sábado, 18 de agosto de 2012

Os meus ouvidos agradecem... #3



Leonard Cohen - Dance Me to the End Of Love

Mais uma voz "sem tempo"! Uma das minhas preferidas!
Não quero perder o seu concerto no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, no  dia 7 de Outubro do ano que agora decorre (2012) .

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Parabéns, MÃE!

Há 85 anos a minha saudosa avó, Maria da Luz, dava ao mundo uma filha que, mais tarde, já mulher feita, viria a ser MINHA MÃE. Duas grandes mulheres a quem devo muito daquilo que hoje sou.

Recordo a minha avó materna como uma pessoa muito presente na minha infância. Muito calma, meiga, amiga, confidente, sempre disponível para os netos e...entre outros atributos, destaco o de muito boa cozinheira - ainda guardo no meu palato o "gostinho" do arroz de tomate por ela confecionado. Que tenha dado por isso, até hoje nunca ninguém foi capaz de fazer outro tão saboroso quanto o dela. E os tais "jantarinhos" cozinhados na panela de barro em fogão de lenha!?... hum, divinais!! E o pão caseiro que ela própria amassava e cozia também no forno de lenha!?... Depois as tibornas - pão caseiro acabado de sair do forno barrado com azeite e alho - maravilhosas, que saudades!! Agora percebo quem fez de mim o bom garfo que  hoje sou... Obrigada por tudo avó!

Uma mulher como esta só podia dar ao mundo outra grande mulher que tive a sorte de ter como mãe! Uma mulher muito trabalhadora e sofrida, que, não obstante as vicissitudes da vida, nunca desistiu de investir na formação moral e académica dos seus dois filhos. Um grande exemplo de força e dignidade. Uma mãe que soube dosear a nossa liberdade de modo a que criássemos asas para voar.

Uma verdadeira "Mãe - Coragem"! Sem dúvida, uma mulher muito à frente do seu tempo! Um exemplo que eu quero continuar a seguir!

Para mim, Mãe, és e sempre serás:"... aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores". (Cora Coralina)

Muitos parabéns, Mãe! Continuas maravilhosa nos teus 85 anos! Peço a Deus que continue a proteger-te e permita que permaneças no meio de nós por mais uns bons aninhos com muita saúde, alegria - gosto muito de te ver sorrir - e com toda essa jovialidade que te é tão característica!

OBRIGADA MÃE!

                                                        Com dois dos netos e os bisnetos
                                
Com a filha,  netos e bisnetos

domingo, 12 de agosto de 2012

Peripécias de uma avó!


Fiquei a tomar conta dos príncipes para dar oportunidade aos papás de um jantar com amigos  numa das muitas festas de Verão que se realizam por aqui nesta altura - hoje, em Vilamoura, suponho...
Para uma ajudinha, contei com a presença e a disponibilidade da minha mãe, bisavó das crianças.

Só filmado! Foi uma sinfonia! O Vicente, com o desgosto da mamã não o ter levado, balbuciou choramingando: "avó, quero o meu mamã", e pura e simplesmente não jantou - "avó, o Vicente não gosta da sopa" - a mesma que  ao almoço havia comido e adorado - "hum...que boa! O Vicente gosta muito da sopa da avó!"

No entretanto, o bebé Mia, ao colo da bisavó, desmanchou-se numa birra como nunca o vi fazer durante os seus curtos 5 meses de vida! A minha mãe, nos seus vetustos 84 anos, aguentou-se na maior - o rapazinho já deve pesar perto dos 7 quilos - e lá andou com ele de um lado para o outro cantarolando, enquanto eu me preparava para os levar a dar uma volta pela marginal para respirarmos o fresquinho da noite, já que as "temperaturas" cá em casa estavam muito "altas e agitadas"!!

Peguei neles e saí, porta fora, convicta de que os ânimos iriam serenar. E serenaram! O bebé Mia comodamente instalado no seu carrinho, que orgulhosamente empurrei durante a noite, acabou com a birrinha e sorriu, sorriu... muito bem disposto!! E nós, avó e bisavó, também sorrimos, de alívio, pois claro!!
 
