sábado, 15 de dezembro de 2012

Live Freedom...

 No serão de 12/12/12 assisti, acompanhada de alguns amigos, ao concerto de solidariedade Live Freedom - a favor da Amnistia Internacional - que teve lugar no Teatro Tivoli BBVA. Os artistas convidados foram: David Fonseca, Ermelinda e Áurea. Cada um no seu estilo, estiveram todos muito, muito bem. Cinco estrelas! Foi, sem dúvida, um concerto memorável. Adorei!!
Fazendo jus ao seu especial e inteligente sentido de humor Ricardo Araújo Pereira também contribuiu para o sucesso do espetáculo em parceria com Pedro Ribeiro, Vanda Miranda e Vasco Palmeirim.
Este concerto, para além de assinalar o Dia Internacional dos Direitos Humanos - 10 de dezembro - serviu também para promover a habitual Maratona de Cartas global. Pretende-se que durante uma semana, ativistas de todo o mundo façam um envio massivo de cartas a pressionar aqueles que efetivamente têm poder para resolver as violações dos direitos humanos.
Era bom que participássemos todos nesta oportunidade única de fazer mais pelos direitos que são de todos nós.


Em caso de dúvidas, podemos sempre contactar a AI pelo e-mail aiportugal@amnistia-internacional.pt ou pelo telefone 21 386 16 52.

 
 
 
 
 

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A "Árvore de Cristo"!


Diz a lenda que o pinheiro - ou o abeto, nalgumas regiões  -  foi escolhido para simbolizar a Árvore de Natal porque, dada a sua forma triangular, é a que  melhor representa  as três Pessoas da Santíssima Trindade. 
Conhecida em algumas regiões da Europa como a "Árvore de Cristo", esta tradição cristã  vulgarizou-se a partir do séc. XVI com o sentido que ainda hoje lhe damos - vida renovada/ nascimento de Jesus.  
As primeiras Árvores de Natal de que há notícia são as da Lituânia e surgem no ano de 1510. Porém, a aceitação das mesmas pelos  portugueses é bastante mais recente, quando comparada com outros países europeus. De facto, nos países católicos, como Portugal, a Árvore de Natal - de origem pagã - foi surgindo pouco a pouco ao lado dos já tradicionais presépios só a partir dos anos cinquenta, passando a ter um significado profundo e altamente simbólico. Tornou-se, então,  uma tradição familiar que, ano após ano,  vai passando de geração em geração, como forma de comemorarmos com luzes e cores a continuação da vida, personificada na figura de Jesus Cristo.

Gosto das Árvores de Natal e do seu simbolismo. Gosto das mais tradicionais  e  de algumas um pouco mais arrojadas! Gosto das suas cores e da sua  beleza, acrescida pelo  cunho pessoal de quem as decora.  Detenho-me a observá-las!!

Fica uma pequena partilha das muitas que  observei...

.





Estas ideias originais, mas mais arrojadas e giras, que apresento a seguir,  podem também ver-se aqui



parede arvore.jpg
























domingo, 9 de dezembro de 2012

Um imenso prazer...

Dá-me um imenso prazer ler notícias que elogiam o país que me viu nascer. Dei conta, um dia destes, conforme podem ler  Aquique, a Portugal, num ranking dos 10 países mais belos do mundo, foi atribuído um honroso 6.º lugar.

Hoje, a notícia não é menos meritória e diz-nos que a estação do metro das Olaias, em Lisboa, cujo projeto é da autoria do arquiteto Tomás Taveira, está entre as mais bonitas da Europa. Numa seleção de um total de 22 estações de metro, da responsabilidade  do jornal britânico "The Telegraph", a estação das Olaias ocupa um merecido 9.º lugar. Sendo que o primeiro lugar foi para a estação de metro de Toledo, em Nápoles, na Itália, desenhada por Oscar Tousquets Blanco.

Da lista também fazem parte estações alemãs, espanholas, russas e suecas, entre outras.
 
Estação das Olaias entre as mais bonitas da Europa
Estação de metro de Toledo - 1.º lugar
 
The  Olaias station - Lisbon - Lisbon, Lisboa
Estação de metro das Olaias -  9.º lugar


 
 
 
 

sábado, 8 de dezembro de 2012

Magia... por onde andas??

