sábado, 30 de março de 2013

Joana Vasconcelos expõe no Palácio da Ajuda...

 

A artista, Joana Vasconcelos

 
A exposição de Joana Vasconcelos está patente no Palácio da Ajuda, em Lisboa, até ao dia 25 de Agosto de 2013.
Nas várias salas do belo palácio podem ser vistas  37 peças da artista numa perfeita simbiose entre a tradição e a modernidade.
De entre as muitas peças expostas, todas elas ligadas à cultura portuguesa, destaco os gigantes sapatos femininos Marylin, feitos de tachos portugueses, o Coração Independente Vermelho, feito com talheres de plástico, a peça A Noiva, nome que a artista deu ao seu lustre de 4,70m,  construído com 14000 tampões OB e variadas esculturas que Joana Vasconcelos cobriu de croché, como estátuas de cimento, animais da Bordalo Pinheiro ou azulejos Viúva de Lamego...
 
Estive lá, gostei das obras expostas e do seu enquadramento no contexto do palácio. Recomendo a visita!
 
 
Partilho convosco uma pequena amostra através das fotos que consegui captar:
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 






sexta-feira, 29 de março de 2013

Será para mim... um dia memorável!

 
O meu neto Mimi completou o seu primeiro ano de vida no primeiro dia do mês que ora decorre, Março. Muitas tentativas fez para conseguir encontrar o equilíbrio e a segurança que lhe permitissem caminhar sem ajuda. Ontem ainda não o fazia... 2, 3 passinhos eram mais que suficientes para perder o equilíbrio e... era vê-lo de novo "de rabo" no chão.
Hoje decididamente começou a andar! Fê-lo após o almoço e... cá em casa, para grande alegria minha. Não podia ter escolhido melhor dia para o fazer, Sexta Feira Santa, dia do calendário litúrgico com grande significado para os cristãos.
Estou feliz e orgulhosa! Esta será mais uma data a guardar no baú das minhas recordações!
PARABÉNS meu amor! Que Jesus te proteja e ajude em todas as caminhadas da tua vida!

segunda-feira, 25 de março de 2013

Há 35 anos...

Meu Deus, tanto tempo já passou! Aconteceu no dia 25 de Março de 1978 - era Sábado, véspera de Domingo de Páscoa. Completam-se hoje precisamente 35 anos!... Tomei uma decisão que mudaria para sempre os desígnios da minha vida!  Desde então, muitas coisas boas e  menos boas me aconteceram. As boas recebi-as de braços abertos, as outras - as menos boas - foram talvez as que mais me ajudaram a crescer e a fazer de mim a pessoa que hoje sou.

Eu sei que a vida, ao fluir, nos confronta com sucessos, mas também com fracassos. Acontece a todos, até aos muito  bons, não é mesmo?? E eu, provavelmente, não serei uma das  melhores pessoas!... Não obstante esses esporádicos momentos de desânimo - quem os não tem? - considero que sou uma mulher de bem com a vida. Pelo que o "meu saldo" na passagem por estes 35 anos só pode ser positivo.

Assim sendo, que mais posso fazer do que me parabenizar a mim própria!? :)




domingo, 24 de março de 2013

"Alta Definição - Verdade do Olhar"


Foi em Fevereiro, talvez em meados de Fevereiro! Entrei numa das lojas da FNAC e comprei este livro da autoria de Daniel Oliveira "Alta Definição - A Verdade do Olhar". 
Li-o num ápice. Diria que me entrosei na leitura desde o primeiro momento. O que nem sempre acontece com os outros livros que leio. Nele são retratadas na 1.ª pessoa  histórias de vidas muito interessantes, algumas mesmo empolgantes. São entrevistas íntimas, conduzidas por Daniel Oliveira, a personalidades relevantes e carismáticas da nossa praça, no fundo pessoas como nós, com problemas idênticos aos nossos, mas com grandes experiências de vida, porventura vivências diferentes das nossas...

Deixo aqui alguns testemunhos que, de certa forma, me deixaram a pensar, pela maneira inteligente como Daniel Oliveira conduziu as entrevistas e a naturalidade/simplicidade/riqueza humana das  respostas dos entrevistados.
Eis  como Miguel Sousa Tavares fala sobre o casamento e a família:
- «(...) é importante não estar sozinho na vida (...), é importante receber e dar na medida do que se recebe, caminhar junto. É importante ter alguém que seja o nosso interlocutor... confidente permanente, que não está só para nos ouvir como está, também, para falar e para que nós o oiçamos.» 
Lida assim com a solidão: 
 - «Eu não sou, de forma alguma, uma pessoa com medo de estar sozinho. Agora acho que, melhor que a solidão, é estar bem acompanhado. Pior que tudo é a solidão acompanhada, é a coisa pior que existe na vida. Conheço tanta gente que vive nisso anos a fio, porque não têm coragem de quebrar (...) não têm a felicidade de estarem acompanhadas nem o grande desafio da solidão (...) estão a perder a vida mesmo».

