domingo, 10 de março de 2013

Fim de semana... doce!?

Afinal, eu merecia um fim de semana doce, certo?..
Resolvi a questão: pus-me à cozinha e... o resultado está aí.
Ontem ao lanche:
- Bolo de natas (muito, muito....) e chá de limão bem quentinho,  a fechar com umas amêndoas de chocolate a lembrar a proximidade da Páscoa, numa boa companhia... hmmmmm!!!




 Hoje, Domingo, chá de frutos silvestres, scones com manteiga, doce de tomate e/ou geleia.





Os scones têm muito bom aspecto, não têm? São absolutamente maravilhosos e  tão fáceis de fazer!

Partilho a receita:

Ingredientes:
  • 9 colheres (sopa) bem cheias de farinha com fermento;
  • 2 colheres (sopa) mal cheias de manteiga;
  • 2 colheres (sopa) mal cheias de açúcar;
  • 2 gemas;
  • meia chávena (chá) de leite gordo

Preparação:

Passa-se a farinha pelo passador.
Juntam-se todos os ingredientes, derretendo antes a manteiga.
Misturam-se bem com os dedos todos os ingredientes, mas sem amassar.
A massa não deve ficar muito mole, se for esse o caso junta-se um pouco mais de farinha.
Polvilha-se uma superfície com farinha e espalma-se a massa, de modo a ficar sensivelmente com um dedo de altura.
Cortam-se rodelas com um copo que vão a cozer em tabuleiro untado com manteiga, em forno quente. Demoram 15 a 20 minutos a cozer.

Servem-se a gosto, com compota, manteiga, queijo...

BOM APETITE!!











sábado, 9 de março de 2013

Adeus gripe...

Mais um sábado de Março que  lá vai e que vivi de forma muito tranquila, como convém, dado que acabo de "mandar à vida" a maior gripe que alguma vez  me conseguiu agarrar...Foi-se, finalmente, e com ela a febre, mas não sem antes deixar umas desagradáveis dores musculares  nas minhas pernocas, sequela que nunca me houvera atormentado em gripes anteriores e que, na noite passada, me perturbou imenso, tanto... que só consegui adormecer quando já passavam alguns minutos das 5 da manhã. Mas isso já não interessa nada... já passou, e este meu sábado desenrolou-se de forma agradável, felizmente. 
Pela manhã, fiz uma pequena caminhada com o intuito de desentorpecer as pernas e espalhar as dores, algures por aí - é que estive desde sábado da semana anterior ao  sábado de hoje aqui enfiada em casa, eu que tanto gosto de dar as minhas voltinhas.... espairecer, sair, passear!!!... - Tão farta estava que  este meu passeio matinal até me soube a pouco.
Entretanto regressei para o almoço cá em casa, em família, onde não faltaram os pimpolhos do meu coração... que não se cansaram de me mimar e de me alegrar. Conversámos, brincámos, rimos, sorrimos... e fomos felizes! Tão felizes que... já não há, por aqui, mais espaço para gripes nem para as as suas sequelas...


 
Como complemento de sobremesa do almoço, a avó sentou-se na sala com os netos encostados ao seu regaço e descascou as nozes que eles haviam de saborear. Estes momentos tornaram-se quase um ritual cá em casa... a sala sem o pote das nozes não teria decerto o mesmo sabor para o Vi.  E o  rebento mais novo já vai pelo mesmo caminho!...
 
Que bom que é vê-los crescer harmoniosamente e sentir que posso dar o meu contributo!!



sexta-feira, 8 de março de 2013

Seja Feliz!



Ainda que não me sinta muito virada para este tipo de comemorações coletivas, desejo a todas as mulheres um DIA Muito Feliz, assim como desejo que o sejam em todos os outros dias das suas vidas. Sintam-se especiais neste 8 de Março de 2013 mas... celebrem a vida todos os dias!!

Em nome da minha amizade, aqui  vos deixo este colorido ramo de frésias!!

terça-feira, 5 de março de 2013

Roger Waters & Eddie Vedder - Comfortably Numb - 12-12-12 Sandy Relief C...