Pensei para os meus botões: finalmente!... Irra que estava a ficar stressada...
Então disse para a minha mãe:
- Vamos andar por aqui um bom bocado, para que fiquem com sono e adormeçam assim que cheguem a casa.

Se bem pensei melhor o fiz! Andámos, andámos... o Vicente extremamente feliz deu duas voltinhas no "helicópto" (helicóptero), seguimos rumo ao parque infantil onde mais uma vez e, durante bastante tempo, o meu neto mais velho se deliciou e de onde, mesmo assim, não queria sair...
 
Dado o adiantado da hora e considerando que já deviam estar cansadinhos e prontos para o merecido descanso, convenci o Vi de que tínhamos de regressar a casa porque o mano estava a ficar com sono. Muito compreensivo e ternurento, obedeceu abandonando de imediato o aparelho onde se divertia, para se dirigir ao mano e fazer-lhe uma festinha no rosto.

Porém, a verdadeira serenata começava agora. O Mia, até então muito bem disposto, parecendo prever o regresso a casa, desata num choro tal, que mais parecia que alguém o estava a torturar! Não obstante o olhar indignado dos curiosos, insisti em mantê-lo dentro do carro até mais ou menos metade do percurso - o que rondou uns 10 minutos - mas nada de conseguir que o meu neto fechasse a "goela"... Então parei, dei-lhe colinho e aí, sim, calou-se e acalmou. E eu também, claro! Tão pequeninos e como sabem tão bem o que querem e do que gostam!!...

Então continuámos o percurso, eu com o bebé ao colo, a bisavó atrapalhadíssima a empurrar o devoluto mas sofisticado carro - do qual também não gosto nada, a minha carta de condução não me preparou para guiar aquelas "máquinas" - e o Vicente ao lado, cansadinho e eu a perceber que também ele queria o colinho que eu não podia dar, e a "balhó" (a bisavó) obviamente que também não. Afinal, ele é tão só um bebé um pouquinho mais crescido!! Como o compreendi...meu rico neto! Avós que se prezem, o que gostam mesmo é de ver os seus netos bem dispostos e felizes, não é??

Já no conforto do lar, depois de tratados e a dormirem nas suas caminhas,  revivemos os momentos, - eu e a bisavó - demos umas fortes gargalhadas e concluímos que estas cenas dariam um belo filme cómico!!

Mas uma coisa decididamente não faço mais: sair à noite com o Vicente e o Mia - netos que amo incondicionalmente - para o meio da multidão . Só mesmo com a companhia dos seus pais.

Agora dormem tranquilamente... e eu por aqui continuo mais acordada do que nunca com eles no meu coração!

Passo seguinte: espreitá-los, nas suas camas, para me certificar de que continuam num tranquilo soninho...

Só quem tem a felicidade de ser avó pode passar por idênticas peripécias e vivê-las com a intensidade com que eu as vivo :-))
































































































































terça-feira, 7 de agosto de 2012

Os meus ouvidos agradecem... #2



Assinalo o dia de hoje, 7 de Agosto, terça feira, data em que   o grande músico, compositor e ator baiano, Caetano Veloso, completa 70 anos de vida, relembrando esta sua bela e intemporal interpretação "Sozinho", que não me canso de ouvir!!

domingo, 5 de agosto de 2012

Por terras de Espanha...

Regressei! Com a alma cheia!
O homem, de mãos dadas com a natureza, fez de Barcelona uma encantadora cidade. Moderna, mas com história, rica e linda na sua arquitetura, onde, aqui e ali, se respira Gaudi e nos podemos deleitar com esplendorosos panoramas.
O tempo foi pouco para a visitar, apreciar e fotografar toda a sua beleza paisagística, os seus valiosos monumentos...  Sagrada Familia,  Palácio Nacional, Castelo Montjuic,  Catedral,  Arco do Triunfo,  Bairro Gótico, La Pedrera,  Casa Batlló, as típicas e animadas ramblas... enfim, uma panóplia de ofertas.
Esta foi a 2.º visita que, em tempos diferentes, fiz a esta cidade europeia convicta de que chegara a oportunidade de me "saciar". Puro engano! De todo! O tempo escasseou, tanto de uma como de outra vez! Tenho ainda de voltar a Barcelona!!

