domingo, 13 de maio de 2012

Na Igreja...


Não, não sou o que pejorativamente muitos chamam de "beata", sou sim uma mulher de fé! Fé em Jesus Cristo ressuscitado. No mês de Maria, mais precisamente a 3 de Maio, dia em que Nossa Senhora fez  uma das suas aparições aos pastorinhos, na Cova da Iria, assisti à missa na Igreja de Porches, presidida pelo Reverendíssimo Bispo do Algarve, na qual ministrou o Santo Sacramento da Confirmação/ Crisma a um significativo número de jovens, que para tal se prepararam, como fez questão de referir o padre da paróquia, Sr. Padre Beato.
 
Senti-me muito confortável nesta celebração, tal como sempre me sinto de cada vez que entro nesta igreja. Pesará o facto - penso eu - de ter sido esta a igreja da paróquia onde me batizei, fiz a 1.ª Comunhão, a Profissão de Fé e o Crisma. Aqui viviam, nessa altura, os meus pais e ainda hoje ali vive a minha mãe.
Meu Deus... na pequena vila de Porches, então aldeia, fiz a primária, vivi enquanto estudante... Embora tenha saído para trabalhar depois do curso concluído,  esta foi a minha residência oficial até à data do casamento, que aconteceria muito mais tarde, aos 27 anos de idade.
 
São muitas as recordações que guardo no meu apertado coração: dos amigos da infância - e eram muitos - que entretanto se dispersaram por localidades/ cidades diversas, cujos encontros esporádicos são ainda hoje muito agradáveis e reconfortantes; do meu único e querido irmão que tão cedo partiu desta vida deixando-nos um grande vazio e uma grande saudade. Acredito que, esteja ele onde estiver, estará a olhar e a proteger o filho que cá deixou, assim como a sua mãe, irmã e sobrinhos que tanto amava.
 
Enfim... sinto o coração e a alma tão apertadinhos que as palavras são parcas para descrever as emoções do momento e as de todo o dia de hoje.
 
Partilho um pouco do muito que o Sr. Bispo proferiu na sua muito simples e didática homilia. "Vale a pena, enquanto por cá andamos, expressarmos o nosso amor pelos outros, não só por palavras, mas também, e sobretudo, com gestos, com obras (...) ! Que os 10 mandamentos se podem resumir ou condensar em 2: "Amar a Deus sobre todas as coisas" e "Amarmo-nos uns aos outros como ele nos amou".
 
De facto, o Amor está na base dos 10 Mandamentos da Lei de Deus!
 
Como é grande a força do Amor!

Nossa Senhora da Encarnação, em Porches, no Algarve
 
Um belo monumento - Igreja de Porches - que merece ser visitado
 
Construída em 1882 com os fundos doados por Joaquim António Cabrita, deste povo
 
 
 
 
  


 

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Vento levante...

E o vento "levante" chegou, tal como se previa! Ainda que não tão abruptamente como o calor!
Anda tudo pelos ares, há que prevenir estragos. Os empregados nas esplanadas fecham sombrinhas, ainda assim não levantem voo, as senhoras passeiam-se com os cabelos no ar, as árvores do jardim abanam intensamente, as gaivotas esvoaçam como que estonteadas, enfim... este é o vento que emerge do mar agitado para também agitar a terra.

Afinal os pescadores tinham razão nas suas previsões: "amanhã temos levante, minha senhora, e pelo menos durante três dias vai permanecer por aí".
E vai, decerto, afetar as suas lides piscatórias, digo eu... que não percebo muito do assunto!...

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Pastéis de nata


Há lá melhor coisa do que tomar um café a meio da manhã acompanhado de um pastel de nata estaladiço, tendo como pano de fundo o vasto mar azul?
NÃO, não há, juro!...
São tão deliciosos e... tão grandes os da Pastelaria Fortaleza, em Armação de Pera!!
Polvilhadinhos com canela... hummm...

Não, decididamente não posso fazer disto um ritual. Dois dias seguidos é demais! Prometo que amanhã não haverá nada para ninguém... só por causa das calorias, claro!

Verdade, verdadinha, saborear um bom pastel de nata é algo que as minhas papilas gustativas adoram!!




Tranquila...

