terça-feira, 28 de maio de 2013

Meras probabilidades...


"Verão de 2013 será o mais frio desde 1816"


Esta é uma notícia veiculada pelo Diário de Notícias de hoje, na qual não quero acreditar. Quero calor em Agosto e em Setembro! Verão frio e húmido!? Não, não pode ser, não tem jeito nenhum... Acredito que possa ser um Verão não tão quente quanto alguns de anos anteriores, mas frio e húmido não... não vai acontecer! São só probabilidades.  Estou confiante!... Bastou o frio, a chuva e a humidade de um Inverno longo e rigoroso!...

Verão de 2013 será o mais frio desde 1816


A má notícia chegou na semana passada através do canal francês de meteorologia Meteo: este ano poderá ser um ano sem verão. Relatório vaticina que estamos prestes a sentir um dos verões mais frios e húmidos dos últimos 200 anos.
 
Segundo o relatório apresentado pelo canal francês de meteorologia esta probabilidade acontecerá devido a um inverno longo que levou a um arrefecimento do mar e também à elevada presença de partículas vulcânicas na atmosfera, libertadas pelas fortes erupções ocorridas nos últimos anos em vários pontos do planeta, que servem de 'filtro' aos raios solares, reduzindo o aquecimento provocado pelo Sol. Esta combinação poderá ter um efeito direto sobre o clima durante os meses do verão, explica o jornal espanhol 'Liberdade Digital'.
Algumas estimativas consideram que em 2013, no verão, as temperaturas poderão cair, em média, um a três graus na Península Ibérica. Também haverá precipitação.
Significa isto, de acordo com as previsões do canal Meteo que há 70% de probabilidades de que haja uma ausência completa de verão na Europa Ocidental.
Revelou ainda o Meteo que haverá períodos de calor mas serão de curta duração, com alterações do clima até final de agosto.
Assim os meses mais quentes não serão, como habitualmente, julho e agosto e haverá que esperar até setembro e outubro para desfrutar do calor.
O último ano em que não houve verão foi em 1816.
(Retificada às 16:40 - Elimina a expressão "atividade solar" e esclarece que menor aquecimento do planeta se deve em parte pela presença de partículas vulcânicas na atmosfera)
(In Diáro de Notícias)