quarta-feira, 5 de junho de 2013

Tempo de festejar...


Hoje - 5.º dia do mês de junho - foi  Dia de Celebração. O Vi esteve de PARABÉNS!  Completou o seu 4.º ano de vida!
Festejámos em família. Foi muito bom acompanhá-lo e viver com ele a sua  contagiante alegria  e felicidade.
MUITOS PARABÉNS, VI! Que a alegria, o entusiasmo, a doçura e a felicidade que hoje partilhaste conosco perdurem para sempre na tua vida. ADORO-TE picolino!!!
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 4 de junho de 2013

Ele há coisas...

Hilariante, no mínimo!... Aconteceu na manhã do passado sábado.
Estava eu sentada à mesa de uma esplanada de café à conversa com três amigas, quando vejo  a X. a empurrar um carrinho de bebé rumo à esplanada onde nos encontrávamos. Chegada a uma mesa que distava da nossa aí uns 3 ou 4 metros, a minha comadre X. cumprimentou-me, "olá, tudo bem?", sentou-se, e o carrinho com o bebé ficou ali pertinho dela, virado para mim. Olhei, e pensei pros meus botões: Quem será a mãe daquele bebé tão engraçado? Não o conheço... Traz um chapéu de palha tão giro! Só que não lhe consigo  ver bem os olhitos!... 
Às tantas, uma das minhas amigas, interpela-me:
- Já viste que o teu neto está ali com a X.?
 E eu:
- O meu neto? Não estás bem da cabeça, pois não? Aquele bebé não é o meu neto, será neto de outra pessoa, mas meu não é, com toda a certeza!!
- Aquele é o teu neto, não me digas que já não o conheces?...
Voltei a olhar e a fixar o bebé, mas continuei duvidosa, desconhecia aquele chapéu de palha,   e achei que  tinha o rosto mais rechonchudo e os lábios mais carnudos do que o meu bebé.
Para mostrar à minha amiga que quem estava enganada era ela e não eu, perguntei à minha comadre:
- X., esse bebé é o nosso neto?
- Claro que é Vitória! Não me diga que já não conhece o seu neto? :)
Fiquei para morrer! Levantei-me, aproximei-me, o meu neto sorriu e levantou os bracitos para que eu lhe desse colinho.
Como é isto possível? O meu neto conhece-me melhor a mim do que eu a ele!?  E até as minhas amigas o conhecem melhor do que eu, a avó babadíssima?... Bem sei que eu estava de óculos escuros - que não é desculpa, -  que não conhecia o chapéu que ele trazia -  também não é desculpa, - que o mesmo lhe deixava os olhitos algo escondidos - que continua a não ser desculpa...
Eu tinha, tenho a obrigação de conhecer bem os meus netos em qualquer circunstância! Que diabo, eu não estou maluca! Ou será que tive uma branca???
Inexplicável, no mínimo...:)
 
Desculpa, Mimi!...


sábado, 1 de junho de 2013

Porque Elas São o Melhor do Mundo...

 
O Dia Mundial da Criança...
 
É um dia em que cabem
todos os dias do ano 
e as coisas mais bonitas
que não podem causar dano:
os sonhos e os brinquedos,
as festas, as guloseimas,
a sombra de alguns medos,
a casmurrice das teimas
e, também, com fartura,
o afeto e o carinho
com que se faz a ternura,
para mostrar ao mundo
que a guerra é uma loucura
e que o gosto de ser menino
é o nosso eterno destino.
(José Jorge Letria)
 
Que este seja UM DIA MUITO FELIZ para todas as crianças do mundo, independentemente da sua raça, cor, sexo e origem social, onde estão, obviamente, incluídos os dois meninos que, mais de perto, tocam o meu coração: O Vicente e o António.
 
Todos as crianças têm direitos que passam pelo afeto, amor e compreensão; alimentação adequada; cuidados médicos; educação gratuita e proteção contra todas as formas de exploração.
(direitos expressos na "Declaração dos Direitos da Criança", a partir do ano de 1959).
 
Cabe-nos a nós, adultos, zelar pelo bem estar e felicidade das nossas crianças! 
 
     
 
 

quarta-feira, 29 de maio de 2013

PESADELO!

Era bem mais nova! Os meus filhos viviam a fase da adolescência. Passou-se, se a memória não me trai, na sua viagem de finalistas do 12.º ano. E não me perguntem porquê, eles seguiam, juntos, no mesmo autocarro. O que  seria pouco viável dado que têm quase três anos de diferença. Não obstante, neste meu perturbador sonho, viajavam rumo a Espanha, o país para onde, ainda hoje, os finalistas continuam a viajar no final do secundário -12.º ano - e onde muitas coisas boas - e outras muito tristes - continuam a acontecer.
Ouvi, juro... que ouvi o telemóvel a tocar e de  seguida  uma voz que, do  lado de lá, me dizia: Fala da GNR, para a avisar de que houve um acidente com  o autocarro em que os seus filhos seguiam...  tenha calma, não fique assim,... ainda não sabemos o nome das vítimas, mas estamos a pôr os pais mais ou menos a par do sucedido...