Questiono-me se já se respira - ou não - Natal cá em casa! Que este ano a coisa não tem estado fácil. Comecei  nos finais de novembro e no primeiro de dezembro a salpicar o lar familiar com as cores características da época natalícia, mas nada de me entusiasmar, nada de entrar no espírito da quadra festiva. Para mim, mais não tem sido do que tempo de outono, invernoso e desagradável, que detesto. Porém, dezembro nunca contou no meu calendário como o mês em que se inicia o Inverno,  por corresponder a um tempo especial, em que me sinto absorvida  pela   preparação do natal , pelo que as intempéries passam sem que eu dê por elas. Mas este ano, a coisa vai torta...e não estou a gostar nada desta minha apatia numa altura  em que costumo ser brindada por uma magia muito especial. Mas é mesmo o que sinto... não consigo engrenar, estou preocupada!! Será a crise?? Saudades de bons tempos que já lá vão? Pensar no que se deveria ter feito e não se fez? Saudades dos entes queridos que partiram precocemente? Talvez.. inconscientemente - ou não - um pouco de tudo isto!!
Porque estive hoje todo o dia em casa, porque a inércia me deprime e porque teimo em entrar no espírito da quadra, dei os últimos retoques nos arranjos natalícios - dos quais vos deixo uma pequena amostra  - ao som de algumas músicas alusivas que, em tempo oportuno, partilharei convosco.

























quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Escuro... que nem breu!

Partilho uma "outra" visão de um "outro"... economista, João César das Neves, que participou recentemente num debate sobre a família e a economia, organizado pela Associação dos Médicos Católicos Portugueses, onde apelou à calma e tentou passar uma mensagem   de esperança relativamente ao atual contexto económico e político. ... "Não vale a pena desesperar", "não há mal que sempre dure",  "o pior já passou" e "tudo acabará em bem"...  

É sabido que estamos todos "calejados" de mais e com razões de sobra para não acreditar, mas o que é facto é que o economista e conceituado professor catedrático nos  deixa um pouco mais calmos e ... esperançados. Quem sabe!?... oxalá a alvorada esteja mesmo a chegar porque, de facto, a noite está escura que nem breu!! 


João César das Neves

É a dinâmica das famílias “que está a salvar o país”



 
O economista João César das Neves recomenda aos portugueses que não entrem em pânico e que se preocupem menos com o que dizem os economistas e os políticos.


“Não são os professores nem os políticos que sabem a resposta. Cada pessoa já está a fazer no seu sítio: alguns vão poupar, alguns vão emigrar, outros vão ter que gastar mais, alguns até se vão endividar se conseguirem, alguns vão fazer novos negócios. É isso que está a acontecer”.
César das Neves lembra que o ajustamento do lado das famílias está a ser feito muito mais depressa do que do lado do Estado e defende que “é essa dinâmica que está a salvar o país”.
“Não vale a pena desesperar, já estamos a chegar ao fim. Não sabemos quanto tempo demora mas não acreditem que isto é para sempre, evidentemente que não, mas "a noite é mais escura, imediatamente antes da alvorada". Este é o período mais difícil de todos, já fizemos muito, mas ainda falta um bom bocado”, acrescentou.

 
Aguardemos para ver! - digo eu






segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Principezinho... a bordo!

barriga-de-gravida-kate-middleton-principe-william 
 
Kate Middleton está grávida do seu primeiro bebé, para gáudio de seus papás, da família real inglesa e da família da duquesa. Depois de muito se ter especulado - já está grávida... afinal não pode engravidar... já estava grávida antes de trocar alianças com o príncipe -, a princesa engravidou. Esta "primeira fase" está cumprida.
 
A partir de agora, os olhares vão virar-se para o principezinho que aí vem. E muita tinta vai fazer correr... muito mais se vai especular... que isto de ser princesa nem sempre é um conto de fadas!!!


sábado, 1 de dezembro de 2012

Estados de alma...

Muitas vezes, quando estou sozinha em casa e com as tarefas mais ou menos em dia, sento-me em frente ao computador para tentar afastar o tédio.
 
E aqui  estou mais uma vez... para dizer/ escrever o quê??... Que a minha vida continua uma luta constante. Há dias - o de hoje é um deles - em que, quase sem dar por isso, continuo a censurar-me  por ser quem sou e por lutar por aquilo que quero. Quem me dera  houvesse uma maneira de fazer o que preciso de fazer, sem desiludir quem amo. Não consigo moldar-me o suficiente para deixar toda a gente feliz. Queria ser egoísta ao ponto de pensar mais em mim, esquecendo um pouco os que me rodeiam, mas não consigo, de todo!!

Restam os meus desabafos, que  não sou mulher de guardar a sete chaves o que me vai na alma! Enfim... dias cinzentos, não obstante os luminosos raios solares com que fomos brindados hoje, logo pela manhã, e que, tendo em conta a limpidez do céu, irão manter-se ao  longo de todo o dia.




Quero acreditar que... o amanhã  será diferente, para melhor!!