Sentada numa esplanada em frente à praia, observo o mar azul, levemente ondulado, que me transmite a calma e tranquilidade de que preciso.
A chuva já foi... quero crer...e o frio também. As nuvens vão desmaiando e o sol espreita-nos teimosamente enviando cá para baixo a sua luminosidade e um calorzinho apetecível.
Por aqui, já se regista alguma afluência à praia. Um casalinho apaixonado passeia de mãos dadas, algumas crianças correm e dão uns toques numa bola enquanto os pais, estendidos no vasto areal, "trabalham" para o bronze, esquecendo que o sol pode ser prejudicial à saúde.
Gaivotas de asas ao vento esvoaçam rasteiras no horizonte, enquanto outras, em bando, revelando alguma timidez, se mantêm à beira mar, anunciando, segundo os pescadores que ali preparam as suas redes para a pesca, a chegada do levante e com ele o peixe que gostosamente deglutirão.
Uma lancha com turistas navega ligeira pelo mar, provavelmente com destino às grutas da bela costa algarvia.
Perspetiva-se o início de mais uma época balnear!

Eu por aqui vou continuar mais uns dias... Solitária, mas tranquila!









                                                                        

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Dieta

Registo para que não me esqueça! Prometo a mim mesma que, depois de tantas tentativas infrutíferas, vou fazer dieta, ou seja, vou ter mais cuidado com aquilo que como, não só no que se refere à qualidade como à quantidade.
A teoria todas temos, pô-la em prática é que é mais difícil, muito difícil mesmo! Mas hoje consegui segurar-me... e não custou tanto assim, não saí de casa em todo o dia, estou só, logo não abusei!... E amanhã vou continuar, ai vou ... vou!
Esta foi uma decisão conjunta tomada durante este fim de semana, por mim e pela minha filha. Ora bem, como mãe, devo dar o exemplo. Ela também já começou! Vamos ver como está a força de vontade de cada uma de nós no que respeita a DIETAS!! Depois conto...

                    
         Aqui está mais uma boa dica para quem não quer engordar e à qual vou dar mais atenção!
                                         

domingo, 6 de maio de 2012

MÃE...



Capela de Nossa Senhora da Rocha, nas imediações de Armação de Pera

Estava a ficar saturada do mau tempo, da chuva, do frio, enfim... das rotinas a que este tempo nos conduz!
Rumei a Sul, até às origens! Muito bom mesmo!!
Esta zona da Senhora da Rocha é maravilhosa!

Decorre Domingo, 6 de Maio, DIA da MÃE, e por aqui respira-se bom tempo, como convém numa efeméride de tamanha dimensão.
Sinto-me uma sortuda! Como é bom o conforto familiar!... Senti-me hoje, simultaneamente filha mãe e avó. A todos dei (penso) e de todos recebi muito carinho!!!
A ti, MÃE, dedico esta bonita mensagem do poeta Augusto Branco:

Obrigado pelas conversas,
pela atenção,
pelos conselhos “infalíveis”,

pelo elogio que só vem de quem ama e,

principalmente,

por te importares comigo.
(Augusto Branco)

Sei que nem todas as mães tiveram um dia tão feliz quanto o meu, peço a Deus que lhes dê forças para que voltem a sorrir.
E a todas as mulheres em geral ( mães, filhas, avós...) dedico este poema de Carlos Drumond de Andrade:

PARA SEMPRE 
Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.
(Carlos Drummond de Andrade)

Na verdade, morrer acontece e muitas vezes só nos apercebemos que  amamos incondicionalmente as nossas mães no momento da derradeira separação!! MÃE NÃO MORRE NUNCA!


 

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Happy birthday, daughter!




Na verdade, o meu dia de hoje, 3 de Maio, foi um dos dias especiais da minha vida! Festejámos, na intimidade da família, mais um aniversário da minha filha. E foi muito, muito agradável!...
Sinto-me uma mulher abençoada e feliz por ser mãe de dois filhos maravilhosos e... avó de dois deliciosos netos, dois bebés apetitosos...

MUITOS PARABÉNS  minha querida! Desejo-te as maiores felicidades e que continues a  filha maravilhosa,a esposa dedicada, a irmã amiga, a SUPER MÃE , enfim... a grande MULHER que tão bem tens sabido ser.
AMO-TE MUITO!

Deixo uma nota especial a uma senhora que, para além da minha filha,  constitui também um dos grandes pilares da minha vida apesar dos seus  84  viçosos anos, a minha MÃE, a quem devo a minha existência  e muito daquilo que hoje sou.

                                                             
UM OBRIGADA MUITO SENTIDO ÀS DUAS GRANDES MULHERES DA MINHA VIDA!!