Ainda a dormir, entrei em pânico, completamente! Não queria acreditar, quando, de repente acordo assustada,  muito confusa e com algumas dúvidas em relação ao que me estava a acontecer. Seria ficção ou realidade!? Só  passado algum tempo me apercebi de que acabava de sair de um ENORME PESADELO.

HORRÍVEL! Não mais consegui adormecer e a vontade que tive foi de telefonar para as minhas crias - que já não vivem cá em casa - a saber se estava tudo bem. Todavia, o bom senso falou mais alto e não me deixou que tomasse tal atitude. Em boa hora... caso contrário iria instalar o pânico em mais duas pessoas que dormiam tranquilamente.

E vá lá saber-se o que passa pela mente das pessoas para que estas coisas aconteçam durante o sono !?
 
Espero, a bem da minha sanidade mental, que com este desabafo o pesado pesadelo - passo a  redundância - seja exorcizado.







terça-feira, 28 de maio de 2013

Meras probabilidades...


"Verão de 2013 será o mais frio desde 1816"


Esta é uma notícia veiculada pelo Diário de Notícias de hoje, na qual não quero acreditar. Quero calor em Agosto e em Setembro! Verão frio e húmido!? Não, não pode ser, não tem jeito nenhum... Acredito que possa ser um Verão não tão quente quanto alguns de anos anteriores, mas frio e húmido não... não vai acontecer! São só probabilidades.  Estou confiante!... Bastou o frio, a chuva e a humidade de um Inverno longo e rigoroso!...

Verão de 2013 será o mais frio desde 1816


A má notícia chegou na semana passada através do canal francês de meteorologia Meteo: este ano poderá ser um ano sem verão. Relatório vaticina que estamos prestes a sentir um dos verões mais frios e húmidos dos últimos 200 anos.
 
Segundo o relatório apresentado pelo canal francês de meteorologia esta probabilidade acontecerá devido a um inverno longo que levou a um arrefecimento do mar e também à elevada presença de partículas vulcânicas na atmosfera, libertadas pelas fortes erupções ocorridas nos últimos anos em vários pontos do planeta, que servem de 'filtro' aos raios solares, reduzindo o aquecimento provocado pelo Sol. Esta combinação poderá ter um efeito direto sobre o clima durante os meses do verão, explica o jornal espanhol 'Liberdade Digital'.
Algumas estimativas consideram que em 2013, no verão, as temperaturas poderão cair, em média, um a três graus na Península Ibérica. Também haverá precipitação.
Significa isto, de acordo com as previsões do canal Meteo que há 70% de probabilidades de que haja uma ausência completa de verão na Europa Ocidental.
Revelou ainda o Meteo que haverá períodos de calor mas serão de curta duração, com alterações do clima até final de agosto.
Assim os meses mais quentes não serão, como habitualmente, julho e agosto e haverá que esperar até setembro e outubro para desfrutar do calor.
O último ano em que não houve verão foi em 1816.
(Retificada às 16:40 - Elimina a expressão "atividade solar" e esclarece que menor aquecimento do planeta se deve em parte pela presença de partículas vulcânicas na atmosfera)
(In Diáro de Notícias)

domingo, 26 de maio de 2013

Alejandro Sanz - Não Me Compares ft. Ivete Sangalo



Muito bom!... Bonitas vozes! Bela melodia! Tema interessante!...
Uma noite de domingo repleta de sonhos coloridos para todos vós!

sábado, 25 de maio de 2013

Esta tarde...

Definitivamente não era o que mais queria!... O que me apetecia mesmo era passar a tarde cá em casa  entregue aos meus pensamentos, às minhas angústias. Porém, não o fiz, por considerar que seria melhor bater com a porta e ir ao encontro do mundo, deambular pelas ruas da cidade e respirar o ar morno de uma azul e solarenga tarde de primavera. E ainda bem que assim aconteceu!
Aquele prato de caracóis que, à mesa de uma esplanada à beira Sado, gostosamente degluti, regados com uma cerveja bem fresquinha e à conversa com alguém que, em boa hora, se cruzou comigo na rua, foi ouro sobre azul.
E o que eu gosto de conversar! Uma verdadeira tagarela! Desabafei, ouvi, atenta, o meu interlocutor  e regressei a casa bastante aliviada do stress acumulado, e com a sensação do dever cumprido.
Pois... porque temos obrigações em relação a nós próprios, como pessoas. Que passam, para além de muitas outras, por saber dar a volta - usando a inteligência - às situações menos fáceis,  de modo a que  o tédio não se instale e a vida faça sentido.
 
A vida é uma dádiva de Deus! É minha/nossa obrigação fazê-la valer a pena!