segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Gostei muito... e mexeu comigo!




Só agora me surgiu  a oportunidade de ver o filme "Mordomo" numa sala de cinema aqui bem perto de casa. Dei o tempo por bem empregue. Tocou-me profundamente. Como me toca tudo o que "mexe" com os direitos dos seres humanos independentemente das suas diferenças... 
A história do filme, biografia dramática ,realizada pelo norte-americano Lee Daniels, com banda sonora do compositor português Rodrigo Leão, inspira-se em factos reais, a partir de uma reportagem do Washington Post sobre o afro-africano Eugene Allen, que entrou na Casa Branca pouco antes da eleiçãode Dwight Eisenhower, em 1952, acompanhando episódios que marcaram a história dos Estados Unidos e do mundo, até 1986.

Cecil Gaines nasceu numa plantação de algodão da Georgia, USA, durante a década de 1920. Uma noite, depois de fugir da plantação, é apanhado a roubar. Apesar do roubo, é contratado pelos proprietários, que o ajudam na sua educação. Depois de vários anos, é recomendado para servir num luxuoso hotel, em Washington.
Em 1957, é então contratado para servir na Casa Branca, onde acaba por ocupar o lugar de mordomo. A cor da sua pele não é impedimento para que seja promovido ao longo dos anos, sendo sempre reconhecido pela sua competência e personalidade. E é assim que, por mais de três décadas, Cecil vai servindo sete presidentes, de Dwight D. Eisenhower, em 1957, a Ronald Reagan, em 1986, ano em que decidiu reformar-se.
 
Os assassinatos de John e Edward Kennedy, assim como de Martin Luther King, a luta pelos direitos civis e a guerra do Vietname, o caso Watergate e as questões que marcaram a administração de Ronald Reagan, como as relações com a África do Sul, no período do "apartheid", são assuntos abordados ao longo do filme, os quais, só por si, já justificam a visualização deste filme que me deixou seriamente emocionada!

Está decidido!...

Cafeína melhora a memória, conclui estudo
 
De há muitos anos a esta parte , tenho por hábito  beber diariamente um café, somente um... a meio da manhã. A partir daí só cá entra, um ou outro descafeinado, ou seja, café sem cafeína.
 
A  partir de amanhã  este meu hábito vai mudar! Decididamente!...Vou manter o café da manhã e acrescentar outro após o almoço.
É que a cafeína, além de ajudar a manter-nos alerta,  pode ter outros benefícios, nomeadamente ao nível da memória e da longevidade. A conclusão é de um  estudo norte-americano, coordenado por Michael Yassa e desenvolvido por investigadores da Universidade Johns Hopkins, recentemente publicados na revista científica Nature Neuroscience e constituem a primeira análise detalhada dos efeitos da cafeína na retenção da memória.

"Sempre soubemos que a cafeína melhorava a cognição, mas os efeitos particulares que possui ao nível do fortalecimento das memórias e da resistência ao esquecimento nunca tinha sido examinada em pormenor em humanos", explica Yassa, acrescentando que "esta é a primeira vez que é relatado um papel específico da cafeína na redução do esquecimento por mais de 24 horas".
 
Boas razões para se aumentar o consumo da cafeína!! Sem cair no exagero, claro está!!

domingo, 12 de janeiro de 2014

BOAS REFLEXÕES... para um novo ano que se pretende nos corra bem!

Não chores pelo que perdeste, luta pelo que tens.
Não chores pelo que está morto, luta por aquilo que nasceu em ti.
Não chores por quem te abandonou, luta por quem está contigo.
Não chores por quem te odeia, luta por quem te quer.
Não chores pelo teu passado, luta pelo teu presente.
Não chores pelo teu sofrimento, luta pela tua felicidade. Com as coisas que vão nos acontecendo vamos aprendendo que nada é impossível de solucionar, apenas siga adiante.
                                 Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco
 
A VITÓRIA ESTÁ... NA LUTA! É PRECISO ACREDITAR!...
 


sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

A vida é um desafio...

Há dias que se se avizinham difíceis, sem que nada o faça prever. De vez em quando, as coisas menos boas, os prenúncios... acontecem/ surgem assim do nada.
A manhã de hoje - já para não falar da tarde - foi longa e pesada, até que o telemóvel tocou e,  do outro lado, uma voz ainda trémula, mas feliz, balbuciou :"ESTÁ TUDO BEM"!
E as lágrimas correram-me, correram-nos, porque também se chora de comoção e de alegria... não é!?

Na verdade, este primeiro dia 10 do ano de 2014 (mês de Janeiro),  pôs a nossa família à prova em termos de saúde. Felizmente, tudo acabou em bem.
A minha fé inabalável sempre me tem ajudado! E estou certa de que irá continuar a ajudar-me! DEUS É GRANDE!



quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

SUBLIME! FASCINANTE!

 
 
Esta balada de André Rieu tem o poder de me conduzir a uma  profunda paz interior! De que tanto gosto e que tão bem me faz sentir!...

domingo, 5 de janeiro de 2014

The KING!



Mais uma estrela se apagou! Uma lenda viva do futebol que tão bem soube dignificar e levar além fronteiras o nome de Portugal!
Um verdadeiro mito!
DESCANSA EM PAZ, EUSÉBIO!

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Lugares mágicos...













O primeiro dia do ano 2014 acordou triste e melancólico. Céu cinzento, chuva miudinha, vento e algum frio.
Ficar em casa perto da lareira, em família, poderia ter sido a opção! Mas... não sair de casa no PRIMEIRO DIA do  ANO?? Nem pensar!...
Bem agasalhada, equipada de telemóvel (que nunca pode faltar), máquina fotográfica dentro do saco, aí vou, em boa companhia, rumo ao Cais Palafítico da Carrasqueira, um dos locais mais bonitos e mágicos da costa alentejana.
Obra prima de arquitectura popular, único na Europa, construído nos anos 50, é formado por uma imensa rede de passadiços de madeira enterrada no lodo do sapal que entra pelo Rio Sado adentro, os quais permitem, não só o acesso dos pescadores aos seus barcos ali atracados, como a circulação fácil das redes, apetrechos para a pesca e o próprio pescado.
Ao longo do cais erguem-se pequenas casas, também de madeira, que mais não são do que arrecadações para os utensílios necessários à faina da pesca.

Pela sua originalidade e beleza contemplativa, o Cais Palafítico da Carrasqueira tornou-se num dos pontos de atracção turística mais visitados no concelho de Alcácer do Sal.

Já o conheço há muitos anos, mas voltar é sempre um prazer!