Fava e sua flor (Vicia Faba)
Fava: Alimento muito importante na alimentação, desde a Idade da Pedra
Pertenço ao leque de pessoas que gostam muito de favas! Mas tenho a perceção de que as mesmas fazem parte de um grupo de alimentos que se adora, ou se detesta. Não é raro ouvir, quando, em círculos de amigos, se fala desta leguminosa : " favas!?... ADORO" ou "desde criança que ODEIO"!
Ora bem... na minha infância, sem menosprezo pela cozinha algarvia, também não era apreciadora de favas confecionadas à moda do Algarve - as que melhor conhecia e comia habitualmente - quiçá mais saudável do que a alentejana. Mas estas favas à alentejana, que só conheci mais tarde, são, na minha perspetiva, DIVINAIS!
Assim... tal como em anos anteriores, no ano que ora decorre, neste mês de Abril, tenho deglutido e saboreado, com bastante frequência, as célebres favas com chouriço, à alentejana! Ou seja... com toucinho frito, chouriço preto e um bom molho de cheiros (coentros, folha de alho e hortelã), que lhes dá um sabor inexplicável! São UM VERDADEIRO PITÉU, acompanhadas com uma bem temperada salada de alface!
Pior mesmo, as calorias deste prato! Pois, é que o "bom" alentejano não dispensa o toucinho, de preferência de porco do montado, e a sopa de pão caseiro demolhada naquele saborosíssimo molho da fava.
De facto, não são as favas que engordam ou são prejudiciais à saúde, mas antes a gordura com que são confecionadas.
Senão, vejamos um pouco do muito que os nutricionistas dizem sobre as favas:
- A fava apresenta um baixo valor calórico, cerca de 61 calorias por 100 gramas.
- É muito rica em nutrientes essenciais à saúde.
- É uma excelente fonte de proteínas vegetais de alto valor biológico e de fibras alimentares.
- O seu alto teor em fibras é fundamental ao bom funcionamento do aparelho digestivo, para além de desempenhar um papel importante na regulação do apetite e da saciedade.
Ora bem... sabendo que as favas têm um papel preponderante na nossa dieta, se não quer engordar ou se preocupa com a sua saúde, pode, especialmente na época da Primavera, confecioná-las com azeite, que é mais saudável, reduzir na quantidade de chouriço e... cortar na sopa de pão! Não ficam tão "gordas" e também são saborosas!
Pelo que aqui descrevo, dá para perceber que ando preocupada com os meus quilinhos a mais, adquiridos à custa dos suculentos pratos de favas e de outos manjares característicos deste Alentejo de bons sabores gastronómicos. Por isso, partilho um prato, cuja base é a fava, também muito saboroso, mas... muito menos calórico.
CREME de FAVAS
Ingredientes:
- 300g de batatas
- 1dl de azeite
- 2 dentes de alho
- 1 cebola
- 1 molhinho de coentros
- 500g de favas
- sal q.b.
- fatias de presunto a gosto
- fatias de pão frito
Numa panela leve ao lume o azeite com os dentes de alho picados e, quando estiverem quentes, junte-lhes a cebola e os coentros também picados e mexa não deixando alourar.
Junte de seguida as favas, as batatas descascadas e cortadas aos cubos e 1litro de água. Tempere com sal e deixe cozer.
Quando estiver tudo cozido, passe com a varinha mágica, até ficar um creme aveludado e retifique de sal.
Sirva a sopa com pão frito ou torrado e fatias de presunto.
BOM APETITE!