A nossa viagem também contemplou uma visita ao Parque Natural de Monserrat, centro espiritual da Catalunha, com um enquadramento geográfico fabuloso e paisagens que têm tanto de agreste como de sublime e, onde numa magestosa Basílica, nos encontrámos com a Virgem de Monserrat.

Continuando o nosso percurso, visitámos a cidade de Girona, cujos monumentos, a Catedral e a Igreja Sant Feliu, entre outros, fazem dela uma cidade muito rica em termos históricos e culturais.

Senti um especial fascínio por Tossa de Mar, uma vila situada na costa do Mediterrâneo, que, de mãos dadas com as suas muralhas medievais, declaradas monumento histórico nacional, fazem desta vila um verdadeiro e belo postal ilustrado.

Terminámos o programa com a Visita a Zaragoça, cidade surpreendente, também ela com um vasto passado histórico. Assinalo simplesmente a Basílica Nossa Senhora del Pilar, que, de tão bela, me deixou de "queixo caído"  e me fez sentir um clique inexplicável frente à imagem da Virgem e que terá a ver, presumo, com a minha fé!
"La fuerza mais potente del mundo: la fe" (La Madre Teresa)

 Depois... o regresso de uma cansativa mas reconfortante viagem que, tal como todas as outras anteriormente realizadas,  contribuiu, decerto, para o meu enriquecimento enquanto pessoa.


Vista de Barcelona

Sagrada Família

Arco do Triunfo

La Pedrera (Gaudi)


Casa Batlló (Gaudi)


Vista do porto de Barcelona ( do Miradpouro de Montjuic)

Catedral gótica

No bairro gótico

No bairro gótico


À descoberta das ramblas


Uma das bonitas ramblas

Rio Ter (Girona)

Catedral de Girona

O exterior da Catedral

Tossa de Mar


Subida para as muralhas
 
As muralhas com o Mediterrâneo a seus pés...

Para mais tarde recordar

Descida das muralhas de Tossa de Mar

O que se pode comer por ali...


Zaragoça


Basílica Nuestra Senhora del Pilar

sábado, 4 de agosto de 2012

Saudades!

Saudades de ti, mano, que tão cedo partiste desta vida que tanto amavas,  para nunca mais voltares. E já lá vão tantos anos!! Porém, quando as pessoas se amam, e nós amávamo-nos muito, não há nada -nem a famigerada morte -  que as faça sair do nosso pensamento e das nossas vidas. Continuas muito presente na minha memória, mano! Hoje, talvez  mais presente do que em dias anteriores! Porque faz  precisamente 11 anos que, embora não falando - já não tinhas forças para o fazer - trocámos os últimos olhares, que jamais esquecerei.
Quero só dizer-te, e espero que me compreendas, que não tem sido fácil viver sem ti, tens-me feito muita falta e continuas a fazer, especialmente nesta fase da minha vida. Mas estejas tu onde estiveres, eu sei que estás a interceder não só  por aquele que foi o teu filho tão desejado e de quem tão cedo te separaste, mas também por mim, e por todos os que amaste na tua vida terrena.
Descansa em paz, mano!! Encontrar-nos-emos um dia, só Deus saberá quando...

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Somos felizes assim!

Preparo-me para receber os meus netos que já me anunciaram que vêm passar o fim de semana cá abaixo!
Nunca mais chega a hora de os abraçar. Estou cheiinha de saudades. Quinze dias sem a sua presença física é demais para mim...
Já fiz um bolo, comprei gelados, os sumos a gosto do Vicente,  decidi o que vou oferecer-lhes de jantar... e tenho uns presentinhos que lhes trouxe do passeio pela Catalunha. Prevejo os olhos brilhantes de curiosidade do Vicente e o ar ternurento do Mia.  
Estrago-os com mimos?  Nem por isso! Quem não gosta de ser mimado, de vez em quando? Com bom senso consegue-se o equilíbrio.
Somos felizes assim! É tão bom sentirmo-nos amados!! 
E é assim que a minha vida vai fluindo. Doutra forma não faria sentido!



Não são lindos, os pimpolhos? :)*