Helena Sacadura Cabral, que muito admiro, quando D.O. se refere à sua espontânea gargalhada  diz:
- «...Eu sou uma pessoa bem disposta, acho que a vida é uma dádiva e, portanto, é aproveitar enquanto a temos».
À pergunta "O que é que uma mulher deve ser?", HSC responde objetivamente:
- «Exatamente o mesmo q um homem., com a diferença q não pensa, não atua, nem reage da mesma forma. (...) Não quero ser distinguida, nem beneficiada, nem maltratada pelo meu género, quero ter iguais oportunidades (...) de resto, não quero ser igual aos homens, adoro ser mulher. (...) Acho prazeiroso ter um filho na barriga nove meses. É tão bonito! (...) É uma altura de bem estar, de bem.fazer.»

Margarida Carpinteiro, à pergunta de D.O. "A Margarida diz que aqueles que sofrem estão à margem da sociedade. Essa margem é cada vez mais distante da vida quotidiana?", responde:
- « (...) Antigamente ouvia dizer assim: Ai, uma pessoa vai a Nova Yorque, cai uma pessoa no chão, nem se preocupam! Nós aqui estamos quase lá. Os velhos que estão há nove anos mortos em casa não é o que me mais me  preocupa, porque isso pode acontecer. Preocupa-me é quando eles estão vivos... Não estou a perceber muito bem porque é que estão tão preocupados em prolongar a vida aos velhos, se depois não lhes ligam nenhuma. Isto é político. O que é que querem fazer conosco? O que é isto? Pensem. Ou então deixem-nos morrer. Não prolonguem se não têm capacidade para  dar uma pensão de reforma decente... se não têm capacidade para lhes dar o mínimo de alegria, o mínimo de vigilância à sua saúde mental, física, de higiene, de tudo, deixem as pessoas em paz.»

O conhecido ator Rogério Samora, quando abordado por Daniel Oliveira relativamente à sua avó, por quem foi criado, diz:
- «Ficaram muitos conselhos... Eu acho que a educação que a minha avó me deu foi essencial para a minha formação. Dizer "obrigado",... abrir a porta a uma senhora, dar o lugar a uma grávida, gratificar um motorista de táxi, dizer "faz favor", "bom dia". "boa tarde", boa noite"... Regras básicas de educação, não é? Acho eu!» 
Sobre a morte prematura da mãe e da avó:
- «Acho que não as amei suficientemente em vida. (...) Porque eu percebi que, depois de a minha mãe ter morrido e da minha avó ter morrido,  não as amei suficientemente em vida, que andei demasiado preocupado comigo, que fui egoísta, que pensei demasiado em mim. Entendes? Ambas morreram antes do prazo, antes do tempo, antes do dia. E quando morreram eu percebi :"Oh, deviam ter estado mais tempo. Agora  que eu ia começar a dar-lhes beijinhos, agora que eu ia começar a amá-las foram-se embora.»

Quando Daniel Oliveira confronta Ana Zanatti com uma das suas frases:  "A Ana diz que o medo é destruidor do progresso", comenta: 
- «O medo impede-nos de fazer aquilo que há de mais importante, que é a nossa verdade, de sermos verdadeiros, de sermos sinceros e, muitas vezes, não somos capazes de ser porque temos medo do julgamento dos outros, ou porque temos medo que nos retirem o poder... daqui ou dali. O medo leva-nos a destruir os outros, leva-nos à destruição, muitas vezes, leva-nos à violência, leva-nos à guerra. O medo não está de mãos dadas com o progresso, não está de mãos dadas com o avanço.»

Por fim, DO passou de entrevistador a entrevistado. Coube a Clara de Sousa vestir a roupagem de entrevistadora. Quando o confrontou com o que é público relativamente à sua infância,e lhe perguntou: "Como é que uma criança sobrevive ao facto de perder os pais para a droga?",DO respondeu: 
- « O facto de de ser muito bem acompanhado pelos avós, pelas tias, pela prima. E pelo facto de os próprios pais serem um exemplo, ainda que por motivos não benignos, do que não fazer. Eu tinha mais perto do que qualquer outro miúdo o caminho pelo qual eu não devia seguir, e isso fez-me não ter qualquer tipo de curiosidade em relação a esse mundo, e também porque os conselhos dos meus pais, apesar dos apesares, foram sempre muito conscientes, ainda que muitas vezes os atos não tivessem adesão com as palavras, eles foram sempre muito conscientes nos avisos e na precaução que me incutiram em relação àquele mundo. Eu não cresci com  nenhum outro termo de comparação. Aquela era a minha vida, portanto era com aquela vida que eu tinha de crescer. »
CS: - Neste momento, Daniel, estás preocupado com o futuro? Isto, sem , obviamente, conotações político-partidárias, mas de que forma é que essa preocupação ocupa a tua vida?
- «Ocupa, porque eu acho que nós ainda não tivemos a perceção geral do que aí vem. Acho que as prioridades estão deturpadas. A prioridade máxima tem de ser, para mim, a saúde das pessoas e a sua condição básica e digna de vida. Não estou a falar deste governo, ou do anterior, ou do que quer que seja, não está a ser acautelado, as pessoas são um número sempre. Se há vinte pessoas em lista de espera no hospital para ter uma operação, são vinte pessoas, é uma coisa vaga, não são a Maria, o Daniel, a Clara, não são as histórias de vida dessas pessoas, isso está esquecido, e a prioridade máxima devia ser as pessoas. Não vejo que o país tenha solução se a consciência não mudar sobre o que deve ser feito.»

Também acredito que sim, que as consciências têm de mudar, caso contrário este país não mais sairá do marasmo em que se encontra.
"Alta Definição - Verdade do Olhar" - um livro de leitura fácil, sentidas histórias de vida... Espero que estes excertos vos despertem o interesse, que o leiam e que se divirtam... Eu li, devorei... e gostei! 






sábado, 23 de março de 2013

A pior crise?

Portugal Está a Atravessar a Pior Crise

Que fazer? Que esperar? Portugal tem atravessado crises igualmente más - mas nelas nunca nos faltaram nem homens de valor e carácter, nem dinheiro ou crédito. Hoje crédito não temos, dinheiro também não - pelo menos o Estado não tem - e homens não os há, ou os raros que há são postos na sombra pela Política. De sorte que esta crise me parece a pior - e sem cura.

Eça de Queirós, in 'Correspondência (1891)'



Sempre atual, Eça de Queirós! Será que - na política - sempre assim foi e sempre assim será??
 
 



Hoje é só um dia...

Acordei, hoje, insatisfeita com o mau tempo que teimosamente continua a fazer, ou então servi-me dele para mascarar a minha insatisfação pessoal. Sim, porque há dias menos bons na vida de cada um de nós. Às vezes por motivos justificáveis, outras vezes por pouca coisa, outras até por coisa nenhuma. Os meus motivos de hoje estarão, talvez, entre a  pouca coisa e coisa nenhuma...

Assim sendo, resolvi serenar os ânimos ficando na cama por mais algum tempo, a ler, enquanto a chuva, lá fora, caía insistente. Depois...pensei :"Hoje é só um dia. Hoje vai passar!" Então, levantei-me, arranjei-me e saí para a rua, sempre um bom sítio para se encontrar alguém para um agradável pé de conversa. E que pé de conversa!? Com três amigas que encontrei casualmente e que me encheram a alma e o coração! Quando regressei a casa, era já uma mulher revigorada.

De facto, somos nós os donos da nossa própria vida e, por vezes, quase sem darmos conta, estamos a valorizar  aquilo que não é valorizável.  Esquecemos que a vida é uma dádiva de Deus  que há que saber aproveitar!! E que  devemos fazer dessa dádiva uma dádiva fantástica!!

     

quinta-feira, 21 de março de 2013

Assinala -se hoje o Dia Mundial da Poesia...

Quando vier a Primavera
Перекличка двух судеб...

Quando Vier a Primavera
Se eu já estiver morto,
As flores florirão da mesma maneira
E as árvores não serão menos verdes que na Primavera passada.
A realidade não precisa de mim.

Sinto uma alegria enorme
Ao pensar que a minha morte não tem importância nenhuma

Se soubesse que amanhã morria
E a Primavera era depois de amanhã,
Morreria contente, porque ela era depois de amanhã.
Se esse é o seu tempo, quando havia ela de vir senão no seu tempo?
Gosto que tudo seja real e que tudo esteja certo;
E gosto porque assim seria, mesmo que eu não gostasse.
Por isso, se morrer agora, morro contente,
Porque tudo é real e tudo está certo.

Podem rezar latim sobre o meu caixão, se quiserem.
Se quiserem, podem dançar e cantar à roda dele.
Não tenho preferências para quando já não puder ter preferências.
O que for, quando for, é que será o que é.


Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjuntos"
Heterónimo de Fernando Pessoa



 

quarta-feira, 20 de março de 2013

Olá Primavera!

A Primavera chegou discreta, como que envergonhada! O tão desejado sol ora aparece sorrindo, ora se esconde num céu ainda um pouco cinzento. Não obstante um tempo um tanto atípico, a Primavera está aí! O seu Equinócio aconteceu hoje, Quarta-feira, dia 20 de Março às 11h 02m.
E como eu gosto da bela e doce Primavera!... É, das quatro, a minha preferida! Desperta em mim  alegria e  bem estar, convida-me a viver a vida com mais intensidade... Amo a natureza  na sua bela   profusão de cores e sons. Sinto-me tocada pelos diferentes perfumes que são libertados pela mesma. Pelos aromas característicos. Pelo céu azul e pela luminosidade do sol deste nosso país. Pelos olhares sorridentes dos meus amigos e de quem se cruza comigo na rua.   Pela brisa que convida as crianças para as brincadeiras de rua.  Pelas caminhadas nos verdejantes campos e... na praia juntinho ao mar. Pela interação que estabeleço com as  plantas e flores do meu quintal.
Enfim... gosto dos prazeres que a Primavera proporciona! E da sua magia!
 
Flores do meu jardim...
   

 
 
 
Partilho este vídeo da grande e sempre saudosa Amália Rodrigues, numa interpretação do "Fado Primavera"
 
 
 

 
 
 
 





terça-feira, 19 de março de 2013

Assalto inesperado...

 
É normal que se veja nos outros aquilo que se pensa nos possa vir a acontecer. Esta eventual confiscação de uma percentagem dos depósitos bancários em Chipre faz-nos perder toda a confiança nos bancos. Isto é um inesperado assalto da troika às esforçadas poupanças de quem estica os seus parcos dinheiros a pensar no amanhã. E constitui um precedente que pode ameaçar os países que, na Europa, se encontram em dificuldades, nomeadamente Portugal. Quem nos pode garantir que os portugueses não acordam um dia destes com menos dinheiro nas suas já modestas contas?
 
O nosso Presidente da República  foi apanhado de surpresa, e apelou ao bom senso de quem de direito. Não estou, obviamente,  preocupada com as "finanças" do Senhor Presidente da República -  que se acusou publicamente aquando do corte na sua pensão, e estará agora, provavelmente, a ver  as suas poupanças ameaçadas... - estou preocupada, sim... com os muitos portugueses que nestes tempos difíceis estão a ver a sua vida a desmoronar-se. 
 
Já é tempo dos governantes se preocuparem menos com os números e os países em si,  e mais com a "massa humana"! 


segunda-feira, 18 de março de 2013

FELIZ DIA PARA TODOS OS PAIS QUE SE PREZAM DE O SER!


Acaba de despertar o dia 19 de Março de 2013, dia de S. José. Comemora-se em Portugal o DIA dos PAIS. Ainda que eu ache - já aqui disse algumas vezes - que estes dias, do Pai, da Mãe, da Criança, da Mulher... são sempre que nós quisermos e que deveriam ser, se possível, todos os dias, não quero deixar de desejar um Dia Muito Feliz e Especial para todos os pais em geral, e em particular, para  o António, o  PAI maravilhoso que os meus netos tiveram a sorte de ter!

Do meu pai - que já partiu - guardo a saudade, as muitas e boas recordações e a grande herança humana que me deixou...






quarta-feira, 13 de março de 2013

"Habemus Papam"


Stefano Rellandini/Reuters

A multidão aguardou à chuva e ao frio que o Conclave procedesse à eleição do Papa sucessor de Bento  XVI.


Explosão de alegria na Praça de S. Pedro no Vaticano quando às 18h 06m saíu a fumaça branca da chaminé da Capela Sistina. Aconteceu no 2.º dia, após a 5.ª votação do Conclave.
Coube ao Cardeal Jean-Louis Tauran anunciar o  nome do novo Papa que recaiu na pessoa do Cardeal Jorge Mário Bergoglio, nascido na Argentina, com  76 anos de idade,  Arcebispo de Buenos Aires. Será o primeiro papa a adoptar o nome Francisco,  o primeiro papa jesuíta e também  o primeiro papa oriundo da América do Sul.

Pouco mais de meia hora após a saída do fumo branco, o Papa Francisco I aparece à janela, na Praça de S. Pedro, e dirige-se à multidão para uma primeira benção.  Faz um apelo à fraternidade na Igreja e revela que "os meus irmãos Cardeais foram  buscar-me ao fim do mundo."

