terça-feira, 30 de abril de 2013

É só isto..

 
Ao som da voz melodiosa de Rihanna   despeço-me do inseguro mês de Abril para receber de braços abertos o meu mês de eleição. Maio, o mês das flores, mês de Maria, mês dos amores.
 
Uma boa noite para todos os que visitam este meu cantinho! E já agora  aproveitem bem o Dia do Trabalhador  e DESCANSEM tanto quanto possível. Eu vou tentar!

domingo, 28 de abril de 2013

Sorria...

porque um sorriso pode fazer toda a diferença, pode mesmo valer mais do que mil palavras. Não custa nada, dura só um momento e pode trazer de volta a alegria  a alguém que a tenha perdido. Para além de que, ao sorrirmos, estamos também a contribuir para a nossa saúde e felicidade.   
 
 Dia Mundial do Sorriso, 28/04/13


O valor de um sorriso

Um sorriso não custa nada, mas proporciona tudo.
Enriquece aqueles que o recebem
sem empobrecer aqueles que o dão.
Dura apenas alguns segundos,
mas sua lembrança fica para sempre.
Ninguém é tão rico ou poderoso, que possa privar-se dele,
e ninguém é tão pobre que não possa proporcioná-lo.
Um sorriso gera felicidade no lar,
fortalece os negócios,
e é uma marca palpável da amizade.
Ele alivia o cansaço,
alegra os desanimados, anima os melancólicos
e é o melhor antídoto natural contra as dificuldades.
Porém, ele não pode ser comprado, mendigado, emprestado ou roubado,
pois não tem valor algum
até que seja revelado.
Algumas pessoas já estão muito cansadas de sorrir para você.
Dê a elas seu sorriso,
pois ninguém precisa de um sorriso tanto quanto aquele
que não o tem mais para dar.
Autoria de P. John Faber

Vamos sorrir e rir... muito! O nosso corpo e a nossa mente agradecem.

Não há distâncias!?






Há dias assim! Dias em que  um telefonema para a mãe que se encontra geograficamente distante, te deixa melancólica. E  questionas: porquê a distância, se nos tempos que correm - costuma dizer-se, e eu concordo - já não há distâncias?
É sempre possível, para mais tratando-se de mãe viúva e idosa, aproximá-la da  única filha. Mas que fazer quando a mente da mãe não a deixa focar-se na  filha e lhe diz  insistentemente: " não abandones a tua zona de conforto, o ninho de felicidade que construíste e onde sempre tens vivido, onde se encontram as tuas amigas, onde te sentes firme e segura... aguenta, aguenta enquanto te sentires capacitada para tal."
 
Mas como não ficar apreensiva e melancólica quando do outro lado da linha telefónica ouves e sentes uma mãe que se encontra igualmente  melancólica porque, apesar dos apesares, sente o peso da solidão!?...
 
Coincidência, ou não, aproxima-se o "Dia da Mãe". Não estarei fisicamente - embora gostasse de estar - com a minha mãe neste dia, mas, tal como em todos os dias do ano, a MÃE estará no meu pensamento e no meu coração. O nosso encontro acontecerá algum tempo depois e aí, sim, celebraremos  "a efeméride" de um modo especial. E que melhor presente lhe posso dar do que um singelo bouquet de tulipas  envolto em todo o meu amor e carinho?
 
As flores e as plantas  fazem parte da minha vida! No Dia da Mãe, quiçá noutro dia qualquer - sou mãe em todos os dias do ano - gostaria de receber carinhosamente dos meus filhos - e só eu sei quão  generosos eles são... - um arbusto que poderá ser um  destes que aqui deixo registados, ou outro que prefiram e  achem que se ajusta ao meu gosto e às necessidades do canteiro a que se destina.
Romanzeira decorativa (Punica granatum ou Nochi Shibari)


Bauhinia purpurea (árvore das orquídeas ou árvore das borboletas)



 Levantemo-nos de manhã para ir às vinhas, vejamos se florescem as vides, se estão abertas as suas flores e se as romanzeiras já estão em flor.
                                                                         (Cântico dos Cânticos)
                                                    






 
.
 
 
 

 


 


sexta-feira, 26 de abril de 2013

Quando o sol se esconde...

                                           NA PRIMAVERA                                                                        
O pôr do sol em Alcácer é muito conhecido,  e muito apreciado por inúmeras pessoas. Eu sou obviamente uma dessas pessoas! Este  é só mais um dos muitos que circulam pelas redes sociais. Foi captado hoje, por telemóvel. Um pôr de sol primaveril - num fim de tarde um pouco nublado -, que acho bonito, ainda que não tão bonito como os de outono/inverno, os quais, quanto a mim, não têm igual! São os mais bonitos de que tenho memória!
 
NO OUTONO/INVERNO 
Foto captada pela minha objetiva no dia 16 de Janeiro p.p. Uma maravilhosa profusão de dourados que se reflete no Rio Sado!
 



terça-feira, 23 de abril de 2013

Azáfama!...

 
Não, não virei fada do lar! No que se refere às lides caseiras não fujo aos parâmetros do que é considerado normal! Na verdade, não são tarefas pelas  quais me desvele perdidamente,  mas esta é a época do ano que  considero ideal para  - com a  ajuda   da B -,  dar um melhor jeito à casa, mudar a disposição do que é necessário e possível, enfim... rejuvenescê-la. Afinal o nosso lar é o nosso porto de abrigo, o sítio onde passamos uma grande parte do nosso tempo! Merece, por isso, alguma atenção de quem lá vive, não é?
 
A azáfama começou hoje. No meu quarto.  Quase o virámos do avesso. Deu algum trabalhinho mas, convenhamos, ficou com um visual apetitoso!... 
 
Azáfama tal, que  obviamente vai demorar e ocupar uma boa parte do meu tempo. Porque a outra parte, para compensar deste trabalho que eu considero necessário, vou, se Deus quiser, aproveitar para fazer outras coisas de que gosto muito, muito mais do que arrumar, lavajar...
 
Para já, perspetiva-se uma viagem! É que, como já expressei aqui neste meu cantinho, adoroooo viajar!!! É já em Maio :))
 
 
 

domingo, 21 de abril de 2013

Os meus ouvidos agradecem #13#

This is my life - Shirley Bassey
 
Uma grande voz que espero vos proporcione um bom momento musical como prenúncio de uma ótima semana de trabalho ou, se possível,... de ócio! 
 

sábado, 20 de abril de 2013

"Lincoln"

Não perdi a oportunidade de ir ao cinema ver o filme Lincoln que estava na lista dos muitos que ainda tenho para ver. Aquele que alguns minutos após o início quase me fez crer que se tratava de um filme monótono, acabou por se revelar  belo e emocionante.
Retrata uma parte - a última - da vida do 16 .º presidente dos Estados Unidos da América, Abraham Lincoln - um dos presidentes mais amados dos Estados Unidos - durante a guerra civil (Guerra da Secessão) norte americana (séc. XIX -1861- 1865...) , papel brilhantemente desempenhado por Daniel Day Lewis.
Dirigido por Steven Spielberg, o filme dá-nos conta de um presidente  preocupado com o conflito, mas  mais preocupado ainda com a aprovação de uma emenda à Constituição dos Estados Unidos, a fim de acabar com a escravatura na América e em todos os estados sob a sua jurisdição. Um homem bom, corajoso, persistente, com carácter, que conseguiu  atingir os seus objetivos, ainda que lhe tivesse custado  a própria vida. Assim aconteceu,  Lincoln  acabaria por ser assassinado.
 
 
Se a escravatura não é má, nada é mau.
                                            Abraham Lincoln
 

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Um ano, já?

 
Na verdade,  o tempo flui! Faz hoje um ano que criei este blog "Desabafos e Vida" e nele iniciei a escrita dos desabafos que convosco vou partilhando dia a dia. Já lá vão mais de duzentos posts/desabafos, que, no seu total, foram visualizados quase 11000 vezes.
Tem sido um percurso extenso, bom... que me tem dado muito prazer! E que  tem ocupado muito dos meus tempos mortos! Vou continuar...
Um grande obrigado a quem me lê! Espero que continuem a fazê-lo e... que me  vão dando o  feedback das vossas   leituras!!   
 


Isto, é...

ALCÁCER DO SAL


Torre do Relógio
 
Perspetiva do Rio Sado a partir da Torre do Relógio
 
 
Outra perspetiva de Alcácer
 
Igreja de Santiago
 
Castelo
 
Outra perspetiva do Castelo
 
Igreja e Convento de Santo António
 
Nas imediações do Castelo
 
Pelourinho
 
Igreja Matriz (Santa Maria do Castelo)
 
Outra perspetiva da Igreja Matriz
 
 
 
 
 Estação Arqueológica
 
Santuário do Senhor dos Mártires
 
Nas imediações do Castelo
 
Também perto do castelo
 
Também na zona envolvente ao Castelo




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 


sábado, 13 de abril de 2013

De lilás florida...

 
Eram 15 horas de um sábado soalheiro e quente, o de hoje. Caminhava calmamente pela avenida cá do burgo saboreando o despontar de uma tórrida Primavera que mais me fez  lembrar o Verão, quando fui assolada por um enorme desejo de me livrar do leve casaco que trazia vestido. E livrei-me! Foi nesse estrebuchar de braços, para o despir rápido, que dei de caras e regalei os meus olhos nestas bonitas e elegantes árvores de lilás floridas, que não sei o nome, mas que hei-de saber, assim haja quem saiba e... me esclareça.  
 
Quem se atreve?... Alguém sabe?
 

Dois dos meus grandes amores...

 
O amor que transborda de uma mãe  para o seu filho é absolutamente delicioso, algo que não é facilmente  definível por palavras. Só mesmo quem o sente... é  único, irresistível e... impenetrável! E este, o da minha filha para com os meus netos, faz-me sentir particularmente feliz!
 

Estive fora uma semana. Acabadinha de chegar, consegui que a minha objetiva captasse este doce  sorriso. Venho pior, cada vez mais apaixonada por estes seres que, sem  que se apercebam,  ajudam a dourar os meus dias que, a bem da verdade, nem sempre se apresentam fáceis.
 
Tenho consciência de que as relações mais fortes e intensas são, em primeiro lugar, as que se estabelecem com os filhos. De que o maior amor do mundo - um amor sem igual - é o amor de mãe. Mas, atrevo-me a dizer - porque é o que sinto -  que logo a seguir vem o amor pelos netos!!
 
Sou uma mãe orgulhosa dos seus filhos e, ao momento, uma avó completamente babada. O sorriso dócil e  o olhar expressivo destes  olhos que também sabem sorrir  deixam-me completamente derretida! E substituem qualquer "tranquilizante" de que necessite...
 
E mais não digo... porque estou a ficar um pouco melosa demais para meu gosto!!! Deve ter a ver, também, com o solarengo e luminoso dia  que se fez sentir hoje. Quase mágica... esta Primavera que tardou a acordar!!
 
E não é que "as caminhadas" já não constituem problema para o petiz! Está desembaraçadíssimo!...
 



domingo, 7 de abril de 2013

"Off"

 
E é neste preciso momento que os meus amigos e seguidores se vão livrar de mim. Vou cortar o cordão umbilical com esta "coisa" que dá pelo nome de computador. Mas só por uns dias!! Pensavam que era para sempre?? Não... Vou voltar... assim como que revigorada, espero... :)
Até lá!!!
 
 

 
 


"Os Pilares da Terra"

 
 
Há muito que andava para ler este romance. Fi-lo agora e... amei. Uma autêntica obra-prima da autoria de Ken Follet. De leitura fácil e muito absorvente...
Trata-se de um livro de ficção histórica, cujo romance se desenrola na Inglaterra do século XII e tem como pano de fundo a guerra civil.
Muito resumidamente, pode dizer-se que esta é uma longa e brilhante história acerca da construção de uma Catedral que dá vida  à Europa medieval em toda a sua amplitude.
Vamos encontrando, ao longo da mesma, um colorido mosaico de personagens ambiciosas, cruéis, sensuais, eróticas, inteligentes..., que se cruzam ao longo de gerações  cujos destinos se entrelaçam de formas misteriosas e surpreendentes.
Em suma, uma história de aventuras com todos os ingredientes - amor, ambição, corrupção, suspense... - que fazem dela uma história especial e diferente. 
 


sexta-feira, 5 de abril de 2013

"O Impossível"

 
Queria muito ver este filme. A oportunidade surgiu e lá fui eu... Acabo de chegar a casa mais incomodada do que quando daqui saí. Um filme deveras pesado! Retrata uma enorme tragédia - o devastador tsunami de Dezembro de 2004, na Tailândia, que ceifou a vida a milhares de pessoas  e deixou aquela costa  totalmente destruída - que me tocou fundo, me levou às lágrimas e me deixou seriamente a pensar em como a vida é efémera!
 
Percebo agora a razão que levou uma das minhas amigas, quando lhe disse que gostava/queria ver o filme, a  tentar dissuadir-me dessa idéia. Porém, não estou arrependida. Ver para crer!...

quinta-feira, 4 de abril de 2013

"O amor é difícil"

capa_O amor é dificil.jpg

Esta é a capa do novo livro de Helena Sacadura Cabral que estará nas bancas já no final deste mês. Retirei esta informação do blog da autora, fio de prumo , que sigo com atenção, e que podemos consultar aqui

Gosto muito do que escreve, do seu sentido de humor..., da sua postura na vida. Por tudo isto... e porque gosto de ler, vou comprar o livro e, decerto, deleitar-me com a leitura do mesmo.





Primavera política!?...


 
«Há uma Primavera política a despontar, há um Abril a nascer em Portugal.»
 
(António José Seguro, ontem, no debate parlamentar).
 
A Primavera política continua muito escura e... invernosa tal como a do tempo que faz, a do nosso calendário.
Primavera a despontar!? Só mesmo na boca de Seguro, infelizmente...
 
 

segunda-feira, 1 de abril de 2013

E agora o que lhes faço?

Estas foram algumas das amêndoas que restaram! Se não se estragassem, ficariam para a Páscoa do próximo ano. Assim sendo, terei de as despachar - comer, quero eu dizer - porque "mais vale fazer mal que estragar". É mais ou menos isto o  que diz o provérbio, não é ?? Todavia, este foi sempre, mas sempre, o meu lema... Motivo pelo qual passei de trinca espinhas a uma mulher bem nutrida... :))
O Domingo de Páscoa foi alegremente celebrado cá em casa, em família. A família nuclear. A que me dá ânimo e forças para continuar nesta curta e por vezes íngreme caminhada da vida.
O dia, lá fora, esteve péssimo. Choveu a cântaros... entornava. Mas das portas para dentro foi o idílio! Foi muito bom ver, sentir e comungar da felicidade  da família reunida, particularmente a dos membros mais novos da mesma! Perceber que posso dar o meu contributo para que cresçam harmoniosamente, deixa-me com vontade de pedir a Jesus ressuscitado que continue a ajudar-me  a ajudar!