler Peixoto.
RECOMENDO!

Sem comentários:

Enviar um comentário