Na verdade, pelo que li nos últimos dias na imprensa, o seu nome não fazia parte da lista dos favoritos... Não o conhecia como cardeal, vim a conhecê-lo agora, como Papa. Gostei imenso da sua expressão, parece-me um homem humilde, simples, afável e sereno. A sua missão - a de comandar a Santa Sé - decerto não será fácil! Novos tempos se aproximam... Será este o Papa da mudança? Estou confiante.


Que Deus e os homens ajudem o Santo Padre no seu Nobre  Magistério!




segunda-feira, 11 de março de 2013

Maravilhoso !...

O violinista, maestro e compositor holandês André Rieu e a sua maravilhosa orquestra renderam tributo  a Frank Sinatra executando a canção "My Way".
O espetáculo teve lugar no Radio City Music Hall de New York perante 5500 espetadores que, rendidos ao maravilhoso som do violino, deixaram escapar as suas emoções.

UMA MERECIDA HOMENAGEM!

domingo, 10 de março de 2013

Fim de semana... doce!?

Afinal, eu merecia um fim de semana doce, certo?..
Resolvi a questão: pus-me à cozinha e... o resultado está aí.
Ontem ao lanche:
- Bolo de natas (muito, muito....) e chá de limão bem quentinho,  a fechar com umas amêndoas de chocolate a lembrar a proximidade da Páscoa, numa boa companhia... hmmmmm!!!




 Hoje, Domingo, chá de frutos silvestres, scones com manteiga, doce de tomate e/ou geleia.





Os scones têm muito bom aspecto, não têm? São absolutamente maravilhosos e  tão fáceis de fazer!

Partilho a receita:

Ingredientes:
  • 9 colheres (sopa) bem cheias de farinha com fermento;
  • 2 colheres (sopa) mal cheias de manteiga;
  • 2 colheres (sopa) mal cheias de açúcar;
  • 2 gemas;
  • meia chávena (chá) de leite gordo

Preparação:

Passa-se a farinha pelo passador.
Juntam-se todos os ingredientes, derretendo antes a manteiga.
Misturam-se bem com os dedos todos os ingredientes, mas sem amassar.
A massa não deve ficar muito mole, se for esse o caso junta-se um pouco mais de farinha.
Polvilha-se uma superfície com farinha e espalma-se a massa, de modo a ficar sensivelmente com um dedo de altura.
Cortam-se rodelas com um copo que vão a cozer em tabuleiro untado com manteiga, em forno quente. Demoram 15 a 20 minutos a cozer.

Servem-se a gosto, com compota, manteiga, queijo...

BOM APETITE!!











sábado, 9 de março de 2013

Adeus gripe...

Mais um sábado de Março que  lá vai e que vivi de forma muito tranquila, como convém, dado que acabo de "mandar à vida" a maior gripe que alguma vez  me conseguiu agarrar...Foi-se, finalmente, e com ela a febre, mas não sem antes deixar umas desagradáveis dores musculares  nas minhas pernocas, sequela que nunca me houvera atormentado em gripes anteriores e que, na noite passada, me perturbou imenso, tanto... que só consegui adormecer quando já passavam alguns minutos das 5 da manhã. Mas isso já não interessa nada... já passou, e este meu sábado desenrolou-se de forma agradável, felizmente. 
Pela manhã, fiz uma pequena caminhada com o intuito de desentorpecer as pernas e espalhar as dores, algures por aí - é que estive desde sábado da semana anterior ao  sábado de hoje aqui enfiada em casa, eu que tanto gosto de dar as minhas voltinhas.... espairecer, sair, passear!!!... - Tão farta estava que  este meu passeio matinal até me soube a pouco.
Entretanto regressei para o almoço cá em casa, em família, onde não faltaram os pimpolhos do meu coração... que não se cansaram de me mimar e de me alegrar. Conversámos, brincámos, rimos, sorrimos... e fomos felizes! Tão felizes que... já não há, por aqui, mais espaço para gripes nem para as as suas sequelas...


 
Como complemento de sobremesa do almoço, a avó sentou-se na sala com os netos encostados ao seu regaço e descascou as nozes que eles haviam de saborear. Estes momentos tornaram-se quase um ritual cá em casa... a sala sem o pote das nozes não teria decerto o mesmo sabor para o Vi.  E o  rebento mais novo já vai pelo mesmo caminho!...
 
Que bom que é vê-los crescer harmoniosamente e sentir que posso dar o meu contributo!!