quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Lugares mágicos...













O primeiro dia do ano 2014 acordou triste e melancólico. Céu cinzento, chuva miudinha, vento e algum frio.
Ficar em casa perto da lareira, em família, poderia ter sido a opção! Mas... não sair de casa no PRIMEIRO DIA do  ANO?? Nem pensar!...
Bem agasalhada, equipada de telemóvel (que nunca pode faltar), máquina fotográfica dentro do saco, aí vou, em boa companhia, rumo ao Cais Palafítico da Carrasqueira, um dos locais mais bonitos e mágicos da costa alentejana.
Obra prima de arquitectura popular, único na Europa, construído nos anos 50, é formado por uma imensa rede de passadiços de madeira enterrada no lodo do sapal que entra pelo Rio Sado adentro, os quais permitem, não só o acesso dos pescadores aos seus barcos ali atracados, como a circulação fácil das redes, apetrechos para a pesca e o próprio pescado.
Ao longo do cais erguem-se pequenas casas, também de madeira, que mais não são do que arrecadações para os utensílios necessários à faina da pesca.

Pela sua originalidade e beleza contemplativa, o Cais Palafítico da Carrasqueira tornou-se num dos pontos de atracção turística mais visitados no concelho de Alcácer do Sal.

Já o conheço há muitos anos, mas voltar é sempre um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário