Acedi ao pedido!... Desta forma, a minha vida vai continuando a fazer sentido!
Das 11 às 13 horas, em equipa com uma amiga, estive no Hiper do Lidl, na Campanha de Recolha de Alimentos, que decorreu nestes dois dias, 26 e 27 de Maio.
Foi a 1.ª vez que participei, como voluntária, nesta atividade e apraz-me fazer mais um elogio aos portugueses que, de coração grande e generoso, mostram que a solidariedade deste povo é ainda maior do que a crise que atravessa.
Poucas foram as pessoas que, interpeladas neste 2.º dia de campanha, não deram o seu contributo.
E os que não o fizeram, de semblante carregado e olhar triste (pobreza envergonhada), lá iam dizendo, deixando-nos o coração apertadinho : "bem que eu gostava..." ; "eu, também preciso..."; " pois...não posso".
Também por ali passaram os que sempre carregaram o fardo da pobreza. Ao serem abordados, respondiam com um sentimento de revolta e somente com o monossílabo: NÃO!
Os outros, a quem os proventos ainda vão sendo suficientes, felizmente em número razoável, balbuciavam: "contribuí ontem e hoje faço-o outra vez com muito gosto" ou "vim aqui de propósito porque sei que esta campanha acaba hoje e ainda não contribuí"...
Todos sabemos que, tendo em conta a conjuntura atual, cada vez há mais pessoas perto do limiar da pobreza, nomeadamente idosos e famílias com dois ou três filhos. A solidariedade é um valor fundamental para a diminuição ou, se possível, erradicação da pobreza neste nosso bonito país à beira mar plantado. Devemos, todos juntos, enfrentar este problema e, desta maneira, contribuir para uma maior justiça social e maior inclusão.
Compete também aos governos acabarem, de uma vez por todas, com a corrupção e a má administração dos dinheiros públicos e esforçarem-se no sentido de um maior investimento na criação de infraestruturas de apoio à pobreza através da criação de empregos, habitação condigna, maior facilidade de acesso à educação e saúde e...
Recordemos o que, neste âmbito, nos diz a Declaração Universal dos Direitos do Homem: "Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente que lhe assegure e à sua família, a saúde e o bem estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário e ao alojamento, à assistência médica e ainda aos serviços sociais necessários".
SEJAMOS SOLIDÁRIOS!! Juntos, podemos fazer a diferença!