sábado, 29 de setembro de 2012

Um visionário!!??

Partilho, retirado de um e-mail que recebi, este poema  de António Aleixo - meu prezado conterrâneo - um homem dotado de uma grande humildade e sabedoria, que, como se pode constatar nestes seus versos,  tão bem caracteriza  o atual contexto em que vivemos...  Um visionário!!??
 
Pode ser que os responsáveis por este quase "naufragado" país o leiam, algures, e meditem!!!
 
 



Um homem que viveu para além do seu tempo??...


 
 
CINCO QUADRAS
DE ANTÓNIO ALEIXO

Acho uma moral ruim
trazer o vulgo enganado:
mandarem fazer assim
e eles fazerem assado.

Sou um dos membros malditos
dessa falsa sociedade
que, baseada nos mitos,
pode roubar à vontade.

Esses por quem não te interessas
produzem quanto consomes:
vivem das tuas promessas
ganhando o pão que tu comes.

Não me deem mais desgostos
porque sei raciocinar...
Só os burros estão dispostos
a sofrer sem protestar!

Esta mascarada enorme
com que o mundo nos aldraba,
dura enquanto o povo dorme,
quando ele acordar, acaba.
António Aleixo

 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Os meus ouvidos agradecem... #5

                         
                          


                                   Mais uma estrondosa voz, que não se esgota e... que admiro!!

sábado, 22 de setembro de 2012

Autumn...


CANÇÃO DE OUTONO

Perdoa-me, folha seca,
não posso cuidar de ti.
Vim para amar neste mundo,
e até do amor me perdi.

De que serviu tecer flores
pelas areias do chão,
se havia gente dormindo
sobre o próprio coração?

E não pude levantá-la!
Choro pelo que não fiz.
E pela minha fraqueza
é que sou triste e infeliz.
Perdoa-me, folha seca!
Meus olhos sem força estão
velando e rogando àqueles
que não se levantarão...

Tu és a folha de outono
voante pelo jardim.
Deixo-te a minha saudade
- a melhor parte de mim.
Certa de que tudo é vão.
Que tudo é menos que o vento,
menos que as folhas do chão...
Cecília Meireles

Um bonito poema de Cecília Meireles sobre o outono (folha seca), que nos revela - mais coisa menos coisa -  a tristeza e deceção da autora pelo que não fez no passado... 
Não é difícil rever-me neste poema... este é o lado que escondo, (o menos bom...) Nem sempre o outro lado - o mais visível - é o que corresponde ao que verdadeiramente nos vai na alma!!


Interpelo-me nesta bonita  quadra da poeta:

"De que serviu tecer flores
pelas areias do chão,
se havia gente dormindo
sobre o próprio coração?"


São só  desabafos outonais...

Sorry !!!







sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Pilates...

Tem graça! Um dia destes recebi o convite de duas amigas para me inscrever em Pilates. Pensei, repensei, hesitei e... acabei por aceitar. Gosto de ir ao ginásio, de vez em quando... também gosto e já fiz natação, mas Pilates nunca! Hoje, navegando na Net,    encontro este site "no sítio da mulher" com toda esta informação sobre este tipo de exercício, que muito me agradou  e me fez criar expetativas e desejar que as aulas comecem rapidamente. Presumo que vai ser muito bom!! Principalmente para a saúde!
 
Depois conto!!! 

 

O Que é o Pilates?

O “método Pilates”, como é conhecido, é uma combinação de exercícios físicos com o objetivo de melhorar a flexibilidade, força e fraquezas corporais, sem ter necessariamente de criar massa muscular. Consiste numa série de movimentos controlados em diversos equipamentos de exercício (o Reformador – The Reformer; o Corretor da Coluna – The Spine Corretor; O Barril – The Ladder Barrel; e a Cadeira Wunda – The Wunda Chair) ou então no chão (no Tapete – The Pilates Mat). As sessões são supervisionadas por instrutores qualificados.

Guia Sobre o Método de Pilates


O Pilates é um exercício de resistência, não aeróbico, mas o ritmo cardíaco irá aumentar numa pessoa que se encontre debilitada. No entanto, este tipo de exercício está mais próximo do levantamento de peso do que da corrida, bicicleta ou outras atividades aeróbicas. Por esse motivo, o Pilates é considerado um exercício de resistência.
Dois elementos chave do Pilates são a força muscular e o alinhamento da coluna. A principal musculatura define-se junto da coluna, abdómen, bacia, ancas, sendo os músculos que suportam essas estruturas.
Alguns dos principais músculos são o eretor da coluna (localizado ao longo da coluna), os oblíquos interno e externos (lateralmente no abdómen), o abdominal transverso (é o músculo que puxa o umbigo para dentro), os retos abdominais (visível na barriga quando se tem os abdominais bem definidos – são 6) e os flexores das ancas (ligam a bacia e coxa).
Numa sessão de Pilates, quer seja nos equipamentos ou no chão, o instrutor irá focar, continuamente, que se concentre nos músculos principais, bem como no controlo da respiração, contração muscular e na qualidade (não quantidade) dos movimentos. Estes são também elementos chave do Pilates, e o instrutor dar-lhes-á atenção em todas as sessões.
O objetivo é coordenar o corpo, mente e espírito, a que Joseph Pilates deu o nome de “contrologia”, tendo inclusive publicado um livro em que explica os diversos exercícios e objetivos originais do Pilates.

Podómetro...



Arranjei mais uma motivação para o exercício físico, ou seja, para as caminhadas.
Adquiri um PODÓMETRO que serve, nada mais nada menos, para nos dar o número de quilómetros que fazemos nas caminhadas, o número de passos, o tempo e - a parte que mais gosto - o número de calorias que se queima nos percursos. Cento e trinta e seis (136)foram as  que hoje "derreti" logo pela manhã, na habitual saída para o café. Já para não falar das caminhadas de 1hora e meia, que temos feito - somos 3 amigas - ao longo da semana e em que se consegue perder cerca de 400 Kcal em cada uma delas.
Graças ao motivador aparelhómetro,  a semana que ora finda foi uma ótima  semana de exercício físico, que todos sabemos o quanto é benéfico para a saúde!
 
Abençoado podómetro :-)))
 


É mesmo porque gosto...





Não, não é publicidade. É mesmo porque gosto, porque acho que resulta!
 
Depois de ter experimentado vários produtos do mercado - à venda em cabeleireiros e hipermercados - cheguei à conclusão de que estes fazem a diferença, no que respeita ao meu tipo de cabelo. Há dois meses que os uso e o meu cabelo não está tão oleoso, melhorou também no que se refere à queda e está sem dúvida com mais volume e com melhor aspeto.

Vendem-se em hipermercados... foi aí que os comprei, e estou francamente satisfeita com os resultados. Para além de que foram estes os mais em conta, de entre os muitos que já usei!!
Em suma, ajudou-me a resolver o problema da oleosidade, da queda e da falta de volume.

RECOMENDO!!

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Voltei às rotinas...

Voltei às habituais e indispensáveis  rotinas diárias. Sempre assim acontece no pós-férias. E até sabe bem, dado que o tempo que estamos fora  nos deixa algumas lembranças do que fazíamos antes de encerrarmos as portas para o tão merecido descanso... e ainda bem que assim é! Nada pior do que nos sentirmos desencantadas com os afazeres do  dia a dia!
Assim, ontem, depois da saída matinal para o habitual café com amigas, e depois do  rotineiro almoço em família, continuei na cozinha para confecionar um prato de bacalhau que o meu palato bastante agradece - um bacalhau com bechamel e camarão, com cunho pessoal - que os meus filhos  apreciam e agora também o meu neto Vi.
 
Nos entretantos, e porque preciso de perder algum peso, - já percebi que não vou lá sem a ajuda de um nutricionista - ainda confecionei umas gelatinas para enganar o apetite no intervalo das refeições e assim ingerir menos calorias.
 
Ingerir menos calorias?Não é tarefa fácil... Eu explico porquê: o tal bacalhau, que ontem confecionei, só foi deglutido hoje ao almoço. O que sobrou - uma boa quantidade - fez as minhas delícias na refeição seguinte, ao jantar, quando era suposto satisfazer a minha "gula" somente com uma sopa e uma peça de fruta. 
 
Não tenho melhoras!! A dieta está só mesmo na cabeça!!!

Para vos aguçar o apetite, deixo a minha receita deste prato que fez as delícias do meu neto ao almoço, pelo que balbuciou:
- Avó, hum... é muito bom!!
 
Bacalhau  com bechamel, natas e camarão
 
Ingredientes:
- 2 boas postas de bacalhau demolhado
- 1 pacote de batatas fritas palha
- 1 pacote de molho bechamel de compra
- 1 pacote de natas
- 10 camarões de tamanho médio
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- 2 cenouras de tamanho médio
- pimenta q.b.
- 1 folha de louro
- 2dl de azeite
- queijo ou pão ralado
 
Preparação:
 
Coza o bacalhau. Reserve a água.
Coza o camarão durante cerca de 5 minutos e reserve também a água.
Limpe o bacalhau das espinhas e da pele e lasque-o.
Descasque o camarão e reserve-o.
Faça um refogado com o azeite, os alhos, o louro e as cebolas cortadas em meias luas finas. Quando a cebola estiver translúcida, junte as cenouras raladas e deixe ferver um pouco. Junte depois o bacalhau lascado, mexa e deixe ferver mais um pouquinho. Junte então os camarões partidinhos aos bocados e as batatas fritas e envolva tudo, juntando um pouco de cada uma das águas onde cozeu o bacalhau e os camarões, alternadas, até que ás batatas amoleçam.
À parte, misture o molho bechamel com as natas, pimenta a gosto e, se for necessário, algum sal.
Junte este molho ao preparado de bacalhau, envolva bem e deixe mais um pouco ao lume.
Deite num tabuleiro de ir ao forno, alise e polvilhe com queijo ou pão ralado (conforme o gosto) e leve ao forno a gratinar.
 
Acompanhe com uma boa salada verde. E...


BOM APETITE!
 
 
 

sábado, 15 de setembro de 2012

UM DIA HISTÓRICO...







15 DE SETEMBRO DE 2012 - UM DIA HISTÓRICO!

Os portugueses saíram à rua para mostrar o seu descontentamento e indignação perante as novas medidas de austeridade apresentadas por Passos Coelho ao País.
Os portugueses acordaram, finalmente! E mostraram uma grande maturidade política numa manifestação tão pacífica quanto expressiva!
Os portugueses sabem que estas medidas não são benéficas para ninguém.
Os portugueses estão cansados de tantos sacrifícios.
Os portugueses ultrapassaram os limites da paciência!
Os portugueses têm e vão continuar hirtos e firmes nas suas convicções.

JUNTOS,  VAMOS LUTAR  PELA NOSSA DIGNIDADE E... PELA NOSSA VIDA!

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

PEGADAS NA AREIA...



Hoje estou virada para a interioridade! Vê-se, não se vê?...Gosto deste texto desde o 1º minuto, desde que os meus olhos se "cruzaram" com ele! Foi amor à primeira vista!! E com este som musical ainda fica mais bonito e nos toca mais fundo!!

Dedico-o a todos os meus amigos!


Um dia azul! #2

Mais um dia azul - assim o define a minha amiga M. - que, quanto a mim, foi mais rosa do que azul, visto que a maior parte do mesmo foi passado entre mulheres e as suas peculiares conversas, e onde os nossos homens não meteram o bedelho. Não que eles não gostassem de o fazer, mas tão só porque "não cabem" nestes programas - decisão que mereceu o consenso de todos os elementos...
Azul terá sido somente a parte da manhã. Explico: estava eu ainda no vale dos lençóis, quando toca o meu telemóvel para um convite que não pude rejeitar. Três amigos, ou melhor, duas amigas e um amigo que passavam de Lisboa para o Algarve, fizeram-me saltar da cama - fi-lo com um sorriso de orelha a orelha -  para, no fresquinho da manhã, tomarmos o pequeno almoço numa  esplanada à beira do Sado e aí matarmos saudades e  cavaquearmos um pouco. Foi para mim um prazer imenso esta sua visita, ainda que rápida! Prezo muito os meus amigos!
O resto do dia, terá então sido  rosa, dado que me juntei a um grupo de amigas para um pré- combinado primeiro almoço da rentrée.  Um almoço em tempo alargado onde desenferrujámos as   línguas - seis boas tagarelas - contando as peripécias das férias, assunto muito vasto que, obviamente, não esgotámos, pelo que decidimos que os mesmos terão  continuidade ao longo do ano. Todos sabemos que os temas de conversa entre mulheres são inesgotáveis... casa, filhos, netos, política, assuntos  do coração, o social, futilidades... nada nos escapa!!! Mas...como seres sociais e mulheres sociáveis que somos, vivemos estes encontros com intensidade, para além de que temos consciência de que os mesmos contribuem para o nosso bem estar.

E...encontrar, no regresso a casa, o meu neto V. à minha porta para uma visita à avó foi a cereja no topo do bolo. Depois de muitos beijinhos, abracinhos, miminhos e de alguma conversinha... adormeceu serenamente e dormiu durante todo o tempo que a avó precisou  para escrever estes desabafos. Muito disciplinado este meu neto! :-)

Que mais posso querer nesta altura da minha vida?? Continuar a ser otimista e acreditar que sou uma avó feliz... e uma mulher bafejada pela sorte! :-)

Os meninos e o Manel...



- Olá  meu querido!
- Olá avozinha (de sorriso nos lábios)!
- Conta... gostaste da escolinha?
- Xim (sim). É muitoooo grande e há lá muitosss meninos e o Manel.
- E também gostaste da professora?
- Sim, avó.
- Ela é bonita?
- Um bocadinho...
- E é simpática?
- Xiiimmm!!
- E como se chama a tua professora?
- Não me lembro... ah... é... é... Rosária.
- E o que fizeste neste teu primeiro dia na escola?
- Fiz um grandeeee carro que parecia um trator (outro sorriso)!
- Brincaste com os meninos?
- Xim, com os meninos e com o Manel!!

 E foi assim o primeiro dia do meu neto na escolinha. Para começar, nada mau... Estou menos ansiosa!!!




quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Para descontrair!...

Uma anedota, para descontrair... neste tempo conturbado que estamos a viver... :-)




Adão e Eva no Paraíso

Depois de mais uma reunião da UE alguns Ministros, para "aliviar" a pressão, resolvem passar pelo Museu do Prado em Madrid e, alguns deles param meditando perante uma excelente pintura de Adão e Eva no Paraíso.
 
Desabafa Angela Merkel:

- Olhem, que perfeição de corpos: ela esbelta e esguia, ele com este corpo atlético, os músculos perfilados... São necessariamente estereótipos alemães.
 
Imediatamente Sarkozy reagiu:

- Não acredito. É evidente o erotismo que se desprende de ambas as figuras... ela tão feminina... ele tão masculino...Sabem que em breve chegará a tentação... Só poderiam ser franceses.

Movendo negativamente a cabeça, o David Cameron arrisca:
 
- Of course not! Notem... a serenidade dos seus rostos, a delicadeza da pose, a sobriedade do gesto. Só podem ser ingleses.

Depois de alguns segundos mais de contemplação, Passos Coelho exclama:

- Não concordo.

Reparem bem: não têm roupa, não têm sapatos, não têm casa, só têm uma triste maçã para comer... não protestam e ainda pensam que estão no Paraíso. Não tenham a menor dúvida, são portugueses!








terça-feira, 11 de setembro de 2012

Equidade??

Políticos ganham mais do que em 2011 - Renascença#.UE0JOePUq_x.facebook#.UE0JOePUq_x.facebook


Ora aí está! Porquê??
Mais uma vez deixo aqui a questão: Onde estão a equidade e a justiça?
Vivemos num País em que uns são tratados como filhos, outros como enteados... lamentavelmente!!!

Imagens marcantes...




Completam-se hoje 11 anos sobre os ataques terroristas às Torres Gémeas no World Trade Center. A América e o Mundo não mais serão os mesmos!


Imagens marcantes que o mundo jamais esquecerá!


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Mais austeridade...

Discurso de Passos ameaça "pré rutura do País com ele" - Politica - DN  (um clique para ir para a hiperligação)

Vi e ouvi o Professor Marcelo Rebelo de Sousa na TVI, e não posso estar mais de acordo com ele.
 
Um desastre, o discurso do Primeiro Ministro! Estou indignada - no mínimo - com as medidas de austeridade com que "presenteou" os portugueses. MAIS DO MESMO! Parece que não sabe fazer outra coisa que não seja castigar os trabalhadores, reformados e pensionistas. Isto é roubar à descarada, sem dó nem piedade.
 
Porque não anunciou também -  ou anuncia - medidas para a contenção na despesa pública? É urgente que o faça, senhor Primeiro Ministro! Só os trabalhadores é que têm de se conter? Se os submete  a tão grandes sacrifícios, porque não o faz também à classe política? Porque não reduz também  nos vencimentos dos membros do governo, tal como aconteceu em Itália e no Reino Unido?
 
Lamentavelmente, não consigo ver equidade, nem justiça, na distribuição de sacrifícios, no âmbito das medidas de austeridade apresentadas pelo primeiro Ministro, Passos Coelho. Também não vejo nem é viável que as medidas anunciadas, por si só, vão resolver os problemas do país, penso que, pelo contrário,  só os irão agravar. Aconteceu com as aplicadas anteriormente e vai continuar a acontecer!! Infelizmente...
 
Ou a situação toma outro rumo ou, como disse o Professor Marcelo,  os portugueses "vão viver com a sensação de que não valeu a pena" os sacrifícios porque estão a passar". E não só!... - digo eu . Os trabalhadores portugueses estão a chegar ao descrédito e a um ponto de saturação! Diria mesmo que  a  "rebentar pelas costuras" !!...
Bem sei que somos um povo de brandos costumes, mas... paciência tem limites!!!! 

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Recomendo...


Sentada na esplanada onde habitualmente tomei o meu café matinal - o de hoje foi o último - ao longo destas longas férias de verão, acabo de ler, com alguma emoção, uma deliciosa e empolgante história - de amor, sacrifício, traição e coragem - narrada no livro Luz Efémera, o último da trilogia Langani, escrito em parceria pelas irmãs Quenianas Bárbara e Stephanie Keating, cuja leitura recomendo.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Avarias cá em casa...

Sou uma sortuda! Não fossem os meus amigos - mais uma vez - e estaria "embrulhada" nas avarias que à última da hora surgiram aqui no apartamento. Coisas simples na perspetiva dos entendidos - uns pingos de água a saírem do tubo do lava louça e do autoclismo - mas que eu, como mulher, não era capaz de resolver. Há coisas para as quais  os homens têm mais apetência, assim como há outras para as quais as mulheres estão mais viradas. Não se trata de força, mas de jeito...
Eis se não quando, lamentando o sucedido a um amigo aqui residente, recebo de imediato o seu apoio  e a sua disponibilidade para ajudar a resolver o problema.
E resolveu-o, assim como a avaria subsequente que, já na penumbra do fim do dia,  demos conta . Estávamos sem corrente elétrica, pois... que uma avaria nunca vem só... ufa!!!
A minha gratidão aos meus amigos M. e I. pela ajuda prestada.
 
Sem amigos a minha vida seria diferente!!  

Fé e... afectos



 
 
O andor de N. Sr.ª da Encarnação de Porches, devidamente enfeitado, saiu à rua na procissão da festa/romaria do primeiro domingo do mês de Setembro, como sempre acontece todos os anos por esta altura.
Marquei presença, física e espiritual  e, assim como a maioria dos fiéis, percorri -  orando e cantando à N. Senhora - as ruas engalanadas com bonitas e coloridas colchas penduradas nas janelas, como manda a tradição.
Terminada a procissão, e depois de um bonito sermão alusivo à Virgem Mãe, a festa continuou pela noite dentro - a festa pagã, claro está! - Aí, senti a alegria do reencontro com velhos amigos com quem não privava há muitos anos. Foi uma divertida noite de confraternização!
 
E porque em final de férias - parto amanhã - queimei os últimos cartuchos com duas outras velhas amigas que não via desde a última visita que generosamente me fizeram nesta minha casa de férias, no verão de 2010.
Foi um maravilhoso reencontro! Conversámos que nos desunhámos - ainda que tenhamos deixado pendentes muitos temas de conversa -  rimos, sorrimos, almoçámos em amena cavaqueira relembrando e revivendo os bons e velhos tempos que passámos juntas enquanto adolescentes e estudantes... e passeámos por Faro e pela bonita e simpática vila de S. Brás de Alportel, que só agora tive a oportunidade de conhecer.  Foi muito, muitoooo bom mesmo !!
 
Não tenho dúvidas de que as amizades construídas durante a juventude são as mais sinceras e verdadeiras. Nestas, a competição não tem lugar contrariamente ao que acontece, salvo as devidas exceções, com as que se constroem na idade adulta, especialmente entre  mulheres. Bicho mulher é muito competitivo, cada uma quer ser ou estar melhor do que a outra!! :(
 
Um grande obrigada às minhas amigas L. e I. pela maneira simpática e calorosa como  me receberam! Obrigada por terem ousado um dia, há muitos anos atrás, ser minhas amigas e por continuarem a ter-me no rol das suas amizades. Ainda que os nossos contactos sejam apenas esporádicos e fugazes, são muito intensos e com muita qualidade o que, obviamente, me faz feliz!
 
E assim, com a alma cheia e o espírito rejuvenescido, termino estas minhas saborosas férias e regresso ao meu principal porto de abrigo, do qual já tenho saudades :)) E dos meus pimpolhos - netos - também!! :))
                                                   Vista panorâmica de S. Brás de Alportel
 
 
  
 
 
 
 

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Os meus ouvidos agradecem! #4


ADÉLE - SOMEONE LIKE YOU

Um sucesso, quando apareceu! Uma bonita voz! Uma bela melodia... Gosto muito!

Para ouvir clique neste site: http://www.youtube.com/watch?v=hLQl3WQQoQ0