MUITO , MUITO agradável ao ouvido! Ajudou-me a iludir este meu terceiro dia de recuperação e... a baixar esta febre intrusa! :)

segunda-feira, 4 de março de 2013

Dias menos bons!

 
Deixo-vos esta bonita melodia, SKYFALL na melodiosa voz de Adéle, uma das que me ajudaram a passar este malogrado dia!
 
É que dois dias e meio metida na cama a digerir uma estúpida de uma gripe começa a ser demais. Há muito que não me lembro de uma assim, trouxe-me febre, febre e mais febre... dores no corpo, uma tosse horrível muito continuada e que parece querer descolar o peito das costas, garganta "arranhada" enfim... aqui estou feita parva sem apetite para nada. Se pego no livro que ando a ler e cuja leitura me está a dar muito gozo, fico logo com vontade de fechar os olhos e o livro, e o mesmo se passa em relação a qualquer atividade que me lembre de fazer.
Resumindo, a única coisa que faço bem é ouvir música baixinha, naturalmente porque não preciso de estar de olhos abertos para a ouvir. :)

 
 

sábado, 2 de março de 2013

Happy Bhirthday my dear grandson!

E já um ano  passou desde que abriste os olhos para o mundo! Que grande alegria nos deste! Uma alegria que sinto a crescer em  cada dia que passa! És um bebé maravilhoso, de uma simpatia contagiante, tão afetuoso que já deixas antever um  coração do tamanho do mundo. Guardo, no que de mais profundo há em mim, o teu enternecedor sorriso - acho mesmo que nunca o esquecerei - porque esta empatia que há entre nós é simplesmente encantadora! Só eu e Deus sabemos o quanto significas para mim! Obrigada A. M.  e...
MUITOS, MUITOS PARABÉNS!!


sexta-feira, 1 de março de 2013

Um grande, grande amor...

Não, não conhecia Marina Abramovic antes da minha primeira viagem a Nova Iorque. O meu primeiro e único contaco com ela aconteceu aquando da minha visita ao MoMa, no ano de 2010. Encontrei-a sentada a uma secretária numa das salas daquele  museu, onde decorria uma exposição da sua obra, para compartilhar um minuto de silêncio com cada visitante que manifestasse o desejo de se sentar à sua frente. Eu não me sentei, mas observei Marina e algumas das pessoas que se sentaram junto dela  no tempo em que por ali permaneci.
Para dizer a verdade, achei um pouco estranho, mas pensei: OK! Os artistas têm destas coisas...

Regressei a Portugal e...  volto agora - passados que são quase 3 anos - a este assunto porque me deparei com o vídeo que faz referência ao reencontro de Marina com Ulay, ( o grande amor da sua vida). Chegou inesperadamente e sentou-se à sua frente como se fosse um estranho - que não era - para esse  tal minuto de silêncio... O amor também  tem destas coisas...

Resumidamente, a bonita e verídica história de amor é esta:
Nos anos 70, Marina Abramovic, uma performer de nacionalidade sérvia, protagonizou uma intensa e bonita história de amor com Ulay (também ele artista, mas alemão), que durou cerca de 13 anos.
Durante 5 anos viveram num furgão, fizeram inúmeras viagens e foram realizando todo o tipo de performances.
A dada altura, quando perceberam que a  relação já não fazia sentido, decidiram separar-se. Não sem antes percorrerem, de uma forma especial, a Grande Muralha da China.
Cada um começou a caminhar de um lado, para se encontrarem a meio da mesma - caminharam cerca de 3 meses - e aí darem um último e grande abraço de despedida. Juraram que nunca mais voltariam a encontrar-se.
Vinte e três anos volvidos, mais precisamente no ano de 2010, quando Marina já era uma artista consagrada, o MoMa  de Nova Iorque homenageou a sua obra. Nesta retrospetiva, numa das iniciativas da exposição,  Marina compartilhava 1 minuto de silêncio com cada estranho que se sentasse à sua frente. Ulay chegou sem que ela soubesse e foi assim...  o inesperado reencontro... como se pode ver neste vídeo.
 
O amor tem destas coisas!!!