terça-feira, 15 de janeiro de 2013

"O amor é outra coisa"


Não é, de todo, a minha escritora de eleição, mas gostei de ler este livro que recebi como presente de natal "O amor é outra coisa" , última obra de Margarida Rebelo Pinto, a autora portuguesa mais lida no nosso país.
De leitura fácil,  e porque aborda um tema universal e muito aliciante - o amor/ relações amorosas -  consegue prender  do início ao fim, especialmente se a leitora é uma romântica, como já deixei perceber que sou.

Deixo alguns dos excertos que mais me tocaram:
"Quando somos mais novos, acreditamos que, ao longo da vida, iremos cruzar-nos com várias pessoas com quem vamos viver grandes histórias de amor. Confundimos atracção com paixão, paixão com tesão, prazer com apego, apego com amor. O amor é outra coisa e só o tempo nos ensina a descobri-lo, quando percebemos que a matéria de que é feito o verdadeiro amor é  trabalho, tempo, dedicação e construção. Às vezes temos sorte, outras vezes, azar; às vezes somos nós que damos pontapés na sorte e deixamos fugir aqueles que mais amávamos e nos faziam felizes. Mas quando, por qualquer razão, a vida nos obriga a parar e a fazer balanço, já é tarde..."

"A vida é para ser agarrada de corpo e alma, senão foge-nos para sempre. (...) Há dois caminhos na vida: a liberdade para aqueles que arriscam, ou a prisão para aqueles que se acomodam."
 
"Todos temos direito à felicidade. Apenas precisamos de encontrar o caminho certo que nos guie até aos nossos sonhos. E depois segui-lo, sem olhar para trás."

 

domingo, 13 de janeiro de 2013

Paraísos portugueses...

Gosto de ler e de partilhar as boas notícias  que ajudam o nosso país a ser conhecido e apreciado além fronteiras.
 
O jornal britânico "The Guardian", sugere e recomenda, entre 20 destinos de sonho, que se faça férias na  ilha de Santa Maria nos Açores, nomeadamente na praia Formosa, uma das praias de areia branca daquela ilha, por onde se pode circular com algum à vontade dado que normalmente a afluência não é muito grande.
Outro destino sugerido pelo referido jornal é a praia da Zambujeira, na Costa Vicentina.
 
Um outro destaque no que se refere a paraísos portugueses vai para a zona da Comporta, na península de Setúbal, relativamente perto de Lisboa - uma hora de carro - e uma boa solução para quem procura uma praia tropical e não pode ou não quer sair da Europa.
Praia da Comporta
 
Praia da Zambujeira

 
Praia Formosa - Açores
 

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

BLHÊK!!

Verdade, verdadinha! Isto de se ser avó é francamente delicioso! E como os netos crescem, Deus meu! O Vi tem crescido a olhos vistos a partir do momento em que entrou para a escolinha. Estou deveras encantada e surpresa!  Mérito da educadora - que felicito pela sua dedicação e empenho - e obviamente das crianças que absorvem os conhecimentos como se fossem esponjas!!!
Não vou aqui descrever as muitas aprendizagens que já fez, e das quais vou dando conta, mas  uma das suas gracinhas,  que achei piada tendo em conta os seus tenros e ingénuos três aninhos.
Cá em casa hoje, à hora do almoço, a minha quase sacramental pergunta:
- Então amor como correu a manhã  na escolinha? Correu tudo bem?
- Sim, avó...
- Conta o que fizeste?
- Brinquei...
- Brincaste com quem?
- Com os meus amigos...
(...)
- Muito bem! Mas conta lá à avó, ainda tens namorada?
- Sim, a avó sabe...
- Como se chama ela, que a avó não se lembra...
- Chama-se M., avó!
- Pois... gostas dela, com certeza já lhe deste algum beijinho!?
- Na boca? Não... Blhêk!!...

Começam cedo os pirralhos!. Mas a graça que têm! Irresistíveis!!! :))

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Chuva e mais chuva! Brrrr..

O dia está triste, para não dizer péssimo! Chuva, chuva e mais chuva! Brrrrrrrr..... que escuridão, que desconsolo!!! Continuo à espera que o inverno se vá... e dê lugar à primavera, para a receber de braços abertos!!... E viver cada dia, cada minuto, cada segundo como se fossem os últimos da minha vida. Começo já a fazer planos! Que saudades!!!
Não fossem os meus pimpolhos, que tanto me preenchem os tempos mortos e quase me fazem desmanchar a rir,  tudo seria diferente, para  pior, claro!! Vou agora receber o Vi - regressado da escolinha - e vai ser decerto  uma bela tarde passada a dois!
Vamos lanchar, brincar, mimar e... conversar, pois que esta de já ter uma namorada está a deixar-me  "preocupada"... e boquiaberta... ;))*
Ontem à hora do almoço, teve esse desabafo à mesa, acrescentando  que é bonita e se chama M.!! E mais não disse, provavelmente  porque não achou piada à minha sonora e talvez "inadequada" gargalhada. :))
Hoje já voltou a falar da namorada... mas  o tempo não foi suficiente para explorar o assunto!
Vou fazê-lo agora, que ele acaba de chegar!! Depois conto...

 
E como o rapazinho gosta do computador!!
 


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Porquê as crianças, Senhor?

Retirei e partilho esta parte do poema  Balada de Neve de Augusto Gil, porque aborda as crianças  - que eu adoro - e que infelizmente fazem parte dum mundo de onde  a violência infantil ainda não foi erradicada...
Sinto o coração apertado quando penso que há meninos maltratados, negligenciados, abandonados, com fome... Temos o dever  de ajudar, até mesmo de denunciar a quem de direito, casos de crianças em sofrimento, situações que  são, atualmente,   muitas vezes camufladas pela pobreza envergonhada, fruto da crise económica por que estamos a passar.
As crianças têm o direito de ser felizes.
Porquê as crianças, Senhor? Porque lhes dais tanta dor? Porque padecem assim?

(...)
Fico olhando esses sinais
da pobre gente que avança,
e noto, por entre os mais,
os traços miniaturais
duns pezitos de criança…


E descalcinhos, doridos…
a neve deixa inda vê-los,
primeiro, bem definidos,
depois, em sulcos compridos,
porque não podia erguê-los!…


Que quem já é pecador
sofra tormentos, enfim!
Mas as crianças, Senhor,
porque lhes dais tanta dor?!…
Porque padecem assim?!…


E uma infinita tristeza,
uma funda turbação
entra em mim, fica em mim presa.
Cai neve na Natureza
e cai no meu coração.

Augusto Gil

sábado, 5 de janeiro de 2013

Incompreensível...



"Não fique deprimido ao recordar a lista de amigos do Presidente que devem fortunas ao BPN, as quais você vai ter de pagar por eles." (Miguel Sousa Tavares in Expresso)

Infelizmente todos sabemos que é uma realidade do conhecimento comum. Não fico deprimida porque não sou muito dada a depressões... Mas revoltada estou e... muito! Porque não se faz justiça, porque é que estes "senhores" são intocáveis? Incompreensível, no mínimo...
A situação está complicada... o povo português bem vai mostrando o seu descontentamento, mas parece que de pouco ou nada serve... Que fazer, então?? Esperar para ver? A paciência vai-se esgotando!! Ter esperança de que o ano de 2013 seja decisivo e que, a partir daí, a situação melhore?? Já não há esperança que valha...

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Sobre a passagem de ano...

Este ano, pela primeira vez - desde que me conheço como gente - abdiquei da  passagem de ano com amigos. Fi-lo a favor dos meus netos  e da minha filha. Os pimpolhos ficaram cá em casa  para darem aos pais a oportunidade de uma "fuga" a dois, sempre benéfica para os casais.
Uma responsabilidade acrescida para mim - bem sei - mas compensada pela força do amor! Deliciei-me a observar os seus comportamentos, não obstante a diferença de idades entre eles. 
O mais velho, o Vi, sempre meigo, calminho e bem disposto, não aguentou a pedalada que a noite exigia... e adormeceu, como habitualmente, por volta das 20 horas. O Mia, de apenas 9 meses,  "decidiu" que tinha de dar as boas vindas ao Novo Ano, em cujo 1º dia  completava os seus 10 meses de vida.
Ao colo da avó, do avô, da bisavó babada, gatinhando por tudo o que era sítio nesta sala, manteve-se acordado e sempre bem disposto e simpático, de sorriso rasgado, observando tudo e todos. Sono? - Nada... Lágrimas? - Nem uma.
Despediu-se do ano velho e entrou no novo ano acordadíssimo. Não muito convicto, mas um pouco mais apagado, lá se deixou vencer pelo sono quando já passavam alguns minutos da 1.ª hora do  1.º dia de 2013, após a ingestão de um belo prato de papa. Ora bem... dia de festa é dia de excessos... :))
 



Os meninos dos meus olhos fizeram desta noite uma noite única e diferente. Vou guardá-la para sempre num cantinho do